Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Boas pessoal

Antes de mais quero dar os parabéns aos autores deste tópico muito útil para quem quer entrar no mundo da importação. Ora bem o meu caso é o seguinte: vi no site autoscout um Seat Leon Cupra que me interessou, o carro é de Fevereiro de 2007 e já vi que vou pagar cerca de 6000€ de isv. Li aqui algures que os carros a gpl importados pagam menos de impostos, se isso é verdade:

-Quais são os valores, ou percentagem, que descem?

-É necessário o carro ter algum tempo de transformação antes de ser importado, ou pode levar o kit numa semana e na outra estar a vir para Portugal?

-Acham que é possível pedir ao stand em questão para fazer essa transformação e acrescentar esse valor ao preço final do carro?

-Caso o stand se recuse, acham que é mais barato colocar o kit em Espanha?

Desde já agradeço as respostas.
Cumprimentos

Já fui bscar o meu pópó novo

Já fui bscar o meu pópó novo

Pessoal deu-me na telha e troquei os jipes por um Coupe, vai daí e fui à Alemanha buscar um Alfa GT.

O animal faz anos em Junho e por isso comprei lá o seguro e as matriculas vermelhas ate Julho (para não pagar multas) e oficialmente tenho o bicho estacionado numa garagem em Espanha (porque sei que depois de entrar no territorio ncional tenho 4 dias para o legalizar).

Até aqui tudo bem e muitas asneiras foram evitadas por ter lido este Forum e vai daí um grande obrigado ao pessoal daqui que foram uma ajuda tão grande como os meus amigos alemães (senão mais....)

AGORA O SEGUINTE:

Na minha factura está escrito o valor final do carro com o Mswt (IVA) a zeros e a inscrição: "Lieferung nach par.25aUsTG (Differenzbesteuerung)" que pelo que sei quer dizer que o IVA está incluido no valor da factura por se tratar de uma venda a um privado de um bem em segunda mão.

Mas um vendedor de carros de cá disse-me que como o IVA nao estava descriminado na factura teria de o pagar cá, isto é mesmo verdade? É que o carro já tem 3 anos e 40.000Kms e já paguei o IVA no valor que dei pelo carro!!!!

Última edição:
Na minha factura está escrito o valor final do carro com o Mswt (IVA) a zeros e a inscrição: "Lieferung nach par.25aUsTG (Differenzbesteuerung)" que pelo que sei quer dizer que o IVA está incluido no valor da factura por se tratar de uma venda a um privado de um bem em segunda mão.

Eis uma bela duvida, sera q a factura foi mal emitida???
Julius, depois se puderes esclarece, alem disso calculo que o facto de ficares com o carro "numa garagem em Espanha" não te safa de mais um ano no imposto pois ao meteres o processo a data vai surgir na factura...ou estarei eu a ver mal a coisa???

De qquer forma, bela aquisição...toda a sorte ao volante dessa bela maquina!!!

Mas um vendedor de carros de cá disse-me que como o IVA nao estava descriminado na factura teria de o pagar cá, isto é mesmo verdade? É que o carro já tem 3 anos e 40.000Kms e já paguei o IVA no valor que dei pelo carro
A factura está correcta "paragrafo 25 das transações intra-comunitárias"-Liquidação de IVA pelo regime da margem (só para bens em 2ª mão). Quer dizer que o vendedor alemão vai liquidar IVA no país de origem pela diferença entre o valor que ele comprou e o que ele vendeu.
Pergunta ao vendedor de cá, se ele em Portugal, em vendas de veiculos usados pelo regime da margem, tambem descrimina o IVA ? Claro que não.

O animal faz anos em Junho e por isso comprei lá o seguro e as matriculas vermelhas ate Julho (para não pagar multas) e oficialmente tenho o bicho estacionado numa garagem em Espanha (porque sei que depois de entrar no territorio ncional tenho 4 dias para o legalizar)
Se tem matriculas vermelhas quer dizer que são matriculas em transito. Para ter matriculas em transito, quer dizer que já deu "baixa" da matricula oficial alemã.
Para o calculo da redução de anos de uso do veiculo, para a Alfandega conta entre a data da 1ª matricula e a data do cancelamento no país de origem ("baixa"). Por isso, o facto do veiculo estar em Espanha à espera de fazer anos não interessa, vai contar é a data que deu baixa na Alemanha. Acho que é assim... sorry[s)]
Eu já tinha explicado isto aqui neste post há uns meses atrás...

Se tem matriculas vermelhas quer dizer que são matriculas em transito. Para ter matriculas em transito, quer dizer que já deu "baixa" da matricula oficial alemã.
Para o calculo da redução de anos de uso do veiculo, para a Alfandega conta entre a data da 1ª matricula e a data do cancelamento no país de origem ("baixa"). Por isso, o facto do veiculo estar em Espanha à espera de fazer anos não interessa, vai contar é a data que deu baixa na Alemanha. Acho que é assim... sorry[s)]
Eu já tinha explicado isto aqui neste post há uns meses atrás...

E assim se perdem 1.000€.... se é assim pelo menos tenho ate ao fim do mes de Julho para entrar com os papeis na alfandega ... enfim sempre dá tempo para ganhar para esta diferença no imposto e depois ainda tenho mais 45 dias depois de meter os papeis para juntar os trocos, não é?

Lá se foi a pica toda, pelas minhas contas só para Agosto/Setembro é que o GT vai andar legal.....Vou ter é de explicar aos gajos que andei a visitar a europa toda estes 4 meses (de Abril a Agosto)

Respostas a bold
Li aqui algures que os carros a gpl importados pagam menos de impostos, se isso é verdade:
-Quais são os valores, ou percentagem, que descem?
Tem uma redução de 40% no ISV
-É necessário o carro ter algum tempo de transformação antes de ser importado, ou pode levar o kit numa semana e na outra estar a vir para Portugal?
É necessário é que no livrete de origem tenha mencionado que pode usar como combustivel GPL
-Acham que é possível pedir ao stand em questão para fazer essa transformação e acrescentar esse valor ao preço final do carro?
Isso já depende do stand, mas pode-se pedir
-Caso o stand se recuse, acham que é mais barato colocar o kit em Espanha?
Depende onde o carro for comprado, depois como se faz o averbamento no livrete de origem?

E assim se perdem 1.000€.... se é assim pelo menos tenho ate ao fim do mes de Julho para entrar com os papeis na alfandega ... enfim sempre dá tempo para ganhar para esta diferença no imposto e depois ainda tenho mais 45 dias depois de meter os papeis para juntar os trocos, não é?
Lá se foi a pica toda, pelas minhas contas só para Agosto/Setembro é que o GT vai andar legal.....Vou ter é de explicar aos gajos que andei a visitar a europa toda estes 4 meses (de Abril a Agosto)
Olha, faz o seguinte:
Não sei qual é o serviço de Alfandega onde vais legalizar, porque depende da area de residencia do contribuinte, mas faz-te desentendido (não sabes de nada), mas como querias dar uma volta pela Europa, comprás-te o carro na Alemanha e continuás-te a tua voltinha a conhecer os 27 membros[:D] da comunidade, e para circulares legal o veiculo tinha de ter matriculas em transito (isso é verdade), e agora ao chegar a Portugal queres legalizar o veiculo e solicitas (mesmo por requerimento dirigido ao Director Alfandega) que a data de cancelamento da matricula seja a data final da matricula em transito (JUL08 não é?).
Não perdes nada tentar.

E assim se perdem 1.000€.... Lá se foi a pica toda.....

Julius, compreendo a tua tristeza mas "lá se foi a pica" por mil euros???
Hei, com uma maquina dessas na garagem esquece o raio dos mil euros e aproveita o q conseguiste. Concerteza gastaste uma data de mil euros, é so mais um mil e decerto ainda será um bom negocio!!!
Esquece os mil e dá-lhe gaz...

Olha, faz o seguinte:
Não sei qual é o serviço de Alfandega onde vais legalizar, porque depende da area de residencia do contribuinte, mas faz-te desentendido (não sabes de nada), mas como querias dar uma volta pela Europa, comprás-te o carro na Alemanha e continuás-te a tua voltinha a conhecer os 27 membros[:D] da comunidade, e para circulares legal o veiculo tinha de ter matriculas em transito (isso é verdade), e agora ao chegar a Portugal queres legalizar o veiculo e solicitas (mesmo por requerimento dirigido ao Director Alfandega) que a data de cancelamento da matricula seja a data final da matricula em transito (JUL08 não é?).
Não perdes nada tentar.

Tens razao, afinal perdido já está por isso não custa nada tentar, vou fazer isso.

1Abraço

Recapitulando, se alguem puder esclarecer so para ficar com a certeza:

Comprando a um particular a (declaração de compra e venda q não sei como se chama em alemão) substitui a factura para efeitos de legalização, automaticamente sendo particular obrigatoriamente o IVA esta pago!!!
Correcto???

Comprando a um particular a (declaração de compra e venda q não sei como se chama em alemão) substitui a factura para efeitos de legalização, automaticamente sendo particular obrigatoriamente o IVA esta pago!!!
Correcto???
Correcto. Na Alemanha, na transação dum veiculo entre 2 particulares, deve-se preencher o "kaufvertrag" que se deve entregar na Alfandega, aquando da legalização em PT.
Como em Portugal, o IVA do veiculo foi liquidado pelo contribuinte alemão quando comprou o carrinho novo (ele foi o consumidor final p/ efeitos de IVA). Quando vender o carro, já não tem mais IVA a liquidar.
Agora tudo muda, quando compramos a um sujeito passivo de IVA (stand ou empresa), em que ele pode deduzir o IVA no país de origem, e se o veiculo vier c/ preço "netto" (s/IVA), o mesmo terá que ser liquidado no país destinatario. A lei é assim em todos os estados da CE!

mminter, "dank" pela confirmação...
Tinha a ideia q era assim mas estou a tentar conseguir o maximo de informação possivel para q depois não haja surpresas, pois provavelmente serão sempre desagradaveis.
Uma vez mais obrigado...

site dat autohus

site dat autohus

Olá, tenho este site debaixo de olho e queria saber se já alguém comprou carro na Alemanha usando este site www.autohus.de

Vejo um BMW 320d E91 de 12/2005 com cerca de 105000km por 18850€. Fazendo a simulação do ISV ficaria por cerca de 23000€ mas que mais despesas ficam a faltar...?

Será uma boa compra tendo em conta os Km?
Gostava que alguém que tivesse usado este site para a compra colocasse aqui a sua experiência de modo a saber mais sobre esta empresa.

Boas
Belgium, penso que será melhor refazeres as contas Isv desse carro anda á volta dos 5714€, não te esqueças de somar as despesas da viagem ida e volta e da legalização cá podes pôr mais 1000€, 18850+5714+1000=25564, deverá ser este valor a teres em atenção, mas penso que é bom esse carro tem uma média anual de 40000km normal para a Alemanhã, quanto ao stand embora não tenha lá comprado nenhum carro as informações que tirei dele é um stand que 90 para não dizer os 100% dos carros que lá estão são provenientes de empresas de leasing, financeiras e renting, não custumam baixar os preços que estão postos, abriram á cerca de um ano uma filial para sul, para os lados de Munique, e devido á sua dimensão e numero de carros e anos que está no mercado, é uma empresa que dará alguma confiança.

Cumprimentos
Paulo

boa tarde

neste site que o belgium referio, o www.autohus.de , aparece em cada veiculo o preço bruto e o preço liquido... que distinçao é esta? quem adquire o carro para importar paga apenas o preço liquido? abraço

Boas, já alguem importou um carrão a GPL da Alemanha???
Tipo um BMW 745i de 330cv :) e pagar em vez de 14000€ de ISV, pagar 7000€.
e gastar 0,60€ por Litro de GPL?? ;)

Esqueçam o gazoil, GPL é que está a dar (pelo menos nos proximos 5 anos ;) )

Abraço

Boas, já alguem importou um carrão a GPL da Alemanha???
Tipo um BMW 745i de 330cv :) e pagar em vez de 14000€ de ISV, pagar 7000€.
e gastar 0,60€ por Litro de GPL?? ;)

Esqueçam o gazoil, GPL é que está a dar (pelo menos nos proximos 5 anos ;) )

Abraço

Já agora poderias dizer pk nos próximos 5 anos!?fiquei curioso....

Cumps

Porque o Socrates não é burro.
O que vai acontecer daqui para a frente é o pessoal aderir em força ao GPL, e claro que vai inventar um imposto qualquer para aumentar tb o GPL.

Abraço

Voltar
Superior