Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

LEGALIZAÇÃO DE CARROS IMPORTADOS

Passo 1: - Imprimir da Net (site da DGV) o Mod. 1402, duas impressões, ou caso não tenha net ir à DGV e comprar lá o impresso Mod.1402.

Passo 2: - Ir a uma oficina e tirar as forras de plástico que protegem o motor, por cima e por baixo. Isto é obrigatório porque na inspecção querem ver o motor e estas forras não deixam. Depois da inspecção mete-las novamente.

Passo 3: - Ir com o carro à inspecção. Aqui é necessário:

- Mod.1402 – duas cópias (eles ajudam a preencher);
- Ficha técnica (C.O.C);
Pagar cerca de 65 €

Da inspecção traz-se de volta as duas cópias do Mod. 1402, a ficha técnica (C.O.C) e o certificado de aprovação da inspecção.

Passo 4: - Tirar cópias do seguinte:

- Livrete – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Livrete internacional – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Registo propriedade – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Factura da compra – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- Ficha técnica (COC) – 2 + 1 (para futura recordação) cópias;
- BI + Nº Contribuinte – 2 cópias;

Passo 5: - Ir á alfandega.
Compra-se lá a DAV, preenche-se de grosso modo e entrega-se juntamente com os originais dos documentos + 2 cópias de cada original + 1 BI + Nº Contribuinte.

Traz-se de lá duas cópias de cada documento, autenticadas por eles. Os originais ficam lá.

Perguntar aqui até que horas se pode pagar o IA.

Passo 6: - Ir á DGV.
Aqui mostra-se o Mod. 1402 que trouxemos de volta da inspecção, a Ficha técnica (COC) e o certificado de aprovação da inspecção.
Eles fazem a aprovação e metem o nº de homologação no Mod. 1402.
Aqui traz-se tudo de volta.

Passo 7: - Tratar da forma de pagar o IA.
O IA pode ser pago de 3 modos:

- Cheque visado – Demora 10 min. no Banco. Preenche-se um cheque à ordem Direcção Geral do Tesouro, com a quantia do IA ( se não se souber o valor exacto mete-se aproximado e depois paga-se o resto com dinheiro). Eles visam o cheque no momento e traz-se logo de volta.
- Dinheiro vivo;
- Multibanco – Atenção que só se pode pagar até determinado montante (Montepio 2500 €) depois dá-se o restante em dinheiro.

Passo 8: - Tirar cópias de:
– 1 cópia - Mod. 1402 já com o nº de homologação e carimbo branco da DGV;
– 1 cópia do Certificado de aprovação da inspecção;

Passo 9: - Ir á alfandega pagar o IA.
Entregam-se as cópias tiradas e traz-se uma cópia do recibo do pagamento.

O documento da matrícula só é emitido durante a noite, por isso tem de se voltar lá no dia seguinte. Caso não se queira voltar lá, levar um envelope selado, que depois eles enviam por correio.

Passo 10: - Ir á alfandega buscar o documento da matrícula ( se receber por correio não é necessário).
Recebe-se dois documentos iguais em papel selado, onde consta a matricula.

Passo 11: - Tirar 2 fotocópias de cada folha selada da matrícula.

Passo 12: - Ir á DGV tratar do Documento único.
Entregar lá:
- 1 fotocópia de cada folha selada da matrícula;
- 1 fotocópia BI + Nº Contribuinte;
- Cópias autenticadas recebidas da alfandega na 1ª visita;
- Pagar 30 e tal €
Traz-se o documento para apresentar na conservatória e o recibo do pagamento.

Passo 13: - Ir à conservatória do registo automóvel.
Entregar lá:
- 1 fotocópia de cada folha selada da matrícula;
- Documento da DGV;
- Pagar 50 e tal €

Passo 14: - Ir a uma loja de matriculas e com os originais da Alfandega mandar fazer as matrículas.
Demora cerca de 10 minutos. Leva-las e po-las no carro.

Passo 15: - Tratar do seguro e imposto de selo.

Depois fazer uns piões jeitosos para descomprimir de toda esta azafama!!!

Cumprimentos

Boas...

Elipagon, tens a certeza que são esses os passos???

Sempre pensei que a primeira coisa era ir à alfandega, só posteriormente é que se ia à inspecçao.

Cumps

Para as contas da viagem de regresso:

São 2 Dias - 2.500 km (mais coisa menos coisa)

Gasoleo + portagens + Alojamento + Refeiçoes + telefonemas (prás cridas) + cafezinhos (+ tabaquinho) , etc...

Tudo bem somado - menos de TRINTA (30) contitos ao dia é mentira , ou milagre
para os mais modernos 150 Euros / dia
:))
abraço a todos

A partir do momento que se entregam os papeis na alfandega, o carro não pode andar mais. Penso que se for só para ir à inspecção a policia não chateia, mas às vezes...

Se for primeiro à inspecção (como eu fiz),a policia assim não tem hipotese nenhuma de chatear!

Obrigado Elipagon.
Todas as dicas que nos estás a dar são muito importantes porque falas com base numa experiência recente e com soluções nunca antes abordadas como a transferência bancária (muito mais barata que pelos CTT)e a ida à inspecção antes da alfândega.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Elipagon

A partir do momento que se entregam os papeis na alfandega, o carro não pode andar mais. Penso que se for só para ir à inspecção a policia não chateia, mas às vezes...

Se for primeiro à inspecção (como eu fiz),a policia assim não tem hipotese nenhuma de chatear!

Boas...

É interessante, visto por esse lado.

Mas necessitaste de dois modelos 1402 por causa disso???
é que tava com a ideia que bastava um, para entregar na DGV.

Cumps

Viva pessoal,

após 2 meses, finalmente chegou hoje (por correio) o DU.

Concordo c/ o Elipagon, o 1º passo deve ser a inspecção (para os que vêm c/ matriculas de exportação).

Cumps,

JS

Olá a todos chamo-me Ricardo e também quero partilhar a minha aventura. Vou juntar mais um post a este tópico muito útil e com muita informação.A compra de carro já me andava na cabeça desde 2005 mas só agora pude reunir condições financeiras.Nunca tive ideia de comprar em Portugal devido aos preços por cá practicados.Sendo assim como quase toda gente que vê este forum andei pelo mobile, autoscout24 e webmobile24 á procura de um carro a diesel,A minha 1ª escolha recaiu no Golf V de 2004.Tendo feito uma filtragem até onde eu me podia esticar e tendo em conta o que pretendia, ai fui eu via HLX mais a minha mulher e filha.Sai em Colónia e fui para casa de uns amigos perto de Münster.Calhou isto num fim de semana e foi ai que procurei carro .Vi de tudo mas aquilo que queria não! Até que o meu amigo que vivia lá me aconselhou também as Seat Altea que por sinal na Alemanha são baratas(tendo é em conta os Golf V) e com muitos menos km.E ai comecei a ver as Alteas e comecei a gostar das linhas pois em stands Vw também via-se lá carros de outras marcas.Passado o fim de semana apenas apontei uns contactos e na Segunda-Feira bem cedo ai fui eu a Sendem e dirigi-me a um stand Seat era o 1º posto escolhido por mim.Ainda não andava 100% convencido pela as Altea até que andei numa.Neste 1º stand o vendedor só falava Alemão e não percebia patavina de Inglês além do ok(universal) o que para mim foi péssimo.Contudo a minha mulher é tradutora de Alemão e ai entrou ela ao serviço(digo-vos uma coisa parecemos uns ignorantes ao não perceber uma lingua é mesmo frustante!!)[8].Posto isto e pergunta após pergunta lá perguntamos por uma Seat Altea de 10/2004 que vimos no site deles.Estavam lá bastantes mas pelo equipamento reconheci logo a que queria contudo o preço não era o que vi era 1000€ mais caro(14.400)!!!Falamos ao vendedor e com um print mostramos o preço e ele disse que era preço de campanha mas só para quem visse na internet que foi o nosso caso.Sorte a nossa.Gostei da prontidão que o vendedor se dispôs a mostrar o carro e os serviços efectuados na Seat.O passo seguinte foi a voltinha de teste e ai fiquei admirado pois colocaram-me umas matriculas temporárias e o vendedor perguntou-me se queria um ou dois dias para andar com o carro lol!!![:0]Bem não estava a contar e como tinha carro alugado 2 horas serviram-me mas fiquei marcado pela positiva pelo á vontade do vendedor.Dado a volta verifiquei que o carro estava impecável e ainda cheirava a novo(23480km).Ao chegar ao stand pedi para me levantarem o carro e vi tudo por baixo .Bem pensei «eu acho que este está bom mas terei de ver mais».Assim sendo continuamos a nossa saga em ver carros ainda tivemos espaço para ver outro tb igual mas notei muita ferrugem e maus tratos nos estofos.Anulei logo essa hipotese.È que é dificil depois de vir com olho no que eu vi logo em primeira instância é que não encontrei outro igual!!!Veio o Almoço e fui ver outro quando lá cheguei já tinha sido vendido ,azar!Vi um ultimo quarto mas não me cheirou bem pois era de particular e não de stand como tinha visto e o carro não estava là.Posto isto bem decidi e fomos ao 1º stand e ficamos com o Seat Altea! E que rica escolha.Assinamos o contrato de compra e venda o vendedor prontificou-se a fazer uma revisão e tratar das matriculas.Antes disso perguntei pelo C.O.C. (pois iria evitar transtornos mais tarde)em que o vendedor me disse claro tem de ir pois senão não o consegue legalizar.Isto passou-se numa Segunda-Feira,na Quinta-Feira de manhã já tinha o carro nas minhas mãos .Estava tudo em ordem e passo a dizer é necessário factura-recibo livrete, c.o.c., o registo e o seguro com as matriculas temporarias pelo período que escolherem.Assim sendo aproveitei na Sexta-Feira e vim vindo para Portugal mas ainda fui fazer uams férias pelas Sul de Espanha e fiz uma bela rodagem ao carro. Chegado a Portugal comecei o processo de legalização.Dei inicio ao processo e tal como Luciano Rato descreveu compramos o impresso DAV(€1) e preenchemos.Logo de seguida fui á inspecção e só pode ser em centros de classe B(€65).Posto isto e como tinha o c.o.c entreguei o que faltava .Pedi a factura autenticada pois eles lá ficam com a original.De lá fui á D.G.V. com a papelada que tinha de entregar na dgv(cópia livrete autenticada pela Alfandega,Cópia da inspeção, Bi e Nif) e ai começou o martirio.Não é façil cheguei lá e aquilo parecia uma selva apesar de ter senhas!!!O segurança também dá explicações!!!Tem de se preencher o impresso 1402 e 1406 a pedir a homolgação para territorio nacional.Esperei Hora e meia e fui atendido ,Dei entrada do processo.Deram-me um prazo de 3 dias.Como conheço este tipo de serviços passei lá passado 4 dias nada.Deixei passar uma semana e fui lá .Este tipo de casos levantam-se no segurança mas que no meu caso não se veio avverificar !!!Fiquei logo f****o pois tive de secar hora e meia(novamente)para me dizerem o que se estava a passar.Bem descobri que os srs da DGv não sabiam onde andava o meu processo.Ainda tiveram tempo para me questionar se eu não o teria levantado e que teria de arranjar novamente as cópias dos documentos.Bem fui á lua e vim e passei-me.Chamei um responsável que me acalmou e calou a sra que me estava atender pois acho que ela já tinha queimado os fusiveis todos .Não dizia nada de jeito.Então eles perdem processo e eu é que tinha de ter novamente o trabalho???[8]Lá fiquei eu de esperar um telefonema deles e ao dirigir-me para casa recebo um telefonema da DGV a dizerem que encontrarm o meu processo mas como já eram qs 17horas a dgv estava fechada.Ficou adiado e tive ir lá no dia seguinte .Já com papelada toda fui Alfandega e liquidei I.A( nota agora paga-se a emissão de gases ,sem comentários[:o)]) que consta no C.O.C..Agora já tenho a guia(dá para 60 dias) e as matriculas do meu carrinho Dai vou ter que ir á DGV e pagar €30 para o livrete, e ir fazer o registo de propriedade.Resumindo é facil quando tudo corre bem!!!Só acho que com a quantidade de pessoal que vai comprar um carro «lá fora» a Alfandega juntamente com DGV deveria ter um departamento na alfandega para tratar só destes processos.Decerto iria facilitar o trabalho a eles e o tempo perdido por nós não acham???
Quem está com ideias que aproveite pois o IVA na Alemanha até ao fim do ano estará a 16% depois passará a 19% ainda são 3%.Agradeço ao Luciano Rato por ter criado este excelente post que decerto contribuiu em muito para informação para as pessoas arriscarem e irem á procura de um carro bom.Conselho comprem a stands sai um pouco mais caro mas compensa em tudo, garantias e papelada.Desculpem a minha redação e erros de escrita.
Cumprimentos a todos

Parabens pela tua Nova Maquina. Agora só tens que te inscrever no Forum Altea.;);)
Se todos contribuirem com a sua "Aventura", mas facil será para todos.

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Boas...

Tou quase quase a ter carro importado :D

Vou comprar atraves de um familiar meu que reside na alemanha, mas qd tudo tiver tratado eu dps posto aki e esclareço tudo...
Hoje ele já foi sinalizar o carro, agora vou fazer a transferencia para ele dps ir pagar o resto e levantar o carro.
Neste momento tou a fazer um balanço de qt vou gastar no carro...
O preço para o carro já esta acordado, assim como o valor do IA é fixo e as matriculas provisorias e seguro (180Eur 15dias).

Amanha vou saber qt me vai ficar o transporte.

E resta-me saber as despesas que vou ter cá em portugal... inspecçao, registo, etc etc etc...

Alguem me pode dizer o montante k vou ter de gastar nisto? Se pudesse detalhar era o ideal.

Pelas minhas contas era 25Eur inspecçao, 30Eur livrete, 63Eur registo.
Isto dava 118Eur +-.

Será que anda longe disto?? esqueci-me de algo?

Cumprimentos

AH... é verdade... à uma coisa que me preocupa, imaginemos que na inspecçao não conseguem ver o numero do motor, como é k poderei resolver esta situaçao??????
(espero que não aconteça, mas mais vale estar prevenido para saber o k fazer)

Eu fui primeiro á Alfândega... e só depois á Inspecção. Afinal no meu caso tanto valia, visto o carro vir da Alemanha de camião (sem matrículas) e ter que ir á Inspecção em cima do reboque... por isso tanto faz.

citação:Originalmente colocada por neljoe

Eu fui primeiro á Alfândega... e só depois á Inspecção. Afinal no meu caso tanto valia, visto o carro vir da Alemanha de camião (sem matrículas) e ter que ir á Inspecção em cima do reboque... por isso tanto faz.

O meu x3 tb veio em cima do camião sem matriculas mas usei uma "artimanha" para o levar à inspecção sem reboque... Mais informacoes PM!

Hucruz,

O mod. 1402 se for comprado na DGV vem em duplicado. Assim se for impresso da net tem de se tirar duas cópias e depois preencher as duas. Eles depois na inspecção agrafam-nas, é como se fosse o mod. duplicado.

Estás enganado relativamente ao valor a gastar na inspecção!! São em nºs redondos 65 euros

Hucruz,

O mod. 1402 se for comprado na DGV vem em duplicado. Assim se for impresso da net tem de se tirar duas cópias e depois preencher as duas. Eles depois na inspecção agrafam-nas, é como se fosse o mod. duplicado.

Estás enganado relativamente ao valor a gastar na inspecção!! São em nºs redondos 65 euros

Já fiquei esclarecido quanto ao mod 1402.

Qt à inspecção, tinha visto num site que o valor era 25Eur.
Num dos teus post falaste em centros de inspecçao de classe B... como é que eu sei quais são estes centros???

Qt aos restantes valores que indiquei, estou certo?

Cumps

RicardoAltea,

parabéns pela tua nova máquina. Agora que tenhas sorte com ela.

O meu processo de legalização correu melhor. Salvo o tempo de espera e viagens, correu bem. Cheguei Quinta-feira, fiz a inspecção Sexta, depois fiz o resto na 2ª, 3ª e 4ªFeira seguintes.

Cumprimentos

boa noite a todos. chegando o dia a ''passos largos'' de partida para a Alemanha em busca do automobile, ando a tentar saber valores e contactos de transportadoras mais em conta... alguem me pode ajudar neste sentido?! agradeço... abraço

citação:Originalmente colocada por ricky0117

boa noite a todos. chegando o dia a ''passos largos'' de partida para a Alemanha em busca do automobile, ando a tentar saber valores e contactos de transportadoras mais em conta... alguem me pode ajudar neste sentido?! agradeço... abraço

Boas...

Tambem tou com a mesma necessidade que tu...

Até agora a melhor proposta que tenho são de 500eur...
Mas queria ver se arranjava algo na casa dos 400-450eur...

por 500 (ou mais alto) mais vale ir de aviao para la e vir com o carro... sai mais em conta... :S

Cumps

pois sem duvida sai mais em conta mas ñ muito para compensar o cansaço e se tiveres q levar alguem para ajudar a conduzir pq vir sozinha e fazer 2300 km's é dose e perigoso, mas qual é a transportadora? se arranjar alguma mais em conta informe-me por favor se possivel, obrigado

Voltar
Superior