Imagens captadas nas auto-estradas

loop

New member
Estas imagens das câmeras podem servir com base para multa?

Ou seja caso pratique alguma infracção e este seja filmada posso ser multado ou não é legal como prova?

Têm que ser equipamentos devidamente calibrados para esse efeito.

Que eu tenha conhecimento, apenas serve para detectar acidentes, tráfego, etc.

Estás a falar das cameras que existem nas AE's ou imagens retiradas pela policia nas suas patrulhas? Se são as 1ªs, o principal proposito delas é controlar o trafego portanto, se te apanharem a matrícula, tens muito azar.

Segundo o que sei, é apenas para controle de tráfego.

E acho que a maior parte das cameras não tem capacidade de focar a matricula.

Mas acho dificil multarem com base nessas cameras.

Não se trata de excesso de velocidade, mas sim de uma manobra perigosa que só depois de a cometer cai na realidade da burrice que é, mesmo não tendo posto ninguém em perigo.

Já depois das portagens da A8 aquilo está tudo em obras e a saída para a CRIL etc. está uma confusão, então passei um pouco a saída, mas não mais que o divisor, mas não conseguia virar porque tinha lá aqueles sinalizadores verticais de obras, então consciente que não vinha lá ninguém e também pelo avançado da hora andei um metro para trás para assim conseguir virar.

Na altura foi instantâneo, uma reacção estúpida, imediatamente depois arrependi-me do que fiz, acho que a zona em questão nem têm nenhuma câmera, mas fiquei no receio.

Mas parece então mesmo que tivesse seria difícil esta apanhar a matricula, visto também ser de noite e estar algum mau tempo, e mesmo que apanhasse não podiam passar um auto com base nas filmagens apenas, certo?

PS: Sei que errei e bastante, sou um condutor ordeiro que nunca tive nenhum problema não sei o que me passou pela cabeça.

Podes estar descansado. Se essas câmaras fossem utilizadas pela polícia para autuar então eu já não teria carta, pois todos dias cometo a infracção grave de passar outros carros pela direita, visto não ter paciência para andar aos esses na auto-estrada.

Podes estar descansado. Se essas câmaras fossem utilizadas pela polícia para autuar então eu já não teria carta, pois todos dias cometo a infracção grave de passar outros carros pela direita, visto não ter paciência para andar aos esses na auto-estrada.

Idem..[8b]

No ano passado tive a oportunidade de visitar um centro de controlo de tráfego da Brisa e, entre outras temas, foi abordada a temática da legalidade e possíveis utilizações das imagens captadas. Curiosamente, fiz essa mesma pergunta ao responsável que me recebeu.

Foi-me dito que as imagens captadas servem apenas para monitorização do tráfego, controlar as condições/definir intervenções na via (existência de obstáculos, etc) e para alertar, de forma mais célere, as forças de segurança caso se verifique algum acidente.

A grande maioria das imagens não são gravadas (excepto em casos especiais) e não são cedidas nem à policia nem a particulares (para eventuais provas em casos de acidentes, etc). Além do mais, as imagens/outras informações recolhidas pela brisa (velocidade os veículos, etc) não têm validade legal para efeitos de contra-ordenação ou processo judicial.

A título de curiosidade fiquei a saber que, no ano passado, no famoso IP4 foi registado um número elevado de veículos acima dos 250km/h...

Last edited:

Presumo que faças o mesmo nas filas de supermercado. A isso, vais-me desculpar mas chama-se falta de civismo.

Nestes (e noutros) casos, é realmente uma pena que a polícia não tenha uma base legal para actuar. :mad:

:confused::confused::confused:

E estás preocupado com multas?:confused:

Podias matar alguém......

Eu sei disso, embora obviamente noutra hora do dia nunca o tivesse feito, isto foi de madrugada com total visibilidade.

Mas como disse no meu post foi uma atitude muito reprovável da minha parte mas na altura nem pensei.

Last edited:
Presumo que faças o mesmo nas filas de supermercado. A isso, vais-me desculpar mas chama-se falta de civismo.

Nestes (e noutros) casos, é realmente uma pena que a polícia não tenha uma base legal para actuar. :mad:

O que é que ultrapassar pela direita tem a ver com filas de supermercado? Ele não estava a falar de usar a faixa de emergência, mas sim ultrapassar os marmanjos que vão sempre na esquerda mesmo quando a via da direita está livre.

Este tipo de ultrapassagens é ilegal e a polícia tem base para actuar.

No jumbo e no continente é obrigatório circular pela direita? :confused:
Tenho que ter cuidado, senão qualquer dia ainda me bloqueiam o carrinho enquanto o deixo mal parado para ir pesar as maçãs. [:p]

Eu evito ao máximo ultrapassar pela direita, mas só porque tenho amor à carta. Mas nas AEs e ICs da capital é quase impossível...

Desculpem! Pensei que estava a falar de ultrapassar pela direita, em filas de trânsito. Como é algo normal nas nossas estradas... associei. [8b]

Sendo ultrapassagens pela direita, é algo diferente. É algo que me irrita, contudo, só ultrapasso pela direita em último caso.

Desculpem! Pensei que estava a falar de ultrapassar pela direita, em filas de trânsito. Como é algo normal nas nossas estradas... associei. [8b]

Sendo ultrapassagens pela direita, é algo diferente. É algo que me irrita, contudo, só ultrapasso pela direita em último caso.

O Real já respondeu e tudo bem, percebeste mal.

Eu também preferia não o fazer e certamente não o faria se a minha utilização das AE fosse ocasional, mas acredita que para quem passa os dias enfiado no carro a circular em AE não há mesmo paciência para passar a vida a ziguezaguear no meio dos egoístas que reclamam duas faixas para eles (a do meio onde circulam e a da direita por onde legalmente ninguém os poderia passar).

O Real já respondeu e tudo bem, percebeste mal.

Eu também preferia não o fazer e certamente não o faria se a minha utilização das AE fosse ocasional, mas acredita que para quem passa os dias enfiado no carro a circular em AE não há mesmo paciência para passar a vida a ziguezaguear no meio dos egoístas que reclamam duas faixas para eles (a do meio onde circulam e a da direita por onde legalmente ninguém os poderia passar).

Verdade. E o engraçado é que se acham donos da razão! Já tive uma conversa de café com um fulano que circulava preferencialmente pela esquerda e dizia-me que se irritava quando o ultrapassavam pela direita. Segundo ele, quem o ultrapassava estava a cometer uma enorme ilegalidade e a colocar em perigo os outros! [8b]

No meu ponto de vista, quem ultrapassa pela direita (e por muito que tente não o fazer) é menos culpado do que quem circula pela esquerda (o mesmo se adapta à faixa central)!

segundo me disseram, essas câmaras nem sequer dão para ver as matrículas dos carros.

Estas imagens das câmeras podem servir com base para multa?

Ou seja caso pratique alguma infracção e este seja filmada posso ser multado ou não é legal como prova?

Back