Informática dá emprego?

Só queria nivelar as expectativas [:D] Não gosto de induzir as pessoas em erro...

Posso direccionar-te para quem te possa esclarecer e alguns métodos para o fazer -> tou é de saída, amanhã mando-te PM (faz-me um favor, diz-me algo por PM para eu lembrar-me [:D][;)])

Ok , eu depois digo-te alguma coisa[;)]

A informática ou as TI, são uma área que nunca mais acaba...

Todo este crescimento leva que algures, no decorrer da carreira, as pessoas se vejam confrontadas com outras e diversas questões. E aí começam os problemas...

O próprio mercado das TI está saturado de gajos todos muita bons, mas que no final não valem um caracol. E isso tem determinado os preços, com tendência a descer, e a um ritmo alucinante.

Porque apesar das novas Tecnologias, as ditas Empresas trabalham com uma arquitectura de há décadas.

Por isso, é vulgar hoje entrar numa empresa, com investimentos maciços em TI, mas cujo retorno está ao nível das Infologias e Primaveras.

Mas tem tudo a ver com pessoas e Empresas.

Muita coisa irá mudar nos tempos mais próximos, tenho a certeza. Mas até lá, arranjar emprego em SAP é uma maneira de gerir o futuro próximo.

As grandes empresas de consultoria vão deixar de cobrar as barbaridades do costume, mas a exemplo do que se passa na Europa e USA, as Empresas estão a abandonar o Outsourcing e contratam pessoas experientes para uma gestão mais eficaz dos seus recurso.

E isto é apenas uma perspectiva ligeira... [;)]

Todo este crescimento leva que algures, no decorrer da carreira, as pessoas se vejam confrontadas com outras e diversas questões. E aí começam os problemas...

O próprio mercado das TI está saturado de gajos todos muita bons, mas que no final não valem um caracol. E isso tem determinado os preços, com tendência a descer, e a um ritmo alucinante.

Porque apesar das novas Tecnologias, as ditas Empresas trabalham com uma arquitectura de há décadas.

Por isso, é vulgar hoje entrar numa empresa, com investimentos maciços em TI, mas cujo retorno está ao nível das Infologias e Primaveras.

Muita coisa irá mudar nos tempos mais próximos, tenho a certeza. Mas até lá, arranjar emprego em SAP é uma maneira de gerir o futuro próximo.

As grandes empresas de consultoria vão deixar de cobrar as barbaridades do costume, mas a exemplo do que se passa na Europa e USA, as Empresas estão a abandonar o Outsourcing e contratam pessoas experientes para uma gestão mais eficaz dos seus recurso.

Então, na tua perspectiva, o que é que achas que será uma boa "formação" a ter nas TI para um futuro a médio longo prazo?

O que é que terá muita procura num futuro próximo?

Para onde caminhamos?

É que estou mesmo interessado, em pelo menos perceber como vai funcionar o mercado de trabalho a médio/longo prazo, pois neste país, como ele está tem-se que se pensar muito bem senão não se sai do marasmo dos "750 euros" por mês...

Last edited:
O meu irmão já está há algum tempo em TI's, mas na área das vendas. Quando em Dezembro passado saiu de uma e esteve à procura na área, diz que o que não faltava eram propostas de TI's, mas para programadores. Portanto presumo que não esteja muito mau nessa área [;)]

Então, na tua perspectiva, o que é que achas que será uma boa "formação" a ter nas TI para um futuro a médio longo prazo?

O que é que terá muita procura num futuro próximo?

Para onde caminhamos?

É que estou mesmo interessado, em pelo menos perceber como vai funcionar o mercado de trabalho a médio/longo prazo, pois neste país, como ele está tem-se que se pensar muito bem senão não se sai do marasmo dos "750 euros" por mês...
É um tema complexo e se entenderes necessário, manda PM.

Mas como já referi, o tempo do informático que dá uns toques na bola, está a terminar.

Pode demorar 2, 5, 10 ou 20 anos, mas o que o mercado precisa é de pessoas que se responsabilizem por soluções. [;)]

O mal é que algumas dessas empresas não percebem o mercado de trabalho da informática e pensam que andam a lidar com trolhas (com todo o respeito que eu tenho pelo trabalho dos trolhas).

O outsourcing continuará a existir (e faz sentido existir), mas não nos moldes de há uns tempos, em que grande parte do core business da empresa estava entregue a empresas externas.

Neste momento estou a tirar um mestrado em Inteligência Artificial na UM terminado o curso de LEI.

Já trabalhei numa destas lojinhas reparação de pc's em Braga e neste momento informatica em termos de vendas de componentes está pela hora da morte.

Apesar disso recebo um monte de emails de empresas a precisarem de um monte de gente mas a remuneração não é nada por aí alem :( .

Eu tou a tentar desenrascar-me dentro da UM, vou tentar candidatar-me a uma bolsa FCT para seguir para doutoramento mas tou com medo que depois de acabar o doutoramento esteja sobre-qualificado para o mercado português....
Não é que quisesse muito mas emigração poderá ser uma hipótese.

Neste momento estou a tirar um mestrado em Inteligência Artificial na UM terminado o curso de LEI.

Já trabalhei numa destas lojinhas reparação de pc's em Braga e neste momento informatica em termos de vendas de componentes está pela hora da morte.

Apesar disso recebo um monte de emails de empresas a precisarem de um monte de gente mas a remuneração não é nada por aí alem :( .

Eu tou a tentar desenrascar-me dentro da UM, vou tentar candidatar-me a uma bolsa FCT para seguir para doutoramento mas tou com medo que depois de acabar o doutoramento esteja sobre-qualificado para o mercado português....
Não é que quisesse muito mas emigração poderá ser uma hipótese.

Dependendo do mestrado e doutoramento que faças, podes ser sobrequalificado como podes ser subqualificado.

Se o mestrado e doutoramento forem importantes para a indústria não terás problemas em arranjar emprego.

Se forem daqueles mestrados e doutoramentos em que não tens contacto directo com o mundo exterior e forem sobre temas que não interessam nem ao menino jesus, aí até estás subqualificado.

Dependendo do mestrado e doutoramento que faças, podes ser sobrequalificado como podes ser subqualificado.

Se o mestrado e doutoramento forem importantes para a indústria não terás problemas em arranjar emprego.

Se forem daqueles mestrados e doutoramentos em que não tens contacto directo com o mundo exterior e forem sobre temas que não interessam nem ao menino jesus, aí até estás subqualificado.

Hummm...

Posso-te dizer que a nível de ferramentas uso Java, Prolog e Web-platforms, mas o meu mestrado tem como fundamento a informática na saúde, nomeadamente na área de e-care para idosos. Neste momento estou a desenvolver uma agenda inteligente.
O grande mal é que é uma área muito inovadora, por consequência não há muitas empresas a apostar nisso.

Para teres uma ideia do que é que o projecto consiste, ouviste falar na Kasa do futuro (até já deu na tv), o que eles têm é sistemas de resposta directa ao utilizador, o nosso projecto elimina a acção do utilizador ao introduzir uma padronização de Ambiente Inteligente com poder de autodecisão.

Por isso já podes ver em que (buraco?) me estou a meter.

Hummm...

Posso-te dizer que a nível de ferramentas uso Java, Prolog e Web-platforms, mas o meu mestrado tem como fundamento a informática na saúde, nomeadamente na área de e-care para idosos. Neste momento estou a desenvolver uma agenda inteligente.
O grande mal é que é uma área muito inovadora, por consequência não há muitas empresas a apostar nisso.

Para teres uma ideia do que é que o projecto consiste, ouviste falar na Kasa do futuro (até já deu na tv), o que eles têm é sistemas de resposta directa ao utilizador, o nosso projecto elimina a acção do utilizador ao introduzir uma padronização de Ambiente Inteligente com poder de autodecisão.

Por isso já podes ver em que (buraco?) me estou a meter.

Até pode ser interessante para empresas que apostem em domótica. E se souberes de Java, J2EE/JBoss, EJBs, JSPs, etc., o mercado tem boa aceitação nesse tipo de tecnologias.

Há uns tempos em conversa com uma pessoa responsável pela divulgação/emprego numa faculdade foi-me dito o seguinte:

"Em LEI sejas bom ou sejas mau tens emprego!".

Estive numa conferência em que uma representante de uma empresa dizia simplesmente que não conseguia colocar recém-licenciados em informática pelo preço do INOV-Jovem e que menos de 1200€ era muito complicado arranjar alguém.

Curiosamente conheço um caso de uma pessoa que esteve 7 anos para fazer 3 de licenciatura e que começou a trabalhar e está bem.

Outro que acabou na mesma altura, claramente melhor aluno, está mesmo muito bem.

É uma área em que se fores realmente bom tens uma subida muito rápida.

Concordo com o que disse o Carlos L. Profissionais há muitos, bons é que nem por isso... precisamos de bons profissionais que sejam eficientes, capazes de assumir responsabilidades, produtivos, que apresentem sugestões e soluções simples e que vão ao encontro do pretendido (se bem que aqui nem sempre é culpa do developer...).

Em relação ao outsourcing, de certeza que vai continuar, mas creio que se vai continuar a disseminar mais nas grandes empresas (nomeadamente bancos, seguradoras, e AD). Muitas empresas têm os quadros cheios e não estão dispostas a contratar mais pessoas. Pode ser que as coisas mudem, e podem haver outsourcers que valham mais como internos, porque a rotatividade nem sempre traz vantagens ao cliente. Já conheço alguns casos de empresas-cliente que tentam negociar com o recurso externo e sua empresa a contratação desse recurso. É um modelo híbrido entre o outsourcing e as empresas de recursos humanos - tipo 6 meses a 1 ano outsourcing, depois, contratação.

Tens a certeza desta tendência? É que cada vez vejo mais Outsourcing (tanto nas empresas como em anúncios de emprego) em todo o lado, com resultados péssimos.

Ou porque não estava previsto no contrato, ou porque é feito com pessoas com formação dúbia.

Na minha opinião o Outsourcing falha redondamente na eficácia e flexibilidade, mas não é isso que vai na cabeça dos gestores deste País.

É muito giro o ITIL e tal, mas na vertente prática tudo falha.
Lá fora, não conheço bem o mercado, mas acredito que a tendência seja igual.

A título de exemplo: Estou envolvido num processo de implementação de Navision com um parceiro já há coisa de 2 anos e o arranque no inicio do ano foi uma falha completa. Porquê?

Simples... Outsourcing com pessoas sem experiência adequada e calo na área que actuamos. Algo que o Nightlord falou.
Apenas uma pessoa percebe da poda adequadamente entre as mais de 10(!) que por cá andaram...

Tens a certeza desta tendência? É que cada vez vejo mais Outsourcing (tanto nas empresas como em anúncios de emprego) em todo o lado, com resultados péssimos.
Estamos a falar do mesmo. [;)]

Eu coloco em causa o modelo actual do Outsourcing.

Por todas as razões e mais algumas, a tendência é contratar quadros internos. Vejo isso nos USA, UK, Alemanha.

As empresas de Consultoria Informática estão (algumas) a adaptar-se a um novo paradigma. O de gerir a mudança com os actuais sistemas. Isto de mudar de sistema, já provou que não tem sido solução. A tendência é manter o que se tem e ir complementando (preenchendo) o que falta.

A própria SAP está a tentar adoptar o modelo SOA que não tem nada de bom para os parceiros tradicionais. [:cool:]

Eu podia ser diferente.
mas sou assim [:D]
na minha empresa os ordenados variam entra os 900€ e os 7000€

espero ter respondido a tua pergunta.

Emprego dá, mas parece que cada vez mais mal pago...
E isto porque as empresas de Outsourcing, cada vez contratam mais apenas considerando o salário e não os conhecimentos ou experiência do trabalhador.
O que eu vejo é muitas empresas a contratarem pessoas ainda sem acabar o curso ou estagiários, só porque assim pagam menos ao trabalhador, e ganham mais a curto prazo.
É claro que esta filosofia, a longo prazo só os vai prejudicar, mas o que é que isso interessa...

Então com estágios pagos pelo estado, ainda melhor. E os estagiários vão rodando de empresa em empresa até não poderem ter mais estágios. Cada vez vejo mais anúncios para estagiários. Dantes não se via nada disso. Ou seja, um expediente que foi criado para ajudar à contratação de recém-licenciados, está a ser usado para pagar cada vez menos.
É por isso e por outras coisas, que em geral sou contra subsídios porque só criam distorções.

fazendo um pequeno aparte sobre o outsourcing

uma empresa tem que ter muito cuidado ao escolher que áreas internas vão ser colocadas em outsourcing. Já vi algumas grandes empresas, com departamentos de informática com quase 20 pessoas, e estarem completamente nas mãos de 3 ou 4 pessoas de uma empresa de outsourcing.

penso que é nestes moldes que algumas empresas estão a voltar ao paradigma inicial, de ter quadros internos para dar suporte a processos internos críticos à actividade da empresa.

depois, basta ver as inúmeras empresas de outsourcing que existem por ai a operar na área das TI, basta consultar os sites de empregos tecnológicos itjobs, net-empregos, etc, para ver que 90% dos anúncios que são colocados lá são de empresas de outsourcing. Para mim muitas dessas empresas prestão um mau serviço, porque levam muito dinheiro ao clientes e pagam pouco ao trabalhador, depois chega a uma altura que o trabalhador vai-se embora e o cliente fica com o trabalho a meio. É isto que se passa com o outsourcing em Portugal e lhe dá muito mau nome. Já não para falar de dizerem que ter técnicos especializados, já com muita experiencia, etc, etc, e depois metem lá recém-licenciados a fazer o trabalho.

Então e onde é que se pode "aprender" SAP?

Existem alguns "pré-requisitos" inerentes?

É que eu estou a pensar "mudar de vida", e se for para isso, quero algo com futuro, numa empresa dinâmica que dê valor aos empregados[;)]
Candoda-te a uma Deloitte (ex.) para essa área, entras a ganhar cerca de 1000 e aprendes uito mas mesmo muito de SAP. Não ligues a quem diz mal das ocnsultoras, em termos de estabilidade, remuneração (médio prazo) e conhecimento são excepcionais. Para isso terás de.... trabalhar.

Emprego dá, mas parece que cada vez mais mal pago...
E isto porque as empresas de Outsourcing, cada vez contratam mais apenas considerando o salário e não os conhecimentos ou experiência do trabalhador.
O que eu vejo é muitas empresas a contratarem pessoas ainda sem acabar o curso ou estagiários, só porque assim pagam menos ao trabalhador, e ganham mais a curto prazo.
É claro que esta filosofia, a longo prazo só os vai prejudicar, mas o que é que isso interessa...

Então com estágios pagos pelo estado, ainda melhor. E os estagiários vão rodando de empresa em empresa até não poderem ter mais estágios. Cada vez vejo mais anúncios para estagiários. Dantes não se via nada disso. Ou seja, um expediente que foi criado para ajudar à contratação de recém-licenciados, está a ser usado para pagar cada vez menos.
É por isso e por outras coisas, que em geral sou contra subsídios porque só criam distorções.

Eu acho é graça à contratação de "Consultores Juniores" de pessoal que sai das Universidades sem qualquer experiência profissional.

Um consultor não é suposto ser uma pessoa que podemos consultar, ter soluções e confiar? Não é suposto ter experiência na área em que actua?

na minha empresa os ordenados variam entra os 900€ e os 7000€

Forreta... Porque é que não te aumentas para os 10000€? [:D]

Back