Injector "Preso" ??

PedroHTeixeira

New member
Viva Pessoal.
Numa oficina de uns colegas, apareceu lá um Fiat Idea 1.3 Multijet com 123.000km a trabalhar em 3 cilindros.
Diagnóstico: 1 injector estragado.

Solução 1: Tentaram retirar o injector normalmente – Sem sucesso.
Solução 2: Tentaram utilizando mais força – Sem sucesso.
Solução 3: Mandaram fazer ao torneiro uma espécie de “Saca” parecido com o “Saca *******s” (nome usado entre eles - calão) dos chapeiros. Depois lá apertaram ao injector e com pancadas secas tentaram retirar, mas – Sem sucesso.
Solução 4: Insistiram várias vezes mas a zona do “Saca” que apertava no injector começou a ficar moída e já não segurava como devia de ser – Sem sucesso.
Solução 5: Soldaram o “Saca” ao injector e após 6 pessoas tentarem retirar à força – Sem sucesso.

Tentou-se com o motor frio, motor quente, ao relanti, a acelerar e não conseguiram.

Alguém tem conhecimento de algum caso parecido?
Sabem se isto costuma acontecer nestes motores ou nos CDTI dos Opel (penso que partilham certos componentes do motor)?

A cabeça do motor é de alumínio e o injector é de ferro, logo não poderia ter acontecido uma espécie de “soldadura” entre eles penso eu. Será que o injector calcinou?

PS – Um dos meus colegas depois disto foi tomar um café e mal segurava no copo….tremia que nem varas verdes por ter estado a levantar ferro [:D] Ás tantas vão ter de ir ao ginásio mais próximo pedir a 2 daqueles Strongmens para dar uma ajuda!!! [:)]
Cumprimentos

em tão pouco km's acontecer isso, é preciso ter mesmo azar!
nunca ouvi relatos de tal coisa ter acontecido com um injector.

já com as poli do alternador é coisa banal.

muito provavelmente terá de ser retirada a cabeça, com os custos adicionais do kit reparação que inclui todos os parafusos esquezitos que só se apertam uma vez... e vai de martelo e escopro...umas marteladas com a cabeça virada ao contrario resolvem a situação!

com sorte não danificas o bocal de encaixe do injector.
se isso sair, pedem a alguem com um peclice digital e mede com muito cuidado das diferenças de espessura, no caso de existirem.

se o bocal maltratado ficar mal laço e largo, diz adeus a essa cabeça.

infelizmente ás vezes até um parafuso partido manda uma cabeça prá sucata!

Por acaso já tinha visto falar bem destes motores. Mas lá está, cada caso é um caso.

Já tinham falado ao cliente que se não sair eles mandam a cabeça do motor ao torneiro pra retirar e analisar o sítio. O cliente aliás foi uma das 6 pessoas que tentou tirar á força, mas ninguém conseguiu.

O injector já é caro, agora mais estes problemas todos deve ficar com uma factura jeitosa deve!!!

Quando mandei limpar os injectores do 320d, houve um tambem que não quis sair do lugar, mesmo com o tal "saca"
Ao fim de imensas tentativas e esforço, optei por deixar lá ficar o injector, antes que alguma coisa o danificasse e depois é que seria um enorme sarilho.

Tenho uma empresa de rectificação de cabeças ao meu lado e eles dizem que os CDI da MB é que costumam dar esses problemas, e alguns injectores partem mesmo dentro da cabeça quando se faz esforço para os tirar.

Última edição:
eu gosto imenso do 1.3 multijacto :D
tenho um colega que tem um corsa com esse motor e o carro é altamente!

agora isso do coitado ficar lá agarrado é que é mesmo um daqueles casos pontuais que apenas se resume a um grande azar!

cabeça nova, kit de junta e parafusos, montagem e tal, sem ter o injector na factura, prepara ai na boa uns 800 euros na pior das hipoteses!

isto sem injector!

O meu pai era mecânico na BMW e disse que por vezes aparecia um ou outro que custavam a sair.....mas acabava por tirá-lo.
Agora aquele não vejo jeitos!!!

Até se pensou em tentar tirá-lo com a grua.....mas de certeza que o carro ía junto com o injector!!!

Acham que houve uma espécie de "soldadura" entre a cabeça e o injector?

Acham que houve uma espécie de "soldadura" entre a cabeça e o injector?

eu já ajudei na troca de varios conjuntos de injectores, 1.9tdi e sei que não existe termo de comparação mas posso relatar o que acontece nos casos em que algum mais teimoso fica preso.

neste motores, os O-rings ás vezes ficam esmagados com o excesso de aperto.
ao ficarem esmagados, perdem a capacidade estanque e as miligramas de gasoleo detonam e o calor resultante funde o injector sobre pressão á cabeça.

isto é muito mas muito raro de acontecer!

e quando acontece o tremelicar desengonçado do bloco denunciam prematuramente essa situação

Voltar
Superior