GPL

Overboost

New member
Ois ppl lembram-se d mim??pois é ainda n comprei a minha Niva tnh andado a ver mas ainda nada m agradou surgiu agora a oportunidade de 1 Niva de 94 c\ kit GPL o k axam???prós e contras do GPL!obrigado mais 1 vez pela ajuda!:)

Niva a gasolina só mesmo a GPL, porque ao preço da gasosa.. hmmm

O unico contra do GPL é não poder estacionar na maioria dos parques fechados, de resto, entre vantagens ecológicas e económicas há muita coisa.

Muito sinceramente.. a meu ver, uma das grandes desvantagens é mais, ser um Niva, do que ser a GPL, se puderes ir para um Samurai, tens um jipe com menos problemas.

Os niva a gasolina, tem frequentemente problemas electricos de deixar o pessoal apeado, sobretudo o 1.7 i ( os mais recentes )

E n há perigo nenhum em ter GPL em jipes k façam TT? Tenho visto alguns e tenho posto de parte os a GPL, ate posso tar enganado, mas n me inspira mt confiança! O jipe leva pancadas mais fortes e o risco de capotamento é maior! Alguem me pode tirar este "medo"? (n é de capotar, é do GPL) :P

citação:Originalmente colocada por X3R0X

E n há perigo nenhum em ter GPL em jipes k façam TT? Tenho visto alguns e tenho posto de parte os a GPL, ate posso tar enganado, mas n me inspira mt confiança! O jipe leva pancadas mais fortes e o risco de capotamento é maior! Alguem me pode tirar este "medo"? (n é de capotar, é do GPL) :P
Confias mais num depósito de Prolipopileno (vulgo plástico) ou num depósito de chapa de aço macio de dupla camada?? ;)

realmente estou algo dividido já k o meu medo é tb o da segurança do GPL,será mm seguro andar c\ 1 botija de gás?este sistema é instalado na mala certo?falaram k o GPL,é economico,mas até k ponto?tipo gasoleo?n afectará as "prestaçoes" por ser a GPL???obrigado!cumpmts

Tanta desinformação sobre o GPL. Só sei que a maioria das pessoas que mete os carros a GPL não quer outra coisa. Até Fiats Panda já vi a GPL.

citação:Originalmente colocada por Overboost

realmente estou algo dividido já k o meu medo é tb o da segurança do GPL,será mm seguro andar c\ 1 botija de gás?este sistema é instalado na mala certo?falaram k o GPL,é economico,mas até k ponto?tipo gasoleo?n afectará as "prestaçoes" por ser a GPL???obrigado!cumpmts

Boas.

Tenho um Corolla XL de 91 de mala comprida (Sedan penso eu de que...) q normalmente gasta 10l aos 100... Bendito o dia q resolvi instalar o GPL!

A nível de consumo passa-se o seguinte:
- Preço -> gasolina: 1,20€/l VS GPL: 0,52€/l
- O carro passa a consumir mais cerca de 10% de combustível, ou seja, p um carro q gasta 10l aos 100 a gasolina, passa a gastar 11l aos 100.
Conclusão: GASTO METADE DO GUITO QUE GASTAVA! :([^][^][^]

Vantagens:
- Visto q o GPL é um combustível mais limpo, mudanças de óleo e filtro de óleo mais espaçadas;
- Imposto de circulação mais barato;

Desvantagens:
- Redução no espaço da mala, sobretudo para carros pequenos é um pouco chato. Para carros grandes, ainda sobra muito espaço... O meu não é dos maiores, mas ainda tenho bastante espaço.
- O já referido estacionamento em parque fechados;
- O raio do autocolante azul autoestrada na traseira, mas que não me incomoda nada!
- Existem menos bombas que forneçam GPL, mas o nº tem vindo a aumentar bastante! Em Espanha por exemplo, já é muito mais difícil encontrar, mas como o carro pode funcionar na mesma a gasolina, não é problema algum.
- A nível depotência, notei um pequeno drecéscimo, mas nada de especial. Quanto maior for a potência do carro, menos se nota a diferença.

A nível de segurança (segundo o que me disse a pessoa que me instalou o GPL e conversas com mais gente interessada neste assunto):
- Por acaso nem tinha conhecimento que o depósito da gasolina era feito do tal "vulgo plástico". O do GPL é em metal, logo resistência à pancada e rotura é bem superior.
- O depósito tem válvulas de segurança que em caso de incêndio e consequentemente aumento da pressão do depósito, abrem e deixam sair gás até a pressão voltar ao normal. Segundo um colega meu que viu um vídeo, onde pegaram fogo a um carro com GPL instalado, o carro não explodiu, libertando apenas pequenas descargas de GPL com o aumento da pressão.

Já tenho o GPL instalado há uns 5 anos, e já recuperei o investimento à muito tempo.

Pelo que sei, carros a carburador, ou injecção monoponto, a instalação fica por cerca de 800€. Para carros com injecção electrónica (carros mais recentes) a parada sobe para os 1500€.

Agora reflictam! ;)

Fiquem bem!

Caríssimos,

O GPL tem outro problemita, nomeadamente em carros com muita electrónica. SE há qq coisa que não funciona, o tipo do GPL diz que a avaria não tem nada a ver com o sistema...o mecânico "normal" diz que a avaria é no sistema do GPL...Enquanto os dois chutam a bola, adivinhem quem é que se trama?!?!?

Já me aconteceu com um V8 que tive.

Abraço,

NCR

citação:Originalmente colocada por NCR

Caríssimos,

O GPL tem outro problemita, nomeadamente em carros com muita electrónica. SE há qq coisa que não funciona, o tipo do GPL diz que a avaria não tem nada a ver com o sistema...o mecânico "normal" diz que a avaria é no sistema do GPL...Enquanto os dois chutam a bola, adivinhem quem é que se trama?!?!?

Já me aconteceu com um V8 que tive.

Abraço,

NCR

É bem verdade....

O ke "As Pessoas" não kerem é andar com um autocolante azul a dizer GPL.
Possivelmente fazem algum tipo de analogia com os autocolantes dos defecientes motores o ke lhes provoca algum tipo de embaraço que só pode ser qualificavel como.....caracter defeciente.

De facto deve ser melhor pedir alguns creditos de vez em quando para subsidiar o orçamento familiar e aguentar o belo BMW ou o grande Jipe do ke pedir uma vez para por "A Ganda Maquina" a consumir GPL.
Conheço alguns casos assim.

Há ainda aqueles ke instalam o GPL e retiram o distico azul "GPL" após a inspecção, o ke é muito grave.
Primeiro dá multa, Segundo a principal razão do distico azul é simplesmente a mais logica e a ke ninguem fala nem entende;
- Identificar o tipo de combustivel existente no veiculo.

O GPL (Gas Pressurised Liquid) apesar de ser seguro se forem respeitadas as regras de utilização tem um comportamento completamente diferente da gasolina e do gasoleo em caso de acidente/incendio.
Falem com um bombeiro experiente ke ele explica-vos.

Uma fuga de gaz num parque de estacionamento subterraneo isso éra de facto digno de um filme.
Quantas vezes os parques subterraneos "cheiram a gazes ke até embaça", kem detectava uma fuga de gaz de um veiculo com GPL?
Algum de vos já fez aquela brincadeira de deitar gaz de um isqueiro para dentro da mão fechada e depois acender o isqueiro?
O ke acontece com 1 ou 2 cm3 de gaz?
Imaginem na garagem colectiva do vosso predio, durante a noite uma fuga de gaz, 60 ou até 90kg de gaz, o primeiro vizinho a ir para o trabalho iria ter uma surpresa GPLizante.
Garanto ke 90kg de gaz misturados com o oxigenio do ar em digamos 300m2 de area dá para "abanar o predio", hehehe, ou lá se dá!!!!

Quanto ás avarias, é facil é só ir a um mecanico ke perceba de GPL e Electronica, um profissional portanto.

citação:Originalmente colocada por carolas

Quanto ás avarias, é facil é só ir a um mecanico ke perceba de GPL e Electronica, um profissional portanto.

Mesmo assim não é fácil, ha motores que se tem adaptado melhor e outros pior. As montagens dependem de muita coisa, e ha carros cujo diagnostico so se consegue fazer com equipamento da marca que 99,9 % das oficinas " independentes " não tem.

É o caso do meu que quando ligado ao sistema da bosch dá um erro nas avarias registadas de motor. Apesar de ser um bosch motronic, so com hardware Volvo se vai lá. Acredito que hajam muitos curiosos no mercado, mas mesmo os profissionais as vezes tem problemas com certas avarias.

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Mesmo assim não é fácil, ha motores que se tem adaptado melhor e outros pior. As montagens dependem de muita coisa, e ha carros cujo diagnostico so se consegue fazer com equipamento da marca que 99,9 % das oficinas " independentes " não tem.

É o caso do meu que quando ligado ao sistema da bosch dá um erro nas avarias registadas de motor. Apesar de ser um bosch motronic, so com hardware Volvo se vai lá. Acredito que hajam muitos curiosos no mercado, mas mesmo os profissionais as vezes tem problemas com certas avarias.

É o primeiro factor que me deixa de pé atrás quanto à utilização do GPL , tirando o estacionamento proibido em locais fechados , que vem logo em segundo na minha tabela de contras .

o meu Bro é daqueles q n tem o autocolante atras, o deposito esta montado na zona aonde estava o pneu de reserva (é um Mercedes ML) estaciona nos parques.
Afinal o GPL é um sistema mt seguro.
Eu tb faria a mesma coisa se tivesse um GPL, alias conheço mtas pessoas q fazem isso!

Tenho um volvo v40 1.8 a gpl e de vez em quando sinto o carro mais lento que o normal. tambem ja me aconteceu quando ando muito tempo em velocidades elevadas acende-me a luz de avaria no sistema electrico, mas nao sinto diferença nenhuma no trabalhar do carro. Na autogas dizem-me sempre que foi a centralina que se desconfigurou e desligam-me a luz de avaria. Alguem sabe porque é que isto acontesse

Em teoria, a coisa até pode ser como dizes. Agora, na prática, não sei se existirão muitos desses profissionais por aí. Quando tive o Range, vi-me grego para encontrar um [:I]

Voltar
Superior