1 semana de mix entre trabalho e lazer com um 208 1.5 BlueHDi Active Pack de 2023, que levantei com uns 14000kms.
A semana antevia-se bastante intensa, esperava fazer aproximadamente 2000kms, algo que informei na RaC onde o carro foi alugado, e que iria percorrer a parte sul da Peninsula.
Por motivos profissionais, o primeiro destino foi Alicante. Parti de Évora pelas 9:30 da manhã, parei em Badajoz para atestar e logo ali antes de Mérida tive de parar 45 min numa área de serviço para ir a uma reunião no Teams (rebentou-me com a viagem toda). Decidi fazer o tipico percurso de sair em Torrefresneda e seguir pela N-430 até Cidade Real.
O 208 em auto-estrada não é nada de especial, fiquei com o feeling que já ando muito mal habituado, as limitações destes carros no que diz respeito a ventos, a forma de pisar a estrada, etc começam a aparecer logo assim que a agulha do velocimetro ultrapassa os 120km/h. E depois é sempre a piorar. É um carro inseguro? Claro que nao, mas nem pouco mais ou menos é o mesmo viajar neste tipo de carros ou em carros Premium do segmento C. O que é bom é o motor, que tem uma caixa de 6 super-longa que permite viajar a 150km/h com o motor a fazer menos de 2500rpm, que foi o ritmo praticado até à fronteira.
Na nacional o 208 brilha bem, achei o motor muito bem compostinho, com um bom folego entre os 80 e os 140, perfeito para as tipicas ultrapassagens em nacional. Na zona de Puebla de Don Rodrigo aproveitei para apertar um pouco mais com ele num ambiente de serra, não dá gozo nenhum e ainda por cima tinha uns pneus Michelin Eco que, com a pressão alta que lhe meti (não confio nas RaC, ajusto sempre a pressão) + calor = grip zero.
Almoço em cidade Real e consumo de 5.4.
Entro na A43 e sigo para a AP-36 direcção Albacete, sempre 140/150 com alguns picos. Sigo pela A31 até Alicante, chego mesmo à hora de ponta, mas sem stress. AC sempre ligado. Chego na reserva:
Restantes dias por Alicante, uso citadino essencialmente.
Depois toca a bazar uns dias de férias na zona do Cabo de Gata/Almeria/Carboneras, desci de Alicante em direcção a Elche, Murcia, Lorca e por fim Carboneras:
Esta viagem foi um autêntico kamikaze, nunca tinha feito a A7, mas é conhecida - em Espanha - pelo corredor do Mediterrâneo, então é a AE de ligação entre o Norte de África e a Europa Central - meaning - moooontes de emigrantes Marroquinos e Algerianos que estão em França/Alemanha/Holanda/Bélgica a irem passar o verão a Marrocos/Algéria. E também alguns carros Marroquinos e Algerianos a circular. Claro que se vê de tudo, desde carros xuning tipo C63 AMG S Coupe com grandes jantes e vidros escurecidos, M4 com o mesmo estilo, até familias com Xsaras Picassos todas rebentadas com mil coisas no tejadilho tapadas por mantas e coisas do estilo (ao estilo África), e claro que misturar isto com o estilo Espanhol de ir a 110 na faixa da esquerda, é um mix do caraças, mas pronto, lá se fez.
Restantes dias pela zona, nada a acrescentar.
Hora de bazar, Almeria - Évora, vim por dentro em direcção a Guadix pela A-92, queria evitar a A7, parte chata de serra Nevada, mas faz-se bem, logo paragem em Granada para almoçar (no Mac), paragem pra meter gasóleo em Osuna, até aqui muito heterogeneo, é uma AE muito encarpada, onde um carro como o 208 não se sente como peixe na água, sobe e desce, curva e contra-curva, curvas marcadas a 80, diria que vim muito tempo a cumprir os limites de velocidade.
O cockpit este da Peugeot é uma aberração, eu, com 1.73m, é isto que eu vejo ao nível dos meus olhos:
Nunca vou perceber o objetivo, mas ok.
De resto, o carro tem bastante equipamento para uma versão meio base, onde se incluem bastantes elementos de assistência à condução e de segurança, o cruise control, o Apple CarPlay, 4 vidros electricos, espelhos que recolhem. O único que aponto é o AC não ser automático.
O ecrã central é horrivel, pouco intuitivo e confuso, para além de não ser preciso ao toque, vale pela integração com os Smartphones. Ah e uma função que me pareceu RIDICULA é ele não atualizar a lista de emissoras disponíveis automaticamente, tem um botão refresh para atualizar a lista e quando atualiza, silencia o rádio. Neste tipo de viagens é só ridiculo, devo ter clicado umas 200 vezes naquele botão. O RDS também não funciona, tudo em torno do rádio é horrivel. Franceses.
Depois outra coisa que não entendo que vinha a pensar na viagem para trás é o design, isto é suposto ser giro?
Os carros novos são um desastre com esta centralização dos ecrãs, pouco ergonómicos, intuitivos, e como se não bastasse, o design é horrível, nem há linhas quadradas, nem redondas, depois o ecrã está orientado ao condutor, mas o resto já não, depois há pretos pianos, misturado com cromados. Uma salganhada, a meu ver. Entro num Peugeot 207 de 2010 e sinto-me melhor.
A unica vantagem dos ecrãs é que ganha-se espaço no interior para espaços de arrumação.
Bom, apreciações à parte, Sevilha tranquilo, A-66 em direcção a Mérida com muito transito mas ja deu para voltar aos 150/160, fronteira com alto granel por causa das JMJ, A6 até casa e xixi cama. Adeus 208, zero saudades e jamais gastava vinte e tal mil € num carro destes. Desculpem, eu percebo as pessoas quererem carros novos, menos chatices, mais tecnologia, mas este carro custar 24360€ nesta versão base é um assalto à mão armada. Deixo só a nota novamente que o motor é bastante decente.
Viagem de regresso:
Mesmo a chegar, decidiu queixar-se
Total 7 dias: