Inquérito Autohoje

Inquérito Autohoje

• Embelezo o carro o mais possível para o tornar atraente, escondendo até defeitos.

Votes: 4 11.1%
  • Apresento o carro como ele é, sem embelezamentos, e deixo que o comprador decida.

Votes: 15 41.7%
  • Sou 100% honesto e absolutamente aberto a expor todos os aspetos do carro que vou vender

Votes: 14 38.9%
  • Omito no discurso todas as falhas e problemas do veículo, mesmo que o comprador me questione.

Votes: 0 0.0%
  • Faço-me acompanhar de amigos para passarem também por clientes para tornar o carro mais apetecível.

Votes: 1 2.8%
  • Fui enganado por vendedores desonestos no passado, por isso optei por não ser tão honesto.

Votes: 2 5.6%

• Total voters
    36

MotorGuia

*****istrador
Estamos a elaborar um trabalho sobre mentiras e burlas na compra e venda de automóveis e, por isso, gostaríamos de contar com os vossos relatos, caso tenham vivido, ou presenciado, alguma situação que se enquadre nesse crime. Também queremos que nos relatem histórias passadas com cada um ou com conhecidos vossos em que se sentiram enganados na compra de um usado ou em que, ao venderem um veículo, também não deixaram de dar uma “pequena mentira” para “despacharem” melhor o carro. Pode não ser deliberadamente burla, mas quem nunca deu uma “pequena mentira” ao vender o carro ou achou que estava a ser aldrabado no relato que lhe estavam a fazer do carro que pretendiam comprar?

Ao mesmo tempo, gostaríamos de contar com as vossas respostas na sondagem que se encontra neste tópico.

Cabe-me a mim abrir as hostilidades:

Há uns anos atrás entreguei um carro à troca a um "vendedor de beira da estrada", trocámos uns mails e passei por lá para ver o carro, conversarmos um pouco (...) não me parecia primar pela honestidade, mas o carro era mesmo o que procurava, tinha bom aspeto, sem mazelas aparentes, ficha de inspeção limpinha, sem registo de acidentes apesar de não ter livro de revisões, pintura algo baça, mas homogénea e interior não demasiado coçado. Até o compartimento motor não estava a brilhar, o que agradou a mim e à pessoa que ia comigo (mecânico amigo) ...

Ele fez-me uma proposta, eu apresentei uma contraproposta e ambos ficámos de pensar, pois não houve acordo imediato, mas depois lá acertámos um valor.

Fui para casa e antes de entregar o carro retirei as porcas de segurança colocando as originais, pus uma antena reles (de origem) e um triangulo de sinalização já algo coçado e foi tudo o que alterei...

No dia marcado para fecharmos negócio, qual não é o meu espanto, quando chego ao pé do carro em vez das jantes que tinha visto antes e com pneus novos... estavam umas de ferro, com tampões e pneus nas lonas!

O homem tentou desculpar-se, que tinham sido montadas noutro carro apenas para mostrar, pediu-me para voltar nesse dia à tarde que estaria já tudo regularizado e lá acabei por aceitar, mas ia jurar que mesmo o autorrádio não era o mesmo do dia em que testei o carro, mas como não tinha certezas acabei por me calar e trazer o carro depois de assinarmos 2 termos de responsabilidade e de ter ficado o compromisso que o carro estaria no máximo mais 3 meses em meu nome ou eu mandava-o apreender.

PS - durante o tempo que tive o carro sempre se revelou muito fiável. Já agora, a primeira coisa que fiz depois da compra foi uma revisão global.
PS 2 - ainda antes de 1 mês o meu antigo carro já não estava em meu nome;
PS 3 - o citado stand já não existe, mas o homem continua no ramo importando carros do estrangeiro a pedido.

À coisa de 6/7 anos, também num vendedor 'beira de estrada' como o user de cima, fomos (eu e o meu pai) ver um carro que nos parecia impecável, já tínhamos passado várias vezes à porta do Stand e decidimos dar lá um salto. Na altura depois de muita 'negociação' lá se chegou a acordo, dando outro carro de retoma. Quando fomos buscar o carro, imediatamente no dia a seguir fomos à marca e, qual não é o espanto quando o carro que marcava no conta qm 85000 e poucos qm, tinha na verdade um milhão e 200 mil. No dia a seguir fomos lá para esclarecer tudo e o vendedor a fugir com rabo à seringa, dizendo que não podia ser culpado, que se o carro foi mexido não tinha sido ele, etc etc, no entanto bem lá ficou com ele e trouxemos o carro que demos de retoma de volta. Entretanto penso que esse Stand também já não existe.

Se for a contar todas as histórias de "burla" que presenciei nunca mais saíriamos daqui.[:D]:sh)

Desde carros com kms martelados,carros vendidos tendo os documentos apreendidos,carros vendidos e que nunca passaram para o nome dos actuais proprietários,etc,já vi um pouco de tudo.

Não podemos generalizar,mas o que não faltam são vigaristas no ramo automóvel,principalmente nos chamados "stands de beira de estrada".

Back