Highlander e a Galdéria: divórcio a 30 dias

citação:Originalmente colocada por MGomes

citação:Originalmente colocada por luislanca

A posição Econ permite desligar o compressor do AC quando o mesmo não é necessário e permite assim poupar combustível. Na posição AC o compressor está sempre ligado. Nem é preciso dizer que o meu anda sempre em Econ, à excepção daqueles dias que estão 45º à sombra.

Exacto, é como em muitos carros, no meu inclusivé.

Resumindo, tens dois modos:
ventilação normal = Econ
Ar condicionado = AC

pois, MGomes, só que o selector no Paj tem TRÊS posições: "Off"; "Econo" e "A/C". no "Off", tá bom de ver o que é; no "Econo" é que tenho dúvidas...

Acho que não me expliquei muito bem. A ver se é desta que vai.

No modo ECON tens funcionamento do AC com respectiva produção de frio. A diferença é que o compressor do AC não trabalha contínuamente, e consequentemente resulta numa menor produção de frio e também numa economia de combustível.

Na posição AC tens o sistema a trabalhar em Full Power, com maior capacidade de refrigeração mas também com maior consumo.

Edit:
Na posição OFF é que é só a ventilação a funcionar.

Se reparares, quando passas de OFFpara ECON consegues ouvir o motor a acelerar, o que indica que o AC foi ligado.

citação:Originalmente colocada por luislanca

Acho que não me expliquei muito bem. A ver se é desta que vai.

No modo ECON tens funcionamento do AC com respectiva produção de frio. A diferença é que o compressor do AC não trabalha contínuamente, e consequentemente resulta numa menor produção de frio e também numa economia de combustível.

Na posição AC tens o sistema a trabalhar em Full Power, com maior capacidade de refrigeração mas também com maior consumo.

Edit:
Na posição OFF é que é só a ventilação a funcionar.

Se reparares, quando passas de OFFpara ECON consegues ouvir o motor a acelerar, o que indica que o AC foi ligado.

grande luislança![:X][:X]

obrigado, agora esclareci-me ;). realmente, ao ligar o "Econo", ouve-se o compressor a arrancar, tal como no "A/C".

obrigado ;)

citação:Originalmente colocada por sitefixe

então e o charuto, já o devolveste?

já; devolvi-o ontem para ir ao sr. doutor ver a compressão (essencial) e as outras cenas que aqui fui referindo. os gajos do stand vão quantificar as reparações, somar ao valor de retoma do Paj, deduzir o valor que paguei pelo T-II e determinar quanto é que tenho a pagar... daqui, de duas, uma: reparam aquela ***** toda, veem a compressão e garantem-me o jipe por um ano e dou até 1500 broas para ficar com ele ( 6250€ + 1500€ = 7750€ ) ou não, não fico e mantenho-me à espera de outro.

mais simples até metia nojo [8)]

citação:Originalmente colocada por highlander

citação:Originalmente colocada por B_Palma

citação:Originalmente colocada por highlander

citação:Originalmente colocada por B_Palma

Engraçado, o meu pajero é o de 90, o quadrado. Não sei se é de ter uma caixa diferente mas o meu deixa de ser pastelão logo às 1200 rpm, e é a partir dessa rotação que se ouve o turbo... mas pouco ;)

isso de ouvir o turbo é curioso: a partir das 900rpm no meu começas a ouvir o fuuuiiiiííí... tão cedo?? 900rpm é logo ali a seguir ao ralenti; é suposto ser assim? ou será o turbo marado??

mas há mais: o indicador de gasóleo está morto... marca sempre zero. fui meter 30€ e pensei "m€rda, deve levar 150litros... a agulha nem se mexe..."

O meu é exactamente igual, logo a partir das 900 / 1000 rpm começa-se a ouvir o silvo do turbo mas a partir das 1500, já desapareceu.

Abraço

B_Palma, tens aí algumas dicas que possas dar? do género: quais as substituições mais frequentes que fizeste; qual as manias; quais os cuidados especiais a ter...
quantos km tem o teu? por sinal, aprecio mais o Pajero original do que o Galloper "plastificado"... e olha que gosto q. b. do Hyundai...
(lembro-me de andar Á pendura -acho que já contei isto [8)] - num Pajero VIP em 1991 ou 92, que me encantava pelo acabamento interior... tudo a pele e com A/C)...

Boas...
Quanto a manutenções, é só mesmo o normal. Tenho neste momento 125 000 Km no contador mas o motor é outro, porque quando o comprei trazia o bloco estalado e teve que ser substituido. Neste modelo as preocupações são a nivel de cubos automáticos. Estes não gostam nada de arranques à bruta, principalmente naquela situação das escadinhas em areia. A caixa quando sujeita a grandes esforços também dá de si.
Mas de resto estou cada vez mais contente com ele. Neste passeio sempre com o AC ligado não aqueceu exeptuando quando o terranoII parou a primeira vez (o ponteiro chegou a meio), pois voltei para trás já a meio da descida e como ele ficou a moer um bocado, começou a subir a temperatura. De resto não houve problemas. Mas o que me agrada nele é mesmo a disponibilidade do motor. Circulei quase sempre em altas, recorrendo as redutoras só em alguns casos extremos.
O pessoal fala que a cabeça do motor costuma estalar. O problema é que este modelo tem uma caixa muito curta, o que faz dizer que a velocidade máxima que se deve circular com este jipe é cerca dos 120 km/h, acima disso é a estragar.

Manutenção, é o normal. Leva oleo sintetico que mudo de 10 em 10000 km, filtro de ar tenho dois. Um mais fechado para circular nos passeios e outro normal para o dia a dia.
Mas porreiro é o belo do banco do condutor com amortecimento

Abraço

Só uma questão: no 2800 a distribuição muda aos quantos km?

já agora: a revisão dos 100000km leva o quê?

obrigado. Eu sou novato nisto e não percebo uma coisa:

os jipes não têm plano de manutenção? de tantos em tantos km mudar valvolinas daqui e dali? Ou muda-se quando o proprietário quer? As marcas não propõem os intervalos?

Digo isto porque se alguém leva o jipe à marca eles deviam fazer a revisão de acordo com o preconizado pela marca.

Voltar
Superior