Grandes Portugueses - a poll

Porquê????

Parece-me uma opinião bastante válida!

o Salazar não foi nada que ali está escrito!
há inumeros factos a dizer sobre o homem.
e em relação à ditadura dele (censuras e essas tretas todas) pensando bem tem razão de ser! como "TODOS" nós aqui dizemos que o povo Portugues é meio estupido e analfabeto, essa cesnura servia perfeitamente para educar o "carneirão".
o Salazar não fazia mal a pessoas trabalhadoras e correctas.
agora aqueles grupelhos de esquerda (comunas e essa malta) o salazar nem lhes deixava levantar o pio. pk Salazar já sabia quem eram esses gajos...
e se quereis saber, defendo-o, não a 100% mas a 90%!

e arrisco dizer isto, nos dias de hoje, só voltamos a ser alguém com um fulando tipo Salazar. não é por nada que em determinadas conversas de café onde aqui è uns tempos atrás se falava de Salazar e começava tudo a olhar para nós de canto, hoje em dia começa-se a pedir um novo Salazar...

Critica-se os os "pseudos-democratas" e depois defende-se um Rei pois a monarquia também é uma bela democracia.
Pena que não tenha criticado também os "pseudo-democratas" cinicos de Abril que ao fim de 30 anos nesse paraiso democrata o pais continua com taxas de analfabetismo elevadissimos comparando com o resto da Europa.

No tempo de Salazar, muitos de nós nem poderia cheirar as carteiras do liceu, quanto mais a faculdade...

O analfabetismo dos portugueses foi exactamente obra de Salazar. A 4ª classe com tudo o que era propaganda do império era o que ele queria que fosse ensinado. Mais que isso era um perigo.

E ainda hoje pagamos por isso.

Mas pega nos livros da instrução primária da época para perceberes o que era a lavagem cerebral... Foi por eles que as gerações de pessoas com mais de 45 anos estudou. Quando não tinha que andar a lavrar no campo graças à miséria da época.

Quanto ao defender D. Afonso Henriques, no século XII tinhas uma alternativa melhor? Era o que havia, e esse ainda assim fundou Portugal.

Last edited:
o Salazar não foi nada que ali está escrito!
há inumeros factos a dizer sobre o homem.
e em relação à ditadura dele (censuras e essas tretas todas) pensando bem tem razão de ser! como "TODOS" nós aqui dizemos que o povo Portugues é meio estupido e analfabeto, essa cesnura servia perfeitamente para educar o "carneirão".
o Salazar não fazia mal a pessoas trabalhadoras e correctas.
agora aqueles grupelhos de esquerda (comunas e essa malta) o salazar nem lhes deixava levantar o pio. pk Salazar já sabia quem eram esses gajos...
e se quereis saber, defendo-o, não a 100% mas a 90%!

e arrisco dizer isto, nos dias de hoje, só voltamos a ser alguém com um fulando tipo Salazar. não é por nada que em determinadas conversas de café onde aqui è uns tempos atrás se falava de Salazar e começava tudo a olhar para nós de canto, hoje em dia começa-se a pedir um novo Salazar...

Para tua informação havia muita gente que não era de esquerda nem de direita...tinha apenas fome e mesmo assim levava porrada da PIDE porque se dizia que tinha fome...era dum grupelho de esquerda...

Defendam quem quiserem mas conheço muita gente que nem era comunista nem de outra ideologia nenhuma e foi engavetada e torturada na mesma...já disse e repito, areia para os olhos, dispenso caro amigo...[;)]

No tempo de Salazar, muitos de nós nem poderia cheirar as carteiras do liceu, quanto mais a faculdade...

O analfabetismo dos portugueses foi exactamente obra de Salazar. A 4ª classe com tudo o que era propaganda do império era o que ele queria que fosse ensinado. Mais que isso era um perigo.

E ainda hoje pagamos por isso.

Mas pega nos livros da instrução primária da época para perceberes o que era a lavagem cerebral... Foi por eles que as gerações de pessoas com mais de 45 anos estudou. Quando não tinha que andar a lavrar no campo graças à miséria da época.

Lavrar o campo de sol a sol para ganhar o suficiente para comprar meia carcaça???
Isso é falso!! Nada disso se passava! Calúnias...
Dividir um carapau por 7 pessoas porque não havia dinheiro para mais????? FALSOOO! É mentira!

Quantas pessoas de 50 e 60 anos conhecem com canudo???? E quantas conhecem com essa idade com a 2ª 3ª ou 4ª classe????
Porquê?? Porque não queriam estudar pois claro...cambada de calões...

:sh)

O analfabetismo que havia no tempo de Salazar, não foi ele que o criou, ja vinha dos tempos da monarquia e a 1ª Republica.

Como devem saber Salazar criou uma rede de escolas primarias por todo o Pais, (todas dentro da mesma linha arquitectónica), que serviram até á pouco tempo, e que agora estão a ser vendidas para os mais diversos fins.

É evidente que naqueles tempos não era preciso ser douctor ou engenheiro para arranjar um emprego que desse garantias até ao fim da vida, como se passa hoje em dia, se não tens "canudo" não tens directo a nada do pouco que resta

Temos de nos convencer que os tempos são outros e não podemos fazer comparações assim tão levianamente, e utilizando os critérios e as exigências dos dias de hoje.

Para tua informação havia muita gente que não era de esquerda nem de direita...tinha apenas fome e mesmo assim levava porrada da PIDE porque se dizia que tinha fome...era dum grupelho de esquerda...

Defendam quem quiserem mas conheço muita gente que nem era comunista nem de outra ideologia nenhuma e foi engavetada e torturada na mesma...já disse e repito, areia para os olhos, dispenso caro amigo...[;)]

olha lá, só te vou dizer isto e tu entendes como quiseres. eu tive um avô (infelizmente já faleceu e que descance em paz) que era de esquerda e chegou a estar preso, e o meu outro avô, que tinha livros proibidos em casa (o meu pai é testemunha pk os ia buscar na altura com o meu avô) uma dada altura desliga o telefone na cara à pide por causa de um problema que aconteceu nuns escritórios em braga e nunca lhe aconteceu nada!
é incrivel não é?!
no caso deste meu avô (ainda vivo e excelente de saude) não ter acontecido nada foi magia, foi sorte...

O analfabetismo que havia no tempo de Salazar, não foi ele que o criou, ja vinha dos tempos da monarquia e a 1ª Republica.

Como devem saber Salazar criou uma rede de escolas primarias por todo o Pais, (todas dentro da mesma linha arquitectónica), que serviram até á pouco tempo, e que agora estão a ser vendidas para os mais diversos fins.

É evidente que naqueles tempos não era preciso ser douctor ou engenheiro para arranjar um emprego que desse garantias até ao fim da vida, como se passa hoje em dia, se não tens "canudo" não tens directo a nada do pouco que resta

Temos de nos convencer que os tempos são outros e não podemos fazer comparações assim tão levianamente, e utilizando os critérios e as exigências dos dias de hoje.

Claro que criou. nada a apontar...só que a miséria era tanta que crianças eram obrigadas a abandonar a escola para ir trabalhar com 8 e 9 anos de idade para haver mais comida em casa...os que de facto chegaram á universidade na sua grande maioria nunca passaram necessidades...

olha queres saber pk ke havia fome?
queres que te diga?
passou aki à dias um documentário na TV que o meu pai viu e comentou comigo.

Quem não queria viver no tempo do Salaz era eu...

De qualquer das formas esta foi uma votação injusta:

Toda a gente sabe que o maior português de sempre sou eu [;)]

Da mesma forma que não se compara hoje com a época de Salazar, também não se pode comparar Salazar com a época anterior...coerência...[;)]

A opinião do Manoel acima postada é aquela com a qual mais concordo...

Mas é claro que se pode comparar [:)]

Eu percebo o que queres dizer, mas ao fazer comparações temos que ser justos. Comparar a taxa de alfabetização não tem lógica. São os sinais do tempo. Só aceitava isso se tu me apresentasses dados com o resto da Europa. O crescimento da economia do País parece-me justo comparar.

Não podes meter tudo no mesmo saco e dizer: "Ou se compara tudo ou não se compara nada!"

Nos idos tempos de Salazar o meu pai foi preso por estar a jogar à bola na rua com uns amigos (aliás, foram todos na carrinha)... que saudades !!! (NOT)

PS: E não, não estavam no meio da estrada, estavam num descampado e sim, foi em pleno coração de Lisboa !

olha lá, só te vou dizer isto e tu entendes como quiseres. eu tive um avô (infelizmente já faleceu e que descance em paz) que era de esquerda e chegou a estar preso, e o meu outro avô, que tinha livros proibidos em casa (o meu pai é testemunha pk os ia buscar na altura com o meu avô) uma dada altura desliga o telefone na cara à pide por causa de um problema que aconteceu nuns escritórios em braga e nunca lhe aconteceu nada!
é incrivel não é?!
no caso deste meu avô (ainda vivo e excelente de saude) não ter acontecido nada foi magia, foi sorte...

Exemplos precisamente contrários também os tenho...por aí ficaríamos aqui o resto da vida...bah.
Ao teu avô não aconteceu nada...o meu passou em peniche 2 mesinhos a levar porrada por muito menos que isso e ainda trouxe umas cicatrizezitas muito sexy...Deus lhe tenha a alma em descanso...lá está...se calhar o teu avô teve mesmo sorte...

Last edited:
realmente tenho mesmo pena de pessoas que pensam como tu!
(sem ofença, mas a verdade!)

Um conselho: não tenhas pena dos outros, preocupa-te antes contigo!

...e eu parece-me que tens bons motivos para isso: afinal defender salazar e ainda por cima descaradamente é de facto uma coisa notavel.

Relativamente ao programa, foi apenas um exemplo daquilo que não é, definitivamente, serviço publico. A RTP prestou um péssimo serviço.

Lavrar o campo de sol a sol para ganhar o suficiente para comprar meia carcaça???
Isso é falso!! Nada disso se passava! Calúnias...
Dividir um carapau por 7 pessoas porque não havia dinheiro para mais????? FALSOOO! É mentira!

Quantas pessoas de 50 e 60 anos conhecem com canudo???? E quantas conhecem com essa idade com a 2ª 3ª ou 4ª classe????
Porquê?? Porque não queriam estudar pois claro...cambada de calões...

:sh)

E fazer 10kms a pé para cada lado de tamancos de madeira como a minha mãe fazia, para poder fazer a 4ª classe? E havia quem os fizesse descalço...

Não entendo como ainda se defende que a educção era um forte da política de Salazar...

Mais: Na época as pessoas tinham 7 e 8 filhos não era por gostarem assim tanto de crianças e terem condições para as criar. ERA PARA TRABALHAREM DESDE QUE COMEÇAVAM A GATINHAR PARA O SUSTENTO DA CASA!

Last edited:
Exemplos precisamente contrários também os tenho...por aí ficaríamos aqui o resto da vida...bah.

oh pah mas não é isso!
o que te estou a relatar são factos bruno.
contra factos não há argumentos.
pah claro que houveram situações injustas. é verdade!
e conto-te aqui uma muito breve.
no toural em Guimarães há um café muito conhecido (milenario) em que os "senhores" paravam lá todos. uma dada altura a pide entra lá dentro a caronhada e levou tudo! por SORTE os meus avôs não estavam lá. senão também levavam. e se fosse hoje em dia eu não ia gostar nada!
são factos. o homem não era perfeito!

olha mas sem querer ser moralista, deveis-lhe rezar muito à noite. só pelo facto de ele não nos ter metido na segunda grande guerra.
se entrassemos se calhar poderia não estar aqui a ezcrever isto

Um conselho: não tenhas pena dos outros, preocupa-te antes contigo!

...e eu parece-me que tens bons motivos para isso: afinal defender salazar e ainda por cima descaradamente é de facto uma coisa notavel.

Relativamente ao programa, foi apenas um exemplo daquilo que não é, definitivamente, serviço publico. A RTP prestou um péssimo serviço.

AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH
LOLADA!!!!
AHAHAHAHAHAHHAHA
eu é que curto tipos como tu! :sh)
tas-me a dizer que há argumentos contra factos?!??!?!?!?!?!

Ainda não li/ ouvi nenhum argumento de jeito relativamente aos pró-Salazar sem ser que não entrámos na 2ª Guerra Mundial !

Sim, teve mérito nisso... tudo o resto destruiu... aliás, tiveste o Ultramar !!

oh pah mas não é isso!
o que te estou a relatar são factos bruno.
contra factos não há argumentos.
pah claro que houveram situações injustas. é verdade!
e conto-te aqui uma muito breve.
no toural em Guimarães há um café muito conhecido (milenario) em que os "senhores" paravam lá todos. uma dada altura a pide entra lá dentro a caronhada e levou tudo! por SORTE os meus avôs não estavam lá. senão também levavam. e se fosse hoje em dia eu não ia gostar nada!
são factos. o homem não era perfeito!

olha mas sem querer ser moralista, deveis-lhe rezar muito à noite. só pelo facto de ele não nos ter metido na segunda grande guerra.
se entrassemos se calhar poderia não estar aqui a ezcrever isto

Mas eu admito perfeitamente que Salazar teve mérito nalgumas coisas que fez! Essa da 2ª grande guerra não concordo pelas razões que já apresentei. No entanto no que toca a finanças foi de facto o melhor de sempre!
Mas não queriam fazer dele o maior português e um exemplo a seguir...porque de exemplar em termos humanos esse senhor não teve nada...era um 0 (zero)

Espero que gente dessa estirpe nunca mais chegue ao poder!!
Aconselho-te a ler um pouco sobre Le Pen e compara com Salazar...[;)]

Claro que criou. nada a apontar...só que a miséria era tanta que crianças eram obrigadas a abandonar a escola para ir trabalhar com 8 e 9 anos de idade para haver mais comida em casa...os que de facto chegaram á universidade na sua grande maioria nunca passaram necessidades...

Bruno
Eu sei que este assunto te é pessoalmente penoso e nem vou adiantar mais nada de especial.

Mas isso foi exactamente o que aconteceu a um avô meu, pelo menos e nessa altura nem Salazar sonhava ser Ministro.
E a história da Sardinha tb é contada por outra avó minha e ela contava com orgulho que o pai dela deixava o melhor para as duas filhas e só depois ele e a mulher (meus bisavós) se serviam ao contrário dos costumes da época.
Antes de Salazar tb.

Eram outros tempos.

E se ele tivesse saído após 2WW ou no general Delgado hoje seria um Grande Português..... a sério, como um D.JoãoII ou um Marquês de Pombal. Com defeitos mas globalmente positivo.
O pior foi o resto.......... borrou a pintura....

Abraço

Back