Nos últimos 4 dias tivemos como companheiro de férias um Dacia Sandero Stepway 1.0 TCE, com cerca de 10 mil km, tendo feito uns 400 km pelo sul de França.
Tendo já conduzido, e andado como passageiro, este é uma melhoria face ao anterior no capítulo do conforto, mas uns furos abaixo do irmão mais caro (Clio V). Pessoalmente, só mesmo num contexto budget optaria por um.
Tem algumas coisas que o meu Clio V não tem, como encosto de braço, câmara traseira, sensores de estacionamento frontais e aviso de ângulo morto. Tem também algumas particularidades "tontas" como o posicionamento do botão start/stop ou não repor o ecrã do android auto depois de accionados os sensores de estacionamento frontais. A posição da ficha USB também não lembra ao careca.
O som e vibração do tricilindrico, bem como o tacto da caixa, ficam anos luz atrás da versão a diesel do Clio V.
Agora a rent a car...
Com mais de 100 carros alugados até hoje, foi o 2o na Enterprise, e o 1o através dos motores de busca (Economy Bookings), tendo sido o outro por agência de viagens. Em todos os 3 alugueres low cost (Enterprise e OK Mobility), todos através de terceiros, andei a pagar taxas duplicadas. Este foi mais um... Para agravar neste caso, ainda me foi atribuído este Dacia, quando o segmento alugado era "Peugeot 308 ou similar". Porque segundo a rapaziada do balcão de check in, "para nós são do mesmo segmento". Na entrega da viatura lá se descaiu o colaborador, que não eram obviamente do mesmo segmento, tendo cobrado apenas um Boost seats como compensação... Por isso e porque lhe dei 2 chapéus de sol.
Disseram-me ainda que deveria pedir a devolução das taxas de "protecção total" cobradas pelo "Economy Bookings". Vou pedir nos próximos dias e fazer reclamação à Enterprise pela viatura não ser do segmento pago, e pedir devolução do remanescente.
Por último, aqui fica a foto da viatura.
Ps: ainda bem que contratei com cobertura total, porque alguém me fez um risco na tampa da mala, nestes dias.