Hoje, o meu carro de aluguer é...

Esse ecran central parece um tablet barato [:vm)][:vm)][:vm)]

A quem o dizes.... não sei onde é que o tamanho dos "tablets" irá parar. Para distracção não há melhor. Tento evitar mexer naquilo quando a conduzir. Quando se está a olhar para lá, é menos tempo que se está a olhar para a estrada....

Pensei que já tinha contado aqui a minha peripécia de setembro na Madeira.

Fomos num grupo de 9 pessoas e alugamos dois carros junto com o voo e o alojamento. Quem fez a reserva ficou com a ideia que lhe tinha sido prometido um segmento B. Quando lá chegamos, tínhamos 2 belos Pandas. :sh)[:)]Paciência! Ainda tentamos ver se era possível arranjar 1 maiorizinho para o dia seguinte, mas não foi possível. Apesar de tudo, até aqui tudo bem, apesar de serem dois Pandas já na casa dos 3 anos e com umas dezenas de milhar de quilómetros.

No final do primeiro dia...problemas! O meu Panda começou a travar no metal e a fazer um ruído insuportável a travar. O outro carro tinha os pneus da frente no arame. :sh) No início do segundo dia fomos ao balcão existente no Funchal e reportamos a situação. Sem discussões disseram-nos para ir um depósito da empresa trocar. O que é que nos calhou? Dois Pandas. [:)] Pelo menos estes estavam em melhor estado!

Acabei por conduzir um 1.2 (o primeiro) e a versão micro hibrida. O 1.2 pareceu-me um pouco melhor e o híbrido com um comportamento um pouco estranho.

Tirando as peripécias, o carro é muito engraçado de conduzir. [:D][:cool:] Registo, no entanto, a falta de profissionalismo desta rent-a-car. Faz algum sentido entregar carros quase sem travões e literalmente sem pneus? [8b]
Também já andei num panda dessa rent a car, e também tive problema com os pneus, não estavam no arame mas faltava muito pouco..

Tirando as peripécias, o carro é muito engraçado de conduzir. [:D][:cool:] Registo, no entanto, a falta de profissionalismo desta rent-a-car. Faz algum sentido entregar carros quase sem travões e literalmente sem pneus? [8b]

Falta de quê?

Falta de atenção da tua parte, o que no caso dos pneus não tem desculpa alguma.

Pneus que é daquelas coisas que deveremos sempre mas sempre verificar sempre que recebemos ou pegamos num carro que não é nosso!

E num carro de uma qualquer RAC, ainda mais atenção deveremos dar. Mais do que aos risquinhos de chapa e afins. Sempre aconselhei os meus clientes da RAC a fazerem-no.

Da mesma forma que podemos e devemos verificar certos elementos como as luzes e alguns equipamentos de conforto.

No caso dos travões, a análise estática nem sempre permite aferir o estado dos mesmos, como é óbvio.

Passei um fds fora e calhou-me um Skoda Kamiq (tinha alugado um Honda Civic ou semelhante).

Não sabia nada sobre o carro, mas até gostei bastante. Tinha 4500km quando peguei nele e fiz cerca de 300 em 3 dias.

Bastante bem equipado, com cruise control adaptativo que travava (o da minha C4 GP só trava com o motor), GPS integrado, Android Auto, Câmara de marcha atrás, sensores de estacionamento, caixa automática com patilhas.

Confortável, bom nível de insonorização, espaço q.b. nos bancos traseiros para as cadeiras da canalha.

A única coisa que não achei muito intuitiva foi o CC e os seus vários modos. A manete não ficava muito à mão e muitas vezes dei por mim a fazer sinal de luzes quando queria definir a velocidade.

Ah, e não tinha travão de mão eléctrico.

Só tenho uma foto da biatura:

Click image for larger version  Name:	PXL_20241205_143720513.jpg Size:	268.6 KB ID:	14540372

Última edição:
Tive um acidente com o meu carro no ano passado, quando ia na estrada principal, e um condutor indiano atravessou-se à minha frente para passar, mas como não consegui parar, bati de lado no carro dele. Como não tive culpa, tive de substituição um Renault Clio Toureg a gasolina de 90 cv, turbo, e com um excelente conforto, além de bem equipado. Usava um cartão para ligar o carro, além do botão Start. Tinha também aquele sistema de parar o motor quando estava na fila, para depois voltar a ligar quando o carro arrancava (Star-Stop). Nota positiva para o conforto.

Tive um acidente com o meu carro no ano passado, quando ia na estrada principal, e um condutor indiano atravessou-se à minha frente para passar, mas como não consegui parar, bati de lado no carro dele. Como não tive culpa, tive de substituição um Renault Clio Toureg a gasolina de 90 cv, turbo, e com um excelente conforto, além de bem equipado. Usava um cartão para ligar o carro, além do botão Start. Tinha também aquele sistema de parar o motor quando estava na fila, para depois voltar a ligar quando o carro arrancava (Star-Stop). Nota positiva para o conforto.

"Em Roma sê Romano" e "Em Mallorca aluga um Cupra Formentor"

Neste caso a versão MHEV do 1.5 tsi, com 150 cv e DSG7.

Foi um excelente companheiro, tendo sido possivel curtir o sol maiorquino com o tecto de abrir.

Conforto razoável , desde que nao haja lombas, aliado a uma suspensão firme, permite brincar um bocadinho nas curvas. A suspensão tem estabilidade para dar e vender, ficando os limites nos Continental Eco6, que têm alguma dificuldade em meter os 150 cv no chão, enquanto descreve uma curva.

A caixa é razoável, mas fico com a ideia que a da 225e lá de casa é mais rapida e menos hesitante. Mas temos sempre as patilhas, para a colocarmos onde queremos.

O modo Sport podia ter ali mais algum drama, dado que se trata de uma marca que representa a desportividade dentro do grupo. Tudo bem que é pouco mais que gama de entrada, mas mesmo assim...

O infotainment funcionou de forma fluida. Melhor que em ambos os carros da casa.

Para quem tinha alugado um segmento B, podia ter corrido pior. Fiquei sem perceber se o upgrade foi "porque sim", ou porque mostrei um cartão da Europcar, dos tempos em que era heavy user deste tipo de serviço.

Mais uma voltinha, mais uma viagem...

Desta vez, um Skoda Kamiq 1.0 TSI DSG, com pouco mais de 200 km, por Menorca.

O Real já deu a sua opinião, que acaba por ser +- coincidente com a minha. Embora o meu contexto de utilização tenha sido um pouco diferente.. sozinho e com poucas bagagens.

Curva bem, embora não tenha apertado com ele como aperto com o meu Clio. Na questão dos bancos é claramente inferior ao Clio. A caixa auto é porreira e o o tricilindrico passa despercebido... mais que num Arona em que andei há uns 2 anos.

Aqui fica o meu companheiro de ~350 km por França... MG 3 Hybrid.

Não é mau carro, embora o considere inferior ao meu Clio na estabilidade, infotainment, materiais e ergonomia. O que prejudica a experiência gravemente, principalmente em terrenos de orografia mais acidentada, é a caixa auto de (aparentemente) 3 velocidades. Ir a subir a 40 km/h com o motor a berrar não é lá grande experiência. :sh)

4 dias de aluguer em Itália: Pug 308 GT Line hybrid

ótimo equipamento, que destaco farois matrix led, ajudas a condução e bancos confortáveis.
Espaço nos bancos de trás é curto para 3 miúdas (11, 15 e 18), mala razoável penso que alinhada com o segmento.
Gostei do look desportivo com as jll 18" e cor preta, condução leve mas precisa e bastante confortável.
O motor tem boa energia (penso que são 145cv) e é incrivelmente poupado, fiz cerca de 1100km entre EN, AE e cidade (incluindo Napoles e Roma) e fez 5,5l

Tirando o espaço atrás que achei fraco, gostei bastante do 308 GT Line

Fotos

5585a0cca5e79d1b7910c77e19ded038.jpg

7943211d923f983efd5342dc172e7fec.jpg

278670851ce8fd8be718a81794351834.jpg

479e7788fef92498bfc6b257ad704e52.jpg

b237c2e8aa0254ab4cabde29a59c024b.jpg

Voltar
Superior