Agora é a minha vez de contar a minha aventura nisto da importação.
Foi através deste tópico que descobri o resto do Fórum, já há muito que andava a pensar em ir buscar carro lá fora, fui lendo, aprendendo os truques e desmistificando o processo, através de um amigo que já lá foi algumas vezes juntei mais algumas dicas, e estava pronto para ir.
Pesquisa:
Depois de estudar algumas alternativas decidi-me pelo Smart Roadster, para a pesquisa usei principalmente o
Mobile.de e por vezes o
Autoscout.
Os carros mais baratos têm sempre truque, ou por serem de stands manhosos, ou por estarem em visível (ou não tanto) mau estado, fui descartando:
- stands com nomes russos, italianos e turcos (desculpem a discriminação)
- stands só com meia dúzia de carros, que são na realidade oficinas de "reciclagem/recauchutagem" de veículos
- stands de beira-de-estrada cujo escritório é um contentor de obras
- vendas de particulares (é arriscado para quem ia sozinho, como eu)
Defini uma "short-list" de três carros que me agradaram, na mesma zona da Alemanha, todos de stands mas infelizmente não concessionários Smart, embora de grande dimensão (50 a 100 carros). Os stands seriam de confiança, os carros é que seriam uma incógnita...
No meu caso particular, a quatro dias da partida, com tudo marcado e a navegar pelo mobile.de, descobri um carro diferente dos padrões que procurava mas que me encheu as medidas, amor à 1ª vista, além de ser de concessionário oficial. Era substancialmente mais caro mas nem hesitei.
Aliás, o problema do mobile.de é precisamente o facto de ao procurar, vermos carros com preços baixos que são uma ilusão, e depos tudo parece caro. É preferível esquecer desde logo esses e ir para o "meio da tabela".
Enviei um e-mail a reservar o carro e ofereci-me para enviar €€ para depósito, sei que é arriscado reservar sem ver, responderam que o guardavam até à minha chegada sem res€rvas.
Preparação da viagem:
- avião pela Ryanair
- hotel pela Accor (EtapHotel) embora os Formule1 ou os Ibis sejam boas alternativas
- aluguer de carro pela Avis, que depois anulei por ter escolhido o carro ainda em Portugal
- estudo da viagem de regresso pelo Viamichelin, estudar também possíveis hotéis no percurso
Compra:
Cheguei a Estugarda, fiz check-in no hotel e fui ao stand. Lá estava o vendedor, o carro existia de facto (!), em 5 minutos estava decidido, livro de revisões credível/coerente, bom estado geral, não sou entendido mas se estava em mau estado enganava bem.
O vendedor nem sequer foi ver o carro comigo, nada de "conversa de vendedor" o que me agradou, só disse "Zo you vant to buy zis car"? OK, assinei contrato e fui lá no dia seguinte fazer transferência.
Optei por não pedir desconto por achar pouco elegante (não estava a lidar com turcos à beira da estrada), o que fez com que o vendedor me desse as matrículas de exportação. O certificado COC já vinha com o carro (?), pelo que não paguei nada. Resumindo paguei o valor do carro, sem desconto mas sem despesas extra.
Um parêntesis, pelo que li neste tópico, as pessoas levam o €€ no bolso para evitar esperar 3 dias pela transferência, na minha opinião esqueçam isso.
Para não levar dinheiro (que me custou a ganhar) e porque ia sozinho, informei-me cá, levei impressos para pedir a transf. por fax e os contactos do banco, demoraria 1 a 3 dias, no meu caso demorou pouco mais de 24h, esperei mais pelas matrículas por isso nem sequer foi condicionante...
Claro que ajuda se telefonarem para o banco a pressionar logo após enviar o fax, e pedirem ao vendedor para fazer o mesmo ao banco dele.
A partir daqui foi só esperar sentado nas esplanadas de Estugarda, ligaram-me no dia seguinte a confirmar a transferência mas que as martículas só ficariam no dia seguinte, talvez porque percebi que não tinham grande experiência com compradores estrangeiros, causou-lhes alguma curiosidade alguém fazer 2200km por causa de um smart...
Regresso:
O percurso foi pelo centro de França, evitando ir pelo Mediterrâneo por causa do trânsito e de arranjar vaga em hotel (não reservei). Vim por Dijon/Clermont-Ferrand/Bordéus/Biarritz/Burgos/Bragança, quase sempre em AE.
Saí de Estugarda na 5ª feira às 14h, fiz cerca de 500km até Dijon. No dia seguinte 1000km até Vitória, e finalmente 700km até ao Porto.
Resumo de custos:
Total: 850€
Voo: 240€
Regresso (2250km)
Hotel: 85€, duas noites, Dijon e Vitória
Portagens: 60€, o meu agradecimento aos franceses
Gasolina: 125€, média 5,8l/100km, 1,6€/l em FR e DE, 1,3€/l em ES.
Agora começa a saga da legalização, daqui a uns dias deixo o feedback.
Já agora os melhores resumos do processo são estes:
link1,
link2.