citação:
Originalmente colocada por zerorpm
Podes ser mais conclusivo?
Posso. Digamos que tenho 10 doentes internados a meu cargo. São vistos normalmente na 2ª, 3ª, e 4ª. Digamos que tenho um banco que faz parte do meu horário de trabalho à 5ª à noite (das 8-20 ou das 20-8, está lá escrito. Se o meu horário começa às 20, não tenho que por lá os pés durante o dia. POR LEI, se trabalho 12 horas seguidas em horário nocturno, tenho direito a descansar na manhã seguinte, que isto os legisladores são gente esperta, e sabem que sem dormir, um vulgar ser humano não fica lá muito em condições para trabalhar. Portanto, vou dormir na manhã de sexta. Atenção, tudo legal, piquei o ponto estritamente dentro do meu horário de trabalho regulado pela lei geral da função pública. Sábado e Domingo, claro que não vou trabalhar. Não está no meu horário. Por isso não tenho que ir picar o ponto.
O que é que ficou a faltar aqui pelo meio?
Pois é suponho que alguém terá visto os doentes. Se calhar, alguém que algumas mentes brilhantes do fórum foram buscar a espanha.
Mais, vamos supor que saio da consulta às 19h, como é frequente acontecer porque há 2 ou 3 doentes com que se tem que demorar mais tempo. Pois, isto de picar o ponto tem que se lhe diga, às 17, levanto-me, digo aos doentes que falta ver: agora vão à administração perguntar quando têm consulta, pico o ponto e vou-me embora.
Um cirurgião que tenha no seu dia de bloco um horário das 8-14h - e não me venham dizer que deviam ter das 8-20, que já estive da 8-17h a ajudar uma cirurgia que demorou 9h, e é giro estar 9h sem comer, de pé, em posições +/- fixas. Chega às 14h, sai da operação, tira as luvas, veste-se e pica o ponto. oooops, a operação está a meio e o doente aberto. Não faz mal, há-de chegar um médico de espanha para acabar de operar o doente.
Por um lado exige-se qualidade, 0 erros, abnegação, espírito de missão e mais não sei quê. Por outro lado, querem implementar um sistema como outra repartição pública qualquer, em que chega às X horas, fecha o guichet, e não há mais pão para malucos.
Vá, devia ser já amanhã...