Defeitos todos têm. No entanto parece que neste campo o alvo a abater é só um: golf.
Falas em problemas de motor: é verdade que o 2.0tdi (de 140cv, atenção) saiu com uma serie problemática (havendo no entanto casos sem prob., com alguns ex neste fórum). Mas acho bem lembrar que algumas unidades do 1.5dci tb foram bastante problemáticas. Os Fiat tb são, os PSA idem, até os mercedes o são, pasme-se...
Mas como digo, pro há em todos.
Quanto aos plásticos, mais uma vez, o golf teve-os, mas não foi um prob geral havendo excepções. Há golfs que estão no mesmo estado em que vieram do stand. E alguns desses tb se podem encontrar aqui no fórum. Só para lembrar, os megane tb se descascavam. Mais ainda, este verão tive a oportunidade de andar num 120d novo, de um amigo meu que é engenheiro na França. Pois posso dizer que nem o meu ibiza tem tantos barulhos parasita e no entanto é um carro de um seg inferior, feito de plásticos duros e de uma marca "nonpremium". Mais uma vez, é um problema que não se cinge a esfera da VAG. Os golfs sempre foram caros, verdade. Mas esta nova geração alinha pela bitola do seg. Continua a ser ligeiramente superior mas a diferença que em outros anos era significativa, desta vez esbate-se mais.
Concluindo, o golf é um carro absolutamente normal, bom produto mas não imune a criticas. Aliás, certamente, nem é essa a intenção da marca. No entanto há aquelas pessoas que são o 8 ou o 80. As do 80 fazem-no um produto superior aos outros; as do 8, embaladas na onda dos 80, opõem-se a ela e realçam os aspectos negativos - que são normais - e tentam passar uma má imagem do carro.