Invasão Russa - Aviso post #35351

O que o embaixador-comissário orc em portugal diz é apenas um copy-paste da cartilha.

Nem sei quem se dá ao trabalho de perder 2 segundos com essa gente.

Siga.

O que significa orc?

Será "orcas"? E perdeste uma ou duas letras?

É que orcas eu vejo algumas quando ando de barco... e tenho medo que elas me destruam o leme!

Já não se escreve em português neste fórum?

Para mim, orc é o Offshore Racing Congress, mas o meu iate ainda não está preparado para estas regatas nem sou profissional nem sequer dá para transformar o barco nisto...

O ORC exige imenso dinheiro! Tipo... só porque sabes conduzir um carro e alguém te deu a carta de condução... e até tens um carro! Isso não é nem constitui só por si um livre trânsito para colocares o teu carro num circuito de F1. Deixa lá escrever por extenso porque podes não perceber... Fórmula Um.

Isto é ORC:

Offshore Racing Congress

Última edição:
Aconteceu hoje na cimeira de cooperação de Xangai.

Extrato do Público:

Presidentes russo e chinês prometem na Quirguízia “unir esforços para reformar a governação global”.

Conversações bilaterais de Putin com Xi e Modi abrem cimeira regional asiática
Presidente chinês disse ao seu homólogo russo que, sob a sua “orientação estratégica” e através de “esforços conjuntos”, as bases das relações bilaterais entre os dois países serão mais fortes e as perspectivas mais promissoras,

Alguém avise a Úrsula de que está na hora de sancionar a China.☝️

Hó não, espera. Esqueci-me que somos vassalos económicos da China e que todas a merdas que compramos são chinesas 😱

Extrato do Público:

Presidentes russo e chinês prometem na Quirguízia “unir esforços para reformar a governação global”.

Presidente chinês disse ao seu homólogo russo que, sob a sua “orientação estratégica” e através de “esforços conjuntos”, as bases das relações bilaterais entre os dois países serão mais fortes e as perspectivas mais promissoras,

Alguém avise a Úrsula de que está na hora de sancionar a China.

Hó não, espera. Esqueci-me que somos vassalos económicos da China e que todas a merdas que compramos são chinesas

Alguns fornecedores meus do norte da Europa (Polónia, Finlândia etc) deslocaram toda a produção que tinham na China para a Europa ou outros países asiáticos precisamente porque a China apoia a Rússia. Um deles até passou parte da produção para Portugal (merchandising, T-shirt, etc).

Eu sempre que posso, evito comprar algo feito na China, não é fácil. A maioria dos portugueses não pensa assim.

Alguns fornecedores meus do norte da Europa (Polónia, Finlândia etc) deslocaram toda a produção que tinham na China para a Europa ou outros países asiáticos precisamente porque a China apoia a Rússia. Um deles até passou parte da produção para Portugal (merchandising, T-shirt, etc).

Eu sempre que posso, evito comprar algo feito na China, não é fácil. A maioria dos portugueses não pensa assim.
A maioria dos europeus.

As exportações da China para a Europa todos os anos atingem novos records máximos.

Screenshot-2026-08-31-230822.png

Artigos da treta é quase impossível evitar, mas electrodomésticos, telemóveis ou carros dessa origem não entram cá.

Certo, mas eu vejo mudança de mentalidade lá, não vejo nenhuma por aqui, até pelo contrário.

Não digo que não vejas a nível local ou pontual mas os dados macroeconomicos da Polónia são públicos.

Ligeira redução de 2022 para 2023 e aumentos até 2025. Sendo o ano passado o máximo de sempre de importação de material chinês.

Mas isso é geral em toda a Europa e África também.

Mas o importante é saber, e sobretudo querer, interpretar sem enviesamento aquilo que é o mundo no seu todo e não apenas a nossa bolha "ocidental" que, actualmente até já nem é bem assim tão homogénea porque também estamos a cortar laços com os USA.

Portanto eu acho que a China vai acabar dominar esta mrd toda mais tarde ou mais cedo incluindo, indirectamente, o destino da Ucrânia na medida em que vê na Rússia um aliado.

Podemos também continuar meter a cabeça na areia e ignorar o contexto político internacional fora da Europa como, aliás, sempre fizemos...

Não digo que não vejas a nível local ou pontual mas os dados macroeconomicos da Polónia são públicos.

Ligeira redução de 2022 para 2023 e aumentos até 2025. Sendo o ano passado o máximo de sempre de importação de material chinês.

Mas isso é geral em toda a Europa e África também.

Mas o importante é saber, e sobretudo querer, interpretar sem enviesamento aquilo que é o mundo no seu todo e não apenas a nossa bolha "ocidental" que, actualmente até já nem é bem assim tão homogénea porque também estamos a cortar laços com os USA.

Portanto eu acho que a China vai acabar dominar esta mrd toda mais tarde ou mais cedo incluindo, indirectamente, o destino da Ucrânia na medida em que vê na Rússia um aliado.

Podemos também continuar meter a cabeça na areia e ignorar o contexto político internacional fora da Europa como, aliás, sempre fizemos...
Ora nas últimas 2 frases disseste tudo.

E a solução é 🥁🥁🥁

Continuar a comprar à China!! (ironia, espero que entendam isto).

Quanto mais cedo as pessoas se aperceberem disso melhor. Os meus fornecedores (de certo que há mais) estão ligados a uma área que é sensível e influenciada diretamente pela guerra na Ucrânia, são os primeiros a notar isso. Assim que a China apoiou a Rússia a primeira coisa que fizeram foi cortar a produção lá, não faz sentido nenhum estarem a aumentar despesa de defesa por causa da Rússia e ao mesmo tempo alimentar aliados da Rússia.

Tens razão, como aquele que meteu aqui fotos de civis ucranianos mortos e ainda fez comentários parvos.

Oh wait...
Ainda estou à espera que mostres onde é que fiz comentários parvos ou gozei com a morte de civis ucranianos...se é que tens capacidade intelectual para entender o contexto em que coloquei a foto. Better luck next time babe...esta tua posição é deplorável, mas não é de esperar muito mais de ti.

Extrato do Público:

Alguém avise a Úrsula de que está na hora de sancionar a China.☝️

Hó não, espera. Esqueci-me que somos vassalos económicos da China e que todas a merdas que compramos são chinesas 😱
E depois a avença que ela tem da china ?

E depois a avença que ela tem da china ?

Há quem diga que sim mas não me parece.

Acho que, se recebe alguma coisa, é mais provável que seja com origem nas Americas.

Mas a dependência crescente arranja a todos menos aos europeus. Nos bens físicos da China e no digital dos EUA.

Ainda esta semana no X andam a circular as aventuras de um investidor que está a tentar montar uma startup na Alemanha. É surreal. Está tudo feito para impedir a realização do projeto na Alemanha.

Se é coincidência ou se é de propósito? Ninguém sabe responder.
A verdade é que os regulamentos e burocracias rebentam cada vez mais com a nossa economia. Os próprios sistema de e-gov são um pesadelo. Por exemplo o nosso site das finanças é um belo exemplo do enredo burocrático em que estamos afogados.

Ainda estou à espera que mostres onde é que fiz comentários parvos ou gozei com a morte de civis ucranianos...se é que tens capacidade intelectual para entender o contexto em que coloquei a foto. Better luck next time babe...esta tua posição é deplorável, mas não é de esperar muito mais de ti.
Basta andar umas páginas para trás, foi há alguns meses. Mas de qualquer das formas as tuas participações neste tópico são provocações constantes, portanto acho piada ao facto de chamares doentes aos outros mas tu és um instigadores de conflitos e provocações sem sentido neste tópico. Cresce e para com as provocações.

Voltar
Superior