GT vs TT

pois, mas o peso é uma grandeza demasiado grande [:D]. não estava a falar de diferenças de peso a esse nivel. e também depende que tipo de "circuito" estamos a assumir.
toda a gente já ouviu falar dos Ibizas Tdi a dar 240... a descer.[:D]
Isso é com a ajuda da gravidade! lol... e aí não conta!

Falo em plano... onde se deve medir! ;)

O que para aqui vai [:D]

BTW, o peso não influencia a velocidade maxima. (ou melhor, é desprezavel)

não influencia a velocidade máxima "programada", mas influencia a velocidade máxima que consegue atingir, assumindo sempre a mesma potência/binário.
ou então não, sei lá. [:D][8b]

não influencia a velocidade máxima "programada", mas influencia a velocidade máxima que consegue atingir, assumindo sempre a mesma potência/binário.
ou então não, sei lá. [:D][8b]
Nao é...

Fisica... o peso não influencia a velocidade horizontal! ;) Influencia o atrito... ou seja... sendo:

Fat = Coef. atrito * Peso (vamos só considerar o peso, visto que neste caso é a unica coisa que se altera)... a Fat vai aumentar. Mas a Força de atrito só tem influencia no movimento inicial... ou melhor até se vencer a inercia. a partir daí a Fat desaparece... e desta forma... Peso não conta para nada... teres um alfa 159 com 100kgs... e outro com 2000kgs... com tudo igual... motor, caixa... etc etc... vai dar a mesma velocidade! ;) Vai é acelarar mais depressa... ou de outra forma... vencer o atrito mais rapidamente!

Nao é...

Fisica... o peso não influencia a velocidade horizontal! ;) Influencia o atrito... ou seja... sendo:

Fat = Coef. atrito * Peso (vamos só considerar o peso, visto que neste caso é a unica coisa que se altera)... a Fat vai aumentar. Mas a Força de atrito só tem influencia no movimento inicial... ou melhor até se vencer a inercia. a partir daí a Fat desaparece... e desta forma... Peso não conta para nada... teres um alfa 159 com 100kgs... e outro com 2000kgs... com tudo igual... motor, caixa... etc etc... vai dar a mesma velocidade! ;) Vai é acelarar mais depressa... ou de outra forma... vencer o atrito mais rapidamente!

pois, eu sei que um corpo (carro) que pese 100kg ou 5000kg atingem a mesma velocidade.
quando eu digo que o peso influencia, era na medida em que a força que o puxa não seja suficiente para vencer o atrito.

tipo, eu imagino-me a puxar um bloco de 100kg e a conseguir atingir por exemplo 15 km/h. um tipo com o dobro da minha força conseguirá concerteza mover-se mais depressa. é neste sentido que digo que o peso influencia a velocidade.
ou seja, eu conseguiria mover-me tão rápido como ele, mas se tivesse a mesma força.

Last edited:
Nao é...

Não é bem por aí...
Falando apenas de vmaxima, teorizando e simplificando :
A unica força contraria ao movimento será a resistencia aerodinamica.
E a unica força favoravel ao movimento será a força motora.

Se quiserem que seja mais detalhado avisem...Que se eu tiver tempo, posto.

pois, eu sei que um corpo (carro) que pese 100kg ou 5000kg atingem a mesma velocidade.
quando eu digo que o peso influencia, era na medida em que a força que o puxa não seja suficiente para vencer o atrito.

tipo, eu imagino-me a puxar um bloco de 100kg e a conseguir atingir por exemplo 15 km/h. um tipo com o dobro da minha força conseguirá concerteza mover-se mais depressa. é neste sentido que digo que o peso influencia a velocidade.
ou seja, eu conseguiria mover-me tão rápido como ele, mas se tivesse a mesma força.

Mas, se eu percebi bem, no teu exemplo não é o peso que influencia a velocidade pois este é o mesmo.
A única variável que tu falas é a força. A tua e a do tipo.

Não é bem por aí...
Falando apenas de vmaxima, teorizando e simplificando :
A unica força contraria ao movimento será a resistencia aerodinamica.
E a unica força favoravel ao movimento será a força motora.

Se quiserem que seja mais detalhado avisem...Que se eu tiver tempo, posto.

Mas por isso mesmo é que o Taveirada desprezou outras variáveis.

(vamos só considerar o peso, visto que neste caso é a unica coisa que se altera)...

Mas, se eu percebi bem, no teu exemplo não é o peso que influencia a velocidade pois este é o mesmo.
A única variável que tu falas é a força. A tua e a do tipo.

isso depende do ponto de vista não?
se o bloco pesa-se apenas 50kg, a minha mesma força já permitiria atingir mais velocidade.

Last edited:
Nao é...

Esse atrito é um atrito de derrapagem... O principal atrito num carro em Vmax é o aerodinamico que nao é afectado pelo peso. Mesmo o atrito de rolamento não deve depender muito do peso.

Esse atrito é um atrito de derrapagem... O principal atrito num carro em Vmax é o aerodinamico que nao é afectado pelo peso. Mesmo o atrito de rolamento não deve depender muito do peso.
Ninguém disse o contrário! Estavamos a falar só do peso! ;)

Já agora... no atrito aerodinamico será algo do genero Area * coef. aerodinamico * densidade do ar (como a densidade deverá ser sempre igual... despreza-se!)

se o bloco pesa-se apenas 50kg, a minha mesma força já permitiria atingir mais velocidade.
Não podes fazer as coisas assim! [:D]

Porque nesse caso, a dificuldade está no atrito do bloco com o solo...
Aí a força de atrito (cinetico ou estatico) depende do peso.

Sim, supondo que o atrito desse bloco é igual ao bloco de 100Kg.
mas a questão não está aí.
É que para o mesmo bloco, tu tens menos força que o tipo, logo, numa situação hipotética, o tipo deverá andar mais que tu.

O TT leva a vantagem...para o Mjet de 150cv com o peso dele até eu tenho um valor superior de relação peso/potencia no meu velho ESi...
Rel peso pot:
GT mjet 150cv - 9,09 0-100km/h: 9,6s 1365kg 206km/h
TT 1.8t 150cv - 9,03 0-100km/h: 8,6s 1355kg 220km/h
Esi 1.6 125cv - 8,48 0-100km/h: 8,9s 1060kg 195km/h

O TT leva a vantagem sobre o GT com os dados do fabricante...o meu só lá figura como termo de comparação ao baixo peso que tem e as performances que ainda comsegue sobre os novos veiculos....mas perde logo na segurança claro!

Last edited:
Sim, supondo que o atrito desse bloco é igual ao bloco de 100Kg.
mas a questão não está aí.
É que para o mesmo bloco, tu tens menos força que o tipo, logo, numa situação hipotética, o tipo deverá andar mais que tu.

pronto, se eu perceb, era isso que estava a dizer.
não tenho dúvidas que a velocidade máxima que um objecto pode atingir não depende do seu peso. pese ele 100kg ou 1000kg podem atingir a mesma velocidade.
mas o peso de um objecto não pode ser despresivel, a não ser que estivessemos a falar de um ambiente sem gravidade, não?
portanto, não entrando pelos ambientes sem gravidade/atrito, um objecto, neste caso um carro, vai exercer constante resistência, que será tanto maior quanto o seu peso for. logo, contabilizando a resistencia causada pelo peso, a velocidade está limitada pela força que o empurra/puxa ou não?

outro exemplo. à uns dias estava a dar na Eurosport um campeonato qualquer, em que os gajos tinham de, entre outras coisas, puxar por um camião.
aí deu para ver que alguns gajos conseguiam ser mais rápidos que outros.
neste exemplo a força do individuo substitui a força do motor.
neste mesmo exemplo vê-se que a velocidade máxima atingida dependia da força que o puxava. mais força mais velocidade.
novamente, neste mesmo exemplo, certamente as velocidades atingidas pelos mesmos individuos iriam variar conforme se acrecenta-se ou tira-se peso.

Last edited:
pronto, se eu perceb, era isso que estava a dizer.
não tenho dúvidas que a velocidade máxima que um objecto pode atingir não depende do seu peso. pese ele 100kg ou 1000kg podem atingir a mesma velocidade.
mas o peso de um objecto não pode ser despresivel, a não ser que estivessemos a falar de um ambiente sem gravidade, não?
portanto, não entrando pelos ambientes sem gravidade/atrito, um objecto, neste caso um carro, vai exercer constante resistência, que será tanto maior quanto o seu peso for. logo, contabilizando a resistencia causada pelo peso, a velocidade está limitada pela força que o empurra/puxa ou não?

outro exemplo. à uns dias estava a dar na Eurosport um campeonato qualquer, em que os gajos tinham de, entre outras coisas, puxar por um camião.
aí deu para ver que alguns gajos conseguiam ser mais rápidos que outros.
neste exemplo a força do individuo substitui a força do motor.
neste mesmo exemplo vê-se que a velocidade máxima atingida dependia da força que o puxava. mais força mais velocidade.
novamente, neste mesmo exemplo, certamente as velocidades atingidas pelos mesmos individuos iriam variar conforme se acrecenta-se ou tira-se peso.

Começando pelo exemplo da Eurosport concordo inteiramente.[;)]
A força exercida pelo peso actua principalmente quando o veículo está parado, ou então, quando está a começar o seu movimento.
O peso vai ser uma força oposta à força motora (motor) e que este vai ter que vencer, vencendo assim a inércia.
É claro que o peso, mesmo em movimento, vai exercer força contrária á força motora mas esta força vai sendo cada vez mais insignificante à medida que a velocidade aumenta pois o motor não está sujeito a ter que puxar o peso num todo.
É por isso que em velocidade máxima o peso vai ser insignificante.
Aliás, numa velocidade maior, o peso vai ajudar a vencer a força do ar, a aerodinâmica pois é uma massa mais pesada e vai "penetrar" melhor no ar.
Não sei como explicar melhor...

Back