Greve na Função Pública

PeLeve

Well-known member
"Contestação do novo regime de mobilidade
Elevada adesão à greve da Função Pública

Hospitais, centros de saúde, autarquias e transportes são os sectores mais afectados pela greve da Função Pública que, esta quinta-feira, se faz sentir um pouco por todo o país. Os sindicatos falam numa adesão elevada dos trabalhadores, que protestam contra as medidas de mobilidade propostas pelo Governo.

O primeiro balanço da paralisação, avançado pelos sindicatos, aponta, no sector da saúde, para uma adesão superior a 50% por parte dos enfermeiros durante o turno da noite nos hospitais da Grande Lisboa. No Hospital de S. José (Lisboa), no hospital de Lagos (Algarve) e no hospital do Montijo a participação na greve chegou aos 100%.

Em mais de uma dezena de municípios verificou-se também uma forte adesão à greve por parte dos funcionários da recolha do lixo. Lisboa regista uma adesão de 68%, segundo dados dos sindicatos, enquanto no Porto a paralisação é de 100%.

Apesar de ser ainda cedo para precisar números Nobre dos Santos, secretário coordenador da FESAP, adianta que a adesão à greve ultrapassa os 90% nas autarquias da Grande Lisboa e do Norte, sendo praticamente total no Barreiro.

A greve, iniciada às 0h00 desta quinta-feira, foi inicialmente convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (FCSAP), afecta à CGTP, mas conta com a participação do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e da Frente Sindical da Administração Pública (FESAP), ambos afectos à UGT.

Com a proposta do regime de mobilidade dos funcionários públicos, o Governo prevê mecanismos de mobilidade geral que já existem e que estão relacionados com a troca, cedência ou destacamento de funcionários entre serviços. Estipula ainda uma mobilidade especial, que funcionará em três fases, que implicam a perda gradual de remuneração, mas não de direitos (antiguidade, protecção na doença, subsídio de férias e de Natal) nem de deveres."

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=207500&idselect=11&idCanal=11&p=200

Está bem? Está mal? Não está nem bem nem mal?...

Tiveram sorte, ao contrario dos ultimos dias hoje esta um bom dia de praia.:)

Hoje a estrada para a fonte da telha tinha fila ate quase a via rapida da costa.

Pelo que percebo, essa mobilidade é apenas para os funcionários que não cumpram os objectivos estipulados pelo chefe de serviço. Se assim fôr, claro que estou contra esta greve.

Devo dizer, talvez para espanto de muitos, que eu estou, por regra, contra as greves no geral!

Relativamente a esta, embora perceba o seu motivo, não vejo razões para prejudicar os utentes que precisam dos serviços, entre os quais estão os de saúde, gravemente prejudicados hoje com esta paralização, tal como não vi necessidade nenhuma em mais uma isultuosa greve da SOLFLUSA, instrumento ao qual os trabalhadores daquela empresa recorrem com bastante ligeireza e sem se incomodarem com os utentes que lhes pagaram antecipadamente os salários!

Ou seja, pessoalmente estou contra a esmagadora maioria das greves, sobretudo porque prejudicam quem não tem culpa nenhuma, obrigam a uma "adesão" de quem não tem nada a ver com o assunto e, ainda, porque podem sempre ser derimidos esses assuntos nos tribunais!

Eu também sou contra esta proposta de mobilidade para os FP a mais.

Eu era mais..., colocá-los a mexer dali para fora. Para o olho da rua.

Como acontece onde se trabalha e as coisas correm mal...

Mas as centenas de milhares de trabalhadores que foram dispensados (despedidos), e que grassam por este País fora, são cidadãos de 2ª classe.
O direito ao pleno emprego e a todas as garantias afinal é só para quem está na FP.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu também sou contra esta proposta de mobilidade para os FP a mais.

Eu era mais..., colocá-los a mexer dali para fora. Para o olho da rua.

Como acontece onde se trabalha e as coisas correm mal...

Mas as centenas de milhares de trabalhadores que foram dispensados (despedidos), e que grassam por este País fora, são cidadãos de 2ª classe.
O direito ao pleno emprego e a todas as garantias afinal é só para quem está na FP.
Realmente, desculpa que te diga, não és nada tendencioso relativamente aos funcionários públicos, não senhor...[:p][:p][:p]

Tu, assim a frio, sem conheceres as pessoas, as respectivas valias é logo olho da rua e pronto, assunto arrumado![xx(]

O "direito ao pleno emprego e a todas as garantias" a que uma Sociedade deve estar obrigado não devem ser apenas para "quem está na FP", mas para todos os que trabalham, defendo eu há muito tempo, porque, e já repisei aqui milhares de vezes (...), este povo só crescerá quando orientar o seu caminho a percorrer pela nivelação por cima, nunca nivelando por baixo!

Os que trabalham, todos nós, não são, não somos, apenas números e enquanto não se entender isto, não entendermos esta verdade inequívoca não daremos verdadeiros passos evolutivos, como demos historicamente até chegarmos onde chegámos!

Porém, se tratarmos, ou virmos as pessoas como excedentes, no fundo como lixo dispensável, não estaremos a andar para a frente!

Mas, voltando à greve reitero que esta é mais uma greve errada e injustificada! As razões, ou a falta delas, deveria ser apreciada nos tribunais, com vigor...;)

Sabes Pé Leve, nós vivemos num mundo real onde a fantasia tem que ser posta de lado.

Já tive que em algumas empresas fazer recomendações que foram aplicadas, de despedir pessoas para permitir racionalizar a actividade.

E a minha pergunta é legítima. Porque é que na FP não pode ter o mesmo tratamento? São cidadãos de 1ª e os restantes de 2ª. É esse o vosso conceito de sociedade justa e igualitária?

É que vida, Pé Leve é mais que um jogo de palavras. É uma coisa muito, mas muito complicada.

Compreendo que seja difícil para alguns entender isso...

Mas não te aborreças comigo. Eu sou um mero chefe de cozinha que se limita a aplicar as receitas tradicionais... [8D]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Sabes Pé Leve, nós vivemos num mundo real onde a fantasia tem que ser posta de lado.
Tudo bem, tu achas que é fantasia e eu acho que cada ser humano conta, tem valor, e que a nossa Sociedade é que deveria ser ensinada a saber aproveitar a valia de cada um, não a "deitar no lixo" aqueles que a mesma Sociedade está incapacitada, por incompetência, de aproveitar!... É um problema de reabilitação da Sociedade, que neste momento anda pelas ruas da amargura, se quiseres numa "fase delinquente", relativamente à respectiva auto valorização!...

citação:Já tive que em algumas empresas fazer recomendações que foram aplicadas, de despedir pessoas para permitir racionalizar a actividade.
Eu também já tive de tomar decisões bem difíceis na gestão de pessoal, para além de outras ainda mais difíceis no exercício de funções, e tomei-as!

citação:E a minha pergunta é legítima. Porque é que na FP não pode ter o mesmo tratamento? São cidadãos de 1ª e os restantes de 2ª. É esse o vosso conceito de sociedade justa e igualitária?
Eu faço a pergunta ao contrário! Porque é que vocês, privados, se fecham à equalização com aquilo que foi conseguido para a função pública? Não seria, como tu próprio dizes, mais justo?

citação:É que vida, Pé Leve é mais que um jogo de palavras. É uma coisa muito, mas muito complicada.
A quem o dizes, meu caro, a quem o dizes...

citação:Compreendo que seja difícil para alguns entender isso...
Isso e aquilo...[:p]:D

citação:Mas não te aborreças comigo. Eu sou um mero chefe de cozinha que se limita a aplicar as receitas tradicionais... [8D]
Não, meu caro, claro que não me aborreço contigo, até porque se tu és um chefe de cozinha na privada eu sou um mero chefe de cozinha na pública!...;)

Mas o que é esse regime da mobilidade? É o que disse?? Posso ser a favor da greve, mas se fosse funcionário público, nunca participaria em greves.

Eu acho que devemos agradecer e muito por esta greve desajeitada. Pois assim poupou-se muito dinheiro em ordenados de FP. Quando fazem greve não recebem e aliviam as contas do estado. Só um pormenor, os sindicalistas só lhes é descontado se manifestarem que desejam fazer greve. ;)

Num passado recente, muito recente as greves abriam os telejornais como que a dizer: "estão a ver o que estes governantes reaccionários andam a afazer a quem trabalha?"

Agora a moda é: pqp os grevistas que são uma cambada de malandros!

Com cabeças pensadoras como as que por aqui andam, este país não vai longe!

Tribunal da Marinha Grande: 26 de greve e 3 funcionários a trabalhar.
Ai ai...muito bom numa terra de com...comun...não consigo dizer o nome (como o Diácono Remédios:D)!

citação:Originalmente colocada por Manoel

Num passado recente, muito recente as greves abriam os telejornais como que a dizer: "estão a ver o que estes governantes reaccionários andam a afazer a quem trabalha?"

Agora a moda é: pqp os grevistas que são uma cambada de malandros!

Com cabeças pensadoras como as que por aqui andam, este país não vai longe!

Manoel,

É melhor abrires os olhos. Os sindicatos ridicularizaram a FP. Por isso é que o titulo das noticias mudou. ;)

Nããããã....

A estratégia pós-socrática é simples:
Atacar, procurar fragilidades nas classes profissionais.
Fazer crer que são detentores de regalias insustentáveis.
Explorar a inata e infundada inveja lusa
Retirar à tutela (presente e passadas) a quota parte de responsabilidade.
Formar um rebanho de construtores de opinião.
Cozinhar em lume brando, repetindo uma mentira até que pareça verdade.

Servir ainda quente!

:D

Os sindicatos devem regenerar-se e aprender a vender uma imagem.

citação:Originalmente colocada por Manoel

Nããããã....

A estratégia pós-socrática é simples:
Atacar, procurar fragilidades nas classes profissionais.
Fazer crer que são detentores de regalias insustentáveis.
Explorar a inata e infundada inveja lusa
Retirar à tutela (presente e passadas) a quota parte de responsabilidade.
Formar um rebanho de construtores de opinião.
Cozinhar em lume brando, repetindo uma mentira até que pareça verdade.

Servir ainda quente!

:D

Os sindicatos devem regenerar-se e aprender a vender uma imagem.

Como dizia o Paulo Pinto no outro dia. Não existem incompetentes. Existem inadaptados. E com esta me fico. ;)

Voltar
Superior