Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Esclareçam-me aqui uma duvida....
Tenho a impressão de ter ouvido que em 2009 o imposto automovel vai benefeciar ainda mais os veiculos menos poluentes....
É mesmo assim?
E se assim for, compensará importar um automovel com um baixo CO2, em 2009 do que importar hoje?
Obrigado...

Dúvida sobre importação

Dúvida sobre importação

Bom dia pessoal!

Tenho andado a ver o mercado nacional de usados e tenho reparado que os preços andam bastante inflaccionados para bastantes modelos (para não dizer todos), e o que eu gostava de saber e certamente que alguém neste fórum tem conhecimentos, é qual o valor total em que fica o seguinte:

- Veículo ligeiro de passageiros
- Ano 2000 a 2001
- 2.000cc
- Gasolina
- Preço médio em Portugal - 9.000€ a 10.000€
- Preço médio na Alemanhã - 4.500€ - 6.000€

Será que importando e com toda a burocracia das papeladas e impostos compensa comprar lá fora? :confused:
Se compensar, será melhor ir lá comprar ou tentar por alguém que importe veículos.
P.s - Não tenho qualquer tipo de experiência em comprar carros, nem percebo nada de Alemão, muito menos, tenho conhecimento da papelada para tratar :sh) (mas não é nada que se aprenda)

Peço desculpa o testamento.[;)]

Um abraço[:blush:]

Eu já tive a oportunidade de lêr esse tópico gigante e após filtrar muita coisa, fiquei mais ou menos na mesma...lol!!
Claro que aprendi muita coisa!!
Mas será que não haverá um tipo de simulador em que se põe o preço na alemanhã e ele dá-nos o preço em Portugal (tipo preço chave na mão)??

Um abraço

Isso de comprar carro importado tem muito que se lhe diga. vou passar a explicar algumas da minha ideias:

1º pesquisar aqui em portugal o carro que queres, ver se existe algum que interessa, ver os carros analisar, sabes como é trabalho de pesquisa.

2º depois de saberes os preços com que podes contar aqui em portugal e as condições dos carros, pesquisa na alemanha ou noutro pais para ver os preços e não te esqueças de depois adicionar o imposto+despesas de legalização+despesas de descolação e transporte.

3º Depois es disso es tu que decides face aos preços e aos carros que viste.

4º Existem carros que nao compensa, existem carros que sao dificeis de arranjar cá em portugal por isso temos de ir lá fora, existem carros que compensa pois o pessoal que os tem cá para venda abusa no preço e muitas vezes têm os kms martelados.

e pronto.

2º depois de saberes os preços com que podes contar aqui em portugal e as condições dos carros, pesquisa na alemanha ou noutro pais para ver os preços e não te esqueças de depois adicionar o imposto+despesas de legalização+despesas de descolação e transporte.

Ésta parte é que é complicada, quanto é que o veículo que mencionei em cima vai pagar de imposto? E as despesas de legalização ficam por quanto? penso que sejam iguais para todos os veículos, o imposto é que não, Certo?

Desculpem lá, mas tou mesmo à nora com isto...

para saberes quanto imposto pagas é so pesquisares no nosso amigo google por "simulador ia" depois e so preencheres os dados e da-te o valor a pagar, os outros valores são por exemplo 500€ para o transporte de vier de camião ou combustivel+portagens+hotel de vieres a conduzir e depois para tratar da legalização por exemplo podes entregar o processo a uma empresa de legalização se não te quiseres chatear são mais 300€ e tens de contar claro com a viagem de avião para a alemanha e tambem com o aluguer de carro e hotel e comida conforme o numero de dias e a distancia que precorreres.. é tudo muito relativo esses valores.

Como ando a pensar se importo ou não um carro e se o faço em regime de "faça você mesmo", deixo-te algumas ideias:

Para a simulação do valor a pagar vai aqui:
http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

O simulador já te ajuda, mas tens mesmo que saber as emissões, além do resto!

Se não "pescas" mesmo nada da net será útil ajuda que terás de pagar! Podes sempre contactar o site, tipo o mobil.de, mas nada te garante que não vais ser "embarretado", sobretudo se for num particular!

Por outro lado, as viagens não são de borla (apesar de baratas, se fores em low-cost) e tens que pensar na estadia e no regresso, (venhas no carro ou venha ele de camião).

Numa de "faz de conta", imagine-se um carro de 2001, com 1900 de cilindrada a gasolina e com emissões de 180. Vai pagar cerca de 2000 Aéreos de impostos cá!

Depois falta as matrículas, a inspecção, o tempo de espera/burocracia...

Assim, contas à sapateiro, o carro custou 5.500+2000 de impostos+ 1000 de viagens e trazer o carro +300 legalização fica em cerca de 9.000! Ainda poupas uns trocos, mas será que vale a pena? Não te esqueças ainda que o carro vai pagar bastante de IUC e encontras muitos carros cá a gasosa potentes e relativamente baratos!

Moral da história: para mim esse é o tipo de carro que talvez não compense! Mas eu sou um leigo na matéria!!!

Comprei um carro em Espanha...

Comprei um carro em Espanha...

Comprei um carro em Espanha, uma Seat Ibiza 1.9 tdi de 2005
em excelente negocio e agora queria legaliza-lo, quais os procedimentos
que devo fazer????
Ajudem me ok...[:cool:]

Daqui a 2 dias vou à Alemanha buscar uma carrinha Audi e há uma questão que julgo ainda não ter sido aqui respondida:

Ao comprar a um particular presumo que tenha de ser eu a pedir as matrículas, o seguro e o certificado de conformidade.

(Coisa que num stand é muito simples pois são eles que tratam)

Mas visto ser a minha 2a opção só vou tratar disso lá e se esse negócio se proporcionar.

A minha questão é que não tenho ideia de onde peço as matrículas e o seguro e de quanto tempo leva até as ter.

Obrigado a todos [:cool:]

Daqui a 2 dias vou à Alemanha buscar uma carrinha Audi e há uma questão que julgo ainda não ter sido aqui respondida:

Ao comprar a um particular presumo que tenha de ser eu a pedir as matrículas, o seguro e o certificado de conformidade.

(Coisa que num stand é muito simples pois são eles que tratam)

Mas visto ser a minha 2a opção só vou tratar disso lá e se esse negócio se proporcionar.

A minha questão é que não tenho ideia de onde peço as matrículas e o seguro e de quanto tempo leva até as ter.

Obrigado a todos [:cool:]

Boas explorador, realmente não te posso ajudar acerca disso de arranjares as matriculas com o seguro e o resto da papelada, mas desafio-te desde já para quando regressares, contares aqui a tua aventura [;)]

Sempre é mais uma experiencia para ajudar aqui o povo, uma vez que anda aqui muita "gente á nora"

[:cool:]

Agora é a minha vez de contar a minha aventura nisto da importação.
Foi através deste tópico que descobri o resto do Fórum, já há muito que andava a pensar em ir buscar carro lá fora, fui lendo, aprendendo os truques e desmistificando o processo, através de um amigo que já lá foi algumas vezes juntei mais algumas dicas, e estava pronto para ir.

Pesquisa:
Depois de estudar algumas alternativas decidi-me pelo Smart Roadster, para a pesquisa usei principalmente o Mobile.de e por vezes o Autoscout.
Os carros mais baratos têm sempre truque, ou por serem de stands manhosos, ou por estarem em visível (ou não tanto) mau estado, fui descartando:
- stands com nomes russos, italianos e turcos (desculpem a discriminação)
- stands só com meia dúzia de carros, que são na realidade oficinas de "reciclagem/recauchutagem" de veículos
- stands de beira-de-estrada cujo escritório é um contentor de obras
- vendas de particulares (é arriscado para quem ia sozinho, como eu)
Defini uma "short-list" de três carros que me agradaram, na mesma zona da Alemanha, todos de stands mas infelizmente não concessionários Smart, embora de grande dimensão (50 a 100 carros). Os stands seriam de confiança, os carros é que seriam uma incógnita...
No meu caso particular, a quatro dias da partida, com tudo marcado e a navegar pelo mobile.de, descobri um carro diferente dos padrões que procurava mas que me encheu as medidas, amor à 1ª vista, além de ser de concessionário oficial. Era substancialmente mais caro mas nem hesitei.
Aliás, o problema do mobile.de é precisamente o facto de ao procurar, vermos carros com preços baixos que são uma ilusão, e depos tudo parece caro. É preferível esquecer desde logo esses e ir para o "meio da tabela".
Enviei um e-mail a reservar o carro e ofereci-me para enviar €€ para depósito, sei que é arriscado reservar sem ver, responderam que o guardavam até à minha chegada sem res€rvas.

Preparação da viagem:
- avião pela Ryanair
- hotel pela Accor (EtapHotel) embora os Formule1 ou os Ibis sejam boas alternativas
- aluguer de carro pela Avis, que depois anulei por ter escolhido o carro ainda em Portugal
- estudo da viagem de regresso pelo Viamichelin, estudar também possíveis hotéis no percurso

Compra:
Cheguei a Estugarda, fiz check-in no hotel e fui ao stand. Lá estava o vendedor, o carro existia de facto (!), em 5 minutos estava decidido, livro de revisões credível/coerente, bom estado geral, não sou entendido mas se estava em mau estado enganava bem.
O vendedor nem sequer foi ver o carro comigo, nada de "conversa de vendedor" o que me agradou, só disse "Zo you vant to buy zis car"? OK, assinei contrato e fui lá no dia seguinte fazer transferência.
Optei por não pedir desconto por achar pouco elegante (não estava a lidar com turcos à beira da estrada), o que fez com que o vendedor me desse as matrículas de exportação. O certificado COC já vinha com o carro (?), pelo que não paguei nada. Resumindo paguei o valor do carro, sem desconto mas sem despesas extra.
Um parêntesis, pelo que li neste tópico, as pessoas levam o €€ no bolso para evitar esperar 3 dias pela transferência, na minha opinião esqueçam isso.
Para não levar dinheiro (que me custou a ganhar) e porque ia sozinho, informei-me cá, levei impressos para pedir a transf. por fax e os contactos do banco, demoraria 1 a 3 dias, no meu caso demorou pouco mais de 24h, esperei mais pelas matrículas por isso nem sequer foi condicionante...
Claro que ajuda se telefonarem para o banco a pressionar logo após enviar o fax, e pedirem ao vendedor para fazer o mesmo ao banco dele.
A partir daqui foi só esperar sentado nas esplanadas de Estugarda, ligaram-me no dia seguinte a confirmar a transferência mas que as martículas só ficariam no dia seguinte, talvez porque percebi que não tinham grande experiência com compradores estrangeiros, causou-lhes alguma curiosidade alguém fazer 2200km por causa de um smart...

Regresso:
O percurso foi pelo centro de França, evitando ir pelo Mediterrâneo por causa do trânsito e de arranjar vaga em hotel (não reservei). Vim por Dijon/Clermont-Ferrand/Bordéus/Biarritz/Burgos/Bragança, quase sempre em AE.
Saí de Estugarda na 5ª feira às 14h, fiz cerca de 500km até Dijon. No dia seguinte 1000km até Vitória, e finalmente 700km até ao Porto.

Resumo de custos:
Total: 850€
Voo: 240€
Regresso (2250km)
Hotel: 85€, duas noites, Dijon e Vitória
Portagens: 60€, o meu agradecimento aos franceses
Gasolina: 125€, média 5,8l/100km, 1,6€/l em FR e DE, 1,3€/l em ES.

Agora começa a saga da legalização, daqui a uns dias deixo o feedback.
Já agora os melhores resumos do processo são estes: link1, link2.

Voltar
Superior