[HELP] Bar para Kg

allstarfabio

Well-known member
Precisava de uma ajudinha, 1 BAR equivale a quantos Kgs? Já tentei googlar mas fiquei na mesma com duvidas, alguns dizem que 1 BAR é 1 KG, outros dizem que 10 BARS é 1KG :confused: e outros passam de BAR para KG/cm2 o que ainda me deixa mais na duvida.
Eu preciso de saber o tencionamento de um macaco em KG que está a medir em BAR, neste caso está a 35 BARS.

Obrigado.

BAR é uma medida de pressão, KG é uma medida de massa.

Portanto não podes comparar directamente essas unidades.

Já KG/cm² é uma medida de pressão também.

1 BAR é mais ou menos 1.02 KG/cm²

penso que bar é uma medida de pressão e não pode ser convertida em Kg.

Pode sim ser convertida em kgf/cm2

Estou a perceber, então vamos lá ver, eu tenho uma máquina que trabalha com um cabo de aço esticado por um macaco que está a 35 BAR, e preciso de saber quantos Kg dá isso, ou seja, quanto aguenta o cabo, e preciso de saber em Kg ou alguma medida normal.

Estou a perceber, então vamos lá ver, eu tenho uma máquina que trabalha com um cabo de aço esticado por um macaco que está a 35 BAR, e preciso de saber quantos Kg dá isso, ou seja, quanto aguenta o cabo, e preciso de saber em Kg ou alguma medida normal.

O macaco está a uma tensão de 35 bar. Não consegues saber qual é o peso que ele suporta só com este factor.

Ei, espera aí.

Onde estás a medir os 35 bar ?

É a pressão do fluído do macaco ? Se sim, isso não te diz nada sobre os kg que o macaco pode suportar.

Posso-te é dizer que se é um macaco manual (é hidráulico de certeza pois estás a medir pressão e com ar não chegas a 35 bar assim com facilidade), já estás a mandar um boa pressão.

O fabricante do macaco é que diz quantos kg pode o macaco que ele fez, nada tem a ver com a pressão do fluído no seu interior....atenção com isso.

É preciso também saberes quantos kg o teu cabo de aço aguenta. Mais uma vez depende do material usado (tipo de aço) e isso é o fabricante do cabo que te pode dizer.

Sem isto, meu caro, só por experimentação, i.e dá até partir.

O pessoal mistura "bar" com "kg", por simplificação. O pessoal deveria dizer kgf/cm2, como já disseram aqui.

Vou tentar explicar melhor.
A máquina é esta

E trabalha com um cabo destes

Ou seja é um cabo fechado que ao rodar corta, e para isso está esticado por um macaco hidraulico que tem um manometro que mostra BAR e PSI, ao qual está a 30 BAR. E o meu fornecedor de cabo quer saber que força está a máquina a fazer para saber que cabo me vender.

De outra maneira, como calculo o ponto de ruptura de um cabo de aço?
Isto é uma confusão, porque pensei que se pudesse converter para Kg.

Vou tentar explicar melhor.
A máquina é esta

E trabalha com um cabo destes

Ou seja é um cabo fechado que ao rodar corta, e para isso está esticado por um macaco hidraulico que tem um manometro que mostra BAR e PSI, ao qual está a 30 BAR. E o meu fornecedor de cabo quer saber que força está a máquina a fazer para saber que cabo me vender.

De outra maneira, como calculo o ponto de ruptura de um cabo de aço?
Isto é uma confusão, porque pensei que se pudesse converter para Kg.

E convertes, mas em vez de ser KG (massa) convertes para Kg/cm2, ou seja, pressão.

Em cada cm2 de cabo, aguenta X massa!

Precisava de uma ajudinha, 1 BAR equivale a quantos Kgs? Já tentei googlar mas fiquei na mesma com duvidas, alguns dizem que 1 BAR é 1 KG, outros dizem que 10 BARS é 1KG :confused: e outros passam de BAR para KG/cm2 o que ainda me deixa mais na duvida.
Eu preciso de saber o tencionamento de um macaco em KG que está a medir em BAR, neste caso está a 35 BARS.

Obrigado.

1 bar são cerca de 101kPa. Como já foi dito, o bar é uma medida de pressão.

Pressão = massa / área
(Pa) = (kg) / (m^2)

A partir daqui, creio que consigas fazer as contas que precisas.

Esses 30 bar são a pressão que o sistema hidráulico tem no fluído e não a pressão realizada sobre o cabo, portanto isso não ajuda muito. Se souberes o diâmetro interno do hidráulico...podes saber quanta força está a ser aplicada por essa bomba hidráulica.

1 bar são cerca de 101kPa. Como já foi dito, o bar é uma medida de pressão.

Pressão = massa / área
(Pa) = (kg) / (m^2)

A partir daqui, creio que consigas fazer as contas que precisas.

Pascal é N/m^2 e não kg/m^2 como indicaste.

Pressão não é massa / área é força/área.

É errado falar em kg por área. Fala-se em kgf por área. E um kgf é diferente de um kg! [;)]

1kgf = 1kg X aceleração da gravidade (ou seja, 1kgf = 1 N [na superfície terrestre!!!]).

Pascal é N/m^2 e não kg/m^2 como indicaste.

Pressão não é massa / área é força/área.

É errado falar em kg por área. Fala-se em kgf por área. E um kgf é diferente de um kg! [;)]

1kgf = 1kg X aceleração da gravidade (ou seja, 1kgf = 1 N [na superfície terrestre!!!]).
Errado!

1kgf = 9.81 N

Back