Hoje, o meu carro de aluguer é...

Isso não é assim tão linear... Este ano em Itália andei num T-Roc com 115.000 km e todo riscado. Mas mecanicamente parecia estar tudo em ordem, o mesmo ao nível dos interiores.

Isso não é assim tão linear... Este ano em Itália andei num T-Roc com 115.000 km e todo riscado. Mas mecanicamente parecia estar tudo em ordem, o mesmo ao nível dos interiores.

Itália é um país onde tudo é feito à balda. É natural que os carros de RaC tenham muitos km.

Se alugares um carro num país nórdico, verás bem a diferença.

Itália é um país onde tudo é feito à balda. É natural que os carros de RaC tenham muitos km.

Se alugares um carro num país nórdico, verás bem a diferença.

Eu por acaso ia receber um Corsa do modelo actual, mas eu tinha pedido e pago carro com GPS integrado e teve que ser o T-Roc. Ainda bem, que assim ainda poupei uns cobres, pois era o rústico mas muito económico 2.0 TDI. [:D]

Para que serve o GPS do carro hoje em dia? [:D] Então em Itália que está toda armadilhada com câmaras e radares, waze é a única forma segura de circular. Ecrã com Android Auto e Carplay e está resolvido o problema em qualquer carro.

Estive em Julho em Menorca e aluguei carro numa locadora qualquer local. O site prometia Skoda Fabia ou similar...

Ao receber o carro, recebo um Clio com 70.000 km bastante bem usado, com manchas nos bancos (apesar de limpos) e com as calhas dos bancos cheias de ferrugem.

Fiquei com a ideia que me deram um carro já todo lixado pois tinha contratado seguro "contra tudo"...

O carro cumpriu a função durante todo o tempo que fiquei lá, mas acho que um Skoda Fabia seria melhor...

Estive em Julho em Menorca e aluguei carro numa locadora qualquer local. O site prometia Skoda Fabia ou similar...

Ao receber o carro, recebo um Clio com 70.000 km bastante bem usado, com manchas nos bancos (apesar de limpos) e com as calhas dos bancos cheias de ferrugem.

Fiquei com a ideia que me deram um carro já todo lixado pois tinha contratado seguro "contra tudo"...

O carro cumpriu a função durante todo o tempo que fiquei lá, mas acho que um Skoda Fabia seria melhor...

Não te queixes porque no ano passado aluguei um " Peugeot 308 ou equivalente" e recebi um Sandero Stepway.

National/Enterprise, nunca mais...

Para que serve o GPS do carro hoje em dia? [:D] Então em Itália que está toda armadilhada com câmaras e radares, waze é a única forma segura de circular. Ecrã com Android Auto e Carplay e está resolvido o problema em qualquer carro.

Um post mesmo à Bolide, ou seja, para levar pouco a sério [:p]. Vê lá tu, que cheguei sem qualquer problema a todos os lugares que queria visitar, passei literalmente por dezenas de radares e não apanhei uma única multa, e obviamente não andei a empatar na estrada. E isto com um pré-histórico GPS, vê lá tu!

Provavelmente, o pior carro novo que já conduzi. MG ZS 1.5 a gasolina.

O carro, para quem não tem muitos conhecimentos automóveis, até nem é mau. Tem um design apresentável, os interiores parecem ter alguma qualidade, apesar de materiais simples, o conforto e pisar são medianos, tem muito espaço para o segmento B. Ou seja, se o preço for bom, para ir do ponto A para o B, é suficiente.

No entanto, o motor, tendo em conta que estamos em 2024, é mau. Parece um 1.4 qualquer de há 20 anos. O arranque é fraco, lento a subir de rotação, ruidoso e consumos altos. Até o ralenti é inconstante, está sempre a aumentar e a baixar a rotação, a ligar e desligar o AC. Quando o start stop activa, no arranque a probabilidade de ir abaixo é alta, tem de se aguardar um segundito para ele recuperar. Um carro/motor que andei à pouco tempo, Leon 1.0, parece um avião ao lado deste.

O equipamento é para enganar os distraidos. Tem alguns extras, farois LED, quadrante digital, sensor angulo morto, banco do condutor eléctrico, cameras 360, mas depois tem uma chave mecânica normal que não abre/fecha vidros, ar condicionado MANUAL, e nem a temperatura exterior mostra.

O sistema de entretenimento, design simples à parte, é lento ao ponto de ser perigoso. O Android Auto funcionou, mas no modo navegação por vezes começa a atrasar, uma vez chegou aos 5 segundos. Quando se mexe no AC, tem de se esperar uns segundos até voltar ao mapa. Mas o pior é mesmo quando se está a olhar para a saida da rotunda, e ao fazer pisca liga a camera lateral...

Depois alguns pormenores como nos anos 90: com os médios ligados manualmente, ao desligar o carro, os mínimos ficam ligados; outra, se o motor estiver engatado e se der ao motor de arranque... ele funciona!

Última edição:
Aluguei há dias um yaris penso que o 1.0. Carrito bem catita, diga-se. Nada de luxo, versão base, mas depois tinha cenas como leitura de sinais, corrector de faixa, p.e.. Sensores de estacionamento nada. Caixa curta, bom manuseamento, boa condução, pareceu-me francamente bem construído. Não gostei do display central não ser ergonómico. Está centrado, mas algo longe do condutor, obrigando-me a inclinar para lhe mexer.

Fomos um grupo de amigos e o outro carro era um C3 já muito bem equipado, leds em médios, jante 17”, todo pipi. Safou-se o conforto, muito bem mesmo a este nível, fiquei surpreendido. Já a condução não gostei particularmente, em especial o tacto da caixa.

Ambos na casa dos 30k€ e a embraiagem a dar sinais de desgaste. Vida dura destes carros.

Raramente ando com carros alugados, mas calhou-me nas últimas semanas andar com 2.

O primeiro, um Fiat Panda 1.0 hybrid, na sequência de me terem dado um toque no Up! Dos motores mais desinteressantes que já conduzi, ao nível do corsa 1.0 do meu sogro, que tem uns 45 Cv. Em cidade, até 3ª desenrasca, mas ainda me tocou fazer uma ou duas viagens maiorzitas por Nacional / AE. Em nacional, confesso que não tive coragem de ultrapassar um camião mesmo com espaço até ao infinito na via contrária. Não vejo muito senso numa caixa de 6 neste carro. Também não sei bem para que serve este sistema híbrido... Com os percursos que fiz, à velocidade que fiz, teria feito consumos próximos com o Up! GTI.

Durante a semana passada estive uns dias em S. Miguel e tocou.me na rifa um Corsa 1.2. Não desgostei do carro, e em termos de performance para os 82Cvs é um carrito honesto. Acho que foi a primeira vez que conduzi um carro com Lane Assist e achei um bocado intrusivo, precisava de mais do que os 500Kms para me adaptar ao sistema. Em contrapartida, os máximos automáticos funcionavam de forma brilhante.

Uma curiosidade sobre os carros alugados nos Açores. Tenho o Up! GTI há uns 3 meses e tal, e claro que nunca vi outro na estrada. Em 4 dias em S. Miguel, vi 2. O primeiro deles a estacionar na praia do Pópulo, estacionei mesmo ao lado de um. Estive em conversa com quem o tinha alugado e eles pediram um segmento A e saiu-lhes um Up! GTI. O homem não conhecia o carro, e disse que até andava demais. Entretanto no dia a seguir vi outro no centro de Ponta Delgada. Fica a dica para se alguém for a São Miguel e quiser um micro vitaminado, a empresa é a Magic Islands.

Desta vez, uma roadtrip um pouco mais a sul. Aluguei carro em Maputo, fui à África do Sul, andando pela zona do Kruger, voltei para Moçambique onde fui até à zona de Inhambane e regresso a Maputo para voltar para Lisboa.
Aluguei um Suzuki Vitara 1.5 com caixa auto de 4 velocidades.
O motor é meeehhh, mas a caixa está muito mal escalonada. A 4ª é longuíssima e qualquer aceleraçãozinha da treta levava o carro ou a morrer completamente ou a meter a 3ª, tirando suavidade à condução.

Em muitos pormenores, percebe-se que é um carro de construção barata para países mais pobres. É preciso muita força para fechar as portas, os acabamentos de alguns materiais e os bancos são os mais desconfortáveis em que já me sentei. Não obstante, cumpriu a sua função.

No total, foram 2200km com alguns sustos, pois a condução nestes dois países é muito stressante, especialmente em Moçambique. Os pesados andam nas nacionais a velocidades inimagináveis para nós (às vezes mais de 140km/h), o que combinado com os muitos buracos, a enorme quantidade de gente que anda a pé na estrada e o estado de conservação da maior parte dos veículos, não permite baixar a guarda um segundo que seja. Mesmo em Maputo, apesar de não ser uma cidade caótica como Luanda, por exemplo, os lisboetas conduzem como suíços, ao pé deles. [:D] Isto fez-me um bocado de mais confusão no primeiro dia, pois tive de mudar o chip mental para guiar à esquerda no meio desse caos. :sh) Mas tudo se faz e posso dizer que foi uma viagem cheia de histórias para contar. [:cool:]

Desta vez, uma roadtrip um pouco mais a sul. Aluguei carro em Maputo, fui à África do Sul, andando pela zona do Kruger, voltei para Moçambique onde fui até à zona de Inhambane e regresso a Maputo para voltar para Lisboa.
Aluguei um Suzuki Vitara 1.5 com caixa auto de 4 velocidades.
O motor é meeehhh, mas a caixa está muito mal escalonada. A 4ª é longuíssima e qualquer aceleraçãozinha da treta levava o carro ou a morrer completamente ou a meter a 3ª, tirando suavidade à condução.

Em muitos pormenores, percebe-se que é um carro de construção barata para países mais pobres. É preciso muita força para fechar as portas, os acabamentos de alguns materiais e os bancos são os mais desconfortáveis em que já me sentei. Não obstante, cumpriu a sua função.

No total, foram 2200km com alguns sustos, pois a condução nestes dois países é muito stressante, especialmente em Moçambique. Os pesados andam nas nacionais a velocidades inimagináveis para nós (às vezes mais de 140km/h), o que combinado com os muitos buracos, a enorme quantidade de gente que anda a pé na estrada e o estado de conservação da maior parte dos veículos, não permite baixar a guarda um segundo que seja. Mesmo em Maputo, apesar de não ser uma cidade caótica como Luanda, por exemplo, os lisboetas conduzem como suíços, ao pé deles. [:D] Isto fez-me um bocado de mais confusão no primeiro dia, pois tive de mudar o chip mental para guiar à esquerda no meio desse caos. :sh) Mas tudo se faz e posso dizer que foi uma viagem cheia de histórias para contar. [:cool:]

Maputo é durinho para conduzir. Não conduzi lá, mas andei uns dias à boleia num Renault Kwid. Cada susto frente aos Land Cruisers e coisas parecidas. [:D]

Andei lá num jipe Isuzu muito porreiro, o MU-X.

Última edição:
Boas.

Aqui estou eu com mais uma review. Final de Agosto fui a PT por questões de saúde (consultas finais mas sem crise, felizmente está tudo controlado) e aproveitei para ficar o fim de semana e viajar um pouco pelo país (ver alguns amigos de longa data, bem como família que não via há bastantes anos - o divórcio deu-me para isto, e tenho recuperado pessoas do meu passado de há cerca de 10/15 anos atrás).

Contrariando uma opinião minha aqui partilhada com vocês no passado, voltou-se a alugar um carro pela Centauro e calhou-me na rifa um Citroen C4 último modelo.

Click image for larger version  Name:	20240902_161033.jpg Size:	336.2 KB ID:	14505284

Click image for larger version  Name:	20240902_161021.jpg Size:	341.4 KB ID:	14505287

Click image for larger version  Name:	20240902_161106.jpg Size:	329.1 KB ID:	14505288

Com um interior cheio das electrónicas do costume, ao contrário do seu "primo" Peugeot 3008, este tinha comandos manuais da ventilação. Bancos confortáveis, era confortável qb (O Peugeot com que andei na Madeira no ano passado, por incrível que pareça, era muito mais confortável do que este C4 ao passar nos buracos - e sim, a pressão dos pneus estava correcta em ambos, pois assim que os recebo, a primeira coisa que faço é passar numa bomba de combustível e verificar a pressão dos pneus). Curioso, pois este C4 tem os batentes da suspensão hidraúlicos (por favor, corrijam-me se tiver errado).

Click image for larger version  Name:	20240902_161021.jpg Size:	341.4 KB ID:	14505287

Mas desta vez, este aluguer foi cheio de peripécias. À chegada a Lisboa, apanhei um táxi que me levou até ao escritório deles (tem uma carrinha que apanha os clientes do aeroporto, mas não tive para estar à espera). A senhora da recepção foi simpática, mudou o modelo à última da hora para me dar este, mas ao chegar ao carro, reparei que combustível estava a 75%. Volto para dentro e ao mesmo tempo sai um responsável do escritório e desata praticamente aos berros a dizer para tirar o carro dali. Perguntei que carro, o seu. Disse que o carro estava parado onde o staff dele o deixou e só aí chegou à conclusão de que o carro em questão para retirar não era o que me tinha alugado. Aproveitei para falar nos 75% de combustível ao que me disse em voz bem alta: VEJA NO SEU CONTRACTO QUE ESTÁ NO EMAIL. Para não me chatear e o mandar para o "S@ralho", voltei-lhe costas, fui ao carro e vi no email que de facto estavam lá 75%. Aquilo não são formas de tratar clientes que lhe pagam o ordenado.

Long story short, carro estava limpo, tinha 22 kkm, como disse confortável QB, bom a/c, rápido, silencioso (belíssimo isolamento contra o som). Com os vidros fechados não consegui perceber o pai quando cheguei a casa dele e estava a estacionar.

Tratei dos meus compromissos, viajei um pouco, e ao chegar a Lisboa, entregou-se o carro numa nova localização (tinham mudado de instalações nesse fim de semana - 01.Set). À chegada, o mesmo indivíduo. O tratamento nada teve a ver com o descrito acima aquando da recolha. Simpático (desta vez), respondeu a todas as dúvidas, explicou a política de reembolso dos depósitos de combustível e de portagens, assinei o que tinha a assinar a fui à minha vida.

Só que... quando comecei a ver facturas (a Centauro tem n facturas para o mesmo aluguer), reparei que o depósito supostamente das portagens foi devolvido logo. O do combustível seria daí a 10 dias, de acordo com as regras dele. Ao ir ao website no final da semana passada, constatei que já estava um segundo reeembolso emitido de apenas 80,00€. O primeiro reembolso foi devolvido logo no dia, com a diferença de portagens, e neste segundo faltavam 20 e poucos euros. Enviei emails mas é a mesma coisa que estar quieto.

Antes de escrever esta review, fui novamente ver as facturas e estava lá um excesso de franquia de 33,04€. Nada mais é descrito. Ao fazer contas, cheguei à conslusão de que o restante valor (os 20 e tal euros no segundo reembolso), somado à diferença entre o que paguei e o primeiro nada mais é do que o valor total das portagens.

Ora a Centauro têm que, na minha opinião, melhorar a descrição dos valores presentes nas facturas. Se em vez de estar Franquia estiver Portagens, evita (pelo menos a mim e penso que a bastantes outros clientes) stress e ter que andar a fazer contas porque a descrição não está correcta. Mas até chegar a esta conclusão, fiquei lixado, escrevi e não obtive respostas, e tinha outro carro reservado para o próximo mês de Outubro em Alicante, carro esse que foi cancelado imediatamente.

Tudo isto poderia ter sido evitado se a descrição na tal Franquia tivesse sido correcta.

À parte, deixo aqui uma sugestão a quem tiver de alugar carros. Vão ao google e vejam as críticas. Existem rent-a-cars que tem classificações de 5. Sim, podem ser falsas, mas rent-a-cars com centenas de classificações que dão um total de 5, a probabilidade de serem falsas é extremamente baixa. Foi assim que procedi na Madeira (vou lá em Novembro tentar ver a minha filha) e descobri a Nuno's Rent-a-car, e o serviço foi isso mesmo 5*. Tanto assim é, que um colega meu, por meu intermédio já lá alugou 2 vezes e ficou extremamente satisfeito, e em Novembro vou alugar 2ª vez com eles. Em Alicante, vou proceder da mesma maneira e já reservei um carro numa agência tipo a da Madeira (centenas de reviews, com a classificação final de 5*), com a vantagem de poder entregar o carro às 04am sem acréscimo de preço. Ambas estas rent-a-car, o valor total é final (com seguro total), sem depósitos e/ou franquias.

Abraço e um excelente dia para todos.

Última edição:
Maputo é durinho para conduzir. Não conduzi lá, mas andei uns dias à boleia num Renault Kwid. Cada susto frente aos Land Cruisers e coisas parecidas. [:D]

Andei lá num jipe Isuzu muito porreiro, o MU-X.

Há dois veículos de aluguer que se veem muito por lá: esse Renault e o Renault (Dacia) Duster.

Olá.

Como prometido aqui fica mais uma review.

Nesta viagem ao sul de Espanha para alguns dias de descanso para mim apenas (nada de familiares, apenas eu para descansar a cabeça sem mais ninguém a atazanar o miolo), como partilhei em anterior review, aluguei igualmente uma viatura por 3 dias.

Depois do episódio da Centauro (que levou ao cancelamento da viatura já pedida) a empresa escolhida foi a Coys-Rent-a-Car, situada na zona de Alicante, com classificação de 5* na Google. Após reserva online, não foi solicitado pagamento algum. Após chegado ao aeroporto, telefonei para o número de assistência, vieram-me buscar (a agência pertence a um britânico radicado em Espanha), e ao chegar ao local de recolha, o pagamento foi feito no local. Um pagamento apenas, seguro total sem franquia (apenas não abrangia combustível errado e troca de chave. Tudo o resto está segurado), cópia de documentos pessoais e 1 assinatura. Toma lá a chave e siga.

A viatura, um Renault Clio última geração, relativamente novo (5 kkm), cheio de cada vez mais mariquices electrónicas (o modelo que tive tem aquela coisa de trancar e destrancar conforme nos afastamos ou aproximamos do carro, como o Citroen anterior). De qualquer forma, para 1 três cilindros, as vibrações eram inexistentes em quase todos os regimes (sentiam-se uma vez por outra, mas de forma muito subtil), rápido a subir de regime, extremamente económico (por alto, andou nos 5 litros aos 100), e fiz cerca de 800 kms com ele.

Eis algumas imagens:

Click image for larger version  Name:	20241010_024851.jpg Size:	223.9 KB ID:	14521338

Click image for larger version  Name:	20241010_024806.jpg Size:	233.3 KB ID:	14521339

Click image for larger version  Name:	20241010_024817.jpg Size:	181.9 KB ID:	14521340

Click image for larger version  Name:	20241010_024829.jpg Size:	155.4 KB ID:	14521341

Click image for larger version  Name:	20241010_024737.jpg Size:	154.0 KB ID:	14521342

Não existe muito mais a dizer...

Entreguei o carro às 4 da manhã, conforme solicitado, foram-me pôr ao aeroporto e vim de lá bem satisfeito.

A fazer jus à fama e ao trabalho desta empresa de aluguer, ganharam da minha parte mais uma review 5* da minha parte.

Serviço simples, directo, sem depósitos, sem complicações, simples e eficaz.

Em Novembro será altura de mais uma review, quando me deslocar à Madeira para tentar ver a minha filha (quanto mais não seja ao longe... enfim...)

Cumprimentos e o resto de um bom dia.

Última edição:
Meados de setembro, em França para uma roatrip Nantes, Saint-Malo, Caen, Étretat, Le Mans, Amboise e regresso a Nantes.

Um Peugeot 208 Podretech 1.2 100cv.

Epá, mas o bichinho até se mexia muito bem e com uns consumos muito baixos.

Andou sempre abaixo dos 5 litros.

Claro que os limites de velocidade não deixavam margem para grandes aventuras.

O que menos gostei, foi o vidro da frente ser pequeno e estar ali logo á frente do nosso nariz, em relação ao que estou habituado parece que vamos num submarino.

O que gostei, foi a genica do menino em cidade e mesmo em estrada e a facilidade para as manobras.

O volante pequeno e a instrumentação acima do volante, primeiro estranhamos mas depois aceitamos na boa.

973a192b2dbda62975284ed4e8bafb66.jpg
c3abb44166a0118f2cc11497dd426f7d.jpg
a16f59ce73727113ea9c72139d4ace3d.jpg
bdb9dd53d7463e8513acec75e51fb778.jpg

Pensei que já tinha contado aqui a minha peripécia de setembro na Madeira.

Fomos num grupo de 9 pessoas e alugamos dois carros junto com o voo e o alojamento. Quem fez a reserva ficou com a ideia que lhe tinha sido prometido um segmento B. Quando lá chegamos, tínhamos 2 belos Pandas. :sh)[:)]Paciência! Ainda tentamos ver se era possível arranjar 1 maiorizinho para o dia seguinte, mas não foi possível. Apesar de tudo, até aqui tudo bem, apesar de serem dois Pandas já na casa dos 3 anos e com umas dezenas de milhar de quilómetros.

No final do primeiro dia...problemas! O meu Panda começou a travar no metal e a fazer um ruído insuportável a travar. O outro carro tinha os pneus da frente no arame. :sh) No início do segundo dia fomos ao balcão existente no Funchal e reportamos a situação. Sem discussões disseram-nos para ir um depósito da empresa trocar. O que é que nos calhou? Dois Pandas. [:)] Pelo menos estes estavam em melhor estado!

Acabei por conduzir um 1.2 (o primeiro) e a versão micro hibrida. O 1.2 pareceu-me um pouco melhor e o híbrido com um comportamento um pouco estranho.

Tirando as peripécias, o carro é muito engraçado de conduzir. [:D][:cool:] Registo, no entanto, a falta de profissionalismo desta rent-a-car. Faz algum sentido entregar carros quase sem travões e literalmente sem pneus? [8b]

Pensei que já tinha contado aqui a minha peripécia de setembro na Madeira.

Fomos num grupo de 9 pessoas e alugamos dois carros junto com o voo e o alojamento. Quem fez a reserva ficou com a ideia que lhe tinha sido prometido um segmento B. Quando lá chegamos, tínhamos 2 belos Pandas. :sh)[:)]Paciência! Ainda tentamos ver se era possível arranjar 1 maiorizinho para o dia seguinte, mas não foi possível. Apesar de tudo, até aqui tudo bem, apesar de serem dois Pandas já na casa dos 3 anos e com umas dezenas de milhar de quilómetros.

No final do primeiro dia...problemas! O meu Panda começou a travar no metal e a fazer um ruído insuportável a travar. O outro carro tinha os pneus da frente no arame. :sh) No início do segundo dia fomos ao balcão existente no Funchal e reportamos a situação. Sem discussões disseram-nos para ir um depósito da empresa trocar. O que é que nos calhou? Dois Pandas. [:)] Pelo menos estes estavam em melhor estado!

Acabei por conduzir um 1.2 (o primeiro) e a versão micro hibrida. O 1.2 pareceu-me um pouco melhor e o híbrido com um comportamento um pouco estranho.

Tirando as peripécias, o carro é muito engraçado de conduzir. [:D][:cool:] Registo, no entanto, a falta de profissionalismo desta rent-a-car. Faz algum sentido entregar carros quase sem travões e literalmente sem pneus? [8b]
E o mais importante... Qual a rent a car em questão? 😉

Voltar
Superior