Impressora para Casa

Para imprimir 2 ou 3 folhas por mês....mesmo que fossem 30...Epá...compra uma das Epson que indicaram. O custo dos tinteiros é que conta.

comprar uma laser, e depois quando tiveres de substituir o tonner é o preço da impressora, ehehe, compra uma multifunções baratinha a tinteiros, e de preferência que dê para usar tinteiro de linha branca e não te chateias mais, pois nos dias que correm, pouco vais usar a impressora, e não compensa gastar tanto dinheiro, pois um dia mais tarde é um mono que ficas ai por casa...

Para imprimir 2 ou 3 folhas por mês....mesmo que fossem 30...Epá...compra uma das Epson que indicaram. O custo dos tinteiros é que conta.

Opiniões...
Eu baseio a minha opinião na experiência que tenho com impressoras em casa (desde 1982/3).
A escolha cabe a cada um, consoante as suas condicionantes e expectativas.

Nos últimos 13 anos já tive pelo menos (que me recorde) 4 impressoras de jacto de tinta (desde Epson, Lexmark e HP).
Portanto, é fazer as contas não só com o custo dos tinteiros, mas também com o custo das impressoras.
Durante este tempo, como eram impressoras para usar em casa, a utilização foi esporádica.
Com uma utilização esporádica, acaba-se por se gastar mais conjuntos de tinteiros que resmas de papel.
Cada vez que a impressora fica algum tempo sem imprimir, gasta tinta quando se volta a usar ainda antes de imprimir o que quer que seja (a limpar as cabeças de impressão por terem secado).
Os tinteiros imprimem menos cópias que as indicadas se forem usados esporadicamente (a maior parte da tinta é usada para limpar as cabeças de impressão).
Depois, o uso e o tempo de vida têm influência na qualidade de impressão. As correias, que fazem movimentar as cabeças de impressão de um lado para o outro, perdem as suas qualidades de quando são novas (deixam de ficar tão justas), e a impressão começa a ficar desalinhada.

Antes de comprar a laser que indiquei, tinha em casa duas impressoras a jacto de tinta (multi-funções), e já nenhuma delas conseguia imprimir com qualidade (imprimem desalinhado).
Além disso, para uma única resma de papel usada para ambas (e que ainda sobrou para a laser), tive de comprar vários conjuntos de tinteiros (mais de 1 ano).
Para a mais antiga (modelo de 2004), já nem tinteiros conseguia arranjar (na FNAC estavam uns cujo prazo de validade acabava a 2014).
Como se nada disso bastasse, bastava faltar um único tinteiro, já não se conseguia imprimir nada.
Mesmo que faltasse um tinteiro de cor, era impossível imprimir a preto e branco.
Ou seja, numa urgência, sobra a opção de comprar tinteiros expirados há 2 anos.

Com a laser é possível continuar a imprimir, mesmo que um toner acabe.
É possível imprimir esporadicamente sem consumir toner por estar parada, pois não tem tinta (tem toner), logo não seca, logo não entope as cabeças, logo não precisa de limpar, logo não gasta tinta sem ser para imprimir.
Até ao momento, desde que comprei a impressora laser, imprimi 177 páginas com 10% do toner incluído na impressora (100% são 1770 páginas, ou mais de 1 resma e meia frente e verso, ou 3 resmas apenas de um lado).
Mesmo que a laser tivesse custado 400€, e a tivesse de deitar fora quando o toner acabasse, ao imprimir 1500 páginas com ela, acho que ficaria mais barato que aquilo que eu gastei em impressoras de jacto de tinta e nos seus tinteiros.

http://www.toptenreviews.com/computers/articles/toner-vs.-ink-output-longevity-quality/
(...)
#1: Ink offers a lower print yield for the price.
While you ll save money on ink and the printing unit itself in the short term, ink-based printers churn out fewer pages than their toner-filled relatives.

#2: Ink cartridges are prone to clogging.
If you leave an ink cartridge unused for a period of time, the ink may dry and clog the print head. Generally, ink-based printers have print head cleaners built into the device.

Portanto, para quem imprime esporadicamente (períodos longos sem imprimir uma única página), a jacto de tinta desperdiça tinta, logo imprime menos, logo fica ainda mais cara ao longo do tempo.

http://www.governorsolutions.com/inkjet-printers-laser-printers/

Agora, cada um sabe de si.

Pessoalmente, fartei-me de ficar "apeado" porque precisava MESMO de imprimir algo, e um dos tinteiros tinha acabado (por secar e ter de limpar as cabeças).
Com uma laser, mesmo que o toner preto esteja nas últimas, imprime nem que seja a "cinzento claro" em lugar de preto.
E espero que mantenha a qualidade de impressão durante 10 anos, pelo menos.

O custo inicial pode ser maior, mas ao longo do tempo é mais vantajoso a todos os níveis.

NOTA:
Não estou a dizer que a pessoa A ou B deve comprar laser ou jacto de tinta, estou a explicar as vantagens e inconvenientes.
Depois, cada um sabe de si, consoante o que pretende imprimir, o que pode comprar, e as desvantagens que está disposto a aceitar.

Tenho impressoras a jacto de tinta desde que elas existem. Algumas estiveram paradas meses. Nunca me secaram tinteiros. Devo ser um sortudo...

Para imprimir 3 folhas por mês recomendar algo que não seja jacto de tinta é dizer-lhe para deitar dinheiro ao lixo.

Partilho a opinião com o cuto. Tenho impressoras a jacto de tinta há mais de 25 anos e nunca reparei em tal coisa. Comprar uma impressora laser para imprimir 3 páginas por mês é o mesmo que comprar um Ferrari para ir as compras ao Continente. Desperdício total de dinheiro.

A minha última impressora antes da que eu tenho agora era utilizada precisamente da mesma forma: imprimia 2/3 páginas por mês, se tanto. Custou-me cerca de 50 euros, mandei vir tinta do eBay para recarregar os tinteiros e nunca comprei um único tinteiro em 7 anos!! Conclusão: gastei cerca de 65 euros + folhas para 7 anos de impressões. Se tivesse comprado uma laser, teria gasto nunca menos de uns 500 euros, isto numa perspectiva MUITO optimista.

Além disso, ao comprar uma impressora de 50€, se a mesma avaria ao fim de 3-4 anos, deitas ao lixo e pronto. E se for HP, eles ainda dão um vale de reembolso na compra de uma nova, que no meu caso foi de quase 30€

Eu pessoalmente não vejo razão absolutamente nenhuma para comprar uma laser, a não ser que gostes de deitar dinheiro pela janela fora.

Última edição:
Em casa tenho uma Epson baratinha com wi-fi que me custou 60€. Para imprimir 2 folhas por mês os tinteiros duram muito tempo, mais de 1 ano garantidamente.
Já tive uma laser. São muito superiores, sem duvida.... mas para um uso esporádico não há necessidade de um investimento tao elevado.

Vou na segunda impressora da Epson e ando apenas à espera de acabar tinteiros para comprar outra de uma marca diferente.

A primeira, uma XP-402 deu problemas na cabeça de tinteiros e nunca conseguiram resolver o problema, cada vez que ia para a reparação voltava na mesma. Fartei-me e comprei uma nova.

A segunda, uma XP-422 (muito idêntica mas mais actual) só me deu chatices também, cabeças de tinteiros e mais outra coisa que não me recordo.

Enviei para a reparação 2 vezes num espaço de 6 meses e só da segunda vez é que ficou a funcionar como deve ser. Ainda assim, não tem grande qualidade de impressão.

Resumindo, Epson para mim está fora de questão, má experiência.

A próxima será certamente uma HP, uso diariamente no trabalho e é ótima, sem razão de queixa.

Eu acho que até tenho tido sorte.
Desde 1998 que só tive duas impressoras.
Uma HP 710c e o multifunções HP 1315 que avariou agora.
No entanto as impressoras agora ainda têm uma muito pior qualidade. Ao mexermos nelas, parece que se vão partir, não sei se já repararam nisso.[:cool:]

o multifunções HP 1315 que avariou agora.

Aqui fica a dica: liga para o 210608027 e diz que estás interessado numa nova, eles dizem-te se é possível ou não fazer algum reembolso da antiga. Caso seja, compras a nova e mandas a factura digitalizada e o IBAN por um formulário que eles indicam no email, passados uns dias tens o dinheiro na conta e podes ficar com a impressora avariada para pisa papéis ;) Se há uma coisa que a HP tem de bom é o suporte... extremamente profissional e eficaz.

Eu para essa quantidade ou ia para Brother (sim, Brother) embora sejam mais caras ou Epson. HP (marca que sempre tive e tenho, quando esta avariar vai) baixa os preços do hardware, mas depois levas com preços altos nos tinteiros que ainda por cima têm pouca capacidade.Tinteiros de marca branca, no meu caso esquece lá isso.Sempre a dar erro, sempre a falharem.Ainda há uns tempos li um artigo acerca de uma função no software que faz com que as impressoras hp deixem de aceitar tinteiros de marca branca.

http://www.bbc.com/news/technology-37408173

https://www.theguardian.com/technol...rinters-unofficial-cartridges-software-update

Se fosse para imprimir apenas , sem scanner e sem cores ... recomendava Laser de longe a melhor opção. Mais fiavel ,mais barato e sem o inconveniente dos tinteiros fora de prazo e tubagens secas.

Se for com scanner e cores , para alem do tamanho excessivo que uma laser tem, o custo é muito mais alto. Nem vale a pensar nisso para se ter em casa para uso esporádico.

Tenho impressoras a jacto de tinta desde que elas existem. Algumas estiveram paradas meses. Nunca me secaram tinteiros. Devo ser um sortudo...

Para imprimir 3 folhas por mês recomendar algo que não seja jacto de tinta é dizer-lhe para deitar dinheiro ao lixo.

Não digas asneiras. Ninguém falou em secarem tinteiros.
Se não sabes do que se está a falar, não fales.

O que seca é a tinta... nas cabeças de impressão, que ficam entupidas com a tinta seca.
Daí a operação de limpar as cabeças de impressão.

https://en.wikipedia.org/wiki/Inkjet_printing
(...)
The primary cause of inkjet printing problems is ink drying on the printhead's nozzles, causing the pigments and dyes to dry out and form a solid block of hardened mass that plugs the microscopic ink passageways.
(...)
Once ink begins to collect and harden, the drop volume can be affected, drop trajectory can change, or the nozzle can completely fail to jet ink.
To combat this drying, nearly all inkjet printers include a mechanism to reapply moisture to the printhead. Typically there is no separate supply of pure ink-free solvent available to do this job, and so instead the ink itself is used to remoisten the printhead. The printer attempts to fire all nozzles at once, and as the ink sprays out, some of it wicks across the printhead to the dry channels and partially softens the hardened ink. After spraying, a rubber wiper blade is swept across the printhead to spread the moisture evenly across the printhead, and the jets are again all fired to dislodge any ink clumps blocking the channels.
(...)
The ink consumed in the cleaning process needs to be collected to prevent ink from leaking in the printer. The collection area is called the spittoon, and in Hewlett Packard printers this is an open plastic tray underneath the cleaning/wiping station. In Epson printers, there is typically a large absorption pad in a pan underneath the paper feed platen. For printers several years old, it is common for the dried ink in the spittoon to form a pile that can stack up and touch the printheads, jamming the printer. Some larger professional printers using solvent inks may employ a replaceable plastic receptacle to contain waste ink and solvent which must be emptied or replaced when full.
(...)
The frequent cleaning conducted by some printers can consume quite a bit of ink and has a great impact on cost-per-page determinations.
(...)

Quanto ao resto, é fazer contas.
Basta somar o custo de todas as impressoras e tinteiros que compraste até hoje, e dividir pelas páginas que imprimiste.
Como as impressoras laser duram mais tempo que as jacto de tinta, e a impressão de cada página sai mais barata que com jacto de tinta, inicialmente sai mais caro comprar laser, mas ao fim de alguns anos a laser continua para as curvas, e já vais na segunda ou terceira jacto de tinta. Mesmo (ou principalmente) com impressões esporádicas.

É só uma questão de querer fazer o investimento ou não.

Antigamente é que as laser eram demasiado caras para compensar impressões esporádicas.
Actualmente já não é assim.

https://www.amazon.co.uk/Lexmark-28...id=1475486158&sr=1-327&keywords=laser+printer

https://www.amazon.co.uk/Lexmark-CS...id=1475486158&sr=1-328&keywords=laser+printer

https://www.amazon.co.uk/HP-LaserJe...id=1475486158&sr=1-329&keywords=laser+printer

https://www.amazon.co.uk/Brother-HL...id=1475486158&sr=1-330&keywords=laser+printer

Partilho a opinião com o cuto. Tenho impressoras a jacto de tinta há mais de 25 anos e nunca reparei em tal coisa. Comprar uma impressora laser para imprimir 3 páginas por mês é o mesmo que comprar um Ferrari para ir as compras ao Continente. Desperdício total de dinheiro.

A minha última impressora antes da que eu tenho agora era utilizada precisamente da mesma forma: imprimia 2/3 páginas por mês, se tanto. Custou-me cerca de 50 euros, mandei vir tinta do eBay para recarregar os tinteiros e nunca comprei um único tinteiro em 7 anos!! Conclusão: gastei cerca de 65 euros + folhas para 7 anos de impressões. Se tivesse comprado uma laser, teria gasto nunca menos de uns 500 euros, isto numa perspectiva MUITO optimista.

Além disso, ao comprar uma impressora de 50€, se a mesma avaria ao fim de 3-4 anos, deitas ao lixo e pronto. E se for HP, eles ainda dão um vale de reembolso na compra de uma nova, que no meu caso foi de quase 30€

Eu pessoalmente não vejo razão absolutamente nenhuma para comprar uma laser, a não ser que gostes de deitar dinheiro pela janela fora.

Tens a certeza que tens impressoras a jacto de tinta há mais de 25 anos?
Não parece mesmo nada. Nadinha.

Desperdício de dinheiro é ter uma jacto de tinta para usar esporadicamente, já que a maioria da tinta é consumida na limpeza das cabeças, e não no papel, onde deveria ser usada.

Se têm dúvidas, façam a experiência:
Passem a imprimir APENAS A PRETO. Depois digam-me com que velocidade se gastam os tinteiros de cor.

Eu, precisamente por usar esporadicamente, tive de passar a usar APENAS o tinteiro PRETO, de modo a aumentar a longevidade dos tinteiros de cor, pois se um tinteiro de cor ficasse vazio, seria impossível imprimir (mesmo que apenas a preto). E mesmo assim, os tinteiros de cor gastavam-se rapidamente. MUITO RAPIDAMENTE. E tudo para limpar as cabeças de impressão.

(...)
Inkjets use solvent-based inks which have much shorter expiration dates compared to laser toner, which has an indefinite shelf life.[citation needed] Inkjet printers tend to clog if not used regularly, whereas laser printers are much more tolerant of intermittent use.[citation needed] Inkjet printers require periodical head cleaning, which consumes a considerable amount of ink, and will drive printing costs higher especially if the printer is unused for long periods.
(...)

Nuno156 concordo contigo em tudo, apenas frisar que estas jactos de tinta mais recentes, já dá para imprimir a preto, mesmo tendo o de cor gasto, não o podes é tirar de lá. Eu quando esta morrer em principio vou para laser.

Viva

eu nao me importo de gastar mais e comprar LASER mas devia ter scanner e não devia ser grande...

Quais outras vantagens tem o laser?

Abraço

O scanner... ora bem, eu tenho feito "scans" fotografando os documentos que preciso seja com tlm seja com máquina mesmo.
Depois um toque de processamento e ainda ninguém se queixou.

E a 15 de Julho, estava?

Melhor que comprar na WORTEN? Sem dúvida.
Há lojas nas quais apenas compro coisas que, caso avariem, me possa dar ao luxo de deitar fora e comprar outra. A Worten, FNAC, Staples, etc. estão nessa lista.

Melhor em quê exactamente, se nem precisas de passar por nenhuma delas para ter apoio técnico? A não ser que enviem impressoras do mesmo modelo más para a Worten e afins e boas para a Apple, o que acabaste de dizer não tem qualquer lógica....

Tens a certeza que tens impressoras a jacto de tinta há mais de 25 anos?
Não parece mesmo nada. Nadinha.

Desperdício de dinheiro é ter uma jacto de tinta para usar esporadicamente, já que a maioria da tinta é consumida na limpeza das cabeças, e não no papel, onde deveria ser usada.

Se têm dúvidas, façam a experiência:
Passem a imprimir APENAS A PRETO. Depois digam-me com que velocidade se gastam os tinteiros de cor.

Eu, precisamente por usar esporadicamente, tive de passar a usar APENAS o tinteiro PRETO, de modo a aumentar a longevidade dos tinteiros de cor, pois se um tinteiro de cor ficasse vazio, seria impossível imprimir (mesmo que apenas a preto). E mesmo assim, os tinteiros de cor gastavam-se rapidamente. MUITO RAPIDAMENTE. E tudo para limpar as cabeças de impressão.

A minha primeira impressora foi uma Deskjet 500 , é só fazeres as contas.
Já usei os mais diversos tipos de impressoras jacto de tinta e laser, tanto a nível pessoal como profissional, e não tenho dúvidas nenhumas em afirmar, a partir da minha experiência pessoal, que para o uso que a pessoa que abriu o tópico pretende, a melhor solução é DE LONGE uma Inkjet barata com tinteiros compatíveis ou de preferência recarregados, ou melhor ainda, se a pessoa quiser perder 10 minutos a aprender a carregar os tinteiros, compra tinta no eBay e não tem de se preocupar com tinteiros por 5 anos ou mais.

Faz algum sentido uma pessoa que usa uma impressora 2 vezes por mês investir 8 vezes mais num elefante branco que ocupa muito mais espaço e que ao fim de 2 anos está desactualizado e obsoleto, cujo custo de reparação fora de garantia é ridiculamente alto e cuja única vantagem (para a pessoa em causa) é poupar em consumíveis ao fim de um período de tempo enorme? Essa poupança teórica de que falas (questionável) ficaria imediatamente anulada se a impressora tivesse qualquer avaria, se um toner tivesse um problema ou por qualquer outro imprevisto.

Já no caso da Inkjet de 50 Euros, se a impressora avariar ao fim de 3 anos, é simples: lixo com ela. E se for HP, ainda levas um vale para comprar uma outra pelos mesmos 50 Euros, que já vem com 2 tinteiros incluídos (pela metade, ok).

Eu não estou a dizer que as laser não sejam vantajosas em relação às Inkjet, estou a dizer é NESTE CASO ESPECÍFICO não faz o mínimo sentido.

E a 15 de Julho, estava?

Melhor que comprar na WORTEN? Sem dúvida.
Há lojas nas quais apenas compro coisas que, caso avariem, me possa dar ao luxo de deitar fora e comprar outra. A Worten, FNAC, Staples, etc. estão nessa lista.

Já agora podes explicar qual a vantagem de comprares no site da apple pagando mais 30% ? :confused:

Voltar
Superior