gtc 1.3cdti

vmasr

New member
boas, um amigo meu esta a pensar comprar um astra gtc 1.3 cdti.
Quais sao as vossas opinioes sobre o carro e quais as alternativas que acham viaveis?

ontem fomos a dois stands opel, um apresentou uma proposta de 23000euros mas com possibilidade de se negociar umas opçoes, no outro era quase 24000euros com equipamento de serie mas ha tambem a tentadora hipotesse de comprar um de serviço de junho (ainda paga o imposto antigo) so daqui a dois ou tres meses com cerca de 15000km e com muitos extras, sensores de parqueamento, retrovisores rebativeis electricamente, etc.
acham que vale a pena comprar o carro so pela vantagem de pagar o selo antigo?
e a primeira proposta que acham?

o meu amigo nao faz muitos km, o actual carro é de 96 (fiat punto 1.1) e tem agora 100000km, grande parte em cidade, as performances nao sao muito importantes, contudo ele dá preferencia á segurança e estabilidade em curva.

Gostava de saber as vossas opinioes.
cumps

Então se só faz 10000km por ano ou menos para k é k vai comprar um diesel?
Não se deixem levar pelas pressões dos vendedores! Muito menos pelas modas!

Um carro equivalente a gasolina custa pouco mais de 20000 e se for do segmento abaixo, tipo clio ou punto ou 207, com 95-100cv custam +-19000!

Porque comprar u carro com esse motor se pode ter um com um 1.6HDI de 90 ou 110cv ou 1.5 dci?

como por exemplo Focus C4 Megane 307 Mazda 3

esse opel é claramente sub motorizado. para nao falar dos problemas que os meus amigos têm tido mas isso é outra questao.

Na minha opinião para fazer 10 000km por ano acho que não se justifica comprar um carro a diesel, mas pronto, isso cabe a cada um decidir. [;)]

No que toca ao carro, de um modo geral é bom, bonito e face à concorrência não é caro.

Em termos de motor, o 1.3 CDTI para esse carro é um pouco curto, mas se ao teu colega não lhe interessa a performance, chega perfeitamente.

No entanto, acho que não comprava um Astra com esse motor, preferia nem que fosse mais caro um pouco, optar pelos 1.6HDI/TDCI ou 1.5 DCI. :)

Faz uma pesquisa pelo forum e especialmente pelos Diários de Bordo para veres onde o teu amigo se está a meter. Existe cá um user que comprou, creio eu no inicio do ano, e dai para cá só tem utilizado o carro em 70% dos dias, pois os restantes está na oficina. Vai antes para um dos acima mencionados. Coselho de amigo!

Medições Astra GTC 1.3 CDTi

http://www.autohoje.com/pdf/testes/AH_904_18.pdf

E aqui em comparativo no caso dos 5 portas:

http://www.autohoje.com/pdf/testes/Ah_901_pg_18_21.pdf

No comparativo da AutoHoje:

http://www.autohoje.com/testes.aspx?ct=41944689

Podemos retirar:

"Os motores Diesel que mais saída têm nas gamas Focus e Mégane são, respectivamente, os 1.6 TDCi de 109 cv e 1.5 dCi de 105 cv. Contudo, a modéstia do 1.3 CDTI da Opel obrigou-nos a considerar as definições mais modestas daqueles blocos. E nem assim o Astra consegue equiparar-se aos seus rivais. Ao instalar um motor tão pequenino num familiar compacto, a Opel consegue um posicionamento comercial bastante competitivo, mas à custa de prestações sofríveis. Nos dias de hoje, ao volante de um Diesel, já não estamos habituados a recorrer à caixa a todo o instante para repor o andamento, mas no Astra não há como escapar a essa realidade. A dependência do turbo é enorme e mesmo nos arranques é possível sentir a «anemia» da mecânica. A condução ressente-se disso, obrigando a acelerações mais demoradas e a pontos de embraiagem mais trabalhosos, para evitar que o Astra se vá abaixo - felizmente, o ruído do 1.3 CDTI é bastante contido, não se notando o esforço a que o submetemos. Neste ponto, tanto o Focus como o Mégane são bem mais convincentes, com o primeiro a destacar-se nas acelerações e o segundo a sair-se melhor nas recuperações, e têm o condão de serem bem mais fáceis de explorar que o Astra./br> A atitude espevitada do 1.6 TDCi é plenamente aproveitada pelo Focus, que ostenta um rigor dinâmico invejável. Dotado de suspensões independentes nas quatro rodas, é o que melhor se comporta nos mais variados tipos de piso e tem uma condução muito interactiva, deixando que o condutor sinta toda a acção. O Astra segue-o de perto e tem qualidades dinâmicas de sobra para o potencial da mecânica, só que a superior firmeza do amortecimento reflecte-se no conforto - e a dureza dos bancos também não o ajuda. O Mégane é apologista do conforto e, sem deixar de ser competente naqueles momentos de condução mais animada, é o que mais se esforça por isolar os ocupantes da acção."

Last edited:
Se queres um CARRO acho que os 1248cc sabem a pouco...Neste momento tinha duas hipóteses, ou descia de segmento e ia buscar algo mais vitaminado, tipo Clio,207 ou então no mesmo segmento Focus 1.6tdci de 90cv's,o Mazda3 n pk já é mais caro, o 307 e até o Mégane!!

pois, a gasolina compensa, mas como é estudante, e ainda faz umas viagens nas ferias, etc, da-lh mais jeito a diesel.

eu aconselhei-o tambem a ver os citro c4 e a xsara picasso, sera uma opçao tambem?sempre tem mais motor e os consumos nao sao muito diferentes, ganha em comforto e espaço, agora em comportamento não sei...o meu pai teve uma xsara picasso e aquilo a curvar nao era do melhor, o c4 ja nao sei.

pois, a gasolina compensa, mas como é estudante, e ainda faz umas viagens nas ferias, etc, da-lh mais jeito a diesel.

eu aconselhei-o tambem a ver os citro c4 e a xsara picasso, sera uma opçao tambem?sempre tem mais motor e os consumos nao sao muito diferentes, ganha em comforto e espaço, agora em comportamento não sei...o meu pai teve uma xsara picasso e aquilo a curvar nao era do melhor, o c4 ja nao sei.

Os C4 com desconto de 3500€ e mais uns trocos fica pelos 19000/2000€ e é um carro muito melhor ao nivel de consumos e performances!

X 2...

Vale a pena, e é muito melhor que esse astra.

X3. Tem melhor motor e como carro não fica a perder.

Se quem vai pagar o carro são os pais ou assim, mais vale realmente ir pro diesel, assim poupa em gota. É claro k se tb são os pais a pagar-lhe a gota, vai dar ao mesmo, mas as mesadas não esticam... [;)]

sim, o carro é la para casa, mas quem anda com o carro é o meu amigo, por isso nao é ele que paga...e quanto a fiabilidade dos citros? a xsara do meu pai foi vendida com quase dois anos, e ainda deu uns problemnas, se bem que o motor nao deu razoes de queixa, tirando a uma avaria relativa ao turbo.

Não te falta optimismo...Eu tenho um Astra estou maioritariamente insatisfeito com o produto q recebi mas não deixo de ficar :confused: com tal afirmação!

o motor é algo muuuuuuuuito importante num carro

talvez o mais importante

um carro com um motor 1.3 (1248) é completamente diferente de um com 1.6

o que interessa o carro ser giro curvar bem ser confortavel ter muito equiamento, se nao anda ou se arrasta??

Um GTC com esse motor para ser conduzido grande parte em cidade, eu não aconselhava.
E para os quilómetros que faz, mais vale a gasolina.
Mas sei bem o que é trauma de encher o depósito com 60 e tal euros e 500 kms depois já não ter nada.
É uma questão de se mentalizar e fazer as contas.

o motor é algo muuuuuuuuito importante num carro

talvez o mais importante

um carro com um motor 1.3 (1248) é completamente diferente de um com 1.6

o que interessa o carro ser giro curvar bem ser confortavel ter muito equiamento, se nao anda ou se arrasta??

Por isso e que quando comprei o Astra(1248) cdti trazia um livro de condução defensiva para Astras como motor 1248 cdti. A principal dica que eles davam era para quando se conduzi-se em auto-estrada deveriamos circular na berma e nao na faixa de rodagem de modo a nao atrapalhar o trafego de veiculos pesados. Alias quando quero ir para a faculdade saiu de casa as 5 da manha para poder estar na faculdade as 8 visto que ainda sao 50 km de distancia. Para o ano estou a pensar trocar por um saxo 1.5D porque tem mais cilindrada .

Um amigo meu andou a ver preços e um C4 hdi 110cv ja com muito equipamento ficava por 23000 €. o o 307 com esse mesmo motor ficava por 24000€ e o kia cee's fica por 23000€.

acho que todas estas opçoes sao melhores que o astra ja que tem mais equipamento e mais motor.

Back