Imagens captadas nas auto-estradas

loop

New member
Estas imagens das câmeras podem servir com base para multa?

Ou seja caso pratique alguma infracção e este seja filmada posso ser multado ou não é legal como prova?

Têm que ser equipamentos devidamente calibrados para esse efeito.

Que eu tenha conhecimento, apenas serve para detectar acidentes, tráfego, etc.

Estás a falar das cameras que existem nas AE's ou imagens retiradas pela policia nas suas patrulhas? Se são as 1ªs, o principal proposito delas é controlar o trafego portanto, se te apanharem a matrícula, tens muito azar.

Segundo o que sei, é apenas para controle de tráfego.

E acho que a maior parte das cameras não tem capacidade de focar a matricula.

Mas acho dificil multarem com base nessas cameras.

Não se trata de excesso de velocidade, mas sim de uma manobra perigosa que só depois de a cometer cai na realidade da burrice que é, mesmo não tendo posto ninguém em perigo.

Já depois das portagens da A8 aquilo está tudo em obras e a saída para a CRIL etc. está uma confusão, então passei um pouco a saída, mas não mais que o divisor, mas não conseguia virar porque tinha lá aqueles sinalizadores verticais de obras, então consciente que não vinha lá ninguém e também pelo avançado da hora andei um metro para trás para assim conseguir virar.

Na altura foi instantâneo, uma reacção estúpida, imediatamente depois arrependi-me do que fiz, acho que a zona em questão nem têm nenhuma câmera, mas fiquei no receio.

Mas parece então mesmo que tivesse seria difícil esta apanhar a matricula, visto também ser de noite e estar algum mau tempo, e mesmo que apanhasse não podiam passar um auto com base nas filmagens apenas, certo?

PS: Sei que errei e bastante, sou um condutor ordeiro que nunca tive nenhum problema não sei o que me passou pela cabeça.

Podes estar descansado. Se essas câmaras fossem utilizadas pela polícia para autuar então eu já não teria carta, pois todos dias cometo a infracção grave de passar outros carros pela direita, visto não ter paciência para andar aos esses na auto-estrada.

No ano passado tive a oportunidade de visitar um centro de controlo de tráfego da Brisa e, entre outras temas, foi abordada a temática da legalidade e possíveis utilizações das imagens captadas. Curiosamente, fiz essa mesma pergunta ao responsável que me recebeu.

Foi-me dito que as imagens captadas servem apenas para monitorização do tráfego, controlar as condições/definir intervenções na via (existência de obstáculos, etc) e para alertar, de forma mais célere, as forças de segurança caso se verifique algum acidente.

A grande maioria das imagens não são gravadas (excepto em casos especiais) e não são cedidas nem à policia nem a particulares (para eventuais provas em casos de acidentes, etc). Além do mais, as imagens/outras informações recolhidas pela brisa (velocidade os veículos, etc) não têm validade legal para efeitos de contra-ordenação ou processo judicial.

A título de curiosidade fiquei a saber que, no ano passado, no famoso IP4 foi registado um número elevado de veículos acima dos 250km/h...

Última edição:
Podes estar descansado. Se essas câmaras fossem utilizadas pela polícia para autuar então eu já não teria carta, pois todos dias cometo a infracção grave de passar outros carros pela direita, visto não ter paciência para andar aos esses na auto-estrada.

Presumo que faças o mesmo nas filas de supermercado. A isso, vais-me desculpar mas chama-se falta de civismo.

Nestes (e noutros) casos, é realmente uma pena que a polícia não tenha uma base legal para actuar. :mad:

:confused::confused::confused:

E estás preocupado com multas?:confused:

Podias matar alguém......

Eu sei disso, embora obviamente noutra hora do dia nunca o tivesse feito, isto foi de madrugada com total visibilidade.

Mas como disse no meu post foi uma atitude muito reprovável da minha parte mas na altura nem pensei.

Última edição:
Presumo que faças o mesmo nas filas de supermercado. A isso, vais-me desculpar mas chama-se falta de civismo.

Nestes (e noutros) casos, é realmente uma pena que a polícia não tenha uma base legal para actuar. :mad:

O que é que ultrapassar pela direita tem a ver com filas de supermercado? Ele não estava a falar de usar a faixa de emergência, mas sim ultrapassar os marmanjos que vão sempre na esquerda mesmo quando a via da direita está livre.

Este tipo de ultrapassagens é ilegal e a polícia tem base para actuar.

No jumbo e no continente é obrigatório circular pela direita? :confused:
Tenho que ter cuidado, senão qualquer dia ainda me bloqueiam o carrinho enquanto o deixo mal parado para ir pesar as maçãs. [:p]

Eu evito ao máximo ultrapassar pela direita, mas só porque tenho amor à carta. Mas nas AEs e ICs da capital é quase impossível...

Desculpem! Pensei que estava a falar de ultrapassar pela direita, em filas de trânsito. Como é algo normal nas nossas estradas... associei. [8b]

Sendo ultrapassagens pela direita, é algo diferente. É algo que me irrita, contudo, só ultrapasso pela direita em último caso.

Desculpem! Pensei que estava a falar de ultrapassar pela direita, em filas de trânsito. Como é algo normal nas nossas estradas... associei. [8b]

Sendo ultrapassagens pela direita, é algo diferente. É algo que me irrita, contudo, só ultrapasso pela direita em último caso.

O Real já respondeu e tudo bem, percebeste mal.

Eu também preferia não o fazer e certamente não o faria se a minha utilização das AE fosse ocasional, mas acredita que para quem passa os dias enfiado no carro a circular em AE não há mesmo paciência para passar a vida a ziguezaguear no meio dos egoístas que reclamam duas faixas para eles (a do meio onde circulam e a da direita por onde legalmente ninguém os poderia passar).

O Real já respondeu e tudo bem, percebeste mal.

Eu também preferia não o fazer e certamente não o faria se a minha utilização das AE fosse ocasional, mas acredita que para quem passa os dias enfiado no carro a circular em AE não há mesmo paciência para passar a vida a ziguezaguear no meio dos egoístas que reclamam duas faixas para eles (a do meio onde circulam e a da direita por onde legalmente ninguém os poderia passar).

Verdade. E o engraçado é que se acham donos da razão! Já tive uma conversa de café com um fulano que circulava preferencialmente pela esquerda e dizia-me que se irritava quando o ultrapassavam pela direita. Segundo ele, quem o ultrapassava estava a cometer uma enorme ilegalidade e a colocar em perigo os outros! [8b]

No meu ponto de vista, quem ultrapassa pela direita (e por muito que tente não o fazer) é menos culpado do que quem circula pela esquerda (o mesmo se adapta à faixa central)!

Voltar
Superior