Hatchback - Indecisão

Hatchback - Indecisão

• Megane 1.5 DCI 110cv - Dyn S + Extras

Votes: 73 51.8%
  • Golf 1.6 TDI 105cv - Highline

Votes: 68 48.2%

• Total voters
    141

Evil0ne

New member
Boa noite,

Ando no mercado à procura de carro novo e já reduzi a oferta a dois automóveis.

Renault Megane 1.5DCI 110cv - Dynamique S, com os seguintes extras:

- Faróis bi-xénon direccionais com lava-faróis de alta pressão
- Pack Sensor(Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro+Sensor controlo pressão pneus)
- Tecto de abrir panorâmico: painel dianteiro deslizante electricamente sobre o traseiro fixo
- Travão de parqueamento automático
- Cartão Renault mãos livres
- Carminat by TOMTOM
- Radiosat CD 120W "3D Sound By Arkamys", MP3, Bluetooth e Plug & Music

Preço: 25950€

VW Golf 1.6TDI 105cv - Highline, com os seguintes extras:

- Hill Hold Control
- Pacote Espelhos
- ParkPilot + RearAssist

Preço: 26455€

Ainda não está decidido, mas os extras escolhidos no Golf deverão ser excluídos para aproximar o preço ao megane.

Agora é aqui reside a minha duvida.
Por um lado tenho um megane com um motor que conheço relativamente bem e extremamente bem equipado com praticamente todos os extras disponíveis.
Por outro lado está o golf já com um bom equipamento (Highline) e com uma qualidade de vida a bordo que me agrada mais que o megane, mas com um motor novo que me deixa um pouco reticente... Acresce o problema de não ter xenon, uma vez que viajo varias vezes à noite é um extra bem vindo.

Em termos estéticos, apesar de diferentes, ambos me agradam e o preço deverá ser bastante próximo (ainda tenho que renegociar o preço do golf).
Quanto à condução, já tive oportunidade de experimentar o megane e fiquei agradado, principalmente no que toca à direcção que melhorou bastante em relação ao modelo anterior. Resta-me ainda conduzir o golf, que não deverá ficar em nada atrás do megane.

Quanto à compra do carro, este deverá ser encomendado no inicio de Outubro

com muito mais equipamento, preço mais baixo, qual é a tua duvida em ir para o Megane?
Atendendo à votação, podemos verificar que começam a existir membros que têm "essas tais" dúvidas [:D]

Acho que o pessoal em relação aos extras, valoriza mais outros aspectos...

A minha família comprou Renaults durante vários anos e tenho um primo que é proprietário de um Megane (modelo anterior a este). Por outro lado o meu Pai já foi proprietário de um Golf V e eu sou actualmente proprietário de um Golf.

Entre os dois recomendo vivamente e sem hesitações o VW Golf. O Megane, não obstante os seus méritos, padece de um mal geral que afecta todos os carros franceses: os materiais perdem qualidade e conforto ao fim de algum tempo. Um Megane comprado novo desgasta muito mais rapidamente do que um Golf num período de 5 anos.

O VW Golf é um automóvel bastante robusto com muito empenho e qualidade a nível de materiais interiores. Nestes termos, apesar de ser ligeiramente mais caro no acto da compra, num período de 5 anos acaba por compensar pois, salvo utilizações agressivas, o desgaste nos materiais é mínimo e apenas tens que te preocupar com alguma perda de brilho no tablier.

Por outro lado, embora seja uma opinião completamente subjectiva, considero de uma forma geral o VW Golf um carro superior e mais bonito que o Megane.

Eu acho que escolheria o Golf VI.

Com o VI, finalmente, a Volkswagen fez um Golf que me agrada esteticamente, por fora e por dentro (o interior está muito bom), além de que é um bom carro na generalidade (e não é que o Megane não o seja).

Tens aí um bom duelo.
Mais uma vez o muito equipamento aliado a um design mais inovador vs. a qualidade e valor de retoma.

Tudo depende de ti, se fores daqueles que aprecia a qualidade dos materiais, um bom valor de retoma e não utiliza bastante equipamento, avança para o Golf; mas se apreciares tecnologia, conforto e não te preocupares com o valor de retoma, força para o Megane.

Se fosse eu, talvês iria para o megane, contudo tb gosto do golf

O Megane por esse equipamento é um automóvel que te dará muito mais qualidade de vida a bordo. Extras como GPS, Tecto panomârico, Xenon, Cartão mãos livres dão imenso jeito e transformam para muito melhor qualquer automóvel. E como nem tudo na vida são plásticos vinha a Renault Megane. E recentemente o Megane foi totalmente desmontado por uma entidade independente que garantiu que é um automóvel com um nível de qualidade muuito elevado. Nesta cor de preferência:

essai-renault-megane-tce-130-3.jpg
[br:)]

Megane é uma boa aposta...a qualidade subiu e muito e aproxima-se muito do golf, que é cada vez menos a referência do segmento...o 1.5 dci é bem mais agradável que o 1.6TDI, que saindo já bastante tarde, dizem que desiludiu muita gente e que não tem o fulgor do velhinho 1.9.

Dizes que terias de retirar os extras do golf para aproximar o valor á do megane mas entao onde está a duvida??

Megane sem duvida com estetica muito a frente do golf e com motorizaçao com "muita rodagem" ao inves do muito recente 1.6 tdi

Para mim nem pensava duas vezes...Golf sem dúvida!

Razões, principalmente aquelas em que o GOLF se demarca...melhor qualidade de construção/materiais, maior robustez, maior valor de retoma, design muito bem conseguido (subjectivo).

Cumpts,
JCSTILO

Megane é uma boa aposta...a qualidade subiu e muito e aproxima-se muito do golf, que é cada vez menos a referência do segmento...o 1.5 dci é bem mais agradável que o 1.6TDI, que saindo já bastante tarde, dizem que desiludiu muita gente e que não tem o fulgor do velhinho 1.9.

Eu diria que é é cada vez mais a referência do segmento! Esta série VI veio cavar ainda mais o fosso entre o Golf e a concorrência. O Megane tambem evoluiu...mas a distancia aumentou! Senão, atentemos aos inumeros comparativos em que o Golf entra e enumerem-me um só em que perca.

A VW está muito forte e a recente gama de lançamentos está a demonstrá-lo!

Cumpts,
JCSTILO

Eu diria que é é cada vez mais a referência do segmento! Esta série VI veio cavar ainda mais o fosso entre o Golf e a concorrência. O Megane tambem evoluiu...mas a distancia aumentou! Senão, atentemos aos inumeros comparativos em que o Golf entra e enumerem-me um só em que perca.

Cumpts,
JCSTILO

Olha que não olha que não. Mas tu pensas que a VW é sagrada? As outras marcas não têm também bons engenheiros? Todas as marcas podem fazer os melhores automóveis das suas gamas. É uma questão de investimento no produto. O Renault Megane tem um preço base superior a um Golf! Ou seja o seu desenvolvimento foi mais caro, só aqui dá para ter a noção que o Golf não é nenhum automóvel sagrado e que existem outros melhores. A Renault anda a investir imenso nos seus novos automóveis. A Renault e outras marcas como a PSA. Não é por acaso que alguns modelos franceses já lideram estudos de satisfação na Alemanha! O C4 Picasso, Nissan Qashqai, o Xsara Picasso e o Renault Laguna lideram os seus segmentos a nível de satisfação. Ora como podes ver não só a VW consegue fazer automóveis muito bons. Penso que não foi a VW que regrediu mas sim as outras que evoluiram e quem ganha com isso é o consumidor.

Last edited:

Cumpts,
JCSTILO

AutoFoco Nº 452, de 20 a 26 de Novembro de 2008. [:D] E perde justamente para o Megane.

Globalmente acho o Golf melhor que o Megane. Claro que existem parâmetros subjectivos como a estética, sensações a bordo, conforto e outros, mas globalmente acho-o melhor. Resta saber é se o comprador está disposto a pagar mais por isso ou se o que o Megane oferece é suficiente pelo preço que se paga.

Cumpts,
JCSTILO

isso apenas quer dizer que a Renault não paga o suficiente (ou que a VW paga bem de mais) ... [;)]

está para vir o dia em que eu consiga perceber as diferenças (absurdas) de preços entre o VW Scirocco e o Renault Megane Coupé... então se formos pelos extras...ui...

Olha que não olha que não. Mas tu pensas que a VW é sagrada? As outras marcas não têm também bons engenheiros? Todas as marcas podem fazer os melhores automóveis das suas gamas. É uma questão de investimento no produto. O Renault Megane tem um preço base superior a um Golf! Ou seja o seu desenvolvimento foi mais caro, só aqui dá para ter a noção que o Golf não é nenhum automóvel sagrado e que existem outros melhores. A Renaul anda a investir imenso nos seus novos automóveis. A Renault e outras marcas como a PSA. Não é por acaso que alguns modelos franceses

Ó meu amigo...tenha calma sim?[;)]

Sagrado para mim só duas coisas...a familia e o SCP!!!

Agora no que toca ao assunto em si, não sou eu que digo...são as inúmeras publicações Auto por essa Europa fora, porventura também elas mais informadas que qualquer um de nós! E para todas elas o GOLF é de facto o melhor modelo do segmento...pode não ganhar em tudo...mas é muito bom em tudo, ao contrário da concorrência que é menos homogénea!

O que falas de custos de produção não revela nada. É um indicador que pode derivar de vários factores...até mesmo capaz de revelar a ineficiência de uma marca!

Cumpts,
JC

O que falas de custos de produção não revela nada. É um indicador que pode derivar de vários factores...até mesmo capaz de revelar a ineficiência de uma marca!
a evolução dos preços tem destas coisas.
dantes, quando os carros da vw eram incrivelmente mais caros que a concorrência, diziam "a qualidade paga-se". agora que os vw (pelo menos o golf) já têm preços mais aproximados da concorrência, ou até preços base inferiores, já é muito boa e eficiente e é por isso que é mais barato [:D]

acompanhar os foruns automóveis ao longo dos anos dá para ir vendo estas evoluções de opinião, é interessante [:cool:]

Back