heranca-partilhas

heranca-partilhas

o que causa os problemas e os processos é o facto da lei ser imbecil.

bastava alterá-la para:

1) havendo testamento, o falecido pode deixar o que quiser a quem quiser. Ninguém tem direito a nada só por ser familiar;

2) não havendo testamento, só é distribuído à família aquilo que o falecido possuir na exacta altura da morte, quaisquer doações anteriores não poderão ser consideradas.

eu faz-me uma espécie enorme ver o Estado e os familiares a quererem sempre comer uma talhada só porque sim.

Era o que vinha cá escrever. Os idiotas que fizeram a lei das heranças são os mais imbecis que existem. Então, em vida pode-se fazer o que se quer, mas não se pode privar um herdeiro de herança através de testamento. E o testamento é feito quando? Em morte?

e o imposto sucessório é outra anormalidade.

os bens de qualquer pessoa
(sejam eles dinheiro ou imobiliário) já pagaram tantos impostos que não faz qualquer sentido que sejam tributados de novo só porque uma pessoa morre.

E aqui nesta situação foi mesmo como vocês disseram: ficamos a ver navios, mas os dois que receberam os 50 mil euros cada um não se livrarão de problemas no tribuna!l

mas vais fazer o quê exactamente para tribunal??? depois do que te foi dito, (e vieste agora confirmar), a meu ver nada, qualquer advogado te vai dizer logo que não tem pernas para andar, o que estás a pensar...

mas vais fazer o quê exactamente para tribunal??? depois do que te foi dito, (e vieste agora confirmar), a meu ver nada, qualquer advogado te vai dizer logo que não tem pernas para andar, o que estás a pensar...

Tem pernas para andar porque se resguardar documentos/provas, no dia das partilhas faz-se o encontro de contas a bem ou no tribunal....e sim é normal estas situações acabaram assim com danos patrimoniais para "ambos os lados" (processo judicial, advogados, etc) pela estupidez e borrada de papás que não sabem dividir em vida

Tem pernas para andar porque se resguardar documentos/provas, no dia das partilhas faz-se o encontro de contas a bem ou no tribunal....e sim é normal estas situações acabaram assim com danos patrimoniais para "ambos os lados" (processo judicial, advogados, etc) pela estupidez e borrada de papás que não sabem dividir em vida

o homem ainda é vivo não morreu, até lá, está no seu direito de fazer o que bem lhe apetecer com os seus bens mete isso na cabeça...

controla a tua revolta que isto são situações muito comuns...

o homem ainda é vivo não morreu, até lá, está no seu direito de fazer o que bem lhe apetecer com os seus bens mete isso na cabeça...

Quando esse "fazer o que lhe apetece com os bens" envolve directamente herdeiros legítimos, a coisa levanta muitas dúvidas.

Se for para estoirar em vinho verde e coiso...aí sim, siga. [:D]

Controla a tua ignorância, isto são situações que passam a vida a entrar em tribunal, para o mesmo rectificar o "até lá, está no seu direito de fazer o que bem lhe apetecer"

A minha revolta é que aqui por casa pede-se "água benta" para retificar c*gadas feitas em vida[:p] Dado que pessoalmente as coisas estão 50/50 all the way or no way[;)]

exatamente, é como o tonyV diz!! deixa a chuvas cair, depois estamos ca!
bigturbo, não sei porque falas assim, não deves é estar a perceber bem as coisas e os termos e sobretudo a moralidade das coisas, porque se fosses tu a trabalhar uma vida e teres que dar 100 mil batatas ao teu pai para sair da sociedade (porque so estava a fazer borrada) e ele agora da estes 100 mil aos outros filhos... Eu tambem não me importo muito, ele deu os 100 mil e agora ficou com nada, quero ver como vai pagar o IRS [:D]

exatamente, é como o tonyV diz!! deixa a chuvas cair, depois estamos ca!
bigturbo, não sei porque falas assim, não deves é estar a perceber bem as coisas e os termos e sobretudo a moralidade das coisas, porque se fosses tu a trabalhar uma vida e teres que dar 100 mil batatas ao teu pai para sair da sociedade (porque so estava a fazer borrada) e ele agora da estes 100 mil aos outros filhos... Eu tambem não me importo muito, ele deu os 100 mil e agora ficou com nada, quero ver como vai pagar o IRS [:D]

infelizmente não sofro desse mal porque coisa que aprendi cedo foi a não misturar negócios e família, que é o teu caso para não dar trapalhadas, assim anda tudo bem e ninguém se chateia...

desejo-te boa sorte quando o homem fechar os olhos...[;)]

Quando se pensa que a sua pessoas fazem as coisas de bem é uma coisa, outra coisa é quando as pessoas estão a pensar em fazer o mal, quando um pai faz isto a um filho/filha... mas sim é deixar a água correr porque posteriormente cá estaremos

infelizmente não sofro desse mal porque coisa que aprendi cedo foi a não misturar negócios e família, que é o teu caso para não dar trapalhadas, assim anda tudo bem e ninguém se chateia...

desejo-te boa sorte quando o homem fechar os olhos...[;)]

Mais uma vezes fazes juízos de situações de frequência elevada e desejada.

Só alguém "com desconhecimento" é que dá sentido prejurativo a Empresas Familiares....quando uma grande fatia (senão a maior) das grandes empresas a nível mundial (inclusivé em Portugal) são desse género.

P.S. Mas não te preocupes que há ramo da advocacia que se dedica, em exclusivo a elas, na esmagadora maioria contratada por "papás" com muitos dedos de testa[:p]

Mais uma vezes fazes juízos de situações de frequência elevada e desejada.

Só alguém "com desconhecimento" é que dá sentido prejurativo a Empresas Familiares....quando uma grande fatia (senão a maior) das grandes empresas a nível mundial (inclusivé em Portugal) são desse género.

P.S. Mas não te preocupes que há ramo da advocacia que se dedica, em exclusivo a elas, na esmagadora maioria contratada por "papás" com muitos dedos de testa[:p]
Grandes empresas familiares têm regras bem definidas nesse assunto específico. O que não será o caso da esmagadora maioria das pme portuguesas.

Não percebendo muito destes assuntos ao ler este tópico, acabo por perceber que as coisas não são como eu pensava. Não somos bem livres de fazer aquilo que queremos com o nosso dinheiro sem haver consequências.

Ou seja doar dinheiro em vida a herdeiros pode interferir nas partilhas depois da morte.

Agora para que possa entender melhor, se em vez de doar directamente aos filhos (herdeiros) doa-se aos conjugues dos filhos (estes não são herdeiros directos) numa conta somente em que esses fossem titulares, como ficaria a situação :confused:.

Não percebendo muito destes assuntos ao ler este tópico, acabo por perceber que as coisas não são como eu pensava. Não somos bem livres de fazer aquilo que queremos com o nosso dinheiro sem haver consequências.

Ou seja doar dinheiro em vida a herdeiros pode interferir nas partilhas depois da morte.

Agora para que possa entender melhor, se em vez de doar directamente aos filhos (herdeiros) doa-se aos conjugues dos filhos (estes não são herdeiros directos) numa conta somente em que esses fossem titulares, como ficaria a situação :confused:.
Pois aparentemente em Portugal nao se pode fazer o que se quer com o dinheiro,pensei que fosse so em testamento que ja e mau que chegue e agora nem antes da morte,senão la vão os sanguessugas para tribunal a exigir dinheiro.

Preferia morrer a ter uma atitude dessas,o que.eu tenho ou vou ter ganho-o eu.

Não fica nem deixa de ficar.
Na primeira situação ficam com ele e na segunda também. O que pode existir é um acerto aritmético para efeitos de herança - se é que realmente o herdeiro quer participar nela.

Grandes empresas familiares têm regras bem definidas nesse assunto específico. O que não será o caso da esmagadora maioria das pme portuguesas.

Olha que não, tens muitas PMEs em Portugal com volume de negócio/facturação que nem te passa pela cabeça. Tanto é, que os Espanhóis têm cá o pé com os seus escritórios de advocacia virados para Empresas Familiares.

E nem preciso de ir mais longe, sigo aqui pela capital de distrito cá do sítio e consigo apontar mais de uma dúzia de "meras lojas" com volumes na rua acima de 400mil €[;)]

Qualquer pessoa com dois dedos de testas, gosta de ter a sua vidinha certinha, o futuro acautelado e planeado e a sua empresa bem gerida hoje e amanhã. Conflitos previnem-se, não se resolvem em tribunal

Voltar
Superior