Hoje, o meu carro de aluguer é...

Sim, este também está numa ilha. Pensava mesmo que já tinham desaparecido…

A foto do Peugeot 208 era bem mais apelativa

Este verão fiz férias em cinco das nossas ilhas: Madeira e mais 4 nos Açores, sendo que foram 4 empresas de RaC diferentes, pois repeti uma delas.

Os carros foram os do costume: C3 1.2, Punto 1.2, Panda 1.2, 108 1.0. e só um deles é que fugiu um pouco ao normal, mas foi um suposto "upgrade" que me fizeram e que resultou num Corsa E 1.4 com caixa robotizada, coisa que nem sabia existir, pois já estou desatualizado. Sei que é robotizada porque, pronto, percebe-se logo.

Este verão fiz férias em cinco das nossas ilhas: Madeira e mais 4 nos Açores, sendo que foram 4 empresas de RaC diferentes, pois repeti uma delas.

Os carros foram os do costume: C3 1.2, Punto 1.2, Panda 1.2, 108 1.0. e só um deles é que fugiu um pouco ao normal, mas foi um suposto "upgrade" que me fizeram e que resultou num Corsa E 1.4 com caixa robotizada, coisa que nem sabia existir, pois já estou desatualizado. Sei que é robotizada porque, pronto, percebe-se logo.

Já não saía para as ilhas desde 2019, mas anteriormente tinha apanhado Corsa E 1.3 cdti (Madeira), e Mitsubishi Colt 1.1 (?), Skoda Fábia 1.2 e Peugeot 207 hdi, estes últimos todos em S. Miguel.

É sempre engraçado alugar um carro e andar algum tempo com ele. Que tal o C3 ? Há uns tempos conduzi um e achei simpático.

Eu em férias, normalmente tenho sempre que alugar pelo menos segmento C.

Há 2 anos aluguei um Arona e não nos cabiam as bagagens todas. :sh)

É sempre engraçado alugar um carro e andar algum tempo com ele. Que tal o C3 ? Há uns tempos conduzi um e achei simpático.

Olha, algo que me surpreendeu foram as4 malas, dimensão máxima de bagagem de mão, mais 2 mochilas pequenas, caber tudo na mala do Punto

Eu como passei parte da minha vida a conduzir tudo o que havia, confesso que alugar carro, hoje em dia, não é algo que entusiasme por aí além. Acho um piada relativa.

Quanto ao C3, eu já conhecia o motor e o primeiro 208, que partilha quase tudo. Sem me querer alongar muito, posso dizer que a ilha da Madeira é tramada e obrigou a passar muito tempo entre as três primeiras relações de caixa e a primeira não foi só para arrancar.

Pensava que estes corta-relvas já tinham sido erradicados das rent a car, mas pelos vistos não.

Fita Punto 1.2…

A minha sogra está a adorar, a relembrar os saudosos anos em que andava à pendura numa Zundapp de 4.

Porquê corta-relvas? Pensava que esse adjectivo era para os motores de 3 cilindros.:confused:

Porquê corta-relvas? Pensava que esse adjectivo era para os motores de 3 cilindros.:confused:

Pelas prestações.

É daqueles modelos que se me pudesse “desviar”, fazia-o. Mas o não gostar destes carros advém de anos a apanhá-los nas RAC e fazer viagens de largas de centenas de km em serviço.

Mas nem tudo é negativo, isto não anda, mas também não bebe.

Pelas prestações.

É daqueles modelos que se me pudesse “desviar”, fazia-o. Mas o não gostar destes carros advém de anos a apanhá-los nas RAC e fazer viagens de largas de centenas de km em serviço.

Mas nem tudo é negativo, isto não anda, mas também não bebe.

Não só pelo peso, mas também pelo escalonamento da caixa, o desempenho desse motor é consideravelmente diferente entre o Punto e os 500/Panda.

Por acaso já andei com um Punto 1.2 de substituição.

Estiquei-o muito muito bem, dentro das limitações do motor (que são várias).

Lembro-me que era um motor que transpirava fiabilidade. O próprio barulho era digno de um relógio suíço , com um refinamento que nada tem a ver com os 3 cilindros atuais.

Foi a maior qualidade que retive daquele motor.

Não só pelo peso, mas também pelo escalonamento da caixa, o desempenho desse motor é consideravelmente diferente entre o Punto e os 500/Panda.

Sim, já me passaram todos pelas mãos, embora o Panda na versão antiga.

Com o Panda, cheguei a fazer num dia, Lx-Aveiro-Viseu, e no dia seguinte Viseu-Lx. Também andei com um já bastante assassinado em Maiorca.

No 500, o que andei tinha a DuaLogic, que mata qualquer experiência.

Por acaso, no ano passado, andei num Corsa E 1.4 Easytronic na Ilha do Faial.

Antes de ver o livrete, pareceu-me logo que tinha um andamento ligeiramente superior ao esperado de 1.2 NA e os Turbo costumam ter essa indicação na traseira. A caixa também me pareceu mais lenta nas trocas que as outras Auto. No fim até acabei por gostar.

Depois vi o livrete e fui ler que existiu esta versão 1.4 Easytronic.

Por acaso, no ano passado, andei num Corsa E 1.4 Easytronic na Ilha do Faial.

Antes de ver o livrete, pareceu-me logo que tinha um andamento ligeiramente superior ao esperado de 1.2 NA e os Turbo costumam ter essa indicação na traseira. A caixa também me pareceu mais lenta nas trocas que as outras Auto. No fim até acabei por gostar.

Depois vi o livrete e fui ler que existiu esta versão 1.4 Easytronic.

Eu andei em São Miguel, por isso não deve ter sido o mesmo carro. [:D]

Não fazia ideia que existia esta versão. Percebi, isso sim, que a caixa era robotizada e que poderia não poderia ser o 1.2. Depois também fui ver e, pelo que percebi, houve um motor 1.4 atmosférico com 90 cv e caixa robotizada.

Este fim de semana vou andar com este.

Para já, destaco o stress que é apertar o cinto com uma cadeira isofix e parece que tem pouco espaço para pernas atrás.

De resto, já agradeci o longo alcance dos faróis que me permitiu conseguir avistar um veado no meio da AE ás 23:00 e a quase 150km/h, com alguma antecipação.

Também foi bom o veado ter voltado para trás e eu desviei-me para a esquerda, senão não sei como ia ser.... Um cagaço brutal.
42fd2dbb9204b2f3e8bb6f44b66232ab.jpg

Depois de 3 dias, sinceramente, não achei nada de especial...

A ergonomia é miserável. O travão de mão está metido num buraco. Os botões dos vidros estão na base no puxador e muito para trás. Todas as pessoas que se sentaram no banco traseiro do lado do condutor tiveram alguma dificuldade em colocar o cinto, e nem vou falar da trabalheira que dava meter o cinto com uma cadeira ISOFIX lá colocada.

Também não gostei da caixa.

O software do infotainment cumpre.

Este tinha um bom conjunto de extras, como os faróis em LED (benditos!), GPS, Lane Keeping Assistance e câmara de estacionamento traseira.

Cumpre, quando o objectivo é apenas levar pessoas (4)de um lado para outro, mas sinceramente, não tem nada que me levasse a comprar. Para francês, não achei muito confortável, com a suspensão um nadinha mais dura do que eu preferiria. Já que não é um desportivo, podia ter um pouco mais de conforto.

Estive duas semanas na Florida e o meu carro de aluguer foi um Toyota RAV4, 2.5 a gasolina (motor "normal", não o híbrido).

Engraçado como este carro parece grande em Portugal, mas nos EUA passa perfeitamente despercebido. Vejam o mesmo RAV4 ao lado de um Chevrolet Suburban. E mesmo sem ir para os pesados ou para os Hummer, há ainda maiores que o Suburban a circular, especialmente no mundo das pick-ups.

----

Fiz praticamente 1000 milhas com o carro (cerca de 1600km). Muito confortável (andei eu e a família) e o motor tem bom pulmão e é um desperdício quando se anda em autoestradas cujo limite máximo é 70mph (~110km/h) num estado praticamente todo plano. EDIT: média global de 7,8l/100km, o que é impressionante, mas também bastante ajudado por se andar em autoestrada a velocidades de americano.

Hoje, o meu carro de aluguer é...

0c8d9a6252e5a9515c91d4908b80d7fb.jpg

dcdcbc4559f464938855dd7c35a6bda1.jpg

Compass Limited auto

Charuto… depois faço um review mais apurado

Qualidade muito fraca em geral, direção vaga e bancos muito fracos (impossível encontrar a posição ideal).
Safa-se o espaço e o equipamento

Design engraçado

Última edição:
Estive duas semanas na Florida e o meu carro de aluguer foi um Toyota RAV4, 2.5 a gasolina (motor "normal", não o híbrido).

Engraçado como este carro parece grande em Portugal, mas nos EUA passa perfeitamente despercebido. Vejam o mesmo RAV4 ao lado de um Chevrolet Suburban. E mesmo sem ir para os pesados ou para os Hummer, há ainda maiores que o Suburban a circular, especialmente no mundo das pick-ups.

----

Fiz praticamente 1000 milhas com o carro (cerca de 1600km). Muito confortável (andei eu e a família) e o motor tem bom pulmão e é um desperdício quando se anda em autoestradas cujo limite máximo é 70mph (~110km/h) num estado praticamente todo plano. EDIT: média global de 7,8l/100km, o que é impressionante, mas também bastante ajudado por se andar em autoestrada a velocidades de americano.

Já estive 2 vezes na Florida, uma a 5 e outra a 2

Na vez com a família toda aluguei um Santa Fe 2,4 a gasolina e da vez em que era só eu e a minha mulher foi um Kia Soul 2,0i.

É como dizes, lá um RAV4 ou um Santa Fe, que ainda é maior, säo carros médios. Fazem-se facilmente consumos moderados e podes andar um bocado acima dos limites sem problemas.

Estes motores a gasolina recentes são económicos, os atmosféricos não têm aquele power adicional dos turbos a médios regimes, mas andam bem.

Gosto imenso da possibilidade de escolhermos quando alugamos no aeroporto.

Última edição:
Voltar
Superior