[HELP] Bar para Kg

Estás aqui a misturar conceitos hidráulicos.

Independentemente do diâmetros da tubagem que tenhas, podes ter muito ou pouco caudal a passar.

Podes ter um tubo de 2" polegadas a debitar 1 m3/h ter um tubo de 16 mm também a debitar 1 m3/h. O que se vai passar é que vais ter velocidades de escoamento diferentes e, por consequência, perdas de carga diferentes.
Isso é verdade, no inicio das ramificações o débito é muito alto e nas pontas de cada ramificação ela cai mas já vem de rastos. E cada ramificação tem 22 saidas... o que fiz hoje foi voltar a colocar os gotejadores mas sem cabeças pra nao entupirem. Isto melhorou um bocado bom... mas ainda tenho de ir tirar aquela curva daqui a uns dias.

Paralelamente todas as alterações que faças na tubagem introduzem perdas de carga, ou seja, tudo te vai "roubar" pressão à água. Quanto maiores os acidentes, maior a pressão que perdes e no teu sistemas tens muitos.

A bomba que compraste bem que poderia trazer um manómetro de pressão para ajudar a validar a instalação.Depois a informação técnica da bomba é escassa - novamente o problema da altura máxima e do caudal máximo e muito pouca informação do que é que se passa no meio.

Admitindo que a curva dessa bomba é "normal" deves conseguir ter cerca de 2m3/h@2bar.
Sim, na rega que fiz hoje, como deve ser, tirou 500L em 15 minutos.

Como é que o arranque e paragem da bomba são controlados? Isso tem algum tipo de pressostato?
É manual. Pressustato nao. Nao tem nada... vou tentar colocar um manometro ou pressostato que fique barato.

Um pressostato só te pode indicar pressão por 'tentativa e erro' e se estiver bem regulado. Um pressostato é um dispositivo que 'dá ordem' de arranque/paragem por diferencial de pressão.

Se quiseres saber a pressão é um manómetro.

Se quiseres instalar um dispositivo de segurança que te pare o sistema a determinada pressão (exemplo: ligeiramente abaixo da resistência mecânica da tubagem), instalas um pressostato. [;)]

Bom, eu começava por tirar estes 10 metros mais a curva, não faz sentido e estás a perder energia que pode ser crucial para isso bombar. A bomba é feita para trabalhar sob pressão, claro que se lhe puseres uma redução como estás a fazer, ela não vai gostar, mas isso vai acontecer quer seja a 1 metro ou a 10.
Depois, o problema pode ser que estejas a perder a pressão toda nas primeiras ligações e não chega suficiente às últimas. Houve alguém que atrás te recomendou utilizares redutores de pressão de 1.5 bar antes de cada ramificação. Eu tentava isto, assim garantias que a pressão para cada um era igual.
Não tinha percebido essa de reduzir a pressao nas ramificações, pensei que isso ficava à saida da bomba... é isso mesmo agora que eu pretendo.

Estás a fazer a tua montagem um bocado a olho e devia ter sido feita recorrendo a alguns cálculos, mas acredito que vais por isso a bombar.
Isto só custa começar...hoje já bombou a 99% mas ainda preciso de botar um bocado de mais power no final das ramificações pra eu ficar descansado e finalmente deixar a bomba por conta do programador digital, que deve regar 3 minutos 4 vezes/dia... mais coisa menos coisa... se com 15minutos molhei o chao todo...hummm lembrei me agora de deixar aqui um video feito há algum tempo... depois faço outro com a nova bomba...
https://www.youtube.com/watch?v=OwKPQ6YSflo
Obrigado a todos

Será isto para colocar no inicio de cada ramificacao ou existe mais simples?

REDUTOR DE PRESSÃO 1/2 - JB Térmica

Parece-me que essa válvula não te é útil já que descarrega o excesso para o exterior...ou talvez não, confesso que não percebo o método de funcionamento. Talvez até dê.

Estive a ver o catálogo da Caleffi (em http://www.caleffi.com//sites/default/files/file/2011_pt_all_low.pdf), e na secção 8 tens lá várias válvulas que te podem interessar...agora depende de quanto estejas a pensar gastar.

Tens algumas válvulas de balanceamento na página 170 e 171...na válvula da página 170 consegues até controlar o caudal que atravessa a válvula...mas não sei se uma coisa destas não será carota.

a questão é saber se precisas mesmo de um redutor de pressão, porque podes só ter 1,5 bar à saída da bomba.

Tenta arranjar forma de medir a pressão à saída da bomba e no ponto mais extremo do sistema de rega. Até te pode acontecer teres a bomba a trabalhar fora de curva.

Parece-me que essa válvula não te é útil já que descarrega o excesso para o exterior...ou talvez não, confesso que não percebo o método de funcionamento. Talvez até dê.

Estive a ver o catálogo da Caleffi (em http://www.caleffi.com//sites/default/files/file/2011_pt_all_low.pdf), e na secção 8 tens lá várias válvulas que te podem interessar...agora depende de quanto estejas a pensar gastar.

Tens algumas válvulas de balanceamento na página 170 e 171...na válvula da página 170 consegues até controlar o caudal que atravessa a válvula...mas não sei se uma coisa destas não será carota.

Aquilo é uma válvula redutora de pressão.

Pode é não compensar instalar, porque a bomba pode estar só a fazer 1,5 bar ou nem isso.

Back