Ideias para uma casa moderna

Essa solução dos painéis nas janelas é o normal em quê? Nas remodelações onde ainda não há o aquecimento metido no pavimento, não?
Custa-me a crer que na Noruega o normal em construções relativamente recentes não seja o pavimento radiante.
Eu vivi uns anos no Canadá e um gajo de inverno até conseguia andar de calções e T-shirt dentro de casa e na rua estar bem abaixo de zero, aliás quando vejo as fotos de Natal de quando lá estava estou sempre de T-shirt, as fotos que tenho de Natal em Portugal estou sempre ou de casaco ou de camisola. [:D]

Aqui há pouca construção porque há muitos edifícios antigos, até construídos no século XIX (189X...) Nos apartamentos novos tens aquecimento central, mas a regra é ainda painéis e lareira. Apartamentos nos anos 50 e 60 é mato. Não há muito sítio para construir, a não ser que seja fora da capital ou... por cima do fjord :sh)

72114845.jpg

Sim, são novos. Sim, por cima de base de cimento no topo do fjord. Sim, aquilo afunda uns mm por ano.

O apartamento é dos anos 70, e nem lareira tem, como tal é o que quiseres. A eficiência energética do apartamento (obrigatório em todos) é má, mas o má deles deve ser ok em Portugal, porque janelas todas são de vidro duplo/triplo.

Eu também não gostava, mas entre isto e ter um varão na sala a anos 50 (é o que eu tenho)
Prefiro esta solução
0ea8f9a06bbc848ae8727d38a1413abd.jpg
Eu tenho sancas iluminadas em todas as divisões habitáveis da casa.
Nao precisas de ter varão para pendurar os cortinados, podes sempre ter as calhas à vista.
Eu pessoalmente prefiro sancas.

Se não quiseres soluções tipo KNX para a domótica aconselhava-te a dar uma vista de olhos à Shelly também.
Tem a desvantagem em relação à Tradfri de ser WiFi em vez de Zigbee, mas não necessitas de hub, tens mais opções, é mais barato e mais costumizável.
Em conjunto com uma solução Home Assistant num mero Raspberry PI consegues soluções muitíssimos interessantes por uma fracção do preço de soluções mais comuns.

Aconselhava também a pensares bem em teres condutas para cabos de rede e fibra óptica (future proof) por toda a casa.
E pensar muito bem onde ficam essas saídas (não sei o tamanho da casa) para poderes ter uma coverage WiFi decente usando APs ou mesh.
Suponho que vás ter um armário ATI portanto pensa-o bem também para os equipamentos que queres ligar nesse armário.
Uma solução que também poderás pensar é HDMI over ethernet e colocares as boxes TV nesse armário, ligadas a uma matriz HDMI 8x8 por exemplo e usares dois dos cabos de rede para transmitir o sinal para cada divisão. Precisas de adaptadores claramente, mas ao pensares de raiz consegues ter espaço para tudo isso, seja no armário ATI seja nas paredes onde vais colocar as televisões. Cabo de rede é baratíssimo, muito versátil (consegues passar lá todo o tipo de ligação desde telefone, HDMI, etc etc) e dá para fazer de tudo.

Eu tenho sancas iluminadas em todas as divisões habitáveis da casa.
Nao precisas de ter varão para pendurar os cortinados, podes sempre ter as calhas à vista.
Eu pessoalmente prefiro sancas.

Sim mas as calhas a vista na minha opinião fica um bocado Fatela. A não ser que metas o cortinado a roçar no tecto pra tapar a calha, mas quando aberto dá para ver a calha

Sim mas as calhas a vista na minha opinião fica um bocado Fatela. A não ser que metas o cortinado a roçar no tecto pra tapar a calha, mas quando aberto dá para ver a calha
Bonito não fica, mas é melhor que o varão.
Podendo ter sanca, nem pensava duas vezes.
Domotica não tenho, mas gostava.

Se não quiseres soluções tipo KNX para a domótica aconselhava-te a dar uma vista de olhos à Shelly também.
Tem a desvantagem em relação à Tradfri de ser WiFi em vez de Zigbee, mas não necessitas de hub, tens mais opções, é mais barato e mais costumizável.
Em conjunto com uma solução Home Assistant num mero Raspberry PI consegues soluções muitíssimos interessantes por uma fracção do preço de soluções mais comuns.

Aconselhava também a pensares bem em teres condutas para cabos de rede e fibra óptica (future proof) por toda a casa.
E pensar muito bem onde ficam essas saídas (não sei o tamanho da casa) para poderes ter uma coverage WiFi decente usando APs ou mesh.
Suponho que vás ter um armário ATI portanto pensa-o bem também para os equipamentos que queres ligar nesse armário.
Uma solução que também poderás pensar é HDMI over ethernet e colocares as boxes TV nesse armário, ligadas a uma matriz HDMI 8x8 por exemplo e usares dois dos cabos de rede para transmitir o sinal para cada divisão. Precisas de adaptadores claramente, mas ao pensares de raiz consegues ter espaço para tudo isso, seja no armário ATI seja nas paredes onde vais colocar as televisões. Cabo de rede é baratíssimo, muito versátil (consegues passar lá todo o tipo de ligação desde telefone, HDMI, etc etc) e dá para fazer de tudo.

Ainda estou a estudar a configuração, mas em princípio a TV vai ficar pendurada numa parede oca que é partilhada por uma divisão que vai servir de arrumos (2m x 1.5m), e lá estou a pensar meter um armário onde posso meter a NAS e outros aparelhos ligados via Ethernet.

Não me estou a ver a passar Ethernet pelas divisões, até porque como uso MacBooks, o cabo Ethernet já era. Essa ideia é boa se quisesse ter TV nas divisões, mas não me cheira; no máximo, se houver essa necessidade, acho que um Chromecast chega.

Eu tenho dois Raspberry Pis e não me importava, mas quero usa solução menos hack e mais futureproof.

Quanto às cortinas, ao que parece a IKEA já tem para as cortinas de rolar.

O melhor é pedir a um profissional para fazer um projeto.
O pior que fazes é tentares fazer tudo pela tua cabeça, pois vais fazer asneira pela certa.
Acredita que sei o que falo.

Ainda estou a estudar a configuração, mas em princípio a TV vai ficar pendurada numa parede oca que é partilhada por uma divisão que vai servir de arrumos (2m x 1.5m), e lá estou a pensar meter um armário onde posso meter a NAS e outros aparelhos ligados via Ethernet.

Não me estou a ver a passar Ethernet pelas divisões, até porque como uso MacBooks, o cabo Ethernet já era. Essa ideia é boa se quisesse ter TV nas divisões, mas não me cheira; no máximo, se houver essa necessidade, acho que um Chromecast chega.

Eu tenho dois Raspberry Pis e não me importava, mas quero usa solução menos hack e mais futureproof.

Quanto às cortinas, ao que parece a IKEA já tem para as cortinas de rolar.

Se não estás interessado em passar cabos de rede para as divisões não está cá quem falou [;)]
No entanto estuda bem a quantidade de Acess Points que precisas ou nodes mesh para teres uma cobertura WiFi impec. E para esses sítios recomendo vivamente a passagem do cabo de rede.

Cabos ethernet por dentro das paredes junto da rede elétrica e entradas ethernet/RJ45 em todas as divisões.

Assim ficas preparado para todo o tipo de situações, router extra de outra ponta da casa ou um sistema MESH a funcionar "como deve ser" etc.

edit: vi agr já que tinhas mencionado isso.

Mesmo sem entradas ethernet nos computadores é smp melhor para teres mais opções futuras. Sei isso pq o devia ter feito e foi tudo à pressa e não fiz, além de que pensava não ter problemas de wifi num apt pequeno, mas lá está, as paredes lixam tudo, nem é preciso grandes áreas.

Last edited:
Estores elétricos (caso existam)
Rede por cabo em todos os pontos da casa onde seja possível facilmente ligar um Access Point.
Tubagem suficientemente larga para passar cabos futuros. (daqui a 10 anos podes querer ligar uma box num quarto que só funcione por fibra... nunca se sabe)

Caldeira o mais eficiente possível para aquecimento, regulado conforme a temperatura desejada nas divisões.
Aqueles mini cilindros nos WC para que quando se abre a torneira sair logo água quente e não desperdiçar 40L de água.

Espaço para a TV.... hoje pode se ser uma de 50" mas amanhã ser uma de 75"

É um layout dos anos 70, como tal lavandaria, wc e quarto de banho vão todos ser um apenas.

O Bod (despensa) vai ser refeita para ter mais de 2m, para que a parede que dá para a sala seja a parede da TV.

Assim, vou reduzir o tamanho da casa de banho de 2.14m para 2m. Um corredor de 1.5m deve chegar.

Em princípio um router nessa parede chega para a casa inteira.

A cozinha em princípio ou vai ser em U, ou em L. Estou mais inclinado para ser em L, eliminando por completo essa parede, e fazer um L grande com painéis a toda a altura, incluindo frigorífico duplo, de vinhos, forno, bar, etc.

Mas desde já estou a apreciar todas as dicas, obrigado.

Last edited:
A planta da casa não está muito má.
Eu apenas partia a parede da cozinha e ficava open space.
Como está agora, tem apenas 90cm entre bancadas o que é muito pouco, na minha opinião.
2 acessos numa lavandaria pequena também não faz sentido. Eliminava o acesso da cozinha e assim já podias ter mais armários quer na cozinha, quer na lavandaria.

Edit: não é lavandaria, é um wc. Fechava isso de certeza absoluta.

Reparei que um quarto não tem porta!
A porta do quarto mais pequeno passava para o lado oposto da entrada e nessa parede colocava o roupeiro.
Corredor é área que não serve para nada!
Nao alterava à disposição de nada e evitava ao máximo demolições. Apenas demolia a parede da cozinha e alterava a entrada do quarto pequeno.
No corredor colocava um armário. Arrumação é extremamente importante.

Ao colocares o armário no corredor, já está estás a prolongar a parede da sala como querias, sem ter de demolir nada.

Back