Imposto Automóvel 2007

A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...

Eu acho um bocado incrivel o que vejo aqui.

Os carros vao ficar iguais SE mantiveres o carro muito tempo.

Para as empresas e para o renting isto vai ser uma maravilha. Renting até 4 anos maximo nao se esqueçam.

E para trocar de carro tambem vai ser muito bom. Começam por 1 corsa e mudam para 1 C4 e nao ficam com o prejuizo de primeiro comprador.

Agora para quem fica com carros 15 anos......

isso é muito bonito, mas o que acontece a quem compra um carro 1 mes antes de uma suposta alteração da taxação do referido imposto? fica a pagar de 2 lados? isso dá muito que falar.

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu acho um bocado incrivel o que vejo aqui.

Os carros vao ficar iguais SE mantiveres o carro muito tempo.

Para as empresas e para o renting isto vai ser uma maravilha. Renting até 4 anos maximo nao se esqueçam.

E para trocar de carro tambem vai ser muito bom. Começam por 1 corsa e mudam para 1 C4 e nao ficam com o prejuizo de primeiro comprador.

Agora para quem fica com carros 15 anos......

Pois, isto é complicado e estamos apenas a especular.

Mas acho k faz sentido um sistema como o do IMV, em k o valor vai diminuindo com os anos do carro.
Por outro lado, já k se trataria de um imposto de circulação, faria todo o sentido haver escalões de acordo com o impacto ambiental dessa mesma circulação, seja por consumos, emissões, peso, ruído, etc.

citação:Originalmente colocada por amorimarc

isso é muito bonito, mas o que acontece a quem compra um carro 1 mes antes de uma suposta alteração da taxação do referido imposto? fica a pagar de 2 lados? isso dá muito que falar.

terá de ser feita uma divisão entre quem compra antes e quem compra depois da alteração.. claro que isto é só especulação...

Isso é só em 2007 e como sempre.... vamos pagar mais.

Agora outra questão... o preço do petroleo está em quanto valor por barril?? Alguém sabe?

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...

Mas a verdade é que realmente podes comprar um carro melhor, apenas se tem de perceber se o encargo Anual de Imposto de Circulação é suportável...

Eu prefiro poder comprar um carro melhor pagando menos imposto à cabeça e pagar anualmente um X, mesmo que no final eu pague tanto de I.A. ou mesmo mais, acabo por suportar o valor de maneira faseada...

Para mim pagar 7.000€ ou 8.000€ de Imposto de uma vez, ou em 10 anos é muito diferente.

Claro que tudo o que eu possa dizer é especulativo, pois a informação existente é muito difusa.

Penso que o correcto seria o Imposto de Circulação ser tabelado de modo a que se pagasse cada vez menos dependendo da idade do veiculo, mas isso...

Olha amorimarc, eu também já me questionei, acho que o governo não irá abrir mão de receber os Eurinhos todos que possa!!! [xx(]

Abraços

Pelo que já apurei o IA de 2007,será basicamente isto:na compra do automóvel pagas 1/3 do imposto e o restante na vida útil do veiculo que são os próximos 8 oito anos( 2/3 ).

Mas se vendermos o carro antes dessa idade, o comprador fica com o resto de I.A. para pagar?!?!?!

Esperemos que sim, senão para vender o carro temos de nos chegar à frente com o resto do guito!!!

Meus caros, este é só dos impostos que mais rende ao estado e é dakeles que é quase impossivel fugir.. E claro que se o governo lhe mexer ñ é por simpatia com o cidadão portugues nem para nos incentivar a comprar carros mais seguros..
Não acredito (ou ñ quero acreditar) que esta alteração obrigue as viaturas em circulação a pagar um imposto igual ao das novas viaturas, mas é bem possível que à conta disto volte a subir o ISP..

citação:Originalmente colocada por Dinis

Pelo que já apurei o IA de 2007,será basicamente isto:na compra do automóvel pagas 1/3 do imposto e o restante na vida útil do veiculo que são os próximos 8 oito anos( 2/3 ).
Se for assim até não é mau de todo!

A ser verdade é uma boa notícia. [^][^][^][^][^][^]
A ver se a galinha dos ovos de ouro do estado vai viver ou se a resolvem degolá-la...[xx(][xx(][xx(][xx(][xx(]

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

A ver se a galinha dos ovos de ouro do estado vai viver ou se a resolvem degolá-la</u>...[xx(][xx(][xx(][xx(][xx(]

Isso é que era bom [}:)] qual te parece ser o cerne da questão??

E logo num país onde impera a cultura da fuga aos impostos [xx(]

Já agora, Dinis, não queres revelar onde apuraste tal informação?...

citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

A ver se a galinha dos ovos de ouro do estado vai viver ou se a resolvem degolá-la</u>...[xx(][xx(][xx(][xx(][xx(]

Acho que me estiquei demais,mas preparem-se que vamos pagar mais!!...

Hummm... é possível melhorar a situação de quem compra carros novos, não prejudicando a receita total, com essa solução de diluir o IA em 8 anos.

O truque é que metade do IA seria pago por quem compra o carro novo, e metade seria de quem compra o carro usado (pressupondo uma venda no final de 4 anos de vida útil).

Só que isto ia trazer um mercado de usados muita marado. Por um lado de uma forma geral a procura de usados ia baixar, logo o preço dos carros usados também (aumento da desvalorização). Por outro lado quantos mais anos tiver o usado, menos IA sobra por pagar, melhor para quem o compre. !

De qualquer maneira não me parece correcto que um imposto fixo e definido seja cobrado às prestações. Se falarmos num imposto de circulação, aí é outra coisa, e é algo que teoricamente todos os carros terão que pagar durante a sua vida, mesmo que exista uma fórmula para o valor diminuir com o tempo.

Como seria por exemplo vender um carro com 3 anos para o estrangeiro? Havia que liquidar o IA à cabeça para o poder fazer?

Existem muitas coisas ainda para revelar... e destes "Senhores pensantes" podemos esperar tudo, desde que nos consigam sacar o "guito"!!!

Eu vou mais para um Imposto Inicial com uma diminuição acentuada em relação ao actual I.A. e depois um Imposto de circulação que se estenderá durante a vida util do carro, e que ao fim de X anos ainda dará mais receitas ao Estado. Só os vejo a alterar o I.A. se lhes for rentavel.

Quanto à situação dos carros usados, caso não sejam abrangidos pelo novo Imposto de Circulação poderão só assim ser mais apelativos em relação ao carros novos, esses sim abrangidos pelo pagamento faseado.

Vamos aguardar por novos desenvolvimentos.

P.S. Um off-topic, hoje li que os "iluminados" pretendem baixar a velocidade máxima na A.E de 120km/h para 118 km/h... questões ambientais, eu só digo, ridiculo... com melhores estradas, melhores carros e com alguns paises a subirem este limite, só mesmo cá...

Noticia completa aqui:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=241511

Abraços

citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

O cerne da questão é que o aumento de impostos nem sempre leva ao aumento de receitas, muito antes pelo contrário...

Com a situação actual de:
Quebra de vendas = redução de receitas do IA e IVA
Quebra do consumo combustíveis = redução receitas ISP e IVA

Se a solução é aumentar os impostos, é a tal estória de degolar a galinha de ovos de ouro. Parece-me uma coisa óbvia, agora se é óbvio para os senhores políticos ou se lhes interessam, isto é outra conversa[8)][8)][8)][8)][8)][8)]

Sabe-se que o parlamento europeu quer debater até ao final do ano uma proposta radical de extensão do imposto de matrícula, criando em sua substituição um imposto de circulação que se pretende seja igual em todos os países da União Europeia.

Governo quer concluir e aprovar até ao fim do ano a reforma do imposto automóvel. O grupo de trabalho é presidido por Luís Laço, actual director das alfândegas. A proposta terá que ser rapidamente concluída, para depois poder ser discutida, pelos vários departamentos de estado e associações do sector automóvel que terão obrigatoriamente que se pronunciar, antes do projecto ser aprovado em Concelho de Ministro e finalmente pela Assembleia da República. As várias associações do sector estão surpresas por tanta rapidez no processo. Até agora apenas tiveram um encontro com o grupo de trabalho no final do mês de Julho e esperam poder agendar para breve uma reunião de trabalho com Amaral Tomás.
É sabido que as associações do sector automóvel há muito que não apoiam a actual forma de cálculo de IA que varia conformem a cilindrada do veículo e não concorda também, com a incidência do IVA sobre o IA, considerando-o mesmo uma dupla tributação o que aliás acontece em regra na generalidade dos impostos sobre o consumo. A ANECRA e a ACAP, as duas associações mais representativas do sector automóvel, dizem que estes dois factores acumulados são fortemente penalizadores para as vendas dos carros novos em Portugal.
Se por um lado aplaudem o governo por ter a coragem de estar a trabalhar no assunto, temem que o governo não vá tão fundo como há muito se impunha.

O Ministro das Finanças obriga a que o novo plano de tributação automóvel não provoque qualquer quebra nas receitas, conforme consta do despacho de que nomeou o grupo de trabalho.
A margem de manobra não é muita. Sabemos apenas que as viaturas mais poluentes vão ser penalizadas e que o imposto de circulação (selo do carro) também vai aumentar.
Numa altura em que a comissão europeia esta a ultimar uma proposta para armenizar a tributação automóvel, o governo diz Hélder Prado da ACAP devia aproveitar a boleia para inovar.

Sabe-se que o parlamento europeu quer debater até ao final do ano uma proposta radical de extensão do imposto de matrícula, criando em sua substituição um imposto de circulação que se pretende seja igual em todos os países da União Europeia.

citação:Originalmente colocada por mário silva

Não acredito (ou ñ quero acreditar) que esta alteração obrigue as viaturas em circulação a pagar um imposto igual ao das novas viaturas, mas é bem possível que à conta disto volte a subir o ISP..

Por mim o ISP bem pode voltar a subir já hoje... Há anos e anos q faço as minhas contas em função do ISP do Zapatero.

Back