Ideias para uma casa moderna

Viva.

Acabei de comprar um apartamento novo (foi uma tourada valente, mas consegui), e foi uma grande oportunidade porque precisa de uma remodelação completa.

Vou contratar uma empresa para fazer tudo, ou seja, meter chão novo, cozinha nova, canos, electricidade, reconfigurar quartos, tudo.

Como o apartamento vai ser praticamente uma tela branca, estou a tenta reunir boas ideias e dicas para fazer durante a renovação.

Por exemplo, vou meter uma ficha de electricidade e um buraco a 1 m de altura na parede que vai ter a televisão, para passar a ficha HDMI e não ter cabos visíveis. Outras ideias passam por ter fichas USB ao lado de fichas de electricidade nos quartos, iluminação com dimmer (IKEA), aquecimento no chão pela casa toda e talvez controlado via app... ou seja, ideias de domótica e outras dicas que tornam a casa mais prática

Abraços.

Quando tiverem a definir a rede eléctrica/telecomunicações define bem os pontos, não te esqueças se quiseres colocar câmeras de vigilância ter em conta esses pontos, tipicamente no teto. Iluminação toda dimável, inclusivé de tecto.

Quando tiverem a definir a rede eléctrica/telecomunicações define bem os pontos, não te esqueças se quiseres colocar câmeras de vigilância ter em conta esses pontos, tipicamente no teto. Iluminação toda dimável, inclusivé de tecto.
Na cozinha, por exemplo, estou a estudar a hipótese de ter fichas que se recolhem para dentro dos móveis, ou então uma calha encastrada onde se pode adicionar extensões se necessário.

Para as fichas eléctricas estou com ideias de passar uma calha no rodapé, ou então várias fichas lisas, distância máxima de 2 metros entre elas. Não quero usar mais extensões para nada.

Para a TV uma solução deste género:

attachment.php

E sim, todas as luzes serão dimáveis e conrtroladas via app (basicamente o sistema IKEA a toda a casa).

Não vou precisar de câmaras de vigilância, o seguro paga. [;)]

Attachments

• TVBR2505K-2.jpg
    TVBR2505K-2.jpg
    33.6 KB · Views: 0
Não te esqueças de fazer projeto de todas as merdices! Vais fazer alterações estruturais e vais ser "moído" pelos vizinhos, pelos fiscais da autarquia...

Tens todo um mundo de domótica à escolha. Se usares, escolhe sempre empresas que usem o protocolo KNX.

Eu faria um projecto em condições, mas percebo que quem não saiba fazer, não "queira" pagar a quem saiba

Na casa de banho mete disto:
83bb60978e794fcd8b6e0d0a3d833803.jpg

Vi num filme futurista [:D]

Pensa bem no sítio do router wi-fi, para dar cobertura à casa toda.

Quando falas iluminação, já estás a pensar em focos, para evitar candeeiros pendurados?

Um bom exaustor/extractor para a cozinha.

Tens todo um mundo de domótica à escolha. Se usares, escolhe sempre empresas que usem o protocolo KNX.

Eu faria um projecto em condições, mas percebo que quem não saiba fazer, não "queira" pagar a quem saiba

E empresa que vai fazer a renovação sabe o que faz, e faz em condições com papéis e facturas. Todas as obras tem de ser aprovadas pelo condomínio para poderem serem documentadas no historial do apartamento.

Uma powerwall da tesla. [:p]

Era bom era, mas isso é para garagens individuais.

Pelo que li, tenho duas hipóteses: ou 1) uso a cablagem do prédio, instalo um contador para mim, o condomínio paga a electricidade e depois cobra-me consoante o consumo indicado no contador, ou 2) instalo uma linha nova com fornecedor de electricidade diferente, e contador/pagamento é independente.

Se a opção 1) for mais barata, então é powerwall.

Eu ia dizer-te para gastares dinheiro numa boa caixilharia se não colocar o aquecimento no chão era mandar dinheiro à rua, mas como não é em Portugal provavelmente a caixilharia já é boa.
O aquecimento por piso radiante é o oposto de mandar dinheiro a rua.
Pode ser caro instalar, mas em termos de conforto e custos de operação é de longe o melhor sistema.

Na casa de banho mete disto:
83bb60978e794fcd8b6e0d0a3d833803.jpg

Vi num filme futurista [:D]

Pensa bem no sítio do router wi-fi, para dar cobertura à casa toda.

Quando falas iluminação, já estás a pensar em focos, para evitar candeeiros pendurados?

Um bom exaustor/extractor para a cozinha.

Mas para que servem as conchas? [:D]

Em princípio vou meter focos destes em todas as divisões

attachment.php

E usar estas lâmpadas Tradfri da IKEA

https://www.ikea.com/pt/pt/p/tradfr...um-regulavel-s-fios-espectro-branco-90408603/

Já tenho a IKEA gateway, e funciona razoavelmente bem.

Attachments

• Screenshot 2020-06-24 at 11.42.05.jpg
    Screenshot 2020-06-24 at 11.42.05.jpg
    18.1 KB · Views: 0
Pode ser caro instalar, mas em termos de conforto e custos de operação é de longe o melhor sistema.

O apartamento tem apartamentos acima e abaixo, portanto está bem isolado (apartamentos no topo ou na base não podem dizer o mesmo).

Como o aquecimento vai ser eléctrico, o normal é meter aquecedores tipo painéis nas divisões, perto das janelas.

Se o aquecimento é no chão, fica mais barato a longo prazo, e o aquecimento é homogéneo por toda a casa.

E qual foi a parte que não percebeste de ser dinheiro mandado à rua caso não tenha uma caixilharia como deve?!
Se ele não conseguir manter o calor dentro de casa de nada vale ter aquecimento, não me viste a dizer que o aquecimento por piso radiante não presta ou a dar outras opções, pois não?. [;)]
Até porque como diz que a casa não é em Portugal, parto do principio que é na Noruega e o standard do aquecimento por lá deve ser mesmo o piso radiante.

Fosse eu, primeiro, faria tecto falso, com luzes embutidas, e um bom isolamento acústico, tanto no tecto, como nas paredes que ligam a outros apartamentos. O piso radiante ok, possivelmente em países mais frios, fará todo o sentido, em países como o nosso não acho que seja o melhor sistema.
Pelo tecto passaria tudo o que era cabos, e instalaria o que de melhor a domótica oferece. Deste controlo dos eletrodomésticos, a controlo de luzes, climatização, e vídeo vigilância ( esta muito importante, não porque o risco de assalto será em princípio menor num apartamento do que numa vivenda, mas dará juntamente com a domótica controlar o que se passa visualmente em casa mesmo não estando e futuramente, com filhos ou não, pode ser uma boa ferramenta para a segurança deles e descanso para nós como pais)
Junto das janelas, faria uma sanca, onde o cortinado ficaria escondido, juntamente com o motor que dará para por a abrir automaticamente, bem como uma fita de Led a iluminar toda a sanca. Dá um ar de requinte a sala que eu pessoalmente aprecio muito, e mais uma vez tudo controlado pela domótica. Em vez de teres o despertador, programas o estore e o cortinado para abrir aquela hora automaticamente e acordas com a luz do dia em vez do barulho irritante Pi Pi Pi Pi Pi do despertador do telemóvel.

Cuidado com esses sistemas de passar cabos por dentro da parede, eu luz dois tubos de 50mm de diâmetro, e vejo-me perdido para passar tudo, desde o cabo de alimentação da TV, cabo HDMI do Home Cinema, Da Box, mais cabo de internet para ligar a TV diretamente da box mais outros cabos que não interessam a ninguém mas que achamos que é melhor!

Quanto as tomadas de cozinha os sistemas de elevador são muito bonitos muito fashions mas avariam com alguma facilidade. A calha, passa despercebida mas não é tão elegante e talvez prática.

O apartamento tem apartamentos acima e abaixo, portanto está bem isolado (apartamentos no topo ou na base não podem dizer o mesmo).

Como o aquecimento vai ser eléctrico, o normal é meter aquecedores tipo painéis nas divisões, perto das janelas.

Se o aquecimento é no chão, fica mais barato a longo prazo, e o aquecimento é homogéneo por toda a casa.

Essa solução dos painéis nas janelas é o normal em quê? Nas remodelações onde ainda não há o aquecimento metido no pavimento, não?
Custa-me a crer que na Noruega o normal em construções relativamente recentes não seja o pavimento radiante.
Eu vivi uns anos no Canadá e um gajo de inverno até conseguia andar de calções e T-shirt dentro de casa e na rua estar bem abaixo de zero, aliás quando vejo as fotos de Natal de quando lá estava estou sempre de T-shirt, as fotos que tenho de Natal em Portugal estou sempre ou de casaco ou de camisola. [:D]

Fosse eu, primeiro, faria tecto falso, com luzes embutidas, e um bom isolamento acústico, tanto no tecto, como nas paredes que ligam a outros apartamentos. O piso radiante ok, possivelmente em países mais frios, fará todo o sentido, em países como o nosso não acho que seja o melhor sistema.
Pelo tecto passaria tudo o que era cabos, e instalaria o que de melhor a domótica oferece. Deste controlo dos eletrodomésticos, a controlo de luzes, climatização, e vídeo vigilância ( esta muito importante, não porque o risco de assalto será em princípio menor num apartamento do que numa vivenda, mas dará juntamente com a domótica controlar o que se passa visualmente em casa mesmo não estando e futuramente, com filhos ou não, pode ser uma boa ferramenta para a segurança deles e descanso para nós como pais)
Junto das janelas, faria uma sanca, onde o cortinado ficaria escondido, juntamente com o motor que dará para por a abrir automaticamente, bem como uma fita de Led a iluminar toda a sanca. Dá um ar de requinte a sala que eu pessoalmente aprecio muito, e mais uma vez tudo controlado pela domótica. Em vez de teres o despertador, programas o estore e o cortinado para abrir aquela hora automaticamente e acordas com a luz do dia em vez do barulho irritante Pi Pi Pi Pi Pi do despertador do telemóvel.

Cuidado com esses sistemas de passar cabos por dentro da parede, eu luz dois tubos de 50mm de diâmetro, e vejo-me perdido para passar tudo, desde o cabo de alimentação da TV, cabo HDMI do Home Cinema, Da Box, mais cabo de internet para ligar a TV diretamente da box mais outros cabos que não interessam a ninguém mas que achamos que é melhor!

Quanto as tomadas de cozinha os sistemas de elevador são muito bonitos muito fashions mas avariam com alguma facilidade. A calha, passa despercebida mas não é tão elegante e talvez prática.

Engraçado essa ideia das sancas nas janelas, por acaso também pensei nisso, mas não referi porque isso depende muito do gosto pessoal, eu por exemplo gosto mas a minha mulher não gosta nada, diz que dá um ar "demasiado quarto de hotel" e eu por acaso até concordo com ela, mas gosto na mesma. [kiss]

Engraçado essa ideia das sancas nas janelas, por acaso também pensei nisso, mas não referi porque isso depende muito do gosto pessoal, eu por exemplo gosto mas a minha mulher não gosta nada, diz que dá um ar "demasiado quarto de hotel" e eu por acaso até concordo com ela, mas gosto na mesma. [kiss]
Eu também não gostava, mas entre isto e ter um varão na sala a anos 50 (é o que eu tenho)
Prefiro esta solução
0ea8f9a06bbc848ae8727d38a1413abd.jpg

E qual foi a parte que não percebeste de ser dinheiro mandado à rua caso não tenha uma caixilharia como deve?!
Se ele não conseguir manter o calor dentro de casa de nada vale ter aquecimento, não me viste a dizer que o aquecimento por piso radiante não presta ou a dar outras opções, pois não?. [;)]
Até porque como diz que a casa não é em Portugal, parto do principio que é na Noruega e o standard do aquecimento por lá deve ser mesmo o piso radiante.
Qualquer forma de aquecimento é dinheiro mandado a rua se não tiver isolamento de jeito.

Nao está directamente relacionado, mas é por estas e por outras mas aguentamos muito melhor um Inverno em paises com frio a sério do que cá.

Mil vezes estar numa casa em Varsóvia com -15º graus na rua do que numa casa "normal" em PT com 5 graus exteriores.

Back