GT vs TT

Não acho que se deva continuar com o OT aqui.
Se alguem quiser que abra um topico, que pela parte que me toca, vou la mandar os meus bitaites.[;)]

Não acho que se deva continuar com o OT aqui.
Se alguem quiser que abra um topico, que pela parte que me toca, vou la mandar os meus bitaites.[;)]

Não considero OT.
No fundo tuda esta questão veio de qual entre o GT e o TT dava mais velocidade.
Para responder a isto e dado que ninguém tem estes 2 carros para fazer um mano a mano ([:D]), nada melhor que discutir números e entender um pouco de física.[;)]

Eu acho possível...O gajo do TT fica para trás porque quer ver as fantásticas linhas do GT em andamento caracteristicas em toda a gama Alfa...

Falando mais a sério, não é nenhum feito se o GT tiver andamento para este 1.8T 150cv do TT, é que é um motor tão mediozinho....

olhe que não, olhe que não.

80-120 em 4ª
Audi TT 150cv - 8.8 seg
Alfa GT 150cv - 7.0 seg

80-120 em 5ª
Audi TT 150cv - 11.0 seg
Alfa GT 150cv - 8.8 seg

Aceleração 0-1000m
Audi TT 150cv - 29.9 seg
Alfa GT 150cv - 29.8 seg

e a velocidade máxima do TT é de 214 km/h
olhe que nao olhe que nao [:D]

a "pequena" diferenca e que o TT consegue meter uma abaixo (e consequentemente tirar uns segundos a cada um desses tempos), enquanto o GT ja nao tem mais recursos.

por isso nao e dificil perceber pk e que as marcas sao TEIMOSAS em nao se juntarem a "moda" que por aqui se ve.

Começando pelo exemplo da Eurosport concordo inteiramente.[;)]
A força exercida pelo peso actua principalmente quando o veículo está parado, ou então, quando está a começar o seu movimento.
O peso vai ser uma força oposta à força motora (motor) e que este vai ter que vencer, vencendo assim a inércia.
É claro que o peso, mesmo em movimento, vai exercer força contrária á força motora mas esta força vai sendo cada vez mais insignificante à medida que a velocidade aumenta pois o motor não está sujeito a ter que puxar o peso num todo.
É por isso que em velocidade máxima o peso vai ser insignificante.
Aliás, numa velocidade maior, o peso vai ajudar a vencer a força do ar, a aerodinâmica pois é uma massa mais pesada e vai "penetrar" melhor no ar.
Não sei como explicar melhor...

eu entendo a questão, mas ainda me assombra uma dúvida. isto pode parecer estupido, porque se por um lado percebo que a velocidade máxima não depende do peso, por outro está-me a custar a entrar que a mesma velocidade máxima pode ser atiginda independentemente da força que o puxa/empurra.
só para me calar então ([:D][8b]) senão é melhor fazer como o 1alfista disse.
a velocidade máxima que um carro/objecto atinge está ou não limitada pela força que o empurra/puxa?

Over and out. [:cool:]

olhe que nao olhe que nao [:D]

a "pequena" diferenca e que o TT consegue meter uma abaixo (e consequentemente tirar uns segundos a cada um desses tempos), enquanto o GT ja nao tem mais recursos.

por isso nao e dificil perceber pk e que as marcas sao TEIMOSAS em nao se juntarem a "moda" que por aqui se ve.

e o GT também não consegue? :sh)

Last edited:
e o GT também não consegue? :sh)
e capaz de conseguir! mas a ideia de uma reducao e ser mais rapido, nao mais lento[:D]

o mjtd tem um fulgor acima das 5000 que nem te conto[:D]

qualquer marca, incluindo a Alfa, te dira que nao rende reduzir para a zona das 5000 num diesel de estrada.

se te der mais jeito para compreender, o mesmo se aplica se a VW meter o V10 TDI no TT, ou o famoso 1.9TDI de 150cv.

e capaz de conseguir! mas a ideia de uma reducao e ser mais rapido, nao mais lento[:D]

o mjtd tem um fulgor acima das 5000 que nem te conto[:D]

qualquer marca, incluindo a Alfa, te dira que nao rende reduzir para a zona das 5000 num diesel de estrada.

se te der mais jeito para compreender, o mesmo se aplica se a VW meter o V10 TDI no TT, ou o famoso 1.9TDI de 150cv.
Isso é verdade.
Mas não te esqueças que, num diesel, o binário e a potência também aparecem muito mais cedo.
Ou seja, para além de não ser produtivo reduzir para as 5.000 rpm também não é necessário...

dai alguns defenderem com unhas e dentes que um gasolina tem que ser conduzido como um gasolina, e um diesel tem que ser conduzido como um gasolina. se trocas, tens mas prestacoes NOS DOIS.

quando comparas 2 carros semelhantes mas com combustiveis diferentes da forma que a moda "obriga", como os numeros que o AF147 pos, UM DOS CARROs vai estar obrigatoriamente fora da zona ideal de funcionamento, o que o prejudica. SEJA ELE DIESEL OU GASOLINA.

no caso especifico apresentado, o TT ainda pode por uma abaixo, com ENORMES ganhos. o GT nao pode, porque cai na casa das 5000....onde nao ha rendimento nenhum.

dai ser conveniente largar o preconceito e abrir os olhos, porque os numeros PODEM nao indicar o andamento REAL de cada carro.

se as marcas nao usam o preconceito, porque e que aqui se usa?

Pois...
Mas penso que o que se quer dizer é que "meter uma abaixo" no TT será obrigatório para manter os níveis de potência em valores ideais, enquanto que no GT não há essa necessidade.
Ou seja, no TT perdes tempo (ainda que sejam centésimas de segundo) a "meter uma abaixo" e no GT não.
Ou seja (x2), "meter uma abaixo" é obrigatório no TT mas não vai ser a "desnecessidade" disso que vai prejudicar o GT.
(acho que ficou um pouco confuso, mas enfim...)

dai alguns defenderem com unhas e dentes que um gasolina tem que ser conduzido como um gasolina, e um diesel tem que ser conduzido como um gasolina. se trocas, tens mas prestacoes NOS DOIS.

quando comparas 2 carros semelhantes mas com combustiveis diferentes da forma que a moda "obriga", como os numeros que o AF147 pos, UM DOS CARROs vai estar obrigatoriamente fora da zona ideal de funcionamento, o que o prejudica. SEJA ELE DIESEL OU GASOLINA.

no caso especifico apresentado, o TT ainda pode por uma abaixo, com ENORMES ganhos. o GT nao pode, porque cai na casa das 5000....onde nao ha rendimento nenhum.

dai ser conveniente largar o preconceito e abrir os olhos, porque os numeros PODEM nao indicar o andamento REAL de cada carro.

se as marcas nao usam o preconceito, porque e que aqui se usa?
Tendo em conta os valores de potencia, relação peso/potencia, acelerações (0-100, 0-1000), e vmax, utilizando ao maximo as capacidades de ambos não me parece que hajam diferenças significativas.

Pois...
Mas penso que o que se quer dizer é que "meter uma abaixo" no TT será obrigatório para manter os níveis de potência em valores ideais, enquanto que no GT não há essa necessidade.
Ou seja, no TT perdes tempo (ainda que sejam centésimas de segundo) a "meter uma abaixo" e no GT não.
Ou seja (x2), "meter uma abaixo" é obrigatório no TT mas não vai ser a "desnecessidade" disso que vai prejudicar o GT.
(acho que ficou um pouco confuso, mas enfim...)

WRONG.

exprimenta fazer a comparacao uma mudanca abaixo para veres o problema invertido.

o tempo que "perdes" em meter uma abaixo para ficar no regime ideal...e suficiente para cilindrar o GT com o que ganhas em estar no regime ideal.

e so tomar atencao ao que A ALFA diz: conduzir um gasolina como um gasolina e um diesel como um diesel. nao custa nada compreender este simples facto e torna toda e qualquer discussao muito mais agradavel.

Tendo em conta os valores de potencia, relação peso/potencia, acelerações (0-100, 0-1000), e vmax, utilizando ao maximo as capacidades de ambos não me parece que hajam diferenças significativas.
pois, mas sao suficientes para demonstrar que o preconceito nao tem mesmo lugar nos dias de hoje!

uma coisa e comparar recuperacoes numa mudanca fixa entre os X e Ykmh, outra e comparar o melhor de cada um entre os mesmos km/h. as marcas distinguem, grande parte dos consumidores mundiais tb, falta portugal e mais uns quantos por ai[:D]

:eek:?

80-120 em 5ª
Audi TT 150cv - 11.0 seg
Alfa GT 150cv - 8.8 seg

queres dizer-me que nesta situação, se o GT pusesse 4ª inves de 5ª ia para as 5000rpm?! em 5ª a 80 km/h deve estar para aí quê, entre as 1600/1800rpm, se mete-se 4ª ia para aí para as 2000/2200, mais 100rpm para frente mais 100 para trás. nestes exemplos o GT tinha mais que possibilidades de também meter uma abaixo.

:eek:?

80-120 em 5ª
Audi TT 150cv - 11.0 seg
Alfa GT 150cv - 8.8 seg

queres dizer-me que nesta situação, se o GT pusesse 4ª inves de 5ª ia para as 5000rpm?! em 5ª a 80 km/h deve estar para aí quê, entre as 1600/1800rpm, se mete-se 4ª ia para aí para as 2000/2200, mais 100rpm para frente mais 100 para trás. nestes exemplos o GT tinha mais que possibilidades de também meter uma abaixo.

no audi metes 3a e fica precisamente "no ponto". claro, no GT e provavel que tb consigas meter 3a abaixo do corte! mas fica-te ja nas 5000....e voltamos ao mesmo: A ALFA TEM RAZAO!!!!

Ó Eliselotus
Desculpa mas eu não consigo mesmo compreender.
Imagina (os valores são todos imaginários) que o GT vai em 6ª a 4.000 rpm a debitar, por exemplo, 140 cvs.
E que o TT vai em 5ª a 5.000 rpm a debitar 120 cvs.
Se o TT "meter uma abaixo", passa para 6.000 rpm a 140 cvs.
Onde está a vantagem do TT?

no audi metes 3a e fica precisamente "no ponto". claro, no GT e provavel que tb consigas meter 3a abaixo do corte! mas fica-te ja nas 5000....e voltamos ao mesmo: A ALFA TEM RAZAO!!!!
isso aí tirar duas pronto, já depende a que velocidade estamos a falar.
mas isso também é irrelevante. porque se o TT tem uma faixa de utilização ideal, o GT também a tem, logo o TT poderia ter real vantagem se tivesse maior potencia, mas como ela é semelhante, assim como o peso, o andamento será também ele semelhante, porque 150cv são 150cv, sejam eles extraidos a partir de um motor diesel ou de um gasolina.

Last edited:
Elise, não reparei que estavas a falar de recuperações, em mudanças pre determinadas.:sh)
Aí sim, aqueles numeros têm muito pouco valor.(ou nenhum...)

olhe que não, olhe que não.

80-120 em 4ª
Audi TT 150cv - 8.8 seg
Alfa GT 150cv - 7.0 seg

O GT pode fazer parte desta recuperação em 3ª, mudando para 4ª aos 110km/h às 4500rpm (valores aproximados). O problema é que sempre se perde algum tempo a meter a 4ª... não sei se compensa.

O GT pode fazer parte desta recuperação em 3ª, mudando para 4ª aos 110km/h às 4500rpm (valores aproximados). O problema é que sempre se perde algum tempo a meter a 4ª... não sei se compensa.

tinha ideia que "aguentava" 3ª, mas como não consegui encontrar a relação rpm/velocidade, falei só em 4ª.

Ó Eliselotus
Desculpa mas eu não consigo mesmo compreender.
Imagina (os valores são todos imaginários) que o GT vai em 6ª a 4.000 rpm a debitar, por exemplo, 140 cvs.
E que o TT vai em 5ª a 5.000 rpm a debitar 120 cvs.
Se o TT "meter uma abaixo", passa para 6.000 rpm a 140 cvs.
Onde está a vantagem do TT?
ok, nao esta em lado nenhum e as marcas nao sabem o que fazem...e isso?

ha que distinguir entre comparacoes na mesma mudanca e comparacoes "o melhor possivel" entre 2 velocidades.

O problema é que sempre se perde algum tempo a meter a 4ª... não sei se compensa.
compensa o suficiente para dar razao a alfa e a audi e acabar com preconceitos:P

Back