Cabe-me a mim abrir as hostilidades:
Há uns anos atrás entreguei um carro à troca a um "vendedor de beira da estrada", trocámos uns mails e passei por lá para ver o carro, conversarmos um pouco (...) não me parecia primar pela honestidade, mas o carro era mesmo o que procurava, tinha bom aspeto, sem mazelas aparentes, ficha de inspeção limpinha, sem registo de acidentes apesar de não ter livro de revisões, pintura algo baça, mas homogénea e interior não demasiado coçado. Até o compartimento motor não estava a brilhar, o que agradou a mim e à pessoa que ia comigo (mecânico amigo) ...
Ele fez-me uma proposta, eu apresentei uma contraproposta e ambos ficámos de pensar, pois não houve acordo imediato, mas depois lá acertámos um valor.
Fui para casa e antes de entregar o carro retirei as porcas de segurança colocando as originais, pus uma antena reles (de origem) e um triangulo de sinalização já algo coçado e foi tudo o que alterei...
No dia marcado para fecharmos negócio, qual não é o meu espanto, quando chego ao pé do carro em vez das jantes que tinha visto antes e com pneus novos... estavam umas de ferro, com tampões e pneus nas lonas!
O homem tentou desculpar-se, que tinham sido montadas noutro carro apenas para mostrar, pediu-me para voltar nesse dia à tarde que estaria já tudo regularizado e lá acabei por aceitar, mas ia jurar que mesmo o autorrádio não era o mesmo do dia em que testei o carro, mas como não tinha certezas acabei por me calar e trazer o carro depois de assinarmos 2 termos de responsabilidade e de ter ficado o compromisso que o carro estaria no máximo mais 3 meses em meu nome ou eu mandava-o apreender.
PS - durante o tempo que tive o carro sempre se revelou muito fiável. Já agora, a primeira coisa que fiz depois da compra foi uma revisão global.
PS 2 - ainda antes de 1 mês o meu antigo carro já não estava em meu nome;
PS 3 - o citado stand já não existe, mas o homem continua no ramo importando carros do estrangeiro a pedido.