Ppl!
Face à grande dificuldade em arranjar emprego na minha área de formação, estou a pensar tirar um curso de especialização de informática...
Acham que é uma boa ideia?
Existem boas opções a esse nível?
Qual a vossa opinião?
Emprego não sei, mas trabalho de certo que dá.
[] [
]
Oh se dá trabalho []
Em termos de emprego, principalmente dá nos grandes mercados (Lisboa e Porto, mais em Lisboa).
A área onde se consegue entrar mais facilmente será com a programação, mas requer alguma experiência, mais não seja um bom estágio, ou uma licenciatura onde tenha sido feito um projecto razoavelmente bom. Como alternativa há sempre a opção de freelancer, mas já requer conhecimentos comerciais para invadir o mercado...
Emprego não sei, mas trabalho de certo que dá.
[] [
]
A informática está a entrar numa fase de maior maturidade (o hardware clássico já entrou há mais tempo) pelo que não existem as mesmas condições de antigamente -> até 2002.
O que se vê cada vez mais são partes do mercado de informática que é muito heterogeneo que são mais "de ponta" ou mais significativas a libertar margem de progressão de carreira e de cifrões.
Nessas areas, quem lá está, continua a ser muito bom. A especialização é cada vez mais por isso importante.
Na area onde estou por exemplo, a falta mesmo é de pessoas com conhecimentos...bem que procuramos e precisamos de pessoas, mas não se acha facilmente.
Mas conhecimentos em que? []
O que é que é, para ti, uma área de conhecimentos de informática com futuro/procura?
Se não quiseres partilhar publicamente podes dizer por PM[]
No meu caso está no tópico de emprego -> conhecimentos em SAP (consultoria e programação)
Mas há outros sitios que há sempre procura por profissionais certificados, com experiência grande, etc. -> lembro-me dos já falados DBA's, Cisco's, Programadores em determinadas linguagens em voga (da net e não só!), ERP's sejam eles quais forem []
Então e onde é que se pode "aprender" SAP?
Existem alguns "pré-requisitos" inerentes?
É que eu estou a pensar "mudar de vida", e se for para isso, quero algo com futuro, numa empresa dinâmica que dê valor aos empregados[]
Existem uns quantos sitios, além da óbvia [] onde podes tirar um curso ou fazer uma academia completa com certificação final (não é barato, mas depende dos sitios e dos perfis que pretendes)...
Não há nenhum pré-requesito especial...há alguns cursos com pré-requesitos porque são encadeados, mas nada mais.
Para a parte técnica normalmente saber programação é fundamental e/ou ajuda muito. Para a parte funcional/consultoria normalmente são pessoas com o curso de gestão ou até nada.
O que faz um bom consultor é conhecer as empresas, conhecer processos de negócio. Depois é claro, conhecer o software que está a implementar (e aqui é que tá complicado ahah...aquilo não é pera doce de meter a funcionar bem, e tenho alguns clientes complexos)
De qualquer forma o que pretendia é pessoal com experiência já de alguns anitos...é que mesmo com a certificação (que eu não vejo tão importante), sem 2 ou 3 anos pelo menos em consultoria é dificil.
Amigo, não te preocupes que não te estou a pedir emprego[][
][
]
Eu ando é a sondar áreas novas de aprendizagem, (licenciatura já tenho) para poder abrir novas portas!
€´s não é problema, eu quero é aprender[]
Se me poderes explicar como, nem que seja para estar informado, em agradecia[]