Lampadinha
New member
No ano passado tive a oportunidade de visitar um centro de controlo de tráfego da Brisa e, entre outras temas, foi abordada a temática da legalidade e possíveis utilizações das imagens captadas. Curiosamente, fiz essa mesma pergunta ao responsável que me recebeu.
Foi-me dito que as imagens captadas servem apenas para monitorização do tráfego, controlar as condições/definir intervenções na via (existência de obstáculos, etc) e para alertar, de forma mais célere, as forças de segurança caso se verifique algum acidente.
A grande maioria das imagens não são gravadas (excepto em casos especiais) e não são cedidas nem à policia nem a particulares (para eventuais provas em casos de acidentes, etc). Além do mais, as imagens/outras informações recolhidas pela brisa (velocidade os veículos, etc) não têm validade legal para efeitos de contra-ordenação ou processo judicial.
A título de curiosidade fiquei a saber que, no ano passado, no famoso IP4 foi registado um número elevado de veículos acima dos 250km/h...
Se teve o prazer de conhecer tais centros e faço referencia ás estradas de Portugal e à maior concessionária de Auto estradas, constatou certamente a presença de uma força policial ! ,tambem ela podendo monotorizar tais cameras.....
O assunto é delicado e muito defensor de uma sociedade onde a privacidade deve reinar , só se olhando aos defeitos e não ás virtudes, analise-se então o caso da melhor forma, que o leitor desejar.
Mas concordo que as cameras não captam a matricula se a viatura circular a uma velocidade razoável, logo as passagens pela direita não são detectáveis a meu ver.
Já em outros casos ....... imaginem e pensem que faria um agente da autoridade se constatar uma infracção muito grave e for detectável a matricula da viatura .
O Auto segue com a foto da viatura em infracção, tal e qual como um radar .....será ????
Cumprimentos