Hospital de Matosinhos: demitiram-se 19 directores

A favor de picar o ponto, por 2 motivos:

1) Controlar os abusos a que são sujeitos (horas extra, ect) e OBVIAMENTE e sua devida REMUNERAÇÃO. Muitas horas extras provavelmente não são pagas simplesmente porque não há provas que foram realizadas. Desta forma o "Estado" não escapa.

2) Controlar os médicos menos zelosos e ter uma base para o caso de ser necessário tomar qualquer acção. (justas causas, ect..). Desta forma estes médicos também "não escapam".

Alguns iam a ficar a ganhar mais e outros menos.

Até o Director Clínico da ULS de Matosinhos «não percebe todo este alarido por parte dos médicos».
Depois de tudo o que ouvi e vi na Comunicação Social sobre este tema, depois do que li nas páginas deste tópico ( e li-as todas ), o que mais me repugna não é o facto de alguns médicos da ULS de Matosinhos não concordarem com o controlo da assiduidade por «impressão digital», o que mais me repugna,são as razões evocadas para tal discordância !

Sr. médicos,tenham um pingo de vergonha e não brinquem com quem vos paga, todos nós, os Contribuintes !

Ah, e já agora, relactivamente á possibilidade de abandonar o local de trabalho « quando chegar a hora de saída», a legislação também diz que «por princípio, ninguém se pode recusar a efectuar horas extraordinárias».

citação:Ei tanto ódio que por ai vai.....

Não será talvez um pontinha de frustração? ( quem desdenha quer comprar)

Será que os médicos são os ÚNICOS responsáveis pelo estado actual das coisas ( a mim quer me parecer que não, aliás até serão os menos culpados )

Será que TODA a função publica hospitalar trabalha bem, é responsável e cumpridora, zeladora do bom funcionamento dos serviços, e celeridade dos processos, e só os médicos é que causam tamanho caos???

Não caro amigo, não há nenhuma pontinha de frustração, até porque nunca iria para o ramo da saúde por achar não ter o minimo de delicadeza para tratar de um doente. A saúde como profissão deve ser escolhida como vocação inata e não como forma de arranjar um emprego, como se fazem nas outras profissões. Motivo? Estar-se a lidar com pessoas e não com objectos.

Quanto ao facto dos médicos serem os culpados do actual estado de caos da maior parte dos hospitais, não são os unicos. Junte-lhes os directores nomeados politicamente, alguns formados em Áreas que nada têm a ver com a gestão de um hospital....

citação:Se por outro lado querem dos médicos dedicação máxima, deveres adicionais, responsabilidades e horários extras, então eles que tenham regalias, direitos, e ordenados igualmente acrescidos....

Não podem exigir a ninguém que faça mais por menos!

Se impuserem condições excessivamente restritivas á acção e á profissão médica, estes serão livres de abandonar os seus locais de trabalho e dedicarem-se ao sector privado, regido pelas leis de mercado, e onde garanto que não ficariam a perder em NADA!!

Eu digo-lhe uma coisa. Os médicos não abandonam o sector público por uma coisa. Porque no sector público fazem o que querem, tendo uma flexibilidade de horários tão grande que lhes permite trabalharem em 2 locais ao mesmo tempo. Chegam a estar de serviço num hospital e estarem a trabalhar numa clinica particular...
Quer outra história verdadeira?
Numa unidade de saúde onde trabalha um familiar meu, estava tudo preparadinho para uma doente ser operada e a anestesista não aparecia. Passado um bocado de tempo (já com o doente no bloco operatório) telefonou o marido da anestesista a dizer que ela estava muito constipada e não poderia ir trabalhar.
O cirurgião pior que estragado por não poder operar e tendo quase a certeza que a anestesista não estava doente pois tinha estado com ela no dia anterior decidiu telefonar para a clinica onde ela presta serviço também. Voilá a anestesista doentinha estava na clinica privada, só que aqui não estava doente.....

Atenção, nada tenho contra pessoas que tenham vários empregos, até acho de louvar, desde que não trabalhem nuns empregos durante o horário de trabalho dos outros.....

Concordo que um médico em dedicação exclusiva deva ser melhor pago. A todos os outros a porta da rua é a serventia da casa. O que não faltam é médicos competentes em Espanha a necessitarem de trabalho...

citação:E vocês preferiam que o medico ( que se calhar está de serviço há 24h ) estivesse cansado, estoirado, com a cabeça e o corpo todos moídos quando chegasse a altura de serem tratados, ou preferiam que tivesse "passado pelas brasas" numa "mini siesta" mas ao estar de prontidão e presente no hospital, quando confrontado com uma urgência, estivesse menos estoirado e mais fresco, com mais discernimento e capacidade para avaliar e tratar o caso?

Eu prefiro que o médico descance em casa, em vez de estar na clinica até às tantas da noite e depois ter de ir fazer serviço de 24h.
Nada tenho contra quem passe pelas brasas. Uma micro siesta a quem passa algumas horas de pé e à noite até de compreende, mas no gabinete dos médicos, sentados no sofá e vestidos de bata, e não como na unidade de saude onde o meu pai trabalha em que médicos da urgência iam para o 5º andar dormir de pijama e quando eram acordados ainda insultavam os enfermeiros e os outros médicos, e isto claro a serem pagos pelo dinheiro dos nossos impostos...

citação: como digo, não conhecer o que se passa ( nem parece que quem faz estas criticas ( user paralelo) tenha real conhecimento do que se passa num hospital, ainda por cima dizendo que tem familiares próximos a trabalhar num), e criticar gratuitamente sem conhecimento de facto, é ofencivo

Se você costuma vir para o forum inventar e mentir, isso é lá consigo, agora não julgue os outros por aquilo que anda a fazer. Nem tenho de lhe provar nada, acredita se quiser... Mas como quem não deve não teme, envie-me uma PM que terei todo o gosto de lhe vir fazer uma visita guiada ao local onde trabalham o meu pai e a minha mãe. Tenho outros familiares muito proximos a trabalharem em outras unidades de saúde, 3 unidades diferentes e todos se queixam do mesmo...

citação:--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por paralelo
Chegava ao ponto de estar em casa a dormir, levantar-se às 2:00 da manhã e ir passar revista ao hospital, nomeadamente o serviço de internamento e as urgências para ver se apanhava pessoal a dormir ou a baldar-se ao trabalho!!!!!
--------------------------------------------------------------------------------

Que grande heroi... de facto há tolos para tudo.

Chame-lhe o que quiser, era um teso e com ele o Hospital funcionava, não se deixava ir por influências ou por lobbys, tanto mandava trabalhar o jardineiro como o médico, e é claro fez muitos inimigos.
Não é como agora em que qualquer um se vende por um prato de lentilhas ou fogem a 7 pés da Ordem dada pelos sindicatos...

Nada tenho contra os médicos, agora acho que toda a gente num hospital deveria ter de picar o ponto.
Se os médicos iriam ficar no hospital depois do seu horário de trabalho ou não, era deixado à sua consideração...

Os meus pais trabalham num hospital e volta e meia vou lá ter com o meu pai e bem vejo a pouca vergonha que é com os horários..

Se os médicos de ogora não quiserem picar o ponto que vão todos para o sector privado, mas é engraçado que lá não brincam!;)

O sector Público bem pode ir abastecer-se a Espanha. Quem tiver receio disso, falo pela minha própria experiência.
Era contra a contratação deste clínicos estrangeiros e até nutria um pouco de sentimento de indiferença para com eles....

Uma vez carregadinho de febre recorri à urgencia do hospital onde trabalham os meus pais e foi atendido por um médico Espanhol. Só pensei para mim mesmo : - ****...... estou em Portugal e sou atendido por um Espanhol!!!! Onde este país vai parar!!!

No fim da consulta até tive vergonha do meu pensamento. O médico foi extremamente cordial e responsável. Falava devagar para o compreender bem e atendeu-me com muita humildade...[8)][8)][8)][8)]
Estava preocupado inclusivamente com o frio que eu ia apanhar a sair do carro para aviar a receita e medicou-me na hora para só a ir levantar no dia seguinte e não apanhar o frio da noite[:X]

Por isso digo-vos. Se estes não querem assinar o livro de ponto que vão todos para o privado que os Espanhois não se importam de o assinar...

Parece que os pedidos de demissão, já eram :D

Afinal, os directores já não vão formalizar os pedidos de demissão.

Ficaram a saber mais pormenores do sistema através do Ministro da Saúde e pronto... vão continuar como directores.

(Claro está que não acredito neste retrocesso assim sem mais nem menos: algo haverá para além daquilo que veio a público...)

Agora, falando um pouco daquilo que tem vindo a ser discutido neste tópico: o que leva a esta situação é a falta de médicos. Assim, deste modo alguns deles podem comportar-se como bem entendem que nada lhes acontece, uma vez que, fazem todos falta!

Como é óbvio, não são os únicos responsáveis, enfermeiros, administrativos e sobretudo dirigentes, também figuram no lote...

Já agora, um pequeno àparte: se não existissem tantas comparticipações de regimes especiais para prestadores privados, se calhar, o sistema público podia ser um bocadinho melhor... pois não existiria tanta procura da clínica privada e por isso, os médicos teriam que prestar mais atenção ao exercício da sua função pública.

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Gostaria de ver esta medida também aplicada aos Juizes, a todos sem excepção.

Meu caro, se a maioria dos magistrados trabalhasse só o que lhes é exigido por lei, “isto” ainda estava muito pior.

Na justiça há muita coisa errada, mas isso é algo bem mais complexo do que parece, que só poderá ser resolvido por quem o fez assim.

citação:Originalmente colocada por polo_TDI

Parece que os pedidos de demissão, já eram :D

Afinal, os directores já não vão formalizar os pedidos de demissão.

Ficaram a saber mais pormenores do sistema através do Ministro da Saúde e pronto... vão continuar como directores.

(Claro está que não acredito neste retrocesso assim sem mais nem menos: algo haverá para além daquilo que veio a público...)

Agora, falando um pouco daquilo que tem vindo a ser discutido neste tópico: o que leva a esta situação é a falta de médicos. Assim, deste modo alguns deles podem comportar-se como bem entendem que nada lhes acontece, uma vez que, fazem todos falta!

Como é óbvio, não são os únicos responsáveis, enfermeiros, administrativos e sobretudo dirigentes, também figuram no lote...

Já agora, um pequeno àparte: se não existissem tantas comparticipações de regimes especiais para prestadores privados, se calhar, o sistema público podia ser um bocadinho melhor... pois não existiria tanta procura da clínica privada e por isso, os médicos teriam que prestar mais atenção ao exercício da sua função pública.

Reina a confusão [8]

Afinal mantêm-se os pedidos de demissão segundo a delegada sindical [8)]

Mas que fantochada esta [xx(]

Independentemente da demissão ou não dos directores de serviço, não me parece, sinceramente, que o controlo biométrico dos horários seja motivo suficiente para esta posição.

E mais, se esta posição foi tomada depois de uma reunião com o bastonário da Ordem dos Médicos, tal ainda a fragiliza mais, uma vez que dá a entender o profundo corporativismo da classe. :(

O problema não está no facto de ser ou não do estado..

Eu trabalho em dois locais de saúde,um completamente privado e outro um Hospital oltrora estatal e agora transformado em EPE,e posso-vos dizer que no privado são muito mais baldas do que no "estatal"..e a grande diferença está na chefia..Os "ditos" Srs directores..;)

citação:Originalmente colocada por sgarcsa

O problema não está no facto de ser ou não do estado..

Eu trabalho em dois locais de saúde,um completamente privado e outro um Hospital oltrora estatal e agora transformado em EPE,e posso-vos dizer que no privado são muito mais baldas do que no "estatal"..e a grande diferença está na chefia..Os "ditos" Srs directores..;)

100% correcto...

Voltar
Superior