Grandes malucos...

O problema são os traços descontínuos em entroncamentos. A malta baseia-se no traço para ultrapassar e esquece-se que pode aparecer um carro de uma estrada lateral.

Por curiosidade, hoje voltei a passar por lá. Infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo, mas fica prometida uma fotografia daquela maravilha.
Ora passo a explicar - não só não existe qualquer sinalização de cruzamento (porque afinal até existe uma estrada para o outro lado, tb) como o traçado da estrada permite a ultrapassagem.
Melhor é que quem vem na estrada, nem se apercebe que exista ali uma cortada, já que um monte enorme de vegetação (assim de cor, lembro-me de canas, deve passar ali uma vala) não permite vê-la até que se esteja a meio da curva.

Vamos todos bater palmas?

Por curiosidade, hoje voltei a passar por lá. Infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo, mas fica prometida uma fotografia daquela maravilha.
Ora passo a explicar - não só não existe qualquer sinalização de cruzamento (porque afinal até existe uma estrada para o outro lado, tb) como o traçado da estrada permite a ultrapassagem.
Melhor é que quem vem na estrada, nem se apercebe que exista ali uma cortada, já que um monte enorme de vegetação (assim de cor, lembro-me de canas, deve passar ali uma vala) não permite vê-la até que se esteja a meio da curva.

Vamos todos bater palmas?

Não sei se vale apena as palmas..... Mas ca vai apr:)apr:)apr:)! lol[:)]
Bem esse é apenas mais um local!
Tal como tinha dito atrás isso tem as linhas mal pintadas e possivelmente não tinha sinalização vertical! Acabaste de o confirmar! Nada a fazer! Estamos em portugal!

Ps: Japh essa do radar [:D][:D][:)][:)] exelente!

Nope, nenhum de nós se assustou demasiado porque, como percebeste, a estrada era larga. Além disso, se tivesse travado, conseguia imobilizar o carro (não experimentei, mas havia ali uma grande distância).

Agora, se eu estou na estrada, a meio de uma ultrapassagem, ela (provavelmente fê-lo porque não me viu, não penso que tenha feito por mal) pode sem mais nem menos meter-se à estrada?

Se era num cruzamento, a culpa seria tua, pois não se pode ultrapassar uns metros antes do cruzamento, agora se não era cruzamento, a culpa seria dela.
Agora, claro que a mulher te poderia facilitar a vida não se metendo à estrada, mas é como dizes, se calhar não te viu.

...já foi a segunda vez que me aconteceu uma destas... e fico sempre na dúvida.

Há pouco estava na estrada e apareceu-me à frente uma carrinha. Ora o tipo, talvez pela carga que trazia, vinha a 30 à hora, o que não me chateia em nada, mas eu vinha com pressa e, traço interrompido, ninguém de frente, inicio a ultrapassagem.
E heis que à frente, de uma cortada à direita, surge um carro para se fazer à estrada e se mete na faixa onde eu estava a ultrapassar.

Ora, felizmente, nunca chegou a haver perigo. Assim que me viu, encostou-se à direita, e acabámos por passar os 3 carros lado a lado. O que me deixou lixado foi que a mulher ainda me fez o sinal a dizer que eu era o maluco...

Alguém me sabe comentar estas situações?

Existe uma regra para essa situação no código da estrada, e é a seguinte, não se deve ultrapassar antes e/ou em cima de cruzamentos.
estavas com pressa, esperavas um pouco.

O problema é que ele já disse que nao viu o cruzamento, e que não existe sinalizaçao a indicar o mesmo.

Aposto que aquela senhora que atropelou a dias dois garotos também que não os viu.
O problema é que parece que a maioria dos condutores portugueses têm problemas de visão.
mas pronto até acredito que não tenha visto, mas mesmo assim a senhora tem toda a razão em chamar-lhe maluco. se ele desrespeitou uma regra de transito, quer tenha visto o cruzamento ou não, desrespeitou a regra, e a senhora tem razao ao chamar-lhe maluco.

Última edição:
Mas o STOP é para parar e olhar para ambos os lados a ver se vêm carros... certo?

certo... mas é ver se vêm carros no sentido correcto do trânsito, não é em contramão...certo?
se houver alguem que nao respeite um stop e tu lhe bateres de frente na faixa dessa pessoa, o culpado es tu.

Quantos cruzamentos/entrocamentos queres sem um unico stop. o stop e para isso mesmo que dizes, mas nos cruzamentos nao se deve ultrapassar quer haja stop quer nao haja.

certo... mas é ver se vêm carros no sentido correcto do trânsito, não é em contramão...certo?
se houver alguem que nao respeite um stop e tu lhe bateres de frente na faixa dessa pessoa, o culpado es tu.

Quantos cruzamentos/entrocamentos queres sem um unico stop. o stop e para isso mesmo que dizes, mas nos cruzamentos nao se deve ultrapassar quer haja stop quer nao haja.

Correcto. Mas muitas vezes vemos linhas descontinuas em cruzamentos e entroncamentos o que está mal... pois não se pode ultrapassar nesses locais como bem o dizes, mas as linhas descontinuas estão lá, e se é descontinua automaticamente pode-se ultrapassar, mas naquele local é proibido... se é proibido que as coloquem continuas. Há que rever muita da sinalização! Há muita má sinalização neste pais [8b]
Não sei se me fiz entender lol

Acho-vos piada, por vezes...

Bruno Lindeza disse:
Existe uma regra para essa situação no código da estrada, e é a seguinte, não se deve ultrapassar antes e/ou em cima de cruzamentos.
estavas com pressa, esperavas um pouco.

Se a sinalização horizontal é um tracejado e não existe sinalização vertical a informar da existência de um cruzamento, queres que o condutor adivinhe ?!

"V"

Se a sinalização horizontal é um tracejado e não existe sinalização vertical a informar da existência de um cruzamento, queres que o condutor adivinhe ?!

"V"

Já agora q estamos numa de advinhar q me diga o numero do euromilhões desta semana tb :)

Já me aconteceu ir a ultrupassar 1 carro(por este ir a 20km/h), e 1 gaja daquelas das carrinhas dos infantarios, meter-se a fitipaldi a minha frente, com a carrinha cheia de putos, a sorte é q ñ vinha ng de frente, se ñ os putos andavam a testar a durabilidade da cabeça nos bancos da frente --`

Correcto. Mas muitas vezes vemos linhas descontinuas em cruzamentos e entroncamentos o que está mal... pois não se pode ultrapassar nesses locais como bem o dizes, mas as linhas descontinuas estão lá, e se é descontinua automaticamente pode-se ultrapassar, mas naquele local é proibido... se é proibido que as coloquem continuas. Há que rever muita da sinalização! Há muita má sinalização neste pais [8b]
Não sei se me fiz entender lol

Nem Mais...
correctissimo.

p.s. esta resposta fez-me lembrar aquele sketch dos gato fedorento sobre o aborto com o Marcelo Rebelo de sousa.

"V"

A mim nunca me aconteceu cenas dessas, apercebo-me sempre dessas situações. Costumo conduzir muito em estradas secundárias na beira baixa e no alentejo, e entrocamentos/cruzamentos desses são aos pontapés e nunca fiz nada disso.
se a ele já é 2ª vez que acontece, é porque anda a dormir.

P.S. se vires um miudo com uma bola a brincar ao lado da estrada, acho que abrandas, se fores a ultrapassar se calhar já não ultrapassas, e não viste nenhuma sinalização.(acho eu)

De facto enquanto a estava a escrever veio-me esse sketch à memória também [:D]

Amigos,

2 Só é permitida a utilização de sinais sonoros:
a) Em caso de perigo iminente;
Ministério da Administração Interna
CÓDIGO DA ESTRADA
9
b) Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o
ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e
lombas de visibilidade reduzida.

Apitem sempre amigos. Eu bem sei que cá nao é bem visto mas evita chatices

Última edição:
Amigos,

CÓDIGO DA ESTRADA
9

Para aqueles a quem a carta lhes saiu nas batatas fritas (não querendo ferir o ego de ninguem) aqui fica o numero de artigo:
(artigo 10 n. 5 do Codigo da Estrada).
É proibida a ultrapassagem nos cruzamentos ou entroncamentos....

Amigos,

CÓDIGO DA ESTRADA
9

Não percebi o que tem isso a ver com o facto de eu me lembrar com o sketch go "Gato fedorento" mas está bem...
(Originalmente Colocado por MAN35
De facto enquanto a estava a escrever veio-me esse sketch à memória também )

Acho que se houvesse acidente neste caso a culpa era de quem ia a ultrapassar. Quem vai ultrapassar deve certificar-se que o pode fazer em segurança. A presença de um entroncamento/cruzamento é um perigo. Agora se a visibilidade era má isso já é diferente, no entanto não deixa de ser um assunto subjectivo.

Se te colocares na pela da mulher, sabes muito bem porque ela te chamou maluco, eu fazia o mesmo.

É proibido ultrapassar imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos.

Artigo 41.º
Ultrapassagens proibidas
É proibida a ultrapassagem:
a) Nas lombas;
b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente.
2 É proibida a ultrapassagem de um veículo que esteja a ultrapassar um terceiro.
3 Não é aplicável o disposto nas alíneas a) a c) e e) do n.º 1 e no n.º 2 sempre que na faixa de rodagem sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido, desde que a ultrapassagem se não faça pela parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido oposto.
4 Não é, igualmente, aplicável o disposto na alínea c) do n.º 1 sempre que:
a) O condutor transite em via que lhe confira prioridade nos cruzamentos e entroncamentos e tal esteja devidamente assinalado;
b) A ultrapassagem se faça pela direita nos termos do n.º 1 do artigo 37.º.
5 Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de 120 a 600 euros.
Logo a questão do: "a visibilidade era má", "não deu para ver bem", etc. Iam cair em saco roto... penso eu de que.

Acho que se houvesse acidente neste caso a culpa era de quem ia a ultrapassar. Quem vai ultrapassar deve certificar-se que o pode fazer em segurança. A presença de um entroncamento/cruzamento é um perigo. Agora se a visibilidade era má isso já é diferente, no entanto não deixa de ser um assunto subjectivo.

Se te colocares na pela da mulher, sabes muito bem porque ela te chamou maluco, eu fazia o mesmo.

É proibido ultrapassar imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos.

Logo a questão do: "a visibilidade era má", "não deu para ver bem", etc. Iam cair em saco roto... penso eu de que.

É isso tudo.
Só não sei é porque é que o artigo que eu encontrei na net tem uma numeração diferente do teu, mas é isso tudo.

Voltar
Superior