Grandes malucos...

Akh608

New member
...já foi a segunda vez que me aconteceu uma destas... e fico sempre na dúvida.

Há pouco estava na estrada e apareceu-me à frente uma carrinha. Ora o tipo, talvez pela carga que trazia, vinha a 30 à hora, o que não me chateia em nada, mas eu vinha com pressa e, traço interrompido, ninguém de frente, inicio a ultrapassagem.
E heis que à frente, de uma cortada à direita, surge um carro para se fazer à estrada e se mete na faixa onde eu estava a ultrapassar.

Ora, felizmente, nunca chegou a haver perigo. Assim que me viu, encostou-se à direita, e acabámos por passar os 3 carros lado a lado. O que me deixou lixado foi que a mulher ainda me fez o sinal a dizer que eu era o maluco...

Alguém me sabe comentar estas situações?

Há pouco estava na estrada e apareceu-me à frente uma carrinha. Ora o tipo, talvez pela carga que trazia, vinha a 30 à hora, o que não me chateia em nada, mas eu vinha com pressa e, traço interrompido, ninguém de frente, inicio a ultrapassagem.
E heis que à frente, de uma cortada à direita, surge um carro para se fazer à estrada e se mete na faixa onde eu estava a ultrapassar.

Ora, felizmente, nunca chegou a haver perigo. Assim que me viu, encostou-se à direita, e acabámos por passar os 3 carros lado a lado. O que me deixou lixado foi que a mulher ainda me fez o sinal a dizer que eu era o maluco...

tiveste foi sorte em a estrada ser larga...pois se fosse uma estrada á justa para 2 carros e apanhasses um camião de frente sempre queria ver se estavas cá para contar a brincadeira...[:blush:]

a mulher que vinha de frente é que nao deve ter ganho para o susto[:blush:]

enfim por estas e por outras é que morre imensa gente nas nosssas estradas:confused:

Pois é, à pala disso tive um acidente à uns anos atrás.

Estrada de dois sentidos, carro parado em 4 piscas na minha faixa de rodagem. Pisca para a esquerda, inicio ultrapassagem. Mesmo, mas mesmo no momento de passar o carro que estava parado na faixa de rodagem, sai um carro de uma rua à direita de quem vem em sentido contrário (um pouco à cão diga-se, mas também não vinha ninguêm na faixa dele), eu voltei à minha faixa mas já não houve tempo para imobilizar o carro e lá foi a bela da traseirada do carro que estava parado. Tive de me aguentar à bronca e pagar os estragos, mas o que me irritou é que o carro que estava parado em 4 piscas era de uma senhora que tinha ido ao supermercado, tinha buéééééé lugares para estacionar mas não se deu ao trabalho e deixou o mesmo no meio da faixa.

São situações estúpidas mas acontecem

tiveste foi sorte em a estrada ser larga...pois se fosse uma estrada á justa para 2 carros e apanhasses um camião de frente sempre queria ver se estavas cá para contar a brincadeira...[:blush:]
a mulher que vinha de frente é que nao deve ter ganho para o susto[:blush:]
enfim por estas e por outras é que morre imensa gente nas nosssas estradas:confused:

Nope, nenhum de nós se assustou demasiado porque, como percebeste, a estrada era larga. Além disso, se tivesse travado, conseguia imobilizar o carro (não experimentei, mas havia ali uma grande distância).

Agora, se eu estou na estrada, a meio de uma ultrapassagem, ela (provavelmente fê-lo porque não me viu, não penso que tenha feito por mal) pode sem mais nem menos meter-se à estrada?

Nope, nenhum de nós se assustou demasiado porque, como percebeste, a estrada era larga. Além disso, se tivesse travado, conseguia imobilizar o carro (não experimentei, mas havia ali uma grande distância).

Agora, se eu estou na estrada, a meio de uma ultrapassagem, ela (provavelmente fê-lo porque não me viu, não penso que tenha feito por mal) pode sem mais nem menos meter-se à estrada?

se calhar percebi mal...

mas ela estava na faixa dela? e tu tavas em que faixa afinal?

Primeiro parece-me que o local está mal sinalizado, se, como dizes nada te proíbe de ultrapassar.
Depois, é básico, ou devia ser que quando se entra numa via principal se devem tomar precauções, seja parar no stop, caso exista, seja olhar para os dois lados da via em que se vai entrar se tiver o sinal de prioridade.

Passo todos os dias num cruzamento que apenas tem sinal de prioridade e já lá vi umas situações perigosas porque há muito pessoal que entra de qualquer maneira, olhado apenas para a esquerda, esquecendo-se de olhar para o outro lado e por vezes acontece vir alguém a ultrapassar.

se calhar percebi mal...

ultraii7.png

Assim?

Ja ia tendo um grande acidente, estava a ultrapassar um carro, nisto sai um carro numa estrada particular, por pouco n nos batemos de frente, mas se batesse seria cá uma granda pancada mesmo!
Eu acho q a culpa seria dela, mas mesmo assim tenho as minhas duvidas...

se calhar percebi mal...

Não, tu percebeste bem, eu ia a ultrapassar, portanto na faixa de sentido inverso. Mas quando iniciei a ultrapassagem, a faixa estava liberta. Ela é que entrou para a estrada a meio da utrapassagem.

Mas não é proibido ultrapassar imediatamente após a placa a sinalizar a presença de cruzamentos e entrocamentos?

Ora exactamente o que ia dizer! Se fosse caminho particular já não interessava mas sendo um cruzamento não podes estar a ultrapassar! Mesmo assim devia existir marcadas aí na faixa uma pequena linha continua (antes e depois do cruzamento) normais neste tipo de situações!

Ora, nem me lembro de ter visto uma, mas a existir, há-de estar perto de onde comeceia ultrapassagem.
Mas é bem visto, sim senhor.

Mas conhecendo a sinalização (ou a falta dela) neste país, não te canses muito a procurar ...

"V"

Não, tu percebeste bem, eu ia a ultrapassar, portanto na faixa de sentido inverso. Mas quando iniciei a ultrapassagem, a faixa estava liberta. Ela é que entrou para a estrada a meio da utrapassagem.

Se calhar ela viu a velocidade a que seguia a carrinha que ia à tua frente - devagar portanto - e viu que tinha tempo para se meter para a tua faixa.. e possivelmente não te viu, porque o teu carro ja estava tapado pelo inicio da ultrapassagem... :confused:

Se calhar ela viu a velocidade a que seguia a carrinha que ia à tua frente - devagar portanto - e viu que tinha tempo para se meter para a tua faixa.. e possivelmente não te viu, porque o teu carro ja estava tapado pelo inicio da ultrapassagem... :confused:

Sim, tb penso isso... a única coisa que me deixou mais lixado foi ela a chamar-me maluco!! :sh)

Já me aconteceu, mas foi vindo do lado esquerdo de um caminho rural, no meio do Alentejo, ou seja eu vi o carro a aproximar-se da estrada, mas como já estava a ultrapassar um camião, continuei. E não é que quando chega à estrada não olha para o meu lado, olha apenas para a esquerda não se lembrou que podia vir alquem a "usar" a faixa onde ele ia entrar.

Foi mesmo à justa fiz o resto da ultrapassagem a fundo, a apitar e "mandei-me" mesmo para a frente do camião senão tinhamos mesmo batido.

O problema são os traços descontínuos em entroncamentos. A malta baseia-se no traço para ultrapassar e esquece-se que pode aparecer um carro de uma estrada lateral.

O problema são os traços descontínuos em entroncamentos. A malta baseia-se no traço para ultrapassar e esquece-se que pode aparecer um carro de uma estrada lateral.

Ou seja a sinalização (e a falta dela).

Metam-se uns radares e resolve-se o problema.

"V"

Back