Fico contente por encontrar este Tópico, pois assim não me sinto tão isolado quando digo que comprar na Alemanha é uma boa alternativa, desde que se saiba como fazer.
Conto-vos as minhas experiências.
Em 2004 a minha esposa queria comprar um Chrysler PT Cruiser 2.2 CRD Limited. Aqui em Portugal a oferta era pouca e cara, por isso contactei um familiar meu que é mecânico e vive na Alemanha. Ele ensinou-me como procurar, comunicar e fazer o negócio com os Alemães. Contactei com o Stand que tinha o carro com as características que eu queria, que me forneceu o nº do chassis. Fui a um concessionário Chrysler que pelo nº do chassis me deu o historial do carro que tinha 1 ano. Tudo em ordem com o carro, enviei os dados para o stand na Alemanha, que me enviou por e-mail o contracto para reservar o carro. Assinei, fiquei com o exemplar, e enviei de regresso por e-mail. Carro reservado, entrou em acção o mecânico.
Enviei-lhe o dinheiro por transferência bancária (a pagar as despesas a meias, ficou cerda de 7€ a cada). O mecânico foi inspeccionar o carro e efectuou a compra, pois o carro estava “novo” e tinha o típico cheiro a pele da Mercedes, tratou do seguro contra todos os riscos e da matrícula de trânsito para o carro poder circular. Enviou-me por transporte TIR (com o certificado europeu ou de conformidade pois estava dentro da garantia de fábrica, o livro de revisões, documentos do carro, etc.) e 8 dias depois estava na minha garagem. Na altura demorou cerca de 3 semanas a legalizar.
Este ano, comprei um New Beetle de 2007 para a minha filha e segui o mesmo procedimento, sendo que demorei apenas 3 dias na legalização, pois agora é muito mais rápido e fácil.
Entretanto, falo relativamente bem inglês, arranho o francês e o espanhol, e já domino algumas centenas de palavras em Alemão, especialmente relacionadas com automóveis. Resultado: vários familiares e amigos têm recorrido a nós para comprar na Alemanha e estão contentes. Alguns foram lá efectuar a compra, só que com menos transtornos do que aqueles que aqui descreveram. O mecânico recebeu-os em casa dele e acompanhou-os durante toda a compra até ao seu regresso.
Há muita gente que se queixa das compras de carros na Alemanha, mas sem conhecer a língua sujeitam-se a irregularidades nos documentos.
Outras vezes têm lá familiares, mas que não são mecânicos e compram à vista e depois tb se sujeitam como se sujeitariam se comprassem cá sem perceber de mecânica.
Resultado: mulher e filha servidas e contentes pois compraram o que queriam (com mais extras nos carros do que os que utilizam), agora a seguir será a minha vez de comprar novo carro para mim (que o meu Civic já está velhinho).