Importação sem motor

citação:Originalmente colocada por 1alfista

Se a ideia é poupar no IA, essa solução não seerve.
Imaginando que se compra um carro sem motor (ou com o motor avariado), para proceder a sua legalização (ie poder circular em portugal legalmente...) será preciso fazer uma inspecção ao carro.
Nessa inspecção o carro terá que ter um motor (obviamente...).
E esse motor terá que ser igual ao que está nos documentos do carro...

Não vejo onde está a duvida.

(por exemplo num outro forum, houve um user que importou um 1.3, mas que veio com um 2.0 montado. tem que meter um 1.3 para poder legalizar, a não ser que o motor 2.0 ja constasse dos documentos do carro.)

Ok faz todo o sentido.

Mas e se eu importo um astra GTC 1.3cdti que funciona mas foi detectado um problema que a curto prazo vai estourar o motor (compro baratinho), faço a inspecção e tudo mais e depois ponho o motor 1.9... não tenho que pagar mais IA e apenas tenho de paga nova inspecção (e o motor obviamente), ou não?

citação:Originalmente colocada por Janado

Ok faz todo o sentido.

Mas e se eu importo um astra GTC 1.3cdti que funciona mas foi detectado um problema que a curto prazo vai estourar o motor (compro baratinho), faço a inspecção e tudo mais e depois ponho o motor 1.9... não tenho que pagar mais IA e apenas tenho de paga nova inspecção (e o motor obviamente), ou não?
Colocando a questão doutra maneira...
Compras um asta 1.3 em PT, é indiferente ser importado ou não.
Ao mudares de cilindrada terás que pagar a diferença de IA.

(tenho ideia que a uns anos so se pagava se mudasse de combustivel, mas hoje julgo que mesmo dentro do mesmo combustivel tambem pagas.)

Moral da historia, por aí não ha hipotese.

A unica hipotese que conheço é :
Alguem que esteja a pensar comprar um carro que pague muito de IA+IVA.
Alguem que queira trabalhar 2 ou 3 anos no estrangeiro.
Ir trabalhar para o estrangeiro, comprar o carro la, e estar por lá o tempo necessario para ficar isento de IA.

Se importamos um carro sem motor e compramos um motor cá em pt só deveremos pagar os bens em si e mais nenhum imposto.

Se o carro for 1.6 e comprarmos cá um motor 1.6 vamos pagar IA de quê?

citação:Originalmente colocada por mcabral

Se importamos um carro sem motor e compramos um motor cá em pt só deveremos pagar os bens em si e mais nenhum imposto.

Se o carro for 1.6 e comprarmos cá um motor 1.6 vamos pagar IA de quê?
Ya, e depois é so comprar um matricula portuguesa pra colocar no carro e tá feito. Nem precisas de pagar despesas de matriculação! Nem IA obvio!

Mais a serio, na situação que colocas, explica como "arranjas" matricula portuguesa para o carro ?

citação:Originalmente colocada por -

Que tristeza.....isto representa bem o "xico-espertismo" tuga...a sério se ainda me fosses dizer que querias comprar um utilitário xpto,etc..

Agora tás a pensar em trazer um A4 e A6 e queres fazer tudo por tudo para não pagar impostos...yeahh

Tristeza é não lutar contra um sistema ilegal (dupla tributação). Não vou estar à espera que os verdadeiros xicos-espertos, os que fazem as leis absurdas, ponham a mão na consciencia.

Se preferes aceitar e não bufar, a opção é tua mas não é correcto criticar quem tenta.

Não me importo de pagar impostos pois sei que são necesários, não gosto é de ser roubado.

citação: Não me importo de pagar impostos pois sei que são necesários, não gosto é de ser roubado.

Quem é que gosta???
Todos os dias somos.....

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

O mais fácil é mesmo roubares o carro lá fora, não pagas nada de IA e não dás cavaco a ninguém, compras um salvado com docs igual cá em Portugal, trocas os nºs de chassis e vendes depois o salvado sem docs. Depois eu levo-te um maço de tabaco á cadeia...

citação:Originalmente colocada por Irreligious

O mais fácil é mesmo roubares o carro lá fora, não pagas nada de IA e não dás cavaco a ninguém, compras um salvado com docs igual cá em Portugal, trocas os nºs de chassis e vendes depois o salvado sem docs. Depois eu levo-te um maço de tabaco á cadeia...

Soluções legais pá! :)

A última coisa que quero é andar a fugir à policia... ainda por cima deixei de fumar tabaco ;)

As drogas n vao ser despenalizadas nas cadeias? :D

Acho mesma que consigas fazer isso q dizes, acho q vais acabar sempre por ter problemas... penso eu de que...

Basicamente queres fazer como um User q andava por aí, q tinha um corsa normal e colocou o motor no calibra nele, certo?

citação:Originalmente colocada por Aconduzir®

Acho mesma que consigas fazer isso q dizes, acho q vais acabar sempre por ter problemas... penso eu de que...

Basicamente queres fazer como um User q andava por aí, q tinha um corsa normal e colocou o motor no calibra nele, certo?

Olha o corsa 1.2 do Akeem! Mas que grande 1.2 com cerca de 300cv![}:)]

citação:Originalmente colocada por Janado

citação:Originalmente colocada por Irreligious

Soluções legais pá! :)

A última coisa que quero é andar a fugir à policia... ainda por cima deixei de fumar tabaco ;)

Eu enrolo-te uma ganza. ;)

citação:Originalmente colocada por Aconduzir®

Não, embora seja assinante da Practical Performance Car onde alterações dessas são mato... esse gajo devia era meter lá um V8[^].

O objectivo é aproveitar um chassis que venha com (eg) um motor 1.4 mas onde possa meter um 2.0 sem grandes alterações.

vê se percebes uma coisa de uma vez por todas:

A legalização / alteração de um veiculo obedece a certas regras de entre as quais uma que importa aqui:

Um carro paga o imposto automóvel (IA) em função da cilindrada, ano e agora também emissão de CO2.
Qualquer alteração à cilindrada não comunicada incorre em coima e apreensão dos documentos até regularização da viatura.

citação:Originalmente colocada por Garrett

vê se percebes uma coisa de uma vez por todas:

A legalização / alteração de um veiculo obedece a certas regras de entre as quais uma que importa aqui:

Um carro paga o imposto automóvel (IA) em função da cilindrada, ano e agora também emissão de CO2.
Qualquer alteração à cilindrada não comunicada incorre em coima e apreensão dos documentos até regularização da viatura.

Sim, mas eu quero fazer isto legalmente</u>, pela milésima vez. Quero saber quanto me custa a alteração em termos de impostos, se é que cobram impostos ou se é um processo meramente burocrático com custos irrisórios para o proveito final.

Há uns bons anos atrás era possível meter um motor de maior capacidade sem pagar mais nada de impostos, tudo registado na DGV, sem ilegalidades.

Um vizinho meu fez isso com um golf 1. Estourou com um motor 1.4 e depois meteu o 1.8 do GTI... foi de relembrar essa situação que surgiu esta questão.

Já pus a questão à DGV por mail, vamos lá ver o que respondem

esse teu vizinho fez o processo todo sem sequer consultar a DGV ou Afandega, quando fazes alteração da cilindrada para além de verificar o processo na dgv para homolgação e eventual autorização da marca ou projecto por eng. mecânico ou entidade credenciada para tal é obrigatório o reajuste do pagamento do IA aquando houver lugar para tal, no caso do teu vizinho teria a pagar o aumento de cilindrada correspondente ao ano do carro.
a alteração que eu fiz á uns anos passou por esse processo apenas n pagou IA porque a cilindrada diesel e gasolina era exactamente a mesma 1588cc (Motor VW/Audi) como tenho oficina foi bastante fácil.

O I.A. é pago pelos cm3 que o motor tem

Ou seja se fores meter lá um 1.4 pagas o a I.A. de um 1.4. Se depois alterares para 1.9, vais ter que pagar a diferença de 1.9 para 1.4. no valor do I.A

Ou seja para além do trabalho(????) vais ter que pagar o papepalda 2 vezes.
Não estou a ver onde está a vantagem.

Isto legalmente, porque o teu vizinho do Golf não o deve ter feito........

Capichi???

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Back