instrutor de conduçao...

boas a todos

boas a todos

ola a todos. ja ha algum tempo que sigo este forum, e como vou em breve tirar o curso de instrutor de condução, gostaria de saber como anda o mercado a nivel de estagios e de emprego. se é facil ou nao conseguir estágio e emprego em portugal. agradeço a colaboraçao de todos os que tenham conhecimento nesta area pois todas as opinioes sao importantes.
desde já o meu agradecimento[kiss][kiss][kiss]

ola a todos. ja ha algum tempo que sigo este forum, e como vou em breve tirar o curso de instrutor de condução, gostaria de saber como anda o mercado a nivel de estagios e de emprego. se é facil ou nao conseguir estágio e emprego em portugal. agradeço a colaboraçao de todos os que tenham conhecimento nesta area pois todas as opinioes sao importantes.
desde já o meu agradecimento[kiss][kiss][kiss]
e já agora como está o mercado em espanha tambem, pois ouvi dizer que era facil de arranjar trabalho lá. quem souber que me esclareça.obrigado

Última edição:
Alguem me sabe dizer se na apec em lisboa da para tirar o curso de instrutor??tive la no site mas nao sei se aquilo esta actualizado e os precos que la mencionam sao muito baixos para o que falam aqui..os cursos tem saida ca em portugal zona de lisboa??cumps

Alguem me sabe dizer se na apec em lisboa da para tirar o curso de instrutor??tive la no site mas nao sei se aquilo esta actualizado e os precos que la mencionam sao muito baixos para o que falam aqui..os cursos tem saida ca em portugal zona de lisboa??cumps

A solução é telefonar a eles...só ai te poderão dizer alguma coisa...

Não me peguntes quanto, nem porquê, mas sei (dizem) que cá em Espanha é uma profissão muito bem paga....devias informar-te[;)]

Faço um up a este tópico mais por curiosidade. Alguém tirou o curso de instrutor recentemente? É uma profissão bem paga? Existe diferença entre os de condução e os que dão aulas, ou é tudo igual? E os examinadores, devem ganhar mais não? É preciso outro curso?

Obrigado.

Faço um up a este tópico mais por curiosidade. Alguém tirou o curso de instrutor recentemente? É uma profissão bem paga? Existe diferença entre os de condução e os que dão aulas, ou é tudo igual? E os examinadores, devem ganhar mais não? É preciso outro curso?

Obrigado.

Em termos de ordenados não esperes grande coisa...não é nada por ai além, a concorrência é mais que muita e depende da zona onde trabalhas, se há muitas ou poucas escolas e de quantas categorias tens, ao inicio começas com a B, que é a principal e depois podes averbar mais como na carta...quanto mais categorias de veiculos tiveres, maior será a tua abrangencia em termos de capacidades e ordenado maior. mas para quem gosta é um bom emprego...tem as partes boas e más, mas é uma boa profissão para quem gosta de conhecer pessoas novas e ensinar.

Em relação ao trabalho em si...quando acabas o curso ficas habilitado a dar aulas práticas e teóricas, há quem depois goste mais de práticas do que de teóricas e vice-versa...há quem diga logo que apenas quer dar prática, porque ficar de frente para uma turma de 20 ou 30 pessoas ao inicio é um bocado intimidante...mas é bom dar um pouco das duas, para te manteres a par da matéria e evoluires de maneira equilibrada...é o que tento fazer...

O curso de examinadores é muito parecido ao nosso, mas com uma vertente mais virada para a avaliação...sim, ganham mais, mas tb nada por ai além e não têm tanta chatisse em ensinar...apenas estão lá para ver o que os instruendos sabem e dar o veredicto, enquanto nós temos de ensinar tudo desde a estaca zero e depois alimar arestas para o exame...o maior problema deste curso é as poucas vagas existentes...o nº de centros de exame é muito inferior ao nº de escolas existente...

Última edição:
Ordenado

Ordenado

O meu instrutor de código disse que em PT, so sendo Engenheiro...

mas para lá chegar, nao é com Humildade, mas sim com MUITAS cunhas...

Ele adiantou-me ainda que o ordenado dele era muito bom devido aos anos de experiencia, nunca ter um instruendo um acidente durante a aprendizagem (etc), e o ordenado nao passava dos 800€ liquidos

Eu também ando interessado em seguir para instrutor de condução e já vi que este tópico embora tenha poucas páginas tem umas informações jeitosas.
A minha segunda hipótese era ser detailer de automóveis mas isso é um bocado arriscado nesta altura do campeonato com toda esta crise. As pessoas na generalidade têm mais que fazer do que andarem a gastar dinheiro para um gajo lhes por o carro todo detalhado.
Que me dizem? Ambas passam mal nesta altura mas também temos que pensar que não são só estas é cerca de 80% das profissões que estão com o mesmo problema...escassez de estabelecimentos para as várias saídas :/

Eu também ando interessado em seguir para instrutor de condução e já vi que este tópico embora tenha poucas páginas tem umas informações jeitosas.
A minha segunda hipótese era ser detailer de automóveis mas isso é um bocado arriscado nesta altura do campeonato com toda esta crise. As pessoas na generalidade têm mais que fazer do que andarem a gastar dinheiro para um gajo lhes por o carro todo detalhado.
Que me dizem? Ambas passam mal nesta altura mas também temos que pensar que não são só estas é cerca de 80% das profissões que estão com o mesmo problema...escassez de estabelecimentos para as várias saídas :/

Boas...eu como instrutor de condução e dono de uma escola, aconselho-te...não te metas nisto, já foi chão que deu uvas...já há demasiados instrutores no desemprego, a sério...a cada dia que passa são cada vez mais e a partir de agora as escolas estão é a despedir e a fechar portas...as unicas que ainda contratam só querem estagiários...quando acabas o estágio és descartado e venha outro que há muitos a espera...chego a conhecer casos de estagiários a trabalhar de borla porque sem o estágio não têm a licença definitiva...e há muito proprietário(tal como em todos os outros lados) a aproveitar-se da situação...já pra não falar que somos cada vez mais, juntamente com os professores uma profissão cada vez mais desrespeitada e ignorada...país este que quer evoluir mas deita abaixo todos os dias um dos pilares fundamentais para a tal evolução que é o ensino...seja ele qual for...

Bem vou desenterrar um pouco isto.

Estando sem emprego e gostando de conduzir, já pensei em tirar o curso de instrutor. Ainda não tenho os 2 nos de condução, pelo que apenas o poderia fazer daqui a uns meses.
Mas gostava de perguntar se dá para tirar o curso em qualquer cidade (centro de exames)?
Como está também o mercado?

Vinha aqui sondar o estado deste mercado de trabalho específico, se valeria a pena investir na formação, mas este post é assustador:

Boas...eu como instrutor de condução e dono de uma escola, aconselho-te...não te metas nisto, já foi chão que deu uvas...já há demasiados instrutores no desemprego, a sério...a cada dia que passa são cada vez mais e a partir de agora as escolas estão é a despedir e a fechar portas...as unicas que ainda contratam só querem estagiários...quando acabas o estágio és descartado e venha outro que há muitos a espera...chego a conhecer casos de estagiários a trabalhar de borla porque sem o estágio não têm a licença definitiva...e há muito proprietário(tal como em todos os outros lados) a aproveitar-se da situação...já pra não falar que somos cada vez mais, juntamente com os professores uma profissão cada vez mais desrespeitada e ignorada...país este que quer evoluir mas deita abaixo todos os dias um dos pilares fundamentais para a tal evolução que é o ensino...seja ele qual for...

Ainda assim, alguém tem opinião sustentada sobre o tema?

[;)]

Última edição:
Inscrevi-me numa escola de condução para integrar um curso com vista a ter licença de instrutor de condução. O preço totaliza a soma de cerca de 800€. É caro? É barato? Que diz a vossa experiência? (Eu nada sei sobre este assunto.)

Muito obrigado.

Boas, sou novo por aqui, e venho desenterrar um tópico, ando a pensar tirar o curso de instrutor e pelo que li não está propriamente fácil, arranjar trabalho? A minha questão é se continua assim, e quais as perspectivas a longo prazo dum instrutor em Portugal.
Desde já obrigado

Voltar
Superior