Greatest FWD of all time by Evo

Há certos carros RWD que nao tem concorrencia FWD... MX-5 é um deles... mas há muitos mais que nao tem sequer concorrencia... o Golf GTI nao tem concorrencia RWD...
Eu preferia sempre o rwd, se fosse melhor que o FWD equivalente... e tenho a certeza que seria melhor em 90% em relação a um FWD...

Nota: isto é muito geral... e pode criar confusoes... mas se acontecer eu explico-me em particular...

Eu percebo perfeitamente. E concordo.

O mx-5, a concorrencia FWD k poderia ter, pelos vistos, é o barchetta, embora já seja velho.

Pro GTI, a concorrencia RWD seria tipo um 120si...

Em segmentos mais elevados e nos coupés e cabrios há bastante concorrencia FWD/RWD, mas aí não são carros de performance...

Ainda há nos segmentos acima... por exemplo os T5 da volvo... mas os exemplos são muito poucos e esporadicos! ;)

nao sao de ultra performance... mas sao engraçados!

Pois, lá está, eu disse k havia. Até é interessante a concorrência alfa/audi/bmw.

Mas falando de carros como os deste tópico, é complicado encontrar pontos de contacto...

Bem, faz-se tarde... eu tenho de arranjar o artigo, scans ou comprar mm...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Há certos carros RWD que nao tem concorrencia FWD... MX-5 é um deles... mas há muitos mais que nao tem sequer concorrencia... o Golf GTI nao tem concorrencia RWD...
Eu preferia sempre o rwd, se fosse melhor que o FWD equivalente... e tenho a certeza que seria melhor em 90% em relação a um FWD...

Nota: isto é muito geral... e pode criar confusoes... mas se acontecer eu explico-me em particular...
Este tipo de comparações são sempre algo traiçoeiras, isto por várias razões.
Um FWD é por base um carro mais racional isto porque tem custos de produção mais baratos, são mais leves (logo melhor consumo) entre outras vantagens que permitem ser mais espaçosos como a geral disposição transversal do motor ao contrário da longitudinal usada pelos RWD. Portanto a grande maioria dos FWD não são carros feitos a pensar na dinâmica ou em prazer de condução, mas sim feitos para aproveitar as vantagens do sistema e não a suprimir os seus defeitos o que acaba por dar uma imagem diferente do que poderiam ter.

Quando o objectivo é nobre os FWD mostram estar á altura de qualquer RWD pelo menos até aos 200cv. Passando muito dessa potencia nem vale sequer a pena falar neste tipo de tracção.

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Um FWD é por base um carro mais racional isto porque tem custos de produção mais baratos, são mais leves (logo melhor consumo) entre outras vantagens que permitem ser mais espaçosos como a geral disposição transversal do motor ao contrário da longitudinal usada pelos RWD. Portanto a grande maioria dos FWD não são carros feitos a pensar na dinâmica ou em prazer de condução, mas sim feitos para aproveitar as vantagens do sistema e não a suprimir os seus defeitos o que acaba por dar uma imagem diferente do que poderiam ter.

Quando o objectivo é nobre os FWD mostram estar á altura de qualquer RWD pelo menos até aos 200cv. Passando muito dessa potencia nem vale sequer a pena falar neste tipo de tracção.

por isso disse que as generalizações... cof cof...

Apesar de ter ainda outra opiniao... se pegares no melhor RWD e no melhor FWD com 200cvs (se existirem!) com peso semelhantes, claro, e se tivermos afinações mais desportivas nos dois... o RWD será melhor... mas isto é uma opinião baseada na fisica do RWD e do FWD... nao em factos... mas em teoria!

Apesar de ter ainda outra opiniao... se pegares no melhor RWD e no melhor FWD com 200cvs (se existirem!) com peso semelhantes, claro, e se tivermos afinações mais desportivas nos dois... o RWD será melhor... mas isto é uma opinião baseada na fisica do RWD e do FWD... nao em factos... mas em teoria!

É exactamente isso k queria dizer!

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

por isso disse que as generalizações... cof cof...

Nesse caso ao comparar dois modelos o mais idênticos possível mas apenas com tracção diferente estamos a anular uma suposta qualidade do FWD, o peso (embora não seja ser muito diferente) pois um FWD é naturalmente mais leve.
Sim nesse caso concordo que o RWD deva ter vantagem, mas na realidade existem outros factores como preço ou os custos de produção... sendo o processo de fabrico de um FWD mais barato sobra mais €€€ para investir nas suspensões por exemplo. Espero que estejas a entender o que quer dizer :)

Fernando,

Entendo... é por isso que um RWD é sempre mais caro... pode ser pouco... mas é...
Pois eu fiz o comentário como se o FWD fosse o mesmo preço. Mas posto pelo teu ponto de vista teórico penso que não existam duvidas, tens toda a razão o RWD é superior. Na prática na maioria dos casos também é mas existem outros factores que podem virar o resultado.

tens mesmo a certeza disso?
s105.gif

citação:Assim, num FWD andas sempre a tentar evitar a subviragem, porque ela é prejudicial.
até um 106 te "diz" que isso é completamente FALSO.

cada carro é um caso, ideias fixas dessas deixaram de ser validas nos anos 50.

citação:tens mesmo a certeza disso?
claro que nao:D
as leis da fisica nao interessam nada, nao entram em ponto algum na dinamica de um automovel!
a marca que mais gostamos, isso sim conta muito:D;)

citação:Olhem lá, e o resto da lista?
E as pontuações?

Quem tem os tomates maiores pk tem o artigo e já leu várias vezes podia partilhar a info...
QUE pontuaçoes?

aqui nao ha tabelas da moda!!! se queres dessas, abre o AH.

se pegares no melhor RWD e no melhor FWD com 200cvs (se existirem!) com peso semelhantes, claro, e se tivermos afinações mais desportivas nos dois... o RWD será melhor... mas isto é uma opinião baseada na fisica do RWD e do FWD... nao em factos... mas em teoria!
Se isso fosse assim tão linear...

A dificuldade que um eixo frontal tem em passar a potência para o chão é a mesma da de um eixo traseiro e está longe de depender única e exclusivamente da potência do motor...

Nada que uma boa suspensão não resolva, em ambos os casos...

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Olhem lá, e o resto da lista?
E as pontuações?

Quem tem os tomates maiores pk tem o artigo e já leu várias vezes podia partilhar a info...
QUE pontuaçoes?

aqui nao ha tabelas da moda!!! se queres dessas, abre o AH.

Passam a vida a dizer que a matemática é que permite rigor e etc e tal, daí que se aclame, exija e chore por tabelas com números e medições e blá blá blá...

Esquecem-se é que nesse espaço, pode vir um texto. Um texto que se fôr bem escrito, diz-nos muito sobre o objecto de estudo... Mas como a malta nem sequer compra o jornal para não ter de ler... Achas que vai perder tempo a tentar perceber uma coisa que nem sequer leu [?] :D :D :D

Ainda sobre RWD vs FWD e que o melhor FWD é tipo a gaja feia menos feia...

É só para dizer que no final do artigo eles dizem algo como: "O ITR é um verdadeiro desportivo, tão focado como os melhores Porsche RS. Com uma condução fantástica, não o melhor entre os FWD mas ao nível de qualquer desportivo a qualquer nível de preço".

citação:Originalmente colocada por RPM

Ainda sobre RWD vs FWD e que o melhor FWD é tipo a gaja feia menos feia...

É só para dizer que no final do artigo eles dizem algo como: "O ITR é um verdadeiro desportivo, tão focado como os melhores Porsche RS. Com uma condução fantástica, não o melhor entre os FWD mas ao nível de qualquer desportivo a qualquer nível de preço".

Se o Chassis de um EP3 é o que é, o de um Integra deve ser um show!!!

Nunca pensei (e daí existirem equivocos cá no forum) que um FWD pudesse ter mais sobreviragem do que subviragem!

É necessário realmente saber o que se está a fazer com estes tipos de chassis!Uma desaceleração no apex da curva sigrnifica um descolagem de traseira de todo o tamanho!

Agora, um chassis destes (Integra, williams,Clio RS, Civic EP3,etc...) nas mãos certas? Combinação mortifera!

O EP3 (CTR2) e o DC5R (ITR2) perderam os duplos triângulos à frente e ganharam uma direcção assistida eléctrica montada de forma a poupar espaço...
Apesar de mais rápidos contra o cronómetro, não têm nada a ver com o ITR1, infelizmente.

Há fwd com oversteer... os franceses são exemplares nisso... o golf gti tem... quem já andou na serra... já viu isso... ;)

Claro que nas maos de um tronco como eu... aquilo nao dá para nada!

Voltar
Superior