Grandes Portugueses - a poll

Até pensei que me ias responder a outra coisa que te tinha perguntado. Topas?

Já agora, porque não os Chineses? Ao fim e ao cabo são os que por lá andam.

Soviéticos a dar cabo daquilo? O que é um Soviético?

Cubanos, talvez o Mendes os conheça pois esteve lá e seria bom ouvir a opinião de um ex-colono sobre a ajuda dos Cubanos ao MPLA.

MPLA que estava acossado em Luanda em 1975.

Altura que a FNLA no Norte apoiada por Mobuto e os interesses americanos na zona, avançava sobre a capital.

E no Sul a UNITA bem apoiada por algumas brigadas da África do Sul, que na altura desafiava o mundo com as suas políticas internas.

Consegues responder?

Conclusão os portugueses foram os unicos que não deram cabo de Angola.

Quanto a "outra coisa que tinhas perguntado" assim a primeira vista não se ve nada de perguntas no post.

PS - Como é que chamas a um natural da ex URSS?

Última edição:
A tragédia acontece em áfrica por muitas e variadas razões e não digam que só eles têm culpa do seu destino.

- Fronteiras virtuais nem sempre correspondem à realidade local
- Ano e anos de colonialismo/semi-escravagismo
- Descolonizações apressadas e sem tempo de adaptação à democracia.
- ect, etc...

Estou certo que há mais razões, mas estas são certamente as mais importantes.

- Fronteiras virtuais nem sempre correspondem à realidade local

Nunca corresponderam nem á realidade Social/Geográfica e bem pior ficaram depois da Conferência de Berlim, para tal basta reparar nas linhas geométricas das fronteiras Africanas.

Mais do que a maneira como as coisas foram feitas, a minha indignação é a RTP permitir e dar-se ao luxo de anunciar a alto e bom som que o SALAZAR É O MELHOR PORTUGUÊS DE SEMPRE. É uma falta de TUDO!!
E a RTP deve ter sofrido mais que eu durante o regime.
Andamos nós a pagar para isto. Por isso é que eu acho que o responsável por isto devia ser despedido.
[:D] [:D]
claro, deviam ter dito: "Ganhou um canditado cujo nome não pode ser pronunciado", ou então devia ter dito baixinho que é para não assustar algumas pessoas.

santa paciência...
[8b]

Em parte. Admiro Salazar sobretudo como estadista. Homem de uma grande Honestidade e Lealdade a patria, um exemplo para todos os portugueses principalmente para aqueles que aspiram ocupar um cargo politico. [;)]

O historiador Fernando Rosas descreveu-o com um dos grandes estadistas da história de portugal e talvez o grande estadista do século XX português. e não me parece que tenha grande afinidade pela ideologia do estado novo.

ouvi-o eu e ninguém me contou!

Última edição:
O meu pai foi OBRIGADO a fazer o serviço militar em Angola, no Leste.

[:cool:] [:D]

não é por acaso que o serviço militar era obrigatório até à pouco tempo. Obrigatório e não voluntário.

mas a tropa serve para quê? Para estar o dia inteiro no quartel sem fazer nenhum e quando é preciso defender a pátria viram as costas?

na primeira guerra mundial foi instaurada a pena de morte para desertores.

Mendes77, imagina que uns africanos quaisquer invadiam a Madeira e diziam que aquilo era tudo deles. Alistavas-te no exército e ías para lá de metralhadora na mão defender Portugal ou mandavas os teus filhos para lá?

ai portugal que futuro será o teu! [8b] [8b] [8b]

claro que sim. era o primeiro a ir para lá mandar morteirada nos tipos. mas então isto é uma terra de bananas?

por esse andar qualquer dia uns tipos invadem a tua casa e tu o que fazes é fugir!
[8b]

A tragédia africana deve-se à colisão de duas realidades essenciais: aquela dos seus imensos e valiosos recursos naturais com essa outra da ambição ilimitada e ganância das potências civilizacionalmente mais sofisticadas.

África foi e é uma «criança» que continua a ser abusada por «adultos», que não hesitam em trocar o smoking pela farda (própria ou contratada...) para roubar todo um continente em nome de um jogo armadilhado chamado negócio sujo, em que o prejudicado é o mesmo de sempre.

Última edição:
A vitória de Salazar nesse pseudo-concurso foi positiva!

Ela abre um horizonte de oportunidade único para o personagem ser verdadeiramente conhecido pelas massas. Poder-se-á assim desmistificar a ilusão, desconstruír o mito, e revelar a real dimensão que o definia:

falso moralista, mesquinho, medíocre, retrógado, ultraconservador, desiquilibrado, misantropo...

Tudo características toleráveis e comuns em cidadãos anónimos de poder neutralizado, mas não num governante, num estadista com o nível de poder sobre outros que ele concentrou em si.

Última edição:
O que da para perceber neste topico é que os mesmos que se dizem contra regimes ditactoriais referem que a RTP devia ter abafado a vitoria do Salazar ou mesmo impedido que este entrasse no concurso..ha coisas fantasticas nao ha?
[:)][:)]

Decidam-se senhores..

Agora um pormenor para pensar..ja repararam no quao fragil ta o sistema democratico neste país?? Sim porque so numa democracia insegura e a beira da ruptura é que podia levar a que as pessoas votassem no Salazar..em x de andarem ai a tentar branquear a vitoria do homem pensem nas razoes das pessoas terem votado em quem votaram..

não é por acaso que o serviço militar era obrigatório até à pouco tempo. Obrigatório e não voluntário.

mas a tropa serve para quê? Para estar o dia inteiro no quartel sem fazer nenhum e quando é preciso defender a pátria viram as costas?

na primeira guerra mundial foi instaurada a pena de morte para desertores.
Estás a falar de quê?

Já Vi para aqui cada dissertação digna de uma tese de Mestrado.

Independetemente da natureza dos seus actos, Salazar era um PortuGuês com capacidades Notaveis tal como grande parte dos cabeças de Regimes de extrema.

Esta-se a avaliar onde e como foram empregues essas capacidades e não as capacidades e ovlaor do homem em si. Os genios e os notaveis não existem apenas nos "contos de fadas", Não são todos altruistas que roubam aos ricos para dar aos pobres.

Sinceramente achei um bocado inquantificavel esta "eleição"...por me abtive de a comentar, uma vez que julgo ser de dificil comparação os feitos de gente notavel de areas diferentes.

N'A Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira abre em dissertação sobre a sociedade do espectáculo que promove eventos como o do duelo Salazar vs. Cunhal...

Pacheco Pereira ao ataque: a mentalidade que gera este resultado é o salazarismo difuso que existe na nossa sociedade, a herança salazarista do ódio à política... Também Cavaco retirou vantagens desta mentalidade, pela imagem de austeridade, por oposição a Soares que é visto como um bon vivant... A censura de quase meio-século deixou marcas pesadas na mentalidade portuguesa...

Última edição:
Pacheco Pereira continua o massacre: foi um big brother... típico de um país como nós.... nós não temos crítica literária séria, temos uma sociedade criadora de Salazar e reprodutora da sua mentalidade, uma tristeza...

Voltar
Superior