gt5

Eu sou um adorador da serie Gran Turismo (ou não tivesse todos os jogos que saíram até à data).
É um facto que na caixa e na publicidade ao jogo a empresa que o produz sempre usou o slogan "The Real Driving Simulator".
Alguns (ou a maioria dos, ou todos os) entusiastas de simuladores não consideram o jogo um simulador.
Eu acho que o jogo vale por si próprio, pelo prazer e diversão que proporciona, se é tecnicamente um verdadeiro simulador ou não julgo que para a esmagadora maioria dos compradores do jogo é um dado completamente irrelevante.
Agora, em relação ao jogo propriamente dito, pelas imagens promete ter gráficos muito bons, tem uma marca que sempre fez falta (a Ferrari), estou convencido que será um jogo que, à semelhança dos anteriores, por si só, vende consolas.
De resto, a questão do damage ou da falta dele o tornar ou não tornar um simulador julgo ser irrelevante para os compradores, o jogo nunca teve essa feature e sempre vendeu muito bem, se souberes jogar também não andas por aí a bater por dá cá aquela palha, portanto, é daquelas coisas que era giro ter, mas se não tiver o factor divertimento certamente que não desaparece por artes mágicas, ninguém joga fazendo grandes rectas a fundo a mais de 300km/h para no fim se atirar brutalmente contra a parede, pelo menos não julgo ser assim que se ganha o jogo.
O GT4 já tinha uma pequena feature que quando batias com certa violencia ou propositadamente dava-te uma penalização de 5 segundos, no fundo já desencoraja a andar sempre a bater...
Tudo o resto é estar a implicar com uma coisa que mais que um defeito, sempre foi feitio desta saga.

Cumprimentos

Como jogo é uma excelente aposta, como simulador falha completamente.

Ora aí está! Eu tenho amigos que tem pc's todos artilhados e que correm em competições e participam nesses sites de simuladores, etc. mas estamos a falar de jogos que exigem volante, pedais, etc. (há pessoal que leva ao extremo da backet e tal)
Agora eu já tive a oportunidade de jogar GTR2 e LFS com o simples teclado e é basicamente impossível (jogar bem claro). E jogar no LFS com o rato também é uma bela porcaria, diga-se de passagem.
Ora tendo em conta que quem joga GT5 joga-o numa consola, em 99% dos casos estamos a falar de alguém que usa o Dual Shock e não pedais (não conheço ninguem que tenha investido em pedais e volante em consolas, tais equipamentos são muito mais comuns nos pc's).
Perante isto, e tendo em conta que se joga com um comando a uns metros do televisor, o que interessa é que a jogabilidade esteja adaptada ao comando e que esteja adaptado às condições que a esmagadora maioria dos gamers tem em frente à televisão, nesse aspecto a saga Gran Turismo tem feito um excelente trabalho na minha opinião.
Agora simuladores puro e duro, 100% realista, exige outro tipo de condições, volante, pedais, estar mais perto do monitor e que tenha um tamanho suficiente para caber tudo dentro do campo de visão, etc. e não estar no sofá deitado de comando na mão num televisor de 32" CRT cuja resolução seja VGA...

Cumprimentos

Ah, eu já investi dinheiro num volante e pedais para PS2! [:D]

Não era nada de especial, mas já tinha force feedback, manípulo da caixa de velocidades, travão de mão... Para o que eu usava chegava perfeitamente. O jogo em que mais o usei foi no velhinho Toca World Touring Car, ainda para a velhinha PSX (mesmo depois de ter a PS2). Muita horinha perdi eu a jogar isso.

De resto, quanto ao GT, eu mesmo disse neste tópico que não me importava nada que me dessem uma PS3 para poder jogar o GT5 mas também não o considero um grande simulador. Acho piada pela grande variedade de carros que se pode conduzir e gosto dos desafios para se ter as licenças mas o único GT que completei, foi o GT2. O GT3 ainda fiz algumas coisas mas fartei-me rápido e o GT4 mais rápido ainda.

Acho que a parte de não ter danos que lhe tira a piada porque mesmo que dominem aquilo se mandarem o estouro a 200km/h na última curva por distração apenas têm que voltar a pôr o carro na pista como se nada fosse e concluir a corrida. Já a saga toca que referi há pouco, mesmo não sendo propriamente um prodígio em termos de simulação, dá um gozo completamente diferente porque ao mínimo descuido lá se vai a corrida à vida... E neste caso não temos apenas danos aparentes: os carros partem-se todos mas a mecânica também. É fácil desistir por acidente nesta saga.

Portanto, embora ache que ao fim de algum tempo se torna monótono, o GT até é um produto de entretenimento bastante bom e quando só se for vegetar algum tempo em frente à PS é excelente mas daí até ser um grande simulador vai uma grande distância... Como alguém já disse, é apenas um bom jogo.

calma lá, eu referi que tirando o damage é um simulador muito bom... é claro que temos que conduzir aquilo como se o carro fosse nosso, perde a piada toda ganhar tempo a bater nas paredes pra fazer ricochete ou qq coisa do genero...

De resto existe perfeccionismo, salvo no facto da luz de marcha-atras não acender...
mas não tenho dúvidas que é o mais real jogo do género.
A própria dinâmica é muito boa.

a nível de simulador já está a roçar a perfeição... por isso acho que agora é uma questão de melhorarem os gráficos (entenda-se realismo) do jogo...
Não se façam lá de coitadinhos que até vos fica mal...

Vocês puxaram o assunto...nós só o corrigimos, a bem da verdade.Sim, porque o GT, venha quem vier,de simulador tem muito pouco...

Não se façam lá de coitadinhos que até vos fica mal...

Vocês puxaram o assunto...nós só o corrigimos, a bem da verdade.Sim, porque o GT, venha quem vier,de simulador tem muito pouco...

por acaso não...quem falou em simuladores XPTO e simuladores "maus" foram vocês, o pessoal estava só a discutir as imagens do GT5...[;)]

mas já que querem aprofundar as coisas, o que é um bom simulador?
é esse de que falam? e porquê? sabem qual é o simulador mais utilizado para aprendizagem em toda a Europa? e acham que é parecido com a vida real?

:confused::confused:

é que se formos pela realidade de condução, qualquer simulador é mau...aliás é péssimo...

talvez alguns tenham algumas características diferentes, mais aproximadas da realidade, mas são todos horríveis, principalmente esses que referem quando comparados com a realidade[:cool:]

Depende do que tiveres a referir.

Em termos de força G, que eu saiba não existe nenhum que simule.Além disto, outros aspectos que evidentemente não podem ser simulados não estão presentes.

Agora em termos de simulação dos elementos fundamentais da condução de um carro, já o caso muda de figura.

Nas simulações actuais, existem vários componentes que são correctamente simulados, levando à criação e estudo de modelos fisicos (posteriormente utilizados nos "jogos") e que são aprovados matematicamente.

Componentes esses como o funcionamento interno de um motor, o trabalhar dos vários elementos da suspensão, o comportamento fisico de um pneu ao longo da sua vida, entre outros. Simuladores como o GTR2, RBR e rFactor já apresentam simulações bastante avançadas e mesmo simuladores mais antigos como o Grand Prix Legends já apresentavam estudos avançados para a sua época (1998).

Existem bugs (como em tudo) como os referidos das colisões...mas se tivesses investigado terias reparado que esse bug deve-se a um indice de danos de colisão demasiado baixo, na ordem dos 50%, bastando altera-lo para os 100% para ter danos reais e crediveis.

Não existe um simulador definitivo, pois existem várias classes do automobilismo e cada simulador dedica-se exclusivamente a uma delas (pista, rallyes,etc).

Quanto ao caso que já referi anteriormente (o do Álvaro Parente), posso falar com conhecimento de causa.

O Álvaro corre actualmente em duas ligas nacionais da SRP (Formula BMW, aonde corro contra ele e na Formula 1) de rFactor, simulações essas que ele utiliza para se manter a par das pistas nas quais irá correr e para tirar a "ferrugem", mantendo e melhorando sempre que possivel os seus conhecimentos de setups e condução. Simulador esse que o Álvaro considera interessante pois representa uma aproximação bastante realista do que ele vive no seu cockpit.

Além deste exemplo, existem outros para os simuladores (então para o GPL, são mais que as mães) e provam, cientificamente e experimentalmente que estes simples "jogos" de computadores estão para o simracing, como o FS está para os simuladores de aviões...são o mais realista possivel, dentro da sua limitação fisica e computacional existente.

Dai que não, não são horriveis...requerem habituação.Tão simples quanto isso.

Quanto ao simulador usado nas escolas de condução,já experimentei...e sinceramente é do piorzinho que há.Até o GPL, de 1998, representa uma melhor modelação fisica da condução de um automóvel...

Última edição:
Quem acha que o GT é um bom simulador, não deve saber o que é o damage.

Então eu no GT ás vezes até travo a bater noutros carros, e vocês dizem que continua a ser um bom simulador ??????

Tenham juízo...

então diz aí quais jogos são, porque as marcas autorizam tudo, eles é que não querem implementar o damage :P
o que não faltam aí são jogos com damage, com carros de todas as marcas.

então diz aí quais jogos são, porque as marcas autorizam tudo, eles é que não querem implementar o damage :P
o que não faltam aí são jogos com damage, com carros de todas as marcas.

Tens toda a razão no que dizes, só não metem danos porque não querem....mas pelo que li já não sei onde disseram que a meter danos tinham de ser totalmente realistas....

Vi numa revista assim por alto, que as marcas não autorizavam a inserir damage nos seus carros. Pena não me lembrar do jogo nem da revista.

Acreditem se quiserem.

Mas o GT , sem damage, nunca pode ser um bom Simulador. Isto não é opinião. É facto !

Vi numa revista assim por alto, que as marcas não autorizavam a inserir damage nos seus carros. Pena não me lembrar do jogo nem da revista.

Acreditem se quiserem.

Mas o GT , sem damage, nunca pode ser um bom Simulador. Isto não é opinião. É facto !

Então e o driver 2 para a PlastationI é um excelente simulador de carros porque tem damage? Foi o 1º jogo a ter damage consideras que isso faz dele melhor que o gt? :sh)

Não sei o porquê de tanto alarido por causa do damage, quem quer joga, quem não quer não joga, por isso mesmo é que há muita escolha no mercado...

Como jogador de GTR2 que sou concordo que em termos de simulação pura o GTR2 é muito superior, mas isso não faz do GT4 ou o futuro GT5 um mau jogo, são conceitos diferentes e se formos a ver até para públicos alvo diferentes.

Acho que não há necessidade destas guerrinhas, isto é como tudo, quem gosta da saga GT vai dizer que é fantástico o jogo, quem não gosta, vai dizer que não é.

Quem acha que o GT é um bom simulador, não deve saber o que é o damage.

Então eu no GT ás vezes até travo a bater noutros carros, e vocês dizem que continua a ser um bom simulador ??????

Tenham juízo...

Na minha mui modesta opnião é um bom simulador porque é coerente, o comportamento do carro muda de acordo com os settings, a sensação visual é muto bem integrada com o volante, o comportamento do carro na colocação em curva é bastante realista, inclusive em corrida com adversarios os toques e as reacções dos carros são bastante verosimeis, é isso que faz do jogo um bom simulador, o damage para isto é secundário...

Então e o driver 2 para a PlastationI é um excelente simulador de carros porque tem damage? Foi o 1º jogo a ter damage consideras que isso faz dele melhor que o gt? :sh)

O Driver 2 foi um grande jogo, aliás, eram dois cd's e tudo, deu-me bastante gozo acabar esse jogo.
No entanto, por culpa do damage e de toda essa tentativa de realismo numa consola que estava longe de ser ultra potente levava a que, naqueles momento em que uma pessoa ia em alta perseguição, a alta velocidade, com bastantes carros no cenário, e calhava de haver um toque ou algo do género e o CPU da PSX dava de si e o framerate baixava imenso (e quando digo imenso, assim a olho contava uns 2/3 frames por segundo!) [:)]
Mas era grande jogo!

Cumprimentos

Voltar
Superior