Grandes Portugueses - a poll

citação:Originalmente colocada por tiago2

citação:Originalmente colocada por paulinhuu
[Ditaduras á parte, Franco desenvolveu o seu país, criou indústrias etc , Salazar , fechou o país, e atrasou-nos em 50 anos....

Visto como estava a Europa em 74 ? Viste como estava Portugal ? não viste ? eu não porque ainda não era nascido, mas sei como as coisas eram.....

Não querendo eu defender niguem o crescimento economico durante a era Salazar foi bem maior do que o pos 25 de abril!!
Foi tanto que agora estamos como estamos.....

Só o dinheiro que foi gasto na Guerra Colonial...

Sim porque muitos defendem Salazar por este não ter deixado que Portugal fosse parar a uma Guerra Civil, mas esquecem-se que em compensação, meteu-nos numa Guerra Colonial que durou anos... Vantagens ? nenhumas...

graficopz4.png

é so lerr..........

http://www.isa.utl.pt/files/pub/deasr/docs/sem04/19_mar/EconPortCres.pdf

[^][^][^]
O Estado pode ter ganho dinheiro... mas... e mais ? e cultura ??

Repara, Salazar era tão bom que não deixou o País evoluir, e o resultado é que hoje em dia temos um povo sem cultura, muito por culpa do antigo regime que impedia aqueles que actualmente são idosos, de estudarem..... e depois claro..é o que se vê actualmente....

A ditadura foi importante em portugal pelo desenvolvimento econiomico que daí advio!!
Acabou quando tinha que acabar e não quero outra ditadura, sem tirar o mérito de ter conseguido criar mais postos de trabalho que a democracia actual, criar mais industria que a democracia actual, sermos totalmente auto-suficientes (coisa que hoje não somos!!!

Se querem debater politica então o grande erro portugues foi ter aderido á ex-CEE. Perdemos o que de bom produziamos para o mercado interno para irmos buscar o que de mau importam do mercado externo!!!

A culpa foi de quem??? (não fo do salazar concerteza, né???)
Continua-se a fazer política de curto prazo e não a longo prazo. O que é bom numa ditadura é que se pode desenvolver projectos a longo prazo sem pensar que: se perdermos as eleições eles destroem os nossos projectos!!!

Vejam o que o Alberto João Jardim tem feito na Madeiram, a região portuguesa que mais se tem desenvolvido nos ultimos anos, dem a menor sombra de dúvida!!!!
Não deixa de ser uma democracia, mas parece uma ditadura não parece???

citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

Um Grande Português não deve estar associado a algo grandioso?

Algo de que todos nós nos possamos orgulhar??
Não. Um grande português tem que estar associado a uma ditadura corrupta, á tortura, á prisão , á falta de Liberdade e á morte.

citação:Originalmente colocada por worldvision

citação:Originalmente colocada por beckzitu

salazar quase em primeiro?haja vergonha [8)]

olha para este...
Olha-me para este porquê ?? até parece que ele não tem razão...

Vocês gostam tanto de Salazar.. mas... Foram presos pelo regime dele ? foram impedidos de expressarem a vossa opinião ?? foram torturados ou até mortos ??

Não pois não ? eu também não.. e ainda bem... agora não venho é para aqui dizer queques de bacalhau que Salazar era muito bom... era tão bom que agora estamos como estamos..

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

Eu já há uns tempos postei isto num outro tópico:

Há muita gente a suspirar por um salazar....e por gente que viveu no tempo de salazar..tirem conclusões.
Muita dessa gente, na altura do Salazar, andavam com o rabinho entre as pernas para não serem presos por isto ou por aquilo...

E já agora... Se hoje ainda houvesse Ditadura, acham que este fórum, ou tãm pouco a Internet existiriam em portugal ? E Viva a **** da ingorância.

citação:Originalmente colocada por hpventura

Uma das coisas que a liberdade de expressão possibilita é a liberdade de opinião.

Eu não votei nem voto Salazar... mas quem tiver uma opinião devidamente fundamentada e achar que deve votar no Salazar sem ser "porque sim", está no seu direito ! E eu, embora possa discordar,tenho apenas que aceitar !

Um país na bancarrota,a ser roubado por um sistema que de democrático tem pouco...
Uma população sem dinheiro,sem futuro está vulnerável a tudo ..

Sinceramente admira-me que ainda não tenha aparecido um "salazar"..,duvido que falte muito!
bem podes esperar....O Nosso povo não deixaria existir mais nenhum Salazar.. nem qualquer outro Povo da Europa.

Agora, achas que hoje em dia não há dinheiro nem prespectiva de futuro ?? ok...

E na altura de Salazar ? eram tantas as prespectivas de vida.... Trabalhar na horta para ter pão para comer no dia seguinte... escola era mentira e Faculdade era só para os ricos...

Desde 1974 até agora que o número de mulheres licenciadas aumentou mais de 3000 % ... mas o que é isso né..

Não compreendo como é que Salazar pode ser ainda tão admirado!
Realmente existe muita boa gente que nada sabe de História e julga que um tirano (não confundam com ditador, são coisas totalmente diferentes!) é algo de bom!
Talvez isto aconteça porque nunca tiveram familiares vigiados e detidos pela PIDE por delito de opinião e para saber informações sobre actividades "contra os interesses do Estado"!
Aos "adoradores de Salazar" e desse traidor lambe-botas de Estaline e dos Soviéticos chamado Cunhal, eu dou o mesmo conselho que um "user" já deu: apanhem um avião e vão viver para um país governado por uma tirania, por exemplo: Cuba, Coreia do Norte, Síria, Sudão e outros do mesmo tipo!

citação:Originalmente colocada por beckzitu

O pais está mal.Os governantes são maus.Vive-se mal, pronto.
Vou defender um tirano que representa muita coisa a começar pelo total desrespeito pela opinião individual e sua livre expressão?!
Engraçado que quem o defende fá-lo sobretudo desta forma:1-livrou-nos da guerra.2-os de hoje são piores.
E o resto?Vê-se mesmo que não sabem o que é ausência de democacria.
Mas vivem bem com essa opinião, não é?!Então força.Tenho é pena mas isso é um problema meu...
Concordo plenamente....

Só sabem dizer que nos livrou da Guerra....e que hoje em dia só há droga e assaltos...
Mas.. e a Guerra colonial ? e os putos que com 9 anos já andavam a cavar terra na horta em vez de estudar ? E o povo que vivia oprimido, com medo da própria polícia ??

Ora ****sse... viva a ignorância deste Povo que só gosta de Salazar e de revistas cor-de-rosa...

Desculpem eu estar a falar desta maneira, mas os argumentos que usam para defender Salazar, são tão bons quanto o regime dele foi....

citação:Originalmente colocada por Liberal

citação:Originalmente colocada por sleepl

Só tenho uma coisa a dizer: se vivessemos todos ao mando do Sr. Salazar, provavelmente esta discussão e este fórum nem sequer podia existir.

Parabens ! Para mim acabaste de escrever a melhor resposta deste tópico.
Duma simplicidade total e que desarma qualquer outra fundamentação sobre Salazar.
Pois.. mas esta gente não entende isso [8][8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Tó

Não compreendo como é que Salazar pode ser ainda tão admirado!
Realmente existe muita boa gente que nada sabe de História e julga que um tirano (não confundam com ditador, são coisas totalmente diferentes!) é algo de bom!
Talvez isto aconteça porque nunca tiveram familiares vigiados e detidos pela PIDE por delito de opinião e para saber informações sobre actividades "contra os interesses do Estado"!
Aos "adoradores de Salazar" e desse traidor lambe-botas de Estaline e dos Soviéticos chamado Cunhal, eu dou o mesmo conselho que um "user" já deu: apanhem um avião e vão viver para um país governado por uma tirania, por exemplo: Cuba, Coreia do Norte, Síria, Sudão e outros do mesmo tipo!
Subscrevo toralmente o teu Post....

Se alguém passa-se pelo mesmo que muitos outros coitados passaram, ou seja a Tortura, a fome, a miséria e etc.. nesse caso já estariam calados.

Digo e continuo a dizer que se Salazar ganhar esta porcaria de concurso, o nosso povo apenas demonstrou a sua pura ignorância e falta de cultura... sim porque um povo ignorante e sem cultura , nada contrinui para a crise social e económica... Os únicos responsáveis pela actual situação do país são os governtantes... oh sim...

Originalmente colocada por hpventura

Uma das coisas que a liberdade de expressão possibilita é a liberdade de opinião.

Um país na bancarrota,a ser roubado por um sistema que de democrático tem pouco...

Sinceramente admira-me que ainda não tenha aparecido um "salazar"..,duvido que falte muito!
bem podes esperar....O Nosso povo não deixaria existir mais nenhum Salazar.. nem qualquer outro Povo da Europa.

E na altura de Salazar ? eram tantas as prespectivas de vida.... Trabalhar na horta para ter pão para comer no dia seguinte... escola era mentira e Faculdade era só para os ricos...

Desde 1974 até agora que o número de mulheres licenciadas aumentou mais de 3000 % ... mas o que é isso né..

Sabes, estas a comparar Portugal dos anos 30- 70 + ou - com Portugal de 2007.... estas a dizer que há mais licenciados agora... é evolução natural das coisas.

Será o mesmo que comparar Inglaterra do anos 30-70 com Inglaterra de 2007. Certeza que houve evolução....

O que se quer aqui comparar é o desempenho económico do Pais durante os varios regimes o estado novo e o pos 25 Abril....

Quanto a questão da repressão da liberdade da opinião tens toda a razão...

;)

Calma user paulinhuu [|)]

Parece que esta votação te está a por nervoso [|)]

Só por curiosidade...nestes 10 em quem votaste?

citação:Originalmente colocada por Drachen

Calma user paulinhuu [|)]

Parece que esta votação te está a por nervoso [|)]

Só por curiosidade...nestes 10 em quem votaste?
Não estou nervoso colega... só fico revoltado de ver tanta gente a votar num tirano ....

Não votei em nenhum, até porque cada português é bom numa determinada área...

Porque é que o Camões há-de ser melhor que o Pessoa ?

Porque é que o D Afonso Henriques há-de ser melhor que o D Dinis ?

Porque é que o Almeida Garret há-de ser melhor que o Eça de Queiroz ??

Isto de escolher o "melhor" é, na minha opinião, uma coisa parva, sem nexo e completamente injusta...

Originalmente colocada por hpventura

Sabes, estas a comparar Portugal dos anos 30- 70 + ou - com Portugal de 2007.... estas a dizer que há mais licenciados agora... é evolução natural das coisas.

Será o mesmo que comparar Inglaterra do anos 30-70 com Inglaterra de 2007. Certeza que houve evolução....

O que se quer aqui comparar é o desempenho económico do Pais durante os varios regimes o estado novo e o pos 25 Abril....

Quanto a questão da repressão da liberdade da opinião tens toda a razão...

;)
Nos anos 30-70 havia menos economia que agora, e tal como dizes, é a evolução natural.. da mesma maneira que nos anos 30-70 havia muito menos criminalidade que agora... e lá está.. é a evolução infelizmente natural...

Só digo que se não tivesse existido Salazar, hoje poderiamos estar bem melhor...

Isto de escolher o "melhor" é, na minha opinião, uma coisa parva, sem nexo e completamente injusta...

Para dizer a verdade, é apenas uma maneira de sacar dinheiro à custa dos SMS e da publicidade obtida pelas audiências. Aposto que o pessoal da RTP é dos que mais gostou das idiotices resultantes da votação (Salazar, Hélio não sei quem, Pinto da Costa, etc), porque funcionou como divulgação adicional... logo, mais dinheiro dos SMS e de publicidade. Acho que a inutilidade da votação em termos de obtenção de um resultado viável está mais do que comprovada.

graficopz4.png

é so lerr..........

http://www.isa.utl.pt/files/pub/deasr/docs/sem04/19_mar/EconPortCres.pdf

[^][^][^]
O Estado pode ter ganho dinheiro... mas... e mais ? e cultura ??

Repara, Salazar era tão bom que não deixou o País evoluir, e o resultado é que hoje em dia temos um povo sem cultura, muito por culpa do antigo regime que impedia aqueles que actualmente são idosos, de estudarem..... e depois claro..é o que se vê actualmente....

Para dizeres isso tens que fundamentar a tua resposta... terás que apresentar dados.... tipo comparares com um país que na altura tivesse o mesmo nivel de riqueza que Portugal. Não podorás comparar Portugal de 1960 com um pais desenvolvido norte da Europa(em 1960).... mesmo nivel de riqueza. Depois o número de licenciados não é tudo... é só veres o que aconteceu nos paises da EX URSS.

;)

Digo e continuo a dizer que se Salazar ganhar esta porcaria de concurso, o nosso povo apenas demonstrou a sua pura ignorância e falta de cultura... sim porque um povo ignorante e sem cultura , nada contrinui para a crise social e económica... Os únicos responsáveis pela actual situação do país são os governtantes... oh sim...

...ou porque talvez não tenha sido tão mau assim... digo eu... não sei... nem sequer tinha nascido nessa altura... Mas uma coisa é certa os RETORNADOS tinham muitos bons motivos para gostarem dele (Salazar), e alguns (muitos!?!?!?) da Metropole também. Outra verdade é que as "colonias portuguesas" estavam muito mais desenvolvidas em todos os aspectos que a terrinha chamada de Portugal, os "pretos" naquela epoca não passavam a fome que hoje em dia passam.

Portugal de Salazar atrazado? Só se fosse a metropole.

A minha familia é maioritariamente "retornada" de Angola e até agora não se conformam com a descolonização feita pelos imbecis que hoje nos governam, e que destruiram milhões de vidas tão bem encaminhadas. Deve ter algum peso, não acahas?

Quanto as guerras coloniais fez o que tinha a fazer: defender PORTUGAL e os portugueses que lá se encontravam.

Aqueles que votam em Salazar talvez tenham mais motivos do que tu pensas. Pensa nisso!

Apesar de não ser adepto de Salazar não posso deixar de reconhecer nele um homem de grande valor.

citação:Originalmente colocada por Liberal

citação:Originalmente colocada por sleepl

Só tenho uma coisa a dizer: se vivessemos todos ao mando do Sr. Salazar, provavelmente esta discussão e este fórum nem sequer podia existir.

Parabens ! Para mim acabaste de escrever a melhor resposta deste tópico.
Duma simplicidade total e que desarma qualquer outra fundamentação sobre Salazar.
É um argumento falacioso.

Primeiro porque na época de Salazar não existia Internet, e depois porque Salazar morreu em 1970.

Logo, as épocas são inconciliáveis.

Eu não estou a defender Salazar. E o que não faltam são argumentos para o criticar. Mas enveredar por argumentos demagógicos como esse é um absurdo.

Back