[Política] guerra na palestina

US claims it has own evidence Hamas is using hospital

The US has said it has unspecified intelligence that Hamas is using al Shifa hospital - Gaza's biggest - to run military actions.

The White House's national security council spokesperson, John Kirby, said: "We have information that confirms that Hamas is using that particular hospital for a command and control mode."

He added the facility is also probably being used to store weapons.

"That is a war crime," he said.

When asked about evidence to support the claim, Mr Kirby said it "comes from a variety of intelligence sourcing" but wouldn't be more specific.​

tal como se esperava.

mas não, não são terroristas - é discussão filosófica.

Não desculpablizei ninguém.

Culpa é um conceito que implica imputação de um acto ilegal a alguém. O acto aqui é matar pessoas civis. Ninguém aqui desculpablizou os autores do acto criminoso que foram as mortes de 7 de outubro.

Terrorista é um conceito controverso com diferentes definições por este mundo fora.

O ser ou não ser terrorismo é semântica porque não altera a culpa uma vez que os crimes mantêm-se iguais independente da palavra. Podem ser homicídio, agressão, torturas etc. São crimes.

Afastem-se da espuma dos dias se querem discutir estes assuntos. É simplesmente história a acontecer. O certo e errado é sempre subjetivo.

D. Afonso Henriques também deu forte no poder instalado e nos mouros. Considerado terrorista pelo tio. A muito custo tolerado pelo Papa. Hoje Herói nacional.

Morreu muita gente. Alguém se lembra dos desgraçados de todos os lados que pereceram?

Agora, do meu ponto de vista, a concepção islâmica de civilização deve ser exterminada.

Repito. Do meu ponto de vista. Posso estar errado. Admito que sim. Mas não vejo nada de útil vindo daqueles lados.

A não ser o amor à carne assada, já que estou sempre a ouvir que alá é um kebab.

tal como se esperava.

mas não, não são terroristas - é discussão filosófica.

Um mês depois dos bárbaros e horrendos ataques do Hamas, a retórica passou a ser “não são considerados terroristas, bla bla”. Mas não é só aqui no fórum, o Jeremy (antigo líder dos labours) ainda ontem negou, numa entrevista, não uma, nem duas, mas “15 vezes” que são terroristas….

Um mês depois dos bárbaros e horrendos ataques do Hamas, a retórica passou a ser “não são considerados terroristas, bla bla”. Mas não é só aqui no fórum, o Jeremy (antigo líder dos labours) ainda ontem negou, numa entrevista, não uma, nem duas, mas “15 vezes” que são terroristas….

Penso que é porque já se percebeu que o termo está a ser usado abusivamente para justificar crimes de guerra diários contra civis.

Do ponto de vista diplomático e humanitário, é um entrave porque impede a mediação (visto que exclui uma das parte) e o cessar fogo.

Recordo que a guerra se designa por Israel-Hamas mas quem morre diariamente são essencialmente palestinianos civis.

​​​​​
​​​​​

​​​​​​

​​​​​​

A avaliar pelos números de mortes ao longo dos anos, não me parece assim tão fácil.

https://www.ochaopt.org/data/casualties

https://www.amnesty.org/en/location...-israel-and-occupied-palestinian-territories/

Uns são terroristas, certo, mas porque será que os terroristas têm tanto apoio da população ?

Da mesma forma que os EUA estiveram 20 anos no Afeganistão e o que conseguiram no fim foi o controlo total do país pelos Talibã, e até para saírem de lá foi da forma como foi.
Resultou muito bem, resultou, os iluminados dos analistas de lá percebem muito daquilo.

Será que os racistas e radicais fundamentalistas que por aqui andam, e que me parece que não devam ter a vida fácil a expressar tais opiniões nas "redes sociais", leem noticias internacionais ( sem ser as dos últimos par de meses meses ) ?
É que isto por aqui é um desprezo pela vida humana que arrepia.

Justin Trudeau esticou-se um pouco ontem e inverte drasticamente a posição que teve há algumas semanas.

Insinuou que Israelitas andam a matar mulheres e bebés em Gaza.

“We’re hearing the testimonies of doctors, family members, survivors, kids who have lost their parents,” Trudeau said. “The world is witnessing this killing of women, of children, of babies.”
“This has to stop.”

“Even wars have rules. All innocent life is equal in worth — Israeli and Palestinian,”

https://x.com/MiddleEastEye/status/1...368048342?s=20

Última edição:
A avaliar pelos números de mortes ao longo dos anos, não me parece assim tão fácil.

https://www.amnesty.org/en/location...-israel-and-occupied-palestinian-territories/

Uns são terroristas, certo, mas porque será que os terroristas têm tanto apoio da população ?

Da mesma forma que os EUA estiveram 20 anos no Afeganistão e o que conseguiram no fim foi o controlo total do país pelos Talibã, e até para saírem de lá foi da forma como foi.
Resultou muito bem, resultou, os iluminados dos analistas de lá percebem muito daquilo.

Será que os racistas e radicais fundamentalistas que por aqui andam, e que me parece que não devam ter a vida fácil a expressar tais opiniões nas "redes sociais", leem noticias internacionais ( sem ser as dos últimos par de meses meses ) ?

Sim. A utilização de escudos humanos e de reféns é um desprezo pela vida humana. E um crime de guerra.

https://www.amnesty.org/en/location/...n-territories/

porque a comunidade internacional pressionou Israel há 16 anos a retirar da faixa de gaza, e o território está nas mãos dos terroristas desde aí.

as próprias escolas são autênticas madrassas onde ensinam as crianças a odiar judeus e a ter como objectivo matar o maior número deles.

há 16 anos o ocidente deveria ter feito uma coligação anti-terrorismo para expulsar o Hamas de Gaza, mas mais uma vez foram levados pelos fofinhos do multiculturalismo e deixaram este monstro crescer.

Um mês depois dos bárbaros e horrendos ataques do Hamas, a retórica passou a ser “não são considerados terroristas, bla bla”.

E não são mesmo considerados terroristas por algumas pessoas. Vai lá perguntar aos palestinianos se acham que o hamas é uma organização terrorista.

É tudo uma questão de perspetiva. Para os palestinianos os terroristas são os israelitas.

Acho que é fácil de perceber como esta noção do terrorismo é muito elástica, principalmente quando são "os nossos" a cometer os atos terroristas. Quando isso acontece, arranjamos sempre uma justificação. É isso que os palestinianos fazem, tal como alguns políticos de esquerda por esse mundo fora.

Nota: é bastante óbvio que aquilo que o hamas fez em Outubro é terrorismo puro.

Eu vi o líder de um dos maiores partidos de esquerda francês a dizer que o ataque de 7out não é terrorismo mas sim uma resposta desesperada a uma ocupação e repressão de várias décadas.

É preciso fazer uma ginástica mental impressionante para se afirmar isso mas a verdade é que existem pessoas e políticos que o fazem mesmo na Europa.

Isto significa, de forma pragmática, que o caminho da exclusão do Hamas por ser terrorista é um caminho sinuoso na prespectiva de mediação diplomática.

Em diplomacia engolem-se sapos.

Eu acho que foi mas se fosse diplomata não insistiria nesse tipo de debate porque não leva a lado nenhum.

Daqui a uns anos o conflito atual vai ser mais um ponto no grafico em que morreram mais arabes palestinianos do que israelitas.

A questão é: morrem mais arabes palestinianos do que israelitas, mas quantas vezes a escalada para um conflito mortal foi espoletada pelos israelitas ou pelos arabes palestinianos?

Uma curiosidade apenas em relação ao avanço do Israel em Gaza. A cada nova conquista espetam uma bandeira de Israel e tiram a foto da praxe. Hoje foi ao suposto parlamento de Gaza. Retiraram bandeira da Palestina e colocaram a de Israel

Será que eles vão continuar a dizer que se trata apenas de uma intervenção para acabar com o Hamas ou já se pode dizer também que o processo de colonização está a avançar com sucesso?

Já agora o ministro Israelita da defesa está cada vez mais medonho sempre que abre a boca. Parece um general Russo com tiques da antiga união soviética.
E com um problema: tem imensa dificuldade em mentir e parecer credível.
Erro enorme de casting.

​​​​​​

Voltar
Superior