Interruptor / sensor de presença

é como foi dito: fases um shunt ao interuptor ou deixas sempre ligado. Depois desligas os dois fios da lampada e ligas ao sensor, a seguir ligas a lampada ao sensor com o terçeiro fio, e fases uma ligação do neutro do sensor ao outro terminal da lampada.
Vou tentar fazer um esquema e ja meto aqui.

Então um shunt fase/interruptor resolve, certo? Neste caso shunt preto/azul...

dsc05181wo9.jpg

Não, Pé Leve, um shunt não vai resolver, pior ainda numa lâmpada fluorescente.

O problema é que na caixa do interruptor nunca terás um neutro, e o detector exige neutro.

O neutro só o apanhas na lâmpada.

Outra hipótese, e dado que a instalação é "à vista", é trocar o cabo de 2 fios do interruptor por um de 3 fios.

Assim, trazes da caixa até à localização actual do interruptor uma fase, um neutro e o linha-de-lâmpada.

Pé leve desculpa lá mas também vou utilizar este tópico para esclarecer uma dúvida.
icon10.gif

Na minha garagem já tenho um destes sensores para ligar as luzes, mas o meu lugar de garagem fica mesmo atrás do pilar onde está o referido sensor. Então se eu estiver a fazer alguma coisa no carro a luz ao fim de um certo tempo apaga-se e lá tenho de ir para a frente do pilar para o sensor ligar a luz outra vez!

O que eu queria saber é se posso ligar outro sensor na caixa de ligação do outro e monta-lo nas costas do pilar sem isto dar faísca?

Já abri a caixa e está lá dentro um maranhal de fios mas pelo que vejo são esses 3, castanho, preto e azul.

As ligações estão feitas ao sensor com uma roscas de plástico ( não percebo nada disto desculpem os meus termos), se eu colocar mais um fio lá dentro não há problema?

Desculpem a maçada, se for preciso posso tirar umas fotos. [;)]

Cumps

Então um shunt fase/interruptor resolve, certo? Neste caso shunt preto/azul...

dsc05181wo9.jpg

O shunt é no interruptor e não no sensor!
Essa imagem é do sensor certo?
Uma sugestão, se fosse a ti não retirava o botão da parede, assim tens sempre um corte geral da luz, no caso de não querer que esta se acenda!

Nuno, em princípio isso é possível. Melhor será se ambos os detectores forem idênticos.

Tipicamente, a cada sensor tens de alimentar fase e neutro. O sensor por sua vez alimenta a lâmpada, cortando-lhe ou não a fase.

Se tiveres a certeza de que a linha que vai p/ a lâmpada saída de ambos os sensores é a fase (testa com um busca-pólos) podes ligar os 2 sensores em paralelo.

Pé Leve:

Encontrei o que precisas, ou quase.

Vai a:

http://www.legrand.pt/

No menu do lado esquerdo:

Documentação > Catálogo Geral

Faz Download do catálogo.

Na página 340 do PDF (página 338 no "papel") tens lá dois produtos de detectores de presença que não exigem neutro, podendo portanto substituir um interruptor "normal", com as referências:

- 7756 55
- 7756 56

NO ENTANTO:

- As potências são razoavelmente reduzidas (300 ou 400W segundo o modelo);

- NÃO PODEM ser usadas lâmpadas fluorescentes, têm que ser lâmpadas de incandescência (de halogéneo ou não).

Pé Leve:

Encontrei o que precisas, ou quase.

Vai a:

http://www.legrand.pt/

No menu do lado esquerdo:

Documentação > Catálogo Geral

Faz Download do catálogo.

Na página 340 do PDF (página 338 no "papel") tens lá dois produtos de detectores de presença que não exigem neutro, podendo portanto substituir um interruptor "normal", com as referências:

- 7756 55
- 7756 56

NO ENTANTO:

- As potências são razoavelmente reduzidas (300 ou 400W segundo o modelo);

- NÃO PODEM ser usadas lâmpadas fluorescentes, têm que ser lâmpadas de incandescência (de halogéneo ou não).

Por isso é melhor o sensor de relé, visto que da para ligar qualquer tipo de lâmpada até 3500W.

Por isso é melhor o sensor de relé, visto que da para ligar qualquer tipo de lâmpada até 3500W.

Nem mais... o motivo do de "dois fios" não servir, é por serem "electrónicos". Coisa incompatível com o sistema "fluorescente".

O de "três fios" como foi dito por Tux, alem de serem mais baratos... robustos... e fiáveis, são os que servem na perfeição para esse fim.

Bem, pessoal, vocês são um espectáculo. Não falta ajuda! apr:)

Já tenho aqui excelentes ideias para resolver a coisa! Vou ver no próximo fim de semana, que é quando tenho um bocado livre, para ver como vou resolver a coisa!

Muito obrigado a todos. [;)]

Bem, nisto não posso mesmo ajudar, pois para mim isto são tudo chinesices .....:sh)

Noutro dia achei que conseguia mudar um interruptor e toca de ir à loja comprar um ....

Chego a casa armado em esperto e aquilo tinha para lá uma carrada de fios (interruptor com 2 botões em cima e um em baixo) .... toca de tirar os fios e voltar a meter no interruptor novo ...... o problema foi que aquilo não funcionava, depois acendia uma e apagava outro depois acendia de uma lado mas não apagava do outro ..... um festival ...... resultado: 15 dias sem luz nas escadas porque o electricista a quem costumo recorrer estava fora .....[8b][8b][8b]

Agora dedico-me apenas a mudar lâmpadas ..... quando o contador está desligado.[:blush:]

O que se fala é disto (neste caso está mais detalhado mas de melhor explicação).

nightlightprojectstep48sl5.jpg

No topo o transformador com fios de ligação Preto e Vermelho

Na esquerda do sensor e a sua ligação á placa e circuito

À direita as ligações à lâmpada, que neste caso imaginemos funciona com a mesma tensaõ que o transformador .

Entram sempre DOIS condutores (fios) para alimentar o circuito

O Vermelho - Fase ou Positivo
O Preto- Neutro ou Negativo

O circuito por sua vez irá abrir ou fechar a fase de alimentação à lampada (fio vermelho) servindo assim de interruptor, e terá de haver um fio de retorno.

nightlightproject800hn0.jpg

Neste esquema (modificado) mostra-se a razão para haver 3 fios/condutores, 2 alimentam o circuito e deverá sempre haver mais um, fase que passa pelo interruptor e retorna à lampada, poderia haver um 4, mas o neutro que vai para a lmapada não precisa de passar pelo controlo do sensor.

Há contudo sensores só com dois fios (e já os via a vender) mas estes sensores possuem fonte de energia proprioa, como baterias/pilhas ou paineis solares.

É algo parecido como isto
breakmotionsensortp9.jpg

Só precisa de entrar como é obvio o fio/condutor para fazer o liga ~ desliga, da lampada, porque possuindo fonte de energia propria não precisa de neutro e fase para a sua alimentação.

Voltar
Superior