Hoje, o meu carro de aluguer é...

Subscrevo totalmente a parte dos arranques, mas também pode ser por ainda estar nos primeiros km de uso do carro. E fazer consumos diesel é desconcertante, estou mesmo a adorar a experiência.
Entretanto ja desliguei o lane assistant, que um puto a sair de uma bomba de gasolina ia no whatsapp, entrou na minha faixa, eu tive que me desviar in extremis porque o cab...do carro não queria que eu saisse da minha faixa!!!A propósito, tal como num jogo, onde cada segundo é importante, às vezes é preciso reagir aqui muito rapidamente — e é isso que torna a adrenalina tão emocionante.
No início, os indicadores também me parecem estranhos, até que se acostuma ao estilo real de condução. E quanto ao sistema de manutenção da faixa — sim, às vezes ele pode não funcionar como se gostaria.

Última edição:
Curiosamente hoje dei pelo filtro de partículas do Seat a trabalhar, o start-stop deixou de dar e o instantâneo passou para 0,5/0,6l/h em ponto morto. Nem com os otto me safo 😁

Curiosamente hoje dei pelo filtro de partículas do Seat a trabalhar, o start-stop deixou de dar e o instantâneo passou para 0,5/0,6l/h em ponto morto. Nem com os otto me safo 😁

Nunca vi semelhante coisa no de cá de casa.

O consumo instantâneo acho que em ponto morto está sempre nesses valores salvo erro.

Desculpem, têm razão! REalmente vi esse instantâneo, mas mesmo em descida e sem acelerar, em vez do 0.0, aparecia 0.5 e o S/S não ativava.
Seja como for, andar foi um descanso sem pensar no stress em que andei uns dias com a kia e o FAP a regenerar dia sim, dia não...

Desculpem, têm razão! REalmente vi esse instantâneo, mas mesmo em descida e sem acelerar, em vez do 0.0, aparecia 0.5 e o S/S não ativava.
Seja como for, andar foi um descanso sem pensar no stress em que andei uns dias com a kia e o FAP a regenerar dia sim, dia não...

Até podia estar a regenerar, não sei como é o processo nos gasolina, mas esse instantaneo ao ralenti é o "normal".

Pelo que dizem nos motores a gasolina ele regenera em andamento nas desecelerações, acho que não existe uma processo de regeneração como nos diesel nem pós combustão.

Pelo que dizem nos motores a gasolina ele regenera em andamento nas desecelerações, acho que não existe uma processo de regeneração como nos diesel nem pós combustão.

O que é certo é que tenho mais de 2200kms feitos e não dei por ele. Deixar de ir passear o carro para não interromper as regenerações.

Vou entregar o menino daqui a pouco e ja deixa saudades, faz 5 de média sem qualquer problema, e puxa mesmo bem, não me canso de o dizer.
Já fiz a cril e a subida antes do túnel do grilo a números que davam para ficar sem carta....😁
Não sei como é o de 115cv e se faz muita diferença para este de 95. Isto em termos de manutenção, é caro?
Era carrinho que me parecia um bom substituto para o Civic 2008 do meu pai, se bem que ele usa muito em cidade e por ser turbo e injeção direta, receio que possa dar barraca ou então andar a fazer 1/2 mudanças de óleo por ano...

Vou entregar o menino daqui a pouco e ja deixa saudades, faz 5 de média sem qualquer problema, e puxa mesmo bem, não me canso de o dizer.
Já fiz a cril e a subida antes do túnel do grilo a números que davam para ficar sem carta....😁
Não sei como é o de 115cv e se faz muita diferença para este de 95. Isto em termos de manutenção, é caro?
Era carrinho que me parecia um bom substituto para o Civic 2008 do meu pai, se bem que ele usa muito em cidade e por ser turbo e injeção direta, receio que possa dar barraca ou então andar a fazer 1/2 mudanças de óleo por ano...

Atenção que já estão lá montados os radares nos 2 sentidos (70kms/h).

o 115 cv faz uma diferença, além disso vem com caixa de 6 e com discos de travão no eixo traseiro.

a manutenção não é cara, o de cá de casa faz na marca e ainda assim anda sempre nos 200 e alguns euros anuais. Se for feito fora mais barato, não é nada de especial a manutenção deste carro…

Óleo 0W-20 norma VW 508/509 a cada 15 mil km ou anual,
Velas a cada 60k,
Óleo dos travões acho que é a cada 4 anos,
Óleo da caixa manual aos 90k, automática é mais curto o intervalo
e os filtros básicos…

IUC são cento e poucos euros.

Já fiz mais de 50k kms na Leon, 90% em voltinhas, e nunca dei pelo fap.

O SS não trabalha já aí á mais de 1 mês porque a bateria já está a morrer.

1/2 mudas de óleo por ano??? Não percebi. O plano é 2 anos ou 30. Faço a muda aos 2 anos porque não chego aos 30k. Sim, sei que devido ao meio quotidiano, devia de mudar o óleo anualmente, mas....os € estão caros e o 0w20 não é barato.😀
Nunca lhe acrescentei pinga e óleo entre mudas.

Os arranques bruscos que falam, sinceramente, não noto nada.
O que nunca gostei mesmo nada e continua a odiar é trabalhar ao relantie quando ligarmos a ignição. Parece uma fritadeira..🤑

Já fiz mais de 50k kms na Leon, 90% em voltinhas, e nunca dei pelo fap.

O SS não trabalha já aí á mais de 1 mês porque a bateria já está a morrer.

1/2 mudas de óleo por ano??? Não percebi. O plano é 2 anos ou 30. Faço a muda aos 2 anos porque não chego aos 30k. Sim, sei que devido ao meio quotidiano, devia de mudar o óleo anualmente, mas....os € estão caros e o 0w20 não é barato.😀
Nunca lhe acrescentei pinga e óleo entre mudas.

Os arranques bruscos que falam, sinceramente, não noto nada.
O que nunca gostei mesmo nada e continua a odiar é trabalhar ao relantie quando ligarmos a ignição. Parece uma fritadeira..🤑

O de cá de casa a própria Seat programou no sistema do carro para avisar anualmente ou de 15 em 15 mil km.
Como é um carro que só faz praticamente cidade e a rodar na Madeira onde é tudo mais agressivo…

O ralenti também não me agrada muito, e toda a vez que ligo o carro mesmo quente ele faz cold start e ainda se houve mais aquele trabalhar que parece que tem pregos dentro do motor em vez de óleo 🤣

mas tem sido o daily perfeito!

Estranho usarem óleos diferentes entre concessionárias.

Quando comprei o Arona vinha com 5W-30 metido pelo stand que compramos, quando chegou à SEAT o chefe da oficina veio-nos adverter que estava com o óleo errado e que a marca recomendava o 0W-20.

Supostamente os primeiros 1.0 TFSI que saíram entre 2017 e 2019 usavam o 5w30. Mais tarde passou a 0w30 e depois a 0w20, se não estou em erro. Para ter a certeza, basta confirmar o que está escrito no autocolante do cofre do motor. Não há como enganar.

Tive desde a segunda-feira de há uma semana, até ao dia de hoje um VW T-Roc novo de cortesia e a recomendação era precisamente o 0w20. O Seat Ibiza de 2022 de um familiar idem.

Já perguntei à Santogal, e tive como resposta revisões de 30 em 30mil ou 2 anos e o oleo é 5w30.
Sim, pode levar o 5w30.
Acho que só a partir de 2020 é quen é obrigatório o 0w20.
Engraçado que nos orçamentos que têm dados ao longo dos anos para as revisões, nas diferentes oficinas, todas metem 0w20. A kfz é a única a usar 0w30. Só curiosidade, nada de mal.

Vais a qual Santogal?

Cada vez temos menos concessionários SEAT....

Sim, pode levar o 5w30.
Acho que só a partir de 2020 é quen é obrigatório o 0w20.
Engraçado que nos orçamentos que têm dados ao longo dos anos para as revisões, nas diferentes oficinas, todas metem 0w20. A kfz é a única a usar 0w30. Só curiosidade, nada de mal.

Vais a qual Santogal?

Cada vez temos menos concessionários SEAT....

Ainda não fui a nenhuma, que o carro só chegou no inicio de Setembro e consultando a informação ele diz que faltam uns 14000kms para mudar o oleo.

É de 2020 e perguntei à Santogal de Alfragide que é aqui perto de casa, e responderam-me 5w30, a Soauto nem ao mail respondeu.

Sim concessionários são poucos, mas há umas oficinas que são autorizadas só mesmo nessa parte como a Sofrapa e a Melvar.

Voltar
Superior