GPL Daewoo Lanos comercial

Brun0

New member
Boas!!

Nao quero ser chato e ter que abrir mais um topico, mas nao vi nada nos motores de busca sobre o sistema GPL do Daewoo Lanos e por isso recorro aqui(onde ainda tambem ja fiz pesquisa).

Bem, o Lanos é de 2001 e ja vem com o GPL de origem(nao é bem de origem pois é montado em Aveiro, mas é homolgado pela marca, coisa que ja descobri nas minhas pesquisas). Ate ai tudo bem, levei o carro ao mecanico, tudo OK. Perguntei ao vendedor como usaria o sistema GPL pois esta é manual. Tem um botao retangular com 3 posiçoes, a qual ele me disse que nao sabia qual era a posiçao do meio.

Fui atestar o carro, e o pontinho que piscava perto desse tal botao passou a ter 3 pontos verdes, ou seja, o GPL ja nao estava na reserva, mas ao lado tem uma luz sempre a vermelho. Tirando isto tudo eu nao sei se estou a usar ou nao o GPL pois nao noto nada no carro seja qual for a posiçao desses 3 pontos no botao e o deposito da gasolina ja baixou ligeiramente.

Alguem tem um carro igual ou conheçe este sistema? [8b]

Isto supostamente é montagem de fabrica, apesar de o fazerem quando chega a Portugal. Vou experimentar a autogas. Obrigado apr:)

Montagem de fábrica existe na cabeça de quem não conhece a legislação, eu prefiro dizer que é uma montagem aprovada pelo importador pelo que não perde a garantia.
Normalmente o reservatório não vem montado por uma questão de impedir que sejam transportados com gás.
Não há assim tantos fabricantes de equipamento, pelo menos conhecidos, e aposto contigo que esse carro provem de uma homologação na Europa.
Em Portugal existem instaladores que usam kits de conversão das marcas mais conhecidas, utilizadas e reconhecidas, pelo que de certeza que te ajudam e aproveitas e fazes um check-up ao sistema.

Última edição:
Sem tem 3 posições é um sistema aspirado com centralina... para um lado GPL, para o outro Gasolina, ao centro é o "automático", neta posição qd ligas a chave arranca a gasolina passando para gpl quando atingidos determinados parâmetros (temperatura do vaporizador, rpm...)

Boas!!

Nao quero ser chato e ter que abrir mais um topico, mas nao vi nada nos motores de busca sobre o sistema GPL do Daewoo Lanos e por isso recorro aqui(onde ainda tambem ja fiz pesquisa).

Bem, o Lanos é de 2001 e ja vem com o GPL de origem(nao é bem de origem pois é montado em Aveiro, mas é homolgado pela marca, coisa que ja descobri nas minhas pesquisas). Ate ai tudo bem, levei o carro ao mecanico, tudo OK. Perguntei ao vendedor como usaria o sistema GPL pois esta é manual. Tem um botao retangular com 3 posiçoes, a qual ele me disse que nao sabia qual era a posiçao do meio.

Fui atestar o carro, e o pontinho que piscava perto desse tal botao passou a ter 3 pontos verdes, ou seja, o GPL ja nao estava na reserva, mas ao lado tem uma luz sempre a vermelho. Tirando isto tudo eu nao sei se estou a usar ou nao o GPL pois nao noto nada no carro seja qual for a posiçao desses 3 pontos no botao e o deposito da gasolina ja baixou ligeiramente.

Alguem tem um carro igual ou conheçe este sistema? [8b]

Montagem de fábrica existe na cabeça de quem não conhece a legislação, eu prefiro dizer que é uma montagem aprovada pelo importador pelo que não perde a garantia.
Normalmente o reservatório não vem montado por uma questão de impedir que sejam transportados com gás.
Não há assim tantos fabricantes de equipamento, pelo menos conhecidos, e aposto contigo que esse carro provem de uma homologação na Europa.
Em Portugal existem instaladores que usam kits de conversão das marcas mais conhecidas, utilizadas e reconhecidas, pelo que de certeza que te ajudam e aproveitas e fazes um check-up ao sistema.

Isso ja tinha percebido e escrito a negrito. Mas tambem nao sabia que nao podiam ser montados mesmo na fabrica, porque se o problema é o gaz basta abastecer apenas no stand(digo eu). Isto parece me mais aquelas manobras dos gigantes do petroleo a dificultar a vida ao pessoal que quer aderir ao GPL...

Botabaixo Este é o primeiro carro que conduzo a GPL dai as minhas muitas duvidas, eu tambem pensava que o botao a meio fazia isso que disseste, no entanto no stand disseram me que o do meio nao era nada...(o que para mim é obvio que nao seja bem assim, pois nao teria o meio termo so para fazer feitio).

Bem, depois de ja alguns kms razoaveis, la acendeu a luzinha verde onde costumava aparecer a vermelha, ou seja, parto do prencipio que o verde na posiçao de GPL seja o GPL activo, e o vermelho tambem na posiçao para GPL seja o que o Botabaixo acabou de dizer. Estarei correto?

Ja agora, o carro é um Daewoo Lanos 1.4(gasolina e gpl) de 2001. O preço foi 1.700€, foi bom o negocio?

Obrigado pelas ajudas pessoal!

SE estiver em boas condições foi muito barato...

Ainda no outro dia um conhecido comprou um Astra 1.4 bem mais antigo por cerca de 1500 euros. Vai pôr a GPL: cerca de mais 1500 euros.

Ou seja, com mais qualquer coisa comprava um bem melhor no mercado de usados já com GPL.[;)]

...

Mas tambem nao sabia que nao podiam ser montados mesmo na fabrica, porque se o problema é o gaz basta abastecer apenas no stand(digo eu). Isto parece me mais aquelas manobras dos gigantes do petroleo a dificultar a vida ao pessoal que quer aderir ao GPL...

...!

Tem a ver com dois factores, as pessoas que efectuam a conversão têm que ter, na maioria dos países da Europa, carteiras profissionais, seguros, etc que é mais fácil deslocar um instalador ou os veículos para converter lotes, este é o primeiro. Segundo, não podes transportar gás, e creio que outros produtos inflamáveis, sem ser em recipientes concebidos para esse efeito, pelo que a maneira de garantires que tal acontece, é que os veículos não sejam transportados de barco com o reservatório.

Manobras dos gigantes do petróleo? Mas quem é que tu pensas que vende o GPL-Auto? Se há falta de vontade, e agora no caso concreto do nosso país, é dos importadores que se justificam com a falta de clientes. As empresas investem muitos milhares de euros por ano em instalações de abastecimento de GPL-Auto, que têm pouco retorno (margem baixa e elevadíssimas despesas de manutenção) e nenhum apoio por parte das entidades oficiais (imposto à parte), e nisto incluo as entidades licenciadoras, mais concretamente autarquias que demoram anos a licenciar um posto, sem qualquer desculpa.

Se o kit for aspirado (é só abrir o capot e ver se tem 4 injectores algures por cima, se não tiver é), foge disso.

Um motor de injecção eléctrica com um kit GPL aspirado é um cancro, e se não está já a dar problemas é só uma questão de tempo (para além da perda de rendimento).

É verdade que eu noto falta de potencia grande no carro, agora nao sei se é de estar abituado ao meu que é um Mazda 6 2.0 de 140cv de 2009. É quase o dobro da potencia do Daewoo que é um 1.4 de 75cv.
Por exemplo, as vezes vou em terceira e basta apanhar uma subida que nem sao nada de mais e o carro começa a engasgar... Sera da pouca potencia do GPL ou do carro, etc? O meu mecanico antes de comprar o carro viu que ele tinha uma fuga no coletor acho eu, ja nao me lembro bem(eu pensava que era no escape por causa do barulho). Sera essa fuga a tirar a potencia ao carro?

De resto o carro esta impecavel, nota se que é tudo de origem, a manete das velocidades esta em excelente estado, o volante, os bancos... isto para um carro de 2001 com 148 000kms.
De chapa, tambem nao vejo vestigios obvios de acidente, pelo menos na parte da frente, porque a chapa esta toda bem nivelada e o motor esta sujo sem cabos novos, o que penso ser mais um indicador de que nao teve acidentes pelo menos nos ultimos anos.

Ja tirei os autocolantes a dizer MR SMART e FUMARENTOS [:)], o carro tambem nao tem qualquer simbolo na traseira daqueles originais, tirando o DAEWOO colado por cima do Grande escape que tem [8b]. Mas prontos, pelo preço e se o carro se manter sem grandes problemas, penso que se durar pelo menos dois anos assim foi um bom negocio para a minha namorada. Vamos ver... [:D]

O carro em si não anda muito, mas um kit aspirado, num motor de injecção eléctrica, faz notar a perda de potência. Pior que isto terás muito provavelmente uma curva de binário cheia de "poços" onde o motor se engasga sem motivo aparente.

Depois é bem provável que tenhas uma fuga no colector porque uma particularidade destes sistemas neste tipo de motor é que rateres na admissão são frequentes. Conta com substituições do filtro de ar bem frequentes porque cada vez que isto acontece vai queimando (literalmente) o filtro. Repara nos suportes que seguram a tampa do filtro, os de origem julgo que são em plástico e se isto tem acontecido já estarão deformados ou já terão mesmo partido.

O carro anda, e não vai deixar de andar por isto, mas com o tempo torna-se chato andar com um carro nestas condições. Muitas vezes vai-te ir abaixo e depois custar a pegar, vai ter um comportamento inconstante, sensível até à mínima variação em temperatura ou humidade ambiente, às vezes o motor manda-se para as 3000rpm sem motivo aparente e fica lá, às vezes não se aguenta ao relanti, etc.

Por experiência, não recomendo. Poderá compensar mesmo só pelo preço, servir como meio de transporte barato para usar e abusar...

Última edição:
Ate parece que viste e conduziste o carro da minha namorada porque passa se exatamente isso. Custa a pegar e as vezes nao se aguenta ao relanti se tiver sido ligado a pouco tempo. Tambem noto essas tais quebras de potencia.

Sim, o objectivo da minha namorada era ter um carro barato, economico e de dois lugares para "carregar" os nossos dois caes de porte grande.

Mas se poder resolver, pelo menos parte desses problemas vou tentar resolver. Para ja, amanha vai para a oficina fazer uma revisao. Ver se é preciso mudar a correia de distribuiçao, oleo, etc.. Nao va alguma coisa correr mal por falta de manutençao e depois mais vale ficar com o carro para peças. [:D]

É como disse, se aguentar bem pelo menos dois anos ja nao é mau. Se durar muitos anos nem que seja para levar os caes e cargas grandes ou sujas, é optimo!

Lamento só te dar más notícias mas o problema do carro não tem cura. Quer dizer, ter tem, é retirar o kit de GPL que lá tem, e instalar um sequencial, mas o carro custou-te 1700€ e um kit sequencial fica-te no mínimo por uns 1200...

Se ele estiver bem afinado (atenção ao redutor que os mais antigos só duram aí uns 30-40 mil Km e depois têm que ser trocados) estes problemas são esporádicos o suficiente para não chatear muito, mas de vez em quando não há como evitar.

Nao, vou deixar assim e levar o bixo a um mecanico abituado a trabalhar com GPL. Ja me deram um contacto e esse meu amigo tinha o Jeep do irmao a trabalhar da mesma forma que o da minha namorada e por 100€ o mecanico meteu o carro impecavel e agora so anda a Gaz. A gasolina tem do 10 euritos para aqueles casos quando ele fica sem o GPL.
Vamos ver se vai resultar[kiss]

Se não pega mesmo provavelmente tens a injecção da gasolina toda suja.

Se ele pega mas mal vai a passar para gás (quando dá o click) vai logo abaixo, é do gás.

Isso quer dizer que vai ter que levar novos injectores? Se colocar a gasolina 98 + um produto para limpar os injectores sera que resulta ou é para fazer pior?

Não é preciso levar nada novo, apenas limpar.

Se for pouca coisa esses produtos de limpeza de misturar na gasolina podem resolver, mas se estiver mesmo sujo só mesmo abrindo para limpar.
E podem não ser só injectores, pode ser a rampa de injecção, a bomba de gasolina, ou até simplesmente os tubos.

Se arranjares um produto de limpeza bom e barato experimenta. Senão é melhor pedir ao mecânico para limpar.

Atenção que apenas mencionei isto porque é a causa mais comum. Podem haver outros problemas, podes ter a borboleta suja, podem ser problemas electrónicos, etc. Como disse, se arranjares um produto de limpeza barato tenta, senão mais vale ir ao mecânico que andar a gastar dinheiro sem saber ao certo qual é o problema.

Última edição:
Voltar
Superior