Interruptor / sensor de presença

Sim, já vi, pelas diversas e excelentes ajudas que deram, tal como esta, que vou ter de levar um fio de alimentação desde o sensor até à alimentação da lâmpada. [;)]

ligaosensorgo3.jpg

O que se fala é disto (neste caso está mais detalhado mas de melhor explicação).

nightlightprojectstep48sl5.jpg

No topo o transformador com fios de ligação Preto e Vermelho

Na esquerda do sensor e a sua ligação á placa e circuito

À direita as ligações à lâmpada, que neste caso imaginemos funciona com a mesma tensaõ que o transformador .

Entram sempre DOIS condutores (fios) para alimentar o circuito

O Vermelho - Fase ou Positivo
O Preto- Neutro ou Negativo

O circuito por sua vez irá abrir ou fechar a fase de alimentação à lampada (fio vermelho) servindo assim de interruptor, e terá de haver um fio de retorno.

nightlightproject800hn0.jpg

Neste esquema (modificado) mostra-se a razão para haver 3 fios/condutores, 2 alimentam o circuito e deverá sempre haver mais um, fase que passa pelo interruptor e retorna à lampada, poderia haver um 4, mas o neutro que vai para a lmapada não precisa de passar pelo controlo do sensor.

Há contudo sensores só com dois fios (e já os via a vender) mas estes sensores possuem fonte de energia proprioa, como baterias/pilhas ou paineis solares.

É algo parecido como isto
breakmotionsensortp9.jpg

Só precisa de entrar como é obvio o fio/condutor para fazer o liga ~ desliga, da lampada, porque possuindo fonte de energia propria não precisa de neutro e fase para a sua alimentação.
Não há que falhar com mais esta explicação! [;)]

Na segunda hipótese, que seria a mais fácil, já disseram que tem como óbice não alimentar circuitos com lâmpadas fluorescentes!

Muito obrigado mais uma vez. [;)]

Não há que falhar com mais esta explicação! [;)]

Na segunda hipótese, que seria a mais fácil, já disseram que tem como óbice não alimentar circuitos com lâmpadas fluorescentes!

Muito obrigado mais uma vez. [;)]

Depende da capacidade do relé/contacto que corta o circuito, mas acredito que não é fácil de encontrar.

Acresce que se estiveres por segundos sem movimento a luz volta a apagar o que não será aconselhável para uma lâmpada fluorescente.

[;)]

Depende da capacidade do relé/contacto que corta o circuito, mas acredito que não é fácil de encontrar.

Acresce que se estiveres por segundos sem movimento a luz volta a apagar o que não será aconselhável para uma lâmpada fluorescente.

[;)]
Bem, mas isso é o que acontece nas restantes lâmpadas fluorescentes que existem no espaço comum da garagem (a ideia é a ligação deste tipo de interruptor no meu espaço), todas ligadas a interruptores / sensores destes (de três fios, suponho...)!

Bem, mas isso é o que acontece nas restantes lâmpadas fluorescentes que existem no espaço comum da garagem (a ideia é a ligação deste tipo de interruptor no meu espaço), todas ligadas a interruptores / sensores destes (de três fios, suponho...)!

É mau encurta a vida das lampadas aumenta o consumo.

Já pensaram em colocar luz permanete (nos pontos estratégicos) com lampadas economicas ?

É uma boa solução e nada cara em termos energeticos mensais.

Garantido, no condominio com 72 condóminos de garagens foi a solução adoptada, apenas há duas lampadas fluorescentes de 36W uma na entrada e outra noutro ponto que precisa de mais iluminação, e o resto cerca de amis 10 ou 12 pontos com lampadas de 15W economicas, e um interruptor horário para as controlar (está em vistas de ser instalado um sensor de luz)

E pagamos bem pouco como digo, e é um acrescimo brutal em termos de segurança, porque tudo está iluminado mal fica sem luz natural.

[;)]

É mau encurta a vida das lampadas aumenta o consumo.

Já pensaram em colocar luz permanete (nos pontos estratégicos) com lampadas economicas ?

É uma boa solução e nada cara em termos energeticos mensais.

Garantido, no condominio com 72 condóminos de garagens foi a solução adoptada, apenas há duas lampadas fluorescentes de 36W uma na entrada e outra noutro ponto que precisa de mais iluminação, e o resto cerca de amis 10 ou 12 pontos com lampadas de 15W economicas, e um interruptor horário para as controlar (está em vistas de ser instalado um sensor de luz)

E pagamos bem pouco como digo, e é um acrescimo brutal em termos de segurança, porque tudo está iluminado mal fica sem luz natural.

[;)]
Neste caso talvez nem seja muito maior o consumo e sendo não deve ser expressivo, dado que a maior parte do dia não há utilização e à tarde, quando chega gente do trabalho - eu, a minha mulher e um vizinho do r/c esquerdo - é dos poucos períodos em que a luz tem que acender. Como somos apenas quatro condóminos e apenas na minha casa saem duas pessoas para trabalhar, de um total de três que no prédio vão buscar carro à garagem todos os dias, não deve ser muito sensível. Aliás as lâmpadas têm durado vários anos, por isso... [;)]

Duvidas que existam...

Os tais sensores de "dois fios", nada mais é que isto:

sensor.JPG

O dito Sr. (sensor) está constantemente ligado e a deixar passar uma corrente na ordem dos miliamperes, o suficiente para alimentar o circuito de detecção.
Quando existe movimento o circuito fecha na totalidade e deixa passar o que a lâmpada precisa. Claro que não se vai ligar a esta coisita um projector de 1000W. (ligar directamente)
Voilá... este é o "segredo" do "dois fios"

Por ter este funcionamento, a sua aplicação está limitada a lâmpadas de incandescência, ficando de fora as fluorescentes e as económicas, devido a sua construção.

Espero ter sido elucidativo.

Duvidas que existam...

Os tais sensores de "dois fios", nada mais é que isto:

Ver anexo 45376

O dito Sr. (sensor) está constantemente ligado e a deixar passar uma corrente na ordem dos miliamperes, o suficiente para alimentar o circuito de detecção.
Quando existe movimento o circuito fecha na totalidade e deixa passar o que a lâmpada precisa. Claro que não se vai ligar a esta coisita um projector de 1000W. (ligar directamente)
Voilá... este é o "segredo" do "dois fios"

Por ter este funcionamento, a sua aplicação está limitada a lâmpadas de incandescência, ficando de fora as fluorescentes e as económicas, devido a sua construção.

Espero ter sido elucidativo.
Muito claro! [;)]

Desculpem , eu estive a ler este topico , e fiquem na duvida , dá para ligar o detector só com dois fios ?

Ou seja , não mexendo muito na instalação , estava a pensar ir ao botão ligar o detector.
Isto porque o detector não funciona como se fosse um botão ?

Eu tenho a caixa de derivação fora da casa de banho , estava a pensar colocar uma calha do botão ao detector ...

Dá então para ligar só com 2 fios ?

Obrigado malta ...

Desculpem , eu estive a ler este topico , e fiquem na duvida , dá para ligar o detector só com dois fios ?

Ou seja , não mexendo muito na instalação , estava a pensar ir ao botão ligar o detector.
Isto porque o detector não funciona como se fosse um botão ?

Eu tenho a caixa de derivação fora da casa de banho , estava a pensar colocar uma calha do botão ao detector ...

Dá então para ligar só com 2 fios ?

Obrigado malta ...
Para isso fazes assim,ligas ao sensor fase e neutro depois saí um de outra côr diferente em que vais ligar á lampada,depois junto á lampada tentas arranjar mais um neutro.

ligaosensor.png

Última edição:
Voltar
Superior