Hatchback - Indecisão

Hatchback - Indecisão

• Megane 1.5 DCI 110cv - Dyn S + Extras

Votos: 73 51,8%
  • Golf 1.6 TDI 105cv - Highline

Votos: 68 48,2%

• Total de eleitores
    141
AutoFoco Nº 452, de 20 a 26 de Novembro de 2008. [:D] E perde justamente para o Megane.

Globalmente acho o Golf melhor que o Megane. Claro que existem parâmetros subjectivos como a estética, sensações a bordo, conforto e outros, mas globalmente acho-o melhor. Resta saber é se o comprador está disposto a pagar mais por isso ou se o que o Megane oferece é suficiente pelo preço que se paga.

Há uns tempos estive com uns vendedores de uma marca que me disseram o seguinte: Numa acção de formação, esteve lá um director de uma dessas revistas e o carro em que ele se fazia transportar era...curiosamente e simplesmente por acaso...um Mégane RS!........[:D]

a evolução dos preços tem destas coisas.
dantes, quando os carros da vw eram incrivelmente mais caros que a concorrência, diziam "a qualidade paga-se". agora que os vw (pelo menos o golf) já têm preços mais aproximados da concorrência, ou até preços base inferiores, já é muito boa e eficiente e é por isso que é mais barato [:D]

acompanhar os foruns automóveis ao longo dos anos dá para ir vendo estas evoluções de opinião, é interessante [:cool:]

Chama-se a isso evolução contínua! Significa que estás sempre a aprender![;)][:D]

Ó meu amigo...tenha calma sim?[;)]

Sagrado para mim só duas coisas...a familia e o SCP!!!

Agora no que toca ao assunto em si, não sou eu que digo...são as inúmeras publicações Auto por essa Europa fora, porventura também elas mais informadas que qualquer um de nós! E para todas elas o GOLF é de facto o melhor modelo do segmento...pode não ganhar em tudo...mas é muito bom em tudo, ao contrário da concorrência que é menos homogénea!

O que falas de custos de produção não revela nada. É um indicador que pode derivar de vários factores...até mesmo capaz de revelar a ineficiência de uma marca!

Cumpts,
JC

Tu ligas a opiniões de jornalistas sobre automóveis, eu ligo a estudos de satisfação concretos JDPowers (maior empresa de satisfação do cliente no Mundo) e ao Clube Automóvel Alemão ADAC, e ambos consideram o Megane um automóvel tão bom ou melhor que o Golf. Ok cada um de nós tem os seus critérios pessoalmente tenho muito mais confiança em ouvir opiniões de automóveis vindas de engenheiros e técnicos especializados independentes que de jornalistas de revistas.

Ah e já que tu ligas tanto a revistas, por essa ordem de ideias também deves considerar o VW Polo um mau automóvel já que ficou em último numa conceituada revista da especialidade.

http://forum.autohoje.com/forum-geral/76480-autoexpress-fiesta-vs-clio-x-mazda-2-x-polo-diesel.html

Aposto que neste caso vais começar a arranjar desculpas para o Polo perder[:D], típico nos incoerentes, os resultados só são credíveis quando lhes convêm. Atenção que eu considero o Polo o melhor automóvel do segmento. Mas é só para confirmar a dualidade de critérios do JCSTILO.

Última edição:
Eu diria que é é cada vez mais a referência do segmento! Esta série VI veio cavar ainda mais o fosso entre o Golf e a concorrência. O Megane tambem evoluiu...mas a distancia aumentou! Senão, atentemos aos inumeros comparativos em que o Golf entra e enumerem-me um só em que perca.

A VW está muito forte e a recente gama de lançamentos está a demonstrá-lo!

Cumpts,
JCSTILO

O fosso que a VW está a cavar é tapado com terra por muitas pessoas que vem a marca e não a qualidade do carro.

É por isso que 2.0 TDI andam por ai aos milhares não valendo um tostão furado. E as pessoas gostam de andar em cima de um motor rachado.

Ou andam Golf's todos descascados. Os mesmos que tinham qualidade acima da média.

É que a qualidade não se vê pelo apalpar dos plásticos. É que se fosse assim dispensavam muitos testes de laboratório e arranjavam jornalistas apalpadores.

Há uns tempos estive com uns vendedores de uma marca que me disseram o seguinte: Numa acção de formação, esteve lá um director de uma dessas revistas e o carro em que ele se fazia transportar era...curiosamente e simplesmente por acaso...um Mégane RS!........[:D]

Ora aqui estão as minhas suspeitas, quando o meu querido Golf ganha os comparativos das revistas, é um resultado super justo, ganhou o melhor, qualidade a milhas da concorrência, quando o Golf perde, ah o director conduz um Renault[:)]

Em relação ao tópico, não escolhia nem um nem outro.

Já conduzi o Megane e não gostei por muitas razões.
http://forum.autohoje.com/forum-geral/74800-conducao-megane-1-5-dci-105cv.html

O Golf é um carro esteticamente interessante mas para aquilo que oferece é muito caro.
O motor não é nada de especial, o equipamento também não. O espaço idem aspas. O

Eu ia para algo como o Kia Ceed ou o Mazda 3. Com chassis tão evoluidos como o Golf, tão seguros, com melhores motores e com qualidade. E isso tudo a um bom preço.

O fosso que a VW está a cavar é tapado com terra por muitas pessoas que vem a marca e não a qualidade do carro.

É por isso que 2.0 TDI andam por ai aos milhares não valendo um tostão furado. E as pessoas gostam de andar em cima de um motor rachado.

Ou andam Golf's todos descascados. Os mesmos que tinham qualidade acima da média.

É que a qualidade não se vê pelo apalpar dos plásticos. É que se fosse assim dispensavam muitos testes de laboratório e arranjavam jornalistas apalpadores.

Fonix, tu não gostas mesmo da VAG...

Fonix, tu não gostas mesmo da VAG...

Não é não gostar.

É a realidade. Têm a mania de colocar no pedestral carros e marcas que no passado recentes estão cheios de problemas. E sempre que sai um novo e endeusado outra vez.

Dos VAG, uma Skoda Octavia, por exemplo, era algo que levava o meu dinheiro. Ao menos é um produto em que o símbolo chupa menos €'s do bolso dos consumidores.

E escrevi uma Skoda, porque o carro tem uma traseira tão feia que até me custa crer que alguém que compre aquilo veja bem.

a evolução dos preços tem destas coisas.
dantes, quando os carros da vw eram incrivelmente mais caros que a concorrência, diziam "a qualidade paga-se". agora que os vw (pelo menos o golf) já têm preços mais aproximados da concorrência, ou até preços base inferiores, já é muito boa e eficiente e é por isso que é mais barato [:D]

acompanhar os foruns automóveis ao longo dos anos dá para ir vendo estas evoluções de opinião, é interessante [:cool:]

O JCStilo é um caso curioso e que os users mais antigos, como tu, se lembrarão. Para quem não sabe, vou explicar: até há uns tempos, era um Fiatista, daqueles mesmo convictos, e teve vários carros da Fiat, que não trocava por outra marca.

Depois, foi trabalhar para a Autoeuropa e ficou a parecer um vendedor da VW e trocou os seus carros italianos por alemães. Na boca dele, so o que é Volkswagen é que é bom, chegando ao cúmulo de considerar que a Sharan é um excelente carro!

É a evolução, é a evolução...

Tu perguntaste, agora se não te agradou a resposta... [:D]

Já agora, nas outras revistas, os directores apareceram de quê? Golf GTI ou de Scirocco? [:)]

Vá, não me leves a mal, porque para mim, é-me indiferente quem vence qual comparativo. O mais importante é um gajo gostar do que compra. Aliás, um dos melhores comentários que li aqui era uma opinião nesse sentido. Claro que muito mais bem elaborada e romanceada do que a minha sintética opinião. [:D]

O JCStilo é um caso curioso e que os users mais antigos, como tu, se lembrarão. Para quem não sabe, vou explicar: até há uns tempos, era um Fiatista, daqueles mesmo convictos, e teve vários carros da Fiat, que não trocava por outra marca.

Depois, foi trabalhar para a Autoeuropa e ficou a parecer um vendedor da VW e trocou os seus carros italianos por alemães. Na boca dele, so o que é Volkswagen é que é bom, chegando ao cúmulo de considerar que a Sharan é um excelente carro!

Eu cada vez que vejo aqueles contentores metálicos azuis, na fabrica onde trabalho, a irem cheios de material para a VW e AutoEuropa feitos em linhas tão boas ou piores que os das outras marcas lembro-me do mito VW e da sua qualidade acima de qualquer outra.

lol

É que a VW pede muitos mais requisitos que os outros nas suas peças. Ou não. lol

E não teve uma fase Opel? Se calhar estou a confundir com outro utilizador.

Boa noite,

Ando no mercado à procura de carro novo e já reduzi a oferta a dois automóveis.

Renault Megane 1.5DCI 110cv - Dynamique S, com os seguintes extras:

- Faróis bi-xénon direccionais com lava-faróis de alta pressão
- Pack Sensor(Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro+Sensor controlo pressão pneus)
- Tecto de abrir panorâmico: painel dianteiro deslizante electricamente sobre o traseiro fixo
- Travão de parqueamento automático
- Cartão Renault mãos livres
- Carminat by TOMTOM
- Radiosat CD 120W "3D Sound By Arkamys", MP3, Bluetooth e Plug & Music

Preço: 25950€

VW Golf 1.6TDI 105cv - Highline, com os seguintes extras:

- Hill Hold Control
- Pacote Espelhos
- ParkPilot + RearAssist

Preço: 26455€

Ainda não está decidido, mas os extras escolhidos no Golf deverão ser excluídos para aproximar o preço ao megane.

Epá...

Retira mas é o equipamento do Mégane só para ver se a distância de preço se mantém...

Só em extras o Mégane tem mais de 3.000 €...

Ou seja, o Golf está caro !

Epá...

Retira mas é o equipamento do Mégane só para ver se a distância de preço se mantém...

Só em extras o Mégane tem bem mais de 2.000 €...

Ou seja, o Golf está caro !

Epá, não digas isso.

Pelo que lei nas revistas o preço é igual ao das outras marcas.

E a nova é que o Polo é tão bom tão bom, que só no segmento acima e no Golf que encontra igual em termos de qualidade.

Defeitos todos têm. No entanto parece que neste campo o alvo a abater é só um: golf.
Falas em problemas de motor: é verdade que o 2.0tdi (de 140cv, atenção) saiu com uma serie problemática (havendo no entanto casos sem prob., com alguns ex neste fórum). Mas acho bem lembrar que algumas unidades do 1.5dci tb foram bastante problemáticas. Os Fiat tb são, os PSA idem, até os mercedes o são, pasme-se...
Mas como digo, pro há em todos.
Quanto aos plásticos, mais uma vez, o golf teve-os, mas não foi um prob geral havendo excepções. Há golfs que estão no mesmo estado em que vieram do stand. E alguns desses tb se podem encontrar aqui no fórum. Só para lembrar, os megane tb se descascavam. Mais ainda, este verão tive a oportunidade de andar num 120d novo, de um amigo meu que é engenheiro na França. Pois posso dizer que nem o meu ibiza tem tantos barulhos parasita e no entanto é um carro de um seg inferior, feito de plásticos duros e de uma marca "nonpremium". Mais uma vez, é um problema que não se cinge a esfera da VAG. Os golfs sempre foram caros, verdade. Mas esta nova geração alinha pela bitola do seg. Continua a ser ligeiramente superior mas a diferença que em outros anos era significativa, desta vez esbate-se mais.
Concluindo, o golf é um carro absolutamente normal, bom produto mas não imune a criticas. Aliás, certamente, nem é essa a intenção da marca. No entanto há aquelas pessoas que são o 8 ou o 80. As do 80 fazem-no um produto superior aos outros; as do 8, embaladas na onda dos 80, opõem-se a ela e realçam os aspectos negativos - que são normais - e tentam passar uma má imagem do carro.

Defeitos todos têm. No entanto parece que neste campo o alvo a abater é só um: golf.
Falas em problemas de motor: é verdade que o 2.0tdi (de 140cv, atenção) saiu com uma serie problemática (havendo no entanto casos sem prob., com alguns ex neste fórum). Mas acho bem lembrar que algumas unidades do 1.5dci tb foram bastante problemáticas. Os Fiat tb são, os PSA idem, até os mercedes o são, pasme-se...
Mas como digo, pro há em todos.
Quanto aos plásticos, mais uma vez, o golf teve-os, mas não foi um prob geral havendo excepções. Há golfs que estão no mesmo estado em que vieram do stand. E alguns desses tb se podem encontrar aqui no fórum. Só para lembrar, os megane tb se descascavam. Mais ainda, este verão tive a oportunidade de andar num 120d novo, de um amigo meu que é engenheiro na França. Pois posso dizer que nem o meu ibiza tem tantos barulhos parasita e no entanto é um carro de um seg inferior, feito de plásticos duros e de uma marca "nonpremium". Mais uma vez, é um problema que não se cinge a esfera da VAG. Os golfs sempre foram caros, verdade. Mas esta nova geração alinha pela bitola do seg. Continua a ser ligeiramente superior mas a diferença que em outros anos era significativa, desta vez esbate-se mais.
Concluindo, o golf é um carro absolutamente normal, bom produto mas não imune a criticas. Aliás, certamente, nem é essa a intenção da marca. No entanto há aquelas pessoas que são o 8 ou o 80. As do 80 fazem-no um produto superior aos outros; as do 8, embaladas na onda dos 80, opõem-se a ela e realçam os aspectos negativos - que são normais - e tentam passar uma má imagem do carro.

Problemas de motor
Por exemplo, existe algum motor FIAT ou PSA que tenha tido tantos problemas de motor como o 2.0 TDI? Ou como as Maf's e turbos de alguns níveis de potencia do 1.9 TDI?

Qualidade
Um Golf faz menos ruídos e descasca menos que um Mazda 3? Ford Focus? Peugeot 307?

Preço e manutenção
O Golf é mais barato de comprar e manter que a concorrência?

As respostas são não, não e não. A suposta qualidade não existe. Ao fim dos anos de utilização estão tão ou mais gastos que os outros. Dão tão ou mais problemas.

Onde está o preço que se paga a mais?

eu tb ando com a mesma duvida que tu andas, ainda nao me decidi qual dos 2 carros comprar mas ando mais inclinado para o golf VI, pois para mim tem mt mais prazer de conduzir e o renault desiludio-me, deve ser por ter feito muitas expectativas do megane.

ja agora onde conseguiste arranjar preços tão baixos???

ja andei a rondar varios stands e nao consigo os preços tão baixos como os teus para o megane e para o golf.

na minha opiniao experimenta os 2 e depois o que gostares mais de conduzir compra. são os 2 bons carros agora depende do teu gosto e do que dás mais importancia num carro

Tenho visto aqui algumas opiniões curiosas. É verdade que o motor 2.0 TDI da VW deu inúmeros problemas, eu mesmo tenho um Leon 2.0 TDI que está na oficina porque a cabeça do motor estalou em menos de 70.000 Kms, mas também é verdade que o 1.5 DCI da Renault não está isento de problemas, tenho um vizinho que tem uma Mégane 1.5 DCI de 2007 de 105 cv que também com cerca de 70.000 Kms partiu uma biela, empenou cambota, etc., quando foi à oficina buscá-la, estavam lá 5 (sim, cinco) com o mesmo problema.
Agora uma coisa eu posso garantir, eu tive um Golf IV 1.9 TDI 115 cv, vendí com 180.000 Kms, sem um único problema digno desse nome, e que num qualquer empedrado fazía muito menos ruidos parazitas que qualquer Renault com metade dos Kms.
Mais uma vez e na minha opinião o VW Golf 1.6 TDI tem contra sí apenas o facto deste ser um motor novo e portanto sem provas dadas, mas eu optaría pelo Golf... embora me pareça que com qualquer um deles ficará bem servido.

Última edição:
Voltar
Superior