[Política] guerra na palestina

Portanto, para ti se matarem à fome 2 milhões de pessoas é justificado? Quando há uma situação de reféns é normal matarem-se os terroristas e os reféns?
Todas as atrocidades que Israel faça são sempre justificáveis, mas as dos palestinianos já não. Para mim nenhumas são jutificáveis.

Comparar Israel com a Ucrânia não faz sentido nenhum, Israel é mais comparável à Rússia. Tal como a Rússia tem ocupado territórios que não lhe pertenciam (Crimeia,Donbass), também Israel tem ocupado territórios que não lhe pertenciam. Tal como a Rússia ocupa e desloca as populações originais para colocar lá russos, Israel desloca as populações originais para colocar lá Israelistas. A vossa comparação está trocada...

Nem 8 nem 80. Não me parece que o conflito Israel-Hamas tenha qualquer tipo de paralelismos com o Ucrânia-Rússia.

Portanto, para ti se matarem à fome 2 milhões de pessoas é justificado? Quando há uma situação de reféns é normal matarem-se os terroristas e os reféns?
Todas as atrocidades que Israel faça são sempre justificáveis, mas as dos palestinianos já não. Para mim nenhumas são jutificáveis.

Comparar Israel com a Ucrânia não faz sentido nenhum, Israel é mais comparável à Rússia. Tal como a Rússia tem ocupado territórios que não lhe pertenciam (Crimeia,Donbass), também Israel tem ocupado territórios que não lhe pertenciam. Tal como a Rússia ocupa e desloca as populações originais para colocar lá russos, Israel desloca as populações originais para colocar lá Israelistas. A vossa comparação está trocada...

Que sugeres entao?
Já nao é mais que obvio que nao há forma de sair daqui sem que haja consequências dramaticas para ambos os lados?

Nem 8 nem 80. Não me parece que o conflito Israel-Hamas tenha qualquer tipo de paralelismos com o Ucrânia-Rússia.

Para mim há paralelismos, mas não é aquele que muitos lhe querem dar. Muitos querem ver as coisas simples, preto e branco, os bons contra os maus, os nossos são bons e os outros são maus. Portanto é eliminar os outros, os maus, e fica o assunto arrumado. A Ucrânia e Israel estão do lado ocidental, são nossos aliados, portanto são os bonzinhos da história, e os outros são os maus, os terroristas a eliminar. E é este paralelismo simplista que fazem e pronto.

Mas não é este o paralelismo verdadeiro. Na Ucrânia, milhões de pessoas fugiram da Crimeia e do Donbass para outras partes da Ucrânia quando a Rússia invadiu aqueles territórios. O resto do mundo olhou para o lado e seguiu a sua vida. Isto é o que tem acontecido na Palestina, Israel invade territórios palestinianos e os palestinos fogem aos milhões. O reso do mundo olha para o lado e segue a sua vida. Este é o paralelismo que tem existido. Este paralelismo acabou em 2022 quando o ocidente viu milhões de pessoas brancas como nós a fugir da Ucrânia. Só aí é que o resto do mundo reagiu. Os palestinianos como não são brancos como nós que fujam para outros países árabes, que é para a gente continuar a olhar para o lado. Basicamente é esta a atitude da maioria do mundo ocidental.

O HAMAS são os próprios a impedir que a população fuja de Gaza. Usam o seu próprio povo como escudo. Israel já apelou para fugirem. Porque o Hamas não deixa os inocentes que querem fugir ficarem a salvo, são os prórpios a matarem o seu próprio povo? E queres culpar Israel por responder na mesma moeda??

Claro que nenhuma são justificáveis, mas HAMAS provocou isto (desta vez), aquele povo está à espera de mimos?

Então se o Brasil decidisse invadir Portugal era justificável porque nós também ocupamos o território deles no passado? Queres ser politicamente correto, mas nas guerras não há cá políticamente correto. Quem vai à guerra dá e leva! E tal como estou do lado da Ucrânia neste caso também estou do lado de Israel. Nunca estarei do lado de povo que se diz ser nacionalista, protetores, libertadores, mas não passam um bando de terroristas de cara tapada a espalhar terror, seja onde for.

Btw, pelo menos os Russos não passam de um bando de terroristas mas não tapam a cara.

E outra, não sei quantos desses 2M apoia o que o Hamas fez, faz e fará...

No entanto eu não estou a dizer que estás errado na tua forma de pensar. Só não concordo quando basicamente dizes que Israel tem de comer e calar para que os palestianios inocentes não sofram.

Última edição:
Que sugeres entao?
Já nao é mais que obvio que nao há forma de sair daqui sem que haja consequências dramaticas para ambos os lados?

A única coisa que eu consigo mesmo sugerir é que as pessoas critiquem todos os atos bárbaros e não apenas de um lado. De resto não faço a menor ideia como conseguir acabar com o conflito.

A única coisa que eu consigo mesmo sugerir é que as pessoas critiquem todos os atos bárbaros e não apenas de um lado. De resto não faço a menor ideia como conseguir acabar com o conflito.

Criticar na pratica é o mesmo que nada.
A tua segunda frase mostra bem a complexidade da questao. Infelizmente... nao será a primeira nem a ultima vez que civis irao pagar pelo mal de outros.

Criticar na pratica é o mesmo que nada.
A tua segunda frase mostra bem a complexidade da questao. Infelizmente... nao será a primeira nem a ultima vez que civis irao pagar pelo mal de outros.

Melhor do que andar aqui a dizer que é para matar os palestinianos todos... ou que fujam todos para outro país que não é o deles.

Israel controlou Gaza durante 38 anos. Depois foi na conversa dos fofinhos ocidentais, retirou todas as tropas, e deixou a Autoridade Palestiniana totalmente em controlo em 2005.

em 2006 o Hamas ganhou eleições, instaurou um regime ditatorial, nunca mais permitiu eleições, e passou a fazer execuções sumárias de gays, palestinos acusados de traição, etc

durante estes 17 anos recusou permanentemente qualquer diálogo e negociação, e mantem como único objectivo destruir Israel.

este fim de semana, mostrou que agora recebe armamento suficiente (do Irão, Rússia e Hezbollah) para fazer incursões consideráveis em território Israelita (um país democrático, com instituições semelhantes aos países ocidentais) e praticar as maiores atrocidades e crimes de guerra.

querem que os Israelitas agora façam o quê?? Que fiquem à espera do próximo ataque???

não há outra solução além de destruir o Hamas. É a única maneira de lidar com grupos extremistas islâmicos.

os civis terão de ser retirados para o Egipto, Cisjordânia e Jordânia. Depois poderão regressar quando se neutralizar o Hamas e se devolver o poder à Autoridade Palestiniana.

Última edição:
De resto não faço a menor ideia como conseguir acabar com o conflito.

Não há. E por muito que Israel derreta e transforme aquilo em pó. Há sempre outros radicais que no futuro voltaram a atacar. A forma daquela gente pensar, a religião incutida é uma lavagem enorme para simplesmente ser parada. Para eles é normal serem terroristas para justificarem tudo o que fazem pelo seu Deus.

Então porque no tópico ao lado já é tranquilo matar Russos? Colocas informação (alguma até visual) de como eles são mortos?

Aonde é que eu defendi matar russos sem serem os militares russos que invadiram a Ucrânia? Alguma vez me viste defender sequer responder na mesma moeda e destruir alvos civis na Rússia?
Alguma vez defendi matar todos os russos para resolver o problema da Ucrânia?

Aonde é que eu defendi matar russos sem serem os militares russos que invadiram a Ucrânia? Alguma vez me viste defender sequer responder na mesma moeda e destruir alvos civis na Rússia?
Alguma vez defendi matar todos os russos para resolver o problema da Ucrânia?

Viste alguém aqui a defender matar todos os palestinianos? Não foi isso que disseram.
Em relação ao resto, Ucrânia não ataca alvos civis na orcalândia, Israel atacou? Quem atacou com a tática russa foram os palestianinos.

Podem ir já para lá, ajudar os indefeso, ao invés de estarem a protestar no haven que são os USA.

É como os activistas, em vez de chatearem em PT (que não tem qualquer expressão a nivel mundial), vão para a India ou China. têm todo o meu apoio e até ajudo na despesa de avião (one way ticket claro)

Viste alguém aqui a defender matar todos os palestinianos? Não foi isso que disseram.
Em relação ao resto, Ucrânia não ataca alvos civis na orcalândia, Israel atacou? Quem atacou com a tática russa foram os palestianinos.

Sim, sim, vi aí sugestões para os matar todos, ou para os expulsar todos.
Israel sempre atacou alvos civis desde a sua criação, penso que já vi por aí estatisticas que Israel mata 10 civis palestinianos por cada civil israelita morto.
Isso de não saber que Israel ataca alvos civis na Palestina só pode ser ignorância. Israel farta-se de bombardear alvos civis.
Tanto a Rússia como Israel, como os palestinianos, todos têm atacado alvos civis. A comparação é com ambos.

Só morrem de fome 2 milhões se o Hamas quiser. Desses 2 milhões maioria apoia o Hamas.
É hora de saberem que esse apoio tem preço.

Reféns por comida até nem é o pior negócio. Bombas é muito pior.

Voltar
Superior